Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patricia
Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)

Os custos vs prendas do casamento da Patita

Patricia, a 1 de Março de 2020 às 19:22

Publicado em Fórum Organizar um casamento 84

Olá comunidade Um feliz domingo para todos, o primeiro deste mês de março. Os casamentos de 2020 vão começar agora neste mês Há coisa de um mês mais ou menos (os debates sobre o nosso grande dia vêm a conta gotas), fiz uma espécie de Q&A e algumas das perguntas foram: “se tivemos envelopes...
Olá comunidade


Um feliz domingo para todos, o primeiro deste mês de março. Os casamentos de 2020 vão começar agora neste mês

Há coisa de um mês mais ou menos (os debates sobre o nosso grande dia vêm a conta gotas), fiz uma espécie de Q&A e algumas das perguntas foram: “se tivemos envelopes vazios” e se o que “recebemos deu para pagar o casamento”. Este tipo de perguntas são sempre consideradas tabu nesta indústria milionária que são os casamentos. Por isso, e quase 5 meses depois, trago um debate que fala disso mesmo, do custo vs prendas do nosso casamento.


Isto é capaz de ir ser longo mas vamos lá!
Noiva ~ tivemos muitas ajudas nesta secção, não porque tivesse pedido mas graças a Deus que tenho uma família maravilhosa. Inicialmente a minha mãe queria oferecer-me o vestido, mas acabaram por ser os meus padrinhos. O vestido foi 1350€ já com ajustes e assim. Os sapatos foram oferta da minha mãe (225€) assim como os brincos (20€), liga (10€), parte do ramo e flor para a lapela (75€) e parte da make up e cabelo (80€). O toucado foi oferta do Bruno como prenda de casamento (150€), assim como o perfume (20€). O véu (ou melhor os véus) foram 20€ os dois e o saiote (10€) tudo há minha conta, vieram do ali.
Comprei também eu mesma, a lingerie para usar antes, no dia e na noite de núpcias, tudo no total mais ou menos de 120€. A do dia seguinte foi oferta de patroas da minha mãe no valor de 60€.

Noivo ~ também teve muitas ajudas. Os avós ofereceram o fato (650€), os pais ofereceram a gravata, camisa e roupa interior (60€) e os sapatos (120€). Eu ofereci como prenda de casamento, botões de punho (26€) e o relógio (100€). Cinto e perfume já tinha em ótimo estado. Cabelo e barba também foram os pais (15€).

Fornecedores ~ aqui é que já se complica mais um pouco, e é, onde acabamos por roubar maior parte do nosso orçamento, não é verdade. Quase todos os fornecedores “ditos grandes” fomos nós que suportámos os custos com excepção de alguns deles, por exemplo, alianças (500€), foram os avós do Bruno que deram, assim como a entrada inicial na quinta (1700€). Já a lua de mel (3000€) e sinal do DJ (100€) foi a minha mãe. Tudo o resto que falta fomos nós.
Assim, a quinta foi um total já com o resto do DJ (300€), extras como iluminação (600€), parede de donuts (80€) e fogo de artifício (500€) foi 11.500€ tudo suportado por nós. A decoração da quinta (500€ + 150€ de caução) foi suportado por nós. Fotógrafo e videografo com drone (2500€) fomos nós também que pagámos. Donativo da igreja (150€), abertura de processos (200€ ambos), coro (150€) assim como decoração da igreja (60€ - fomos ao MARL) também foi suportado por nós. Topos do bolo (50€) também fomos nós que comprámos.
Manualidades e estacionário (creio que gastei há volta de 500€ - já por alto que não tenho noção) também fomos nós que fizemos. Roupas meninos das alianças com excepção dos sapatos (40€) para todos.
Prendas para pessoas especiais, aqui caprichámos mais um pouco e custou uma pequena fortuna mas eles merecem (300€ - incluído padrinhos, avós, pais, damas e damos).


Assim sendo (e acho que não me estou a esquecer de nada), os custos do nosso casamento, daquilo que pagámos foram de mais ou menos 16.700€ (de salientar que tivemos muitas ajudas).
Em relação às prendas, não tivemos nenhum envelope vazio (graças a Deus), houve pessoas que sabíamos que não iam dar muito dinheiro e também outras que preferiram dar em libras, mas também não queríamos que fosse ao casamento pela prenda, mas sim pela sua presença. Saliento que, tivemos de pagar há quinta os números mínimos de 120 convidados e só tivemos 95 no final, o que fez com que o valor seguinte fique um pouco aquém, assim, recebemos dos nossos convidados cerca de 7000€, como vêm não chegou sequer para pagar metade dos nossos gastos.

Sabíamos disso, e por isso, talvez é que tenhamos feito muitos sacrifícios durante todo o noivado, mas também não quisemos abdicar de coisas no nosso grande dia, no fim das contas, quando pagámos tudo a 2 dias antes do casamento, ainda nos sobravam 300€ do nosso orçamento.

Posto isto, dizer que não se fiem na virgem e tentem fazer um casamento há vossa imagem e dentro das vossas possibilidades, não vale a pena nós endividarmos para celebrar o nosso grande dia, ele é lindo na mesma, têm é que espelhar o que nós somos.

Beijinhos desta vossa casada ❤️

84 respostas

  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade, nos aproveitámos o dinheiro para renovar a barraca e para gastar em viagens futuras e na lua de mel. Era como dizia há Rita, agora é voltar a fazer o bolo e andar para a frente.


    Quanto a extravagâncias concordo, ainda faltam 5 meses, eu a 2 meses do casamento estava a ver que tinha de comprar uma máquina de lavar loiça nova encastrada, começou a sair água e espuma tremi e bem mas graças a Deus que não foi nada e voltou a funcionar assim do nada. Outra foi o aspirador que se avariou em mês de uma outra coisa qualquer ter acontecido, mais 150£ saíram, entre outras coisas, enfim são meses e alturas de sufoco e por muito que andes na linhas são coisas que acontecem
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita ! Tenho noção que poderia ter recebido mais ou menos, nunca pensei mesmo fazer o dinheiro que fiz e não estava de todo a contar com “o ovo no cu da galinha”.


    O que veio foi bom para renovar a nossa barraca e também para umas merecidas férias na lua de mel oferecida pela minha mãe. Agora é voltar a encher o bolo e o que la foi lá foi!
    Beijinho
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois de ver o teu debate eu o Jone estivemos a tentar estimar o valor das prendas e rondava os 6000€ mas confesso que não acredito que chegue lá! É o que for! Não contamos com o dinheiro das prendas para pagar o casamento. Iremos utilizar parte da lua de mel, se possível mas como não está nada marcado logo ajustamos! 😊
    Por enquanto estamos satisfeitos pois temos cumprido os orçamentos e por isso estamos absolutamente descansados, mas ainda faltam 5 meses e em 5 meses muita extravagância pode surgir 😂🙈
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Inês ! Obrigado
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Xana ❤️ Verdade tivemos grandes ajudas
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Helena ❤️ Bem verdade, nós é que temos de ter consciência dos nossos atos não vale a pena ficar endividado só porque é o casamento, é um dia que passa a correr
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá catarina ! Verdade, tivemos boas ajudas, por exemplo a minha mãe já não me deu mais dinheiro, o mesmo com os meus padrinhos e os avós do Bruno deram menos, mas já nos tinham ajudado de outras formas não é verdade !
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado querida Tatiana! Ficaste tu e ficámos nós depois de contar, sempre achei (eu sou um bocado pessimista em algumas coisas) que não chegaria aos 5000
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Um debate necessário muito bom! Nos não estamos a espera de grande dinheiro mas digo que se tivermos 7000 euros como v9ces já ficamos super felizes. O que importa mesmo é que no dia tudo se passe bem e sejamos felizes🙂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Grande debate Patricia!! É mesmo um assunto tabu nesta indústria milionária dos casamentos! Obrigada! Alerta - Indústria Milionária dos Casamentos https://comunidade.casamentos.pt/forum/alerta-industria-milionaria-dos-casamentos--t213221
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá é um óptimo debate e sim é um grande tabu. No entanto como referes e bem não há cá confiar na virgem porque todas nós devíamos ter não 2 mas os 10 dedos de testa para saber que se casamos é porque queremos e não devemos estar à espera de nada de ninguém. Tudo o que vier deverá ser bonos e não estarmos a contar com nada.
    Eu irei ter o casamento consoamente as minhas oportunidades de pagar TUDO, caso contrário corto em coisas que ache que são caprichos, o básico terei o resto vem aos poucos, se tiver melhor senão não irei arriscar me endividar por um casamento Smiley laugh

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patita!

    Obrigada pela partilha, concordo contigo a 100% quando dizes que devemos fazer o casamento dentro das nossas possibilidades. Por cá, felizmente, com as nossas poupanças vamos conseguir fazer tudo como sonhamos e uma semana antes, teremos praticamente tudo pago, incluindo a quinta... assim vamos mais tranquilos e não nos fiamos na virgem Smiley laugh

    Resta-me desejar-te muitas felicidades agora como casada Smiley heart

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patita. Obrigada por este debate. Nós desde que ficamos noivos que também temos feito sacrificios. Sabemos que o nosso casamento ficará em cerca de 15.000 euros e por isso temos tentado poupar ao máximo. Até porque não sabemos quanto vamos receber dos convidados. Estamos a tentar organizar o casamento dos nossos sonhos mas sem entrar em loucuras ou gastos desnecessários. Beijinhos 😘
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha Patita, que belo debate! ☺️ De facto boa dias de hoje já não se consegue pagar o casamento com as prendas e o ideal mesmo é juntar tudo antes 😉 o valor que gastaram e o que juntaram das prendas foi mais ou menos igual ao nosso, julgo que seja a média de um casamento.
    Mas como dizes, devemos fazer um casamento ao nosso gosto e de acordo com as nossas possibilidades, só assim estaremos bem no nosso grande dia. Vocês estiverem maravilhosos e o vosso dia foi lindo!! 😍😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patita, muito obrigada por quebrares tabus e por expores os teus números que ajudam a ter uma noção real do balanço monetário de um casamento.

    Não tenho qualquer expectativa sobre o valor que iremos receber, mas tal como dizer não fazemos conta dele para pagar o que quer que seja e esse é um mindset importante, para que ninguém tenha más surpresas.

    Beijinhos.

    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida beijinho e obrigada pelo debate 😘😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Patita ❤️ obrigada pelo debate. Acho que tiveram mesmo muita sorte nas ajudas da família 😍 felizmente connosco está a acontecer o mesmo
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Patita ❤️ que debate top. Acho sempre importante termos noção da realidade. Oiço muitas vezes coisas do género "compra, só te casas uma vez...", "faz... É um dia único", "não tenhas medo, o casamento paga-se". As coisas mudaram, os tempos mudaram e, penso que até nós já temos essa consciência, o casamento é nosso, quem lá temos é por amor e não temos que contar com nada de no ninguém. Ao ler o teu debate vamos percebendo que, um pouco aqui, um pouco ali, o bolo cresce e cresce e cresce... É fazer o melhor possível com o que conseguimos 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patita. Mais um excelente debate 👏🏻👏🏻. Apesar de terem suportado muitos custos considero que tiveram um bom valor de ofertas seja por parte dos convidados seja por parte dos familiares 😉. Por aqui, e muito por minha culpa, ainda não fiz as contas de tudo 🙈.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pelo debate Patita 👏🏻👏🏻
    Fazem falta debates realistas que permitam às noivinhas sem tanta noção de preços saberem minimamente o que pretendem gastar e em quê e claro, termos uma noção do valor das prendas! Por acaso fiquei surpresa com o valor atingido em prendas. Por aqui não fazemos ideia do que vira 😂🤷🏻‍♀️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração