Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Padrinhos de Casamento: Quais as regras? ✍️📝

Telma, a 23 de Outubro de 2019 às 10:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15

Hello ladies 😍

Antes demais, quem por cá está a participar no concurso > "Caça ao Site Premium" < que as administradoras propuseram? Espero que estejam a aderir! Se não estão, do que esperam para aderir? 💪


Tal como já referi no debate anterior, hoje é dia da segunda missão, e então este debate fará parte dos 3 debates que temos de abrir no decorrer do dia de hoje, e por isso os temas escolhidos foram todos relacionados com os Padrinhos de Casamento.

Este tema é um dos temas sobre o qual mais dúvidas surgem na nossa commu, seja porque querem ter muitos padrinhos, poucos padrinhos, só mulheres, só homens, filhos, etc (assuntos abordados nesta série de debates) e por essa razão achei por bem esclarecer segundo aquilo que nos foi dito pelo nosso padre e algumas pesquisas que fiz. Por isso, acredito que a informação esteja correcta, mas, caso alguém saiba que algo está mal, por favor peço que me corrijam e irei corrigir estes debates para que a informação passada às noivinhas com dúvidas não seja a errada!


Ora, volto a referir, no que respeita ao casamento religioso (católico cristão), todas sabemos que apesar de a igreja católica cristã ser unificada, basicamente o que acontece (e que Deus me perdoe) é que cada Padre coloca as suas regras no seu belo entender, e acaba por dizer aos noivos que é assim a lei da igreja.

Recorrentemente ouço noivas contar, por exemplo, que o padre lhes disse que os padrinhos deveriam ser crismados, ponto que não está definido pela "lei" da igreja, por isso o padre não vos pode recusar padrinhos não crismados, não casados, etc etc (no que respeita ao crisma, tenho completa certeza, porque o noivo não é crismado e já foi padrinho de casamento).

Por cá, o que o padre nos disse foi que, preferencialmente, seria de considerar que as testemunhas fossem um casal, unidos pelo matrimónio católico cristão, que fosse considerado um exemplo daquilo que deverá ser o matrimónio. No entanto, é uma escolha dos noivos e por isso, qualquer que seja essa escolha, a mesma será aceite.


no que respeita ao casamento apenas por civil, creio que a única regra exigível é que as testumunhas sejam "pessoas idóneas e maiores ou emancipadas" (segundo o Decreto-Lei n.º 131/95), ou seja, pessoas honestas, íntegras que tenham idade superior a 18 anos ou sejam pessoas maiores de 16 anos que obtenham a emancipação. Como vamos casar pela igreja, confesso que não estou plenamente à vontade com a situação das testemunhas no casamento civil, tendo apenas passado a informação que consta no portal do IRN e no Decreto-Lei n.º 131/95.


Padrinhos de Casamento: Quais as regras? ✍️📝 1


Bem minhas lindas, espero conseguir ajudar-vos a esclarecer alguns pontos com este (espero que não chato) debate! As noivinhas que já abordaram esta situação com o vosso padre/conservatória, o que vos foi dito em relação a isto? 😍


P.S - Aproveitem para espreitar os outros dois debates que abri hoje. Até breve 😘

👉 Padrinhos de Casamento: Quantos podemos ter? 🧍‍♂️🧍‍♀️

👉 Padrinhos de Casamento: As três principais funções! 🕺🏼💃🏼

15 respostas

Última atividade por Telma, a 23 de Outubro de 2019 às 18:01
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E depois queixam-se que as pessoas se afastam da igreja Smiley sad 😘

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente cada padre, cada caso. É por isso que, às vezes, acho muitas situações que se passam na igreja uma autêntica palhaçada. Uns exigem crisma, outros nem por isso. É como cada um quer e mais nada🤷‍♀️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exactamente Smiley shame

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E é o que vamos dar também não é? Acho que ninguém consegue dizer que não, apesar do "abuso" 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, lembro-me que o padre deu um valor fixo e foi isso que acabei por pagar. Realmente seria mais fácil dizer que seria x e pronto. Smiley kiss

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, é como aqui! Vamos ter de dar no mínimo 7,5€ p/pessoa, 15€/casal mas é o que quisermos pela nossa consciência. Para isso mais valia dizer que custa x€ e pronto, agora cá consciências 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha aí está uma novidade. Na minha zona não é gratuito. Tive que pagar algo pelos manuais se não estou em erro.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é um facto! Tal como o CPM é gratuito, mas chegamos à primeira sessão e eles apelaram à nossa consciência para a contribuição. Smiley sad

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, sem dúvida. Em muitos locais o CPM não é obrigatório e em outros é. Só vi que assim o era quando cheguei aqui à comunidade porque para mim deveria ser ou obrigatório para todos ou opcional para todos. Acho que depende das dioceses mas ainda assim, justo não é.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como disse à Rita, sou exatamente da vossa opinião Catarina. Se a "lei" da igreja é tão aberta, porque é que alguns padres teimam em limitá-la? Acabam muitas vezes por afastar as pessoas por isso mesmo! Mas fico feliz e ainda bem que tiveste essa sorte 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Infelizmente ainda existem padres que impõem “regras” em relação aos padrinhos mas não o deveriam fazer pois num casamento são apenas testemunhas. As pessoas convidam quem querem, mesmo que sejam gays, divorciados ou solteiros. Nós tivemos um padre bastante acessível. Ele nunca perguntou quem eram os nossos padrinhos. Eu tive duas madrinhas e o meu marido teve um casal que vive em união de facto. Mas sei de padres que não são assim.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sou exatamente dessa opinião Rita. Se a "lei" da igreja é tão aberta, porque é que alguns padres teimam em limitá-la? Acabam muitas vezes por afastar as pessoas por isso mesmo! Mas fico feliz e ainda bem que tiveste essa sorte 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O eterno problema de cada padre exigir o que lhe apetece! Acho que a solução é mesmo falar com ele e ver! No teu caso, sim menos um problema 😍😘

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, o meu padre sobre os padrinhos disse uma frase que achei-a belíssima "Baste que sejam humanos". Isso resume o que deveria ser a missão Cristã, tive a sorte de encontrar um padre assim mas sei que, infelizmente, é uma excepção à regra.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telma, por acaso ainda não falei com o padre sobre isso mas sei que há muitos padres exigem que os padrinhos sejam crismados e que não sejam divorciados. Por acaso os nossos padrinhos são crismados e casados, menos um problema.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração