Olá comunidade
Um feliz domingo para todos, o primeiro deste mês de março. Os casamentos de 2020 vão começar agora neste mês
Há coisa de um mês mais ou menos (os debates sobre o nosso grande dia vêm a conta gotas), fiz uma espécie de Q&A e algumas das perguntas foram: “se tivemos envelopes vazios” e se o que “recebemos deu para pagar o casamento”. Este tipo de perguntas são sempre consideradas tabu nesta indústria milionária que são os casamentos. Por isso, e quase 5 meses depois, trago um debate que fala disso mesmo, do custo vs prendas do nosso casamento.
Isto é capaz de ir ser longo mas vamos lá!
Noiva ~ tivemos muitas ajudas nesta secção, não porque tivesse pedido mas graças a Deus que tenho uma família maravilhosa. Inicialmente a minha mãe queria oferecer-me o vestido, mas acabaram por ser os meus padrinhos. O vestido foi 1350€ já com ajustes e assim. Os sapatos foram oferta da minha mãe (225€) assim como os brincos (20€), liga (10€), parte do ramo e flor para a lapela (75€) e parte da make up e cabelo (80€). O toucado foi oferta do Bruno como prenda de casamento (150€), assim como o perfume (20€). O véu (ou melhor os véus) foram 20€ os dois e o saiote (10€) tudo há minha conta, vieram do ali.
Comprei também eu mesma, a lingerie para usar antes, no dia e na noite de núpcias, tudo no total mais ou menos de 120€. A do dia seguinte foi oferta de patroas da minha mãe no valor de 60€.
Noivo ~ também teve muitas ajudas. Os avós ofereceram o fato (650€), os pais ofereceram a gravata, camisa e roupa interior (60€) e os sapatos (120€). Eu ofereci como prenda de casamento, botões de punho (26€) e o relógio (100€). Cinto e perfume já tinha em ótimo estado. Cabelo e barba também foram os pais (15€).
Fornecedores ~ aqui é que já se complica mais um pouco, e é, onde acabamos por roubar maior parte do nosso orçamento, não é verdade. Quase todos os fornecedores “ditos grandes” fomos nós que suportámos os custos com excepção de alguns deles, por exemplo, alianças (500€), foram os avós do Bruno que deram, assim como a entrada inicial na quinta (1700€). Já a lua de mel (3000€) e sinal do DJ (100€) foi a minha mãe. Tudo o resto que falta fomos nós.
Assim, a quinta foi um total já com o resto do DJ (300€), extras como iluminação (600€), parede de donuts (80€) e fogo de artifício (500€) foi 11.500€ tudo suportado por nós. A decoração da quinta (500€ + 150€ de caução) foi suportado por nós. Fotógrafo e videografo com drone (2500€) fomos nós também que pagámos. Donativo da igreja (150€), abertura de processos (200€ ambos), coro (150€) assim como decoração da igreja (60€ - fomos ao MARL) também foi suportado por nós. Topos do bolo (50€) também fomos nós que comprámos.
Manualidades e estacionário (creio que gastei há volta de 500€ - já por alto que não tenho noção) também fomos nós que fizemos. Roupas meninos das alianças com excepção dos sapatos (40€) para todos.
Prendas para pessoas especiais, aqui caprichámos mais um pouco e custou uma pequena fortuna mas eles merecem (300€ - incluído padrinhos, avós, pais, damas e damos).
Assim sendo (e acho que não me estou a esquecer de nada), os custos do nosso casamento, daquilo que pagámos foram de mais ou menos 16.700€ (de salientar que tivemos muitas ajudas).
Em relação às prendas, não tivemos nenhum envelope vazio (graças a Deus), houve pessoas que sabíamos que não iam dar muito dinheiro e também outras que preferiram dar em libras, mas também não queríamos que fosse ao casamento pela prenda, mas sim pela sua presença. Saliento que, tivemos de pagar há quinta os números mínimos de 120 convidados e só tivemos 95 no final, o que fez com que o valor seguinte fique um pouco aquém, assim, recebemos dos nossos convidados cerca de 7000€, como vêm não chegou sequer para pagar metade dos nossos gastos.
Sabíamos disso, e por isso, talvez é que tenhamos feito muitos sacrifícios durante todo o noivado, mas também não quisemos abdicar de coisas no nosso grande dia, no fim das contas, quando pagámos tudo a 2 dias antes do casamento, ainda nos sobravam 300€ do nosso orçamento.
Posto isto, dizer que não se fiem na virgem e tentem fazer um casamento há vossa imagem e dentro das vossas possibilidades, não vale a pena nós endividarmos para celebrar o nosso grande dia, ele é lindo na mesma, têm é que espelhar o que nós somos.
Beijinhos desta vossa casada ❤️
O conteúdo do post foi ocultado
Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui
Artigos relacionados

Tradições e superstições de casamento
Dia do Pai: 20 dedicatórias para o teu pai no dia do...
O teu pai cuidou de ti desde que nasceste, ensinou-te a andar de bicicleta e a...

A decoração para o casamento
Rosas vermelhas como decoração das vossas mesas do casamento...
Se o vosso desejo é celebrarem o amor no seu expoente máximo, então, por que não...

Antes do casamento
Prendas de casamento: o que oferecer ou quanto dinheiro dar...
Sempre que se recebe um convite para um casamento a pergunta é a mesma: o que...