Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)

O meu verdadeiro casamento low-cost

Sofia, a 15 de Julho de 2014 às 13:19

Publicado em Fórum Casamentos.pt 114

Sim, casei-me. Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto... Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado...

Sim, casei-me.
Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto...
Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado caro. Mesmo os que se diziam low-cost acabavam por ser tudo menos isso. Não tinha 5000€ para um suposto casamento barato e não o iria pagar com dinheiro que não tenho.

Decidi criar o meu verdadeiro casamento low-cost!
Espero que a minha experiência vos seja útil Smiley smile

1- Não use a palavra C - Todos os blogs e sites de casamento referem isto, e é verdade. Não diga que está a planear o seu casamento, principalmente junto de profissionais do ramo. As coisas ficam 3 ou 4 vezes mais caras do que seriam inicialmente. Diga que é um evento ou uma festa, não tem de se justificar mais do que isto.

2 - Respeite o seu budget - Não gaste dinheiro que não tem. Mesmo que saiba que as prendas de casamento vão provavelmente pagar o casamento, não pode basear as suas decisões nisso.
Existem sites que o podem ajudar a controlar os gastos, entre eles o casamentos.pt. Tem ferramentas muito úteis que pode usar gratuitamente, como o gestor de convidados, site do casamento, gestor de orçamento e uma grande lista de fornecedores do ramo.
Ter um casamento verdadeiramente low-cost vai implicar que lhe dedique muito do seu tempo. Tempo é dinheiro, literalmente!

3 - Convide quem quer ser convidado - Só vai ajudar no ambiente do seu casamento e no seu budget, se convidar apenas quem gosta de si e quer efectivamente ir ao seu casamento. Os que não pode ou não quer convidar, diga-lhes que o budget era muito apertado e que convidaram apenas a família mais próxima (mesmo que não seja verdade). Mesmo os que convidar cerca de 20% vai recusar.

4 - Escolha um tema e comece a partir daí - Até acertar o tema, tudo vai parecer mais difícil. Depois de acertar as cores que quer e o tipo de casamento que vai ter, o resto vai parecer mais simples, porque já tem uma base de trabalho. Se o seu tema é a praia, vá descalça, sempre poupa nos sapatos. Se é o campo faça uma decoração mais rústica, com caixas de fruta e flores em vaso...
É a boa utilização do tema que escolher que a vai fazer poupar dinheiro.

5 - Nem tudo o que podem ser vocês a fazer é mais barato - Não pense que se for o casal a fazer, sairá mais barato. É MENTIRA! Entre o material que vai ter de comprar e o trabalho que lhe vai dar, há coisas que compensa muito mais comprar feito. As lembranças são um óptimo exemplo disso. Comprei as minhas noaliexpress, pode comprar directamente à fabrica e em grandes quantidades. As minhas saíram a 1,20€ por lembrança, já com a embalagem feita.
Lembre-se que tudo o que comprar e que venha de países fora da UE, pode demorar uns meses a chegar e vai ter de pagar imposto na alfandega (antes de comprar acrescente sempre mais 23% ao valor inicial).

6 - Utilize espaços que ainda mais ninguém se lembrou - Se quer um casamento low-cost vai ter de arriscar. Arriscar nas ideias e no espaço. Pense fora da caixa! Onde é que poderia fazer a sua festa? Num moinho de vento, num armazém, numa fábrica desactivada, numa quinta agrícola, numa casa com piscina...
Agora estará a pensar..."ok, mas como posso contactar os proprietários?"
Hoje em dia existem sites de aluguer de casas ou quartos pelos proprietários, exemplo disso é a airbnb ou a homeaway , e estas são só as mais conhecidas. Peça para ir ver o espaço e saber as condições que tem, o mobiliário que poderá utilizar, etc.

7 - Na periferia é mais barato - Não é novidade para ninguém, mas o que é facto, é que ao contratar empresas de catering, som, etc de cidades mais pequenas estará a pagar menos pelo mesmo serviço, e a contribuir para o crescimento local. Se é de Lisboa experimente, por exemplo, usar nas suas pesquisas de fornecedores locais como, Santarém, Coruche, Torres Vedras, etc

8 - Fotografo amador? - E porque não? Neste momento há amadores que tiram melhores fotografias que muitos profissionais. Outra dica é a de contratar um aluno de arte e multimédia ou mesmo de fotografia. Usualmente têm boas máquinas e querem experiência para o curriculum.
Se não quer gastar dinheiro em fotografia, não o faça! Peça aos convidados para tirarem fotos Smiley smile e depois partilhe-as gratuitamente por todos os convidados na dropbox, ou na meocloud.

9 - Vestidos low-cost - Existem lojas com vestidos de noiva baratos (500€ ou 600€ é um vestido de noiva barato). Nessas mesmas lojas existem vestidos de cerimónia que podem custar 200€ ou 300€ - (Wedding Clinic).
Se mesmo assim não está convencida ou não encontrou nada que tenha gostado, faça como eu, e compre o vestido on-line e feito à medida, na JJ's House. Tem de tudo um pouco, e a preços formidáveis. Lembre-se que são vestidos feitos na China e que vão demorar a chegar, para além de ter de pagar alfandega (23% do valor inicial).

10 - Partilhe o peso do planeamento - No dia do seu casamento não vai poder estar em cima da empresa de catering ou do rapaz do som. O ideal é que nem se lembre que eles lá estão. Delegue responsabilidades por 2 ou 3 pessoas em quem confia, padrinhos, pais ou amigos. Nós tivemos a sorte de ter uma madrinha de casamento fantástica Smiley winking

Lounge area

O nosso casamento custou cerca de 3000€, já com vestidos, cabelos, espaço, catering, som, fotografia, lembranças, decoração, etc

Conseguimos porque é possível!

Gostaram? Mais ideias no Caixote de Tralha!

114 respostas

  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahh na realidade não fui de buquet...Usei uma coroa de flores que mandei fazer a uma artesã, custou-me 14€.

    Não gosto de ter coisas nas mãos...Mas claro que isto foi uma escolha pessoal.

    coroa de flores

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se te apercebes-te de diferenças de preços quando compras-te o buque... entre ser um buquet de noiva

    • Responder
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom orçamento e realizaçao para 55 pessoas!

    parabens Smiley laugh

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O vestido era exactamente o que eu queria, e as costuras e os materiais eram de boa qualidade. O único problema que tive foi a bainha. Como fui de sabrinas tive de fazer bainha no vestido, de resto assentava como uma luva!

    Não percebi a segunda pergunta, desculpa...

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Convidei 95 pessoas, mas só 55 confirmaram.

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada! Smiley smile

    • Responder
  • Marisa
    Noiva Master Setembro 2015 Oliveira de Azeméis
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei muito das dicas Smiley smile acho muito boa e Parabéns pelo bom trabalho no teu casamento lo cost Smiley smile
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Agosto 2014 Fafe
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mandei fazer o meu vestido na JJSHOUSE, ficou perfeito. Demourou 15dias certinhos e não tive que pagar nada da alfandega (vivo na suica)
    Smiley smile
    • Responder
  • Susana
    Super Noiva Maio 2015 Palmela
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada! Boas dicas mesmo. Se o meu rapaz não fosse tão certinho, por assim dizer, ficaria tudo mais em conta, mas é um bocadinho tradicional e conservador em algumas coisas. Enfim, não se pode ter tudo e ninguém é perfeito ; P

    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Julho 2015 Paredes
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado por partilhares essa informação connosco, é Mt útil pá mim , visto k ainda não casei
    • Responder
  • Pliiim
    Super Noiva Novembro 2015 Oeiras
    Pliiim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Posso perguntar quantos convidados tens?

    • Responder
  • Paula
    Noiva Ativa Março 2015 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas digas Sofia Smiley smile

    Afinal há luz ao fundo do tunel!

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Optimas dicas... também vamos fazer um casamento low cost com um orçamento próximo dos 5000.... mas vamos ser cerca de 60 pessoas... somos ambos de familias grandes e já estamos a convidar só pessoas que nos são proximas.....

    Tiveste algum problema ao mandar vir o vestido ou era exactamente o que desejavas e como era a qualidade dos materiais?

    Eu estou a pensar em mandar vir do light in the box ou do Dhgate....

    Do que tenho visto tens toda a razão...

    no que toca ao buque notas-te esse aumento exponencial?

    • Responder
  • Anabela
    Noiva Master Agosto 2014 Braga (Concelho)
    Anabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas! Não sabia que o casamento podia ficar tão barato. BeijinhosSmiley smile

    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas dicas e conselhos Smiley laugh São sempre bem-vindos Smiley laugh

    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Master Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia óptimas dicas para quem tem um orçamento mais apertado ou reduzido. ..obrigada; )
    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Junho 2015 Vila Nova de Gaia
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bons conselhos para quem tem um orçamento apertado... Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Márcia
    Super Noiva Agosto 2016 Seixal
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ponto 6... Nunca me lembrei de tal coisa!!! Fiquei a pensar nisso. Obrigado!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração