Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)

O meu verdadeiro casamento low-cost

Sofia, a 15 de Julho de 2014 às 13:19

Publicado em Fórum Casamentos.pt 114

Sim, casei-me. Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto... Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado...

Sim, casei-me.
Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto...
Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado caro. Mesmo os que se diziam low-cost acabavam por ser tudo menos isso. Não tinha 5000€ para um suposto casamento barato e não o iria pagar com dinheiro que não tenho.

Decidi criar o meu verdadeiro casamento low-cost!
Espero que a minha experiência vos seja útil Smiley smile

1- Não use a palavra C - Todos os blogs e sites de casamento referem isto, e é verdade. Não diga que está a planear o seu casamento, principalmente junto de profissionais do ramo. As coisas ficam 3 ou 4 vezes mais caras do que seriam inicialmente. Diga que é um evento ou uma festa, não tem de se justificar mais do que isto.

2 - Respeite o seu budget - Não gaste dinheiro que não tem. Mesmo que saiba que as prendas de casamento vão provavelmente pagar o casamento, não pode basear as suas decisões nisso.
Existem sites que o podem ajudar a controlar os gastos, entre eles o casamentos.pt. Tem ferramentas muito úteis que pode usar gratuitamente, como o gestor de convidados, site do casamento, gestor de orçamento e uma grande lista de fornecedores do ramo.
Ter um casamento verdadeiramente low-cost vai implicar que lhe dedique muito do seu tempo. Tempo é dinheiro, literalmente!

3 - Convide quem quer ser convidado - Só vai ajudar no ambiente do seu casamento e no seu budget, se convidar apenas quem gosta de si e quer efectivamente ir ao seu casamento. Os que não pode ou não quer convidar, diga-lhes que o budget era muito apertado e que convidaram apenas a família mais próxima (mesmo que não seja verdade). Mesmo os que convidar cerca de 20% vai recusar.

4 - Escolha um tema e comece a partir daí - Até acertar o tema, tudo vai parecer mais difícil. Depois de acertar as cores que quer e o tipo de casamento que vai ter, o resto vai parecer mais simples, porque já tem uma base de trabalho. Se o seu tema é a praia, vá descalça, sempre poupa nos sapatos. Se é o campo faça uma decoração mais rústica, com caixas de fruta e flores em vaso...
É a boa utilização do tema que escolher que a vai fazer poupar dinheiro.

5 - Nem tudo o que podem ser vocês a fazer é mais barato - Não pense que se for o casal a fazer, sairá mais barato. É MENTIRA! Entre o material que vai ter de comprar e o trabalho que lhe vai dar, há coisas que compensa muito mais comprar feito. As lembranças são um óptimo exemplo disso. Comprei as minhas noaliexpress, pode comprar directamente à fabrica e em grandes quantidades. As minhas saíram a 1,20€ por lembrança, já com a embalagem feita.
Lembre-se que tudo o que comprar e que venha de países fora da UE, pode demorar uns meses a chegar e vai ter de pagar imposto na alfandega (antes de comprar acrescente sempre mais 23% ao valor inicial).

6 - Utilize espaços que ainda mais ninguém se lembrou - Se quer um casamento low-cost vai ter de arriscar. Arriscar nas ideias e no espaço. Pense fora da caixa! Onde é que poderia fazer a sua festa? Num moinho de vento, num armazém, numa fábrica desactivada, numa quinta agrícola, numa casa com piscina...
Agora estará a pensar..."ok, mas como posso contactar os proprietários?"
Hoje em dia existem sites de aluguer de casas ou quartos pelos proprietários, exemplo disso é a airbnb ou a homeaway , e estas são só as mais conhecidas. Peça para ir ver o espaço e saber as condições que tem, o mobiliário que poderá utilizar, etc.

7 - Na periferia é mais barato - Não é novidade para ninguém, mas o que é facto, é que ao contratar empresas de catering, som, etc de cidades mais pequenas estará a pagar menos pelo mesmo serviço, e a contribuir para o crescimento local. Se é de Lisboa experimente, por exemplo, usar nas suas pesquisas de fornecedores locais como, Santarém, Coruche, Torres Vedras, etc

8 - Fotografo amador? - E porque não? Neste momento há amadores que tiram melhores fotografias que muitos profissionais. Outra dica é a de contratar um aluno de arte e multimédia ou mesmo de fotografia. Usualmente têm boas máquinas e querem experiência para o curriculum.
Se não quer gastar dinheiro em fotografia, não o faça! Peça aos convidados para tirarem fotos Smiley smile e depois partilhe-as gratuitamente por todos os convidados na dropbox, ou na meocloud.

9 - Vestidos low-cost - Existem lojas com vestidos de noiva baratos (500€ ou 600€ é um vestido de noiva barato). Nessas mesmas lojas existem vestidos de cerimónia que podem custar 200€ ou 300€ - (Wedding Clinic).
Se mesmo assim não está convencida ou não encontrou nada que tenha gostado, faça como eu, e compre o vestido on-line e feito à medida, na JJ's House. Tem de tudo um pouco, e a preços formidáveis. Lembre-se que são vestidos feitos na China e que vão demorar a chegar, para além de ter de pagar alfandega (23% do valor inicial).

10 - Partilhe o peso do planeamento - No dia do seu casamento não vai poder estar em cima da empresa de catering ou do rapaz do som. O ideal é que nem se lembre que eles lá estão. Delegue responsabilidades por 2 ou 3 pessoas em quem confia, padrinhos, pais ou amigos. Nós tivemos a sorte de ter uma madrinha de casamento fantástica Smiley winking

Lounge area

O nosso casamento custou cerca de 3000€, já com vestidos, cabelos, espaço, catering, som, fotografia, lembranças, decoração, etc

Conseguimos porque é possível!

Gostaram? Mais ideias no Caixote de Tralha!

114 respostas

  •  Patrícia
    Noiva Constante Julho 2015 Cantanhede
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom mesmo! Parabéns, quando se quer tudo se consegue!

    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Julho 2016 Leiria (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muitos parabéns! Realmente é uma proeza! Nós vamos gastar cerca de 20 000!! A maior despesa é mesmo a quinta... A verdade é que não podemos fazer muita coisa, como estamos fora temos de delegar as tarefas. lol Ainda assim quero ver se consigo baixar o orçamento! somos nós que vamos pagar tudo e é bastante!

    • Responder
  • P
    Noiva Ativa Setembro 2015 Coimbra (Concelho)
    Penélope ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Os meus parabéns! Gabo-te essa capacidade!

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Principiante Agosto 2015 Santo Tirso
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Comprar no jjshouse e mesmo seguro
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Curiosa Agosto 2015 Palmela
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola sofia e obrigado pelas dicas tou a pensar em fazer um casamento low cost vamos la ver se consigo porque tb nao tenho muito $ para gastar
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Experiente Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fantástico. . Smiley winking
    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Agosto 2017 Leiria (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito... pena não seguir isso para... mas confesso que não me arrependo de um unico tostao gasto Smiley tongue

    • Responder
  • Clara17lm
    Noiva Experiente Julho 2015 Valença
    Clara17lm ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fantastico
    • Responder
  • Clara17lm
    Noiva Experiente Julho 2015 Valença
    Clara17lm ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fantastico
    • Responder
  • Andreia & Filipe
    Super Noiva Julho 2015 Lisboa (Concelho)
    Andreia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acabei de vir de la. Adoreii
    • Responder
  • Ana Isabel
    Noiva Experiente Julho 2015 Lisboa (Concelho)
    Ana Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia. Ainda estou parva com o valor que conseguiste. Fantástico!
    Obrigada por todas as dicas...vou ver se consigo aplicar alguma.
    Beijinhos e felicidades
    • Responder
  • A
    Super Noiva Agosto 2016 Guarda (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com 3000 realmente foi uma proeza =) parabéns =D
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Dezembro 2015 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola sofia, que artigo fantastico!!! tambem irei visitar a wedding clinic, só tenho boas referências da loja!

    Beijinhos e obrigada

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Constante Maio 2015 Ferreira do Zêzere
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo planeamento do casamento, ainda bem que correu tudo como desejavam!Obrigada pelas dicas, são de facto muito importantes na época em que vivemos, temos que saber adaptar-nos aos tempos!A dica que mais saliento é esta:

    5 - Nem tudo o que podem ser vocês a fazer é mais barato - Não pense que se for o casal a fazer, sairá mais barato. É MENTIRA! Entre o material que vai ter de comprar e o trabalho que lhe vai dar, há coisas que compensa muito mais comprar feito. As lembranças são um óptimo exemplo disso. Comprei as minhas noaliexpress, pode comprar directamente à fabrica e em grandes quantidades. As minhas saíram a 1,20€ por lembrança, já com a embalagem feita.
    Lembre-se que tudo o que comprar e que venha de países fora da UE, pode demorar uns meses a chegar e vai ter de pagar imposto na alfandega (antes de comprar acrescente sempre mais 23% ao valor inicial).

    Penso que todas as noivas têm a ideia pré-concebida de que fazendo nós próprios fica mais barato, eu tinha essa ideia até começar a ver dos convites e concordo plenamente, se os noivos tiverem muito muito jeito para as manualidades e conseguirem fazer tudo perfeitinho e gastanto pouco tempo e material sim, noutro caso (que é o meu!LOL) não, porque tempo também é dinheiro e desperdiça-se muito material até ficar tudo bonito!!

    • Responder
  • Ilma
    Noiva Ativa Outubro 2014 Odivelas
    Ilma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sofia,

    Grande esforço pessoal. Deve ter imensas coisas para recordar nesta aventura que foi planear o casamento.

    Felicidades Smiley winking

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta,

    Comprei a uma artesã,Guilhermina Portela - https://www.facebook.com/guilhermina.portela

    Ela anda sempre em feiras, por isso não é dificil combinar com ela.

    Boa sorte com a WeddingClinic!

    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Julho 2015 Estremoz
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois diz qualquer coisa ok? Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Junho 2015 Odivelas
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já tenho a minha marcação feita para outubro na wedfingclinic. Depois deixo um comentário!
    • Responder
  • Sara
    Noiva Constante Julho 2015 Estremoz
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em relação à loja de vestidos baratos. Há aqui alguém que tenha lá ido? O que acharam?
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Junho 2015 Odivelas
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada uma vez mais pelas dicas. Eu também quero levar uma coroa de flores. Podes indicar me onde compraste a tua?
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marta,

    Não tive bouquet, optamos por usar coroas de flores iguais. Foram 14€ cada uma. Podes ver nas fotos do meu perfil.

    Quanto ao vestido: Sim, vale a pena encomendar pela internet! É de boa qualidade e veio com as medidas certinhas. Os sites explicam como deves tirar as medidas para que corra tudo bem. Demora tempo a aparecer, o que pode ser stressante, (o meu demorou cerca de 2 meses) mas depois de pagar a alfandega valeu bem a pena Smiley winking

    Boa sorte

    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Junho 2015 Odivelas
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boas dicas, mas ja agora deixa-me perguntar onde mandaste vir o teu bouquet e o preço!?

    E o vestido é mesmo de boa qualidade? aparenta ser como os outros das lojas de vestidos normais'? É que quero mandar vir da net tambem mas tenho receio que nao corrqa bem e depois tenha de ir comprar a uma loja...já agora como tiraste as medidas certinhass para o vestido?

    • Responder
  • Nafi
    Noiva Constante Setembro 2015 Almada
    Nafi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley heart só boas dicas e que estão comprovadas que funcionam! Smiley ring casamento lindo o teu!
    Mas o vestido tenho receio de encomendar online... Há muitos ses... Smiley atonished
    • Responder
  • Catia
    Noiva Ativa Agosto 2015 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que fixe fiquei super suprendida ...ibaxei um casamento fora do normal Smiley winkingtirar umas ideias para o meu Smiley winking obrigadaaa
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marisa,

    Sim, muitos convidados pode ser um problema. De qualquer maneira, e porque agora á uma grande tendência nos casamentos, podem sempre fazer só um cocktail. Tudo vai depender da hora que marcares para o casamento.

    Quem manda és tu!

    Se disseres aos convidados que o casamento é ás 17:00, como eu fiz, eles já veem almoçados de certeza e as crianças lancharam antes de sair de casa! acabam por comer menos!

    Se marcares para as 19:00 ou para as 20:00, apanhas o por-do-sol na cerimónia e podes fazer uma refeição ligeira, como seria de esperar ao jantar.

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia Smiley smile

    Tivemos 55 convidados.

    Contratamos a Catering House (uma empresa de Coruche) e pedimos o mínimo dos mínimos e em buffet, que fica mais barato. Tens os contactos deles aqui no site do casamentos.pt

    Gostaste do espaço?!?!?! É uma quinta em Canha, perto de Pegões, chama-se Herdade do Moinho Novo. Eles são super simpáticos e sempre muito dísponíveis a ajudar. Parte das coisas já eram deles (cadeiras, fardos de palha,...) outra parte fomos nós que compramos (os tapetes, flores, mesas baixas, lanternas brancas, cortinados, etc) mas eles adoraram a decoração e acabaram por nos oferecer um valor simbólico para ficarem com as coisas! hahaha ainda fiz negócio. De qualquer maneira é uma base de decoração que outros casais poderão utilizar nas suas festas.

    Se precisares de mais dicas diz,

    Boa sorte!

    • Responder
  • Catia
    Noiva Ativa Agosto 2015 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quantos convidados tiveste???kual foi a empresa do teu catering?? I o teu espaço foi onde?? Bjxx
    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu grande problema é ter cerca de 150 convidados, sendo que tenho a certeza que vao + de 100

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada a todas pelos vossos comentários e perguntas!!

    Sinto-me de coração cheio ao saber que gostaram do que escrevi e que vos foi útil. Escrevi porque quando procurei alternativas low-cost não havia propriamente alguém que me desse alternativas reais e verdadeiramente baratas. Na maioria eram dicas vazias e muito generalistas.

    Espero que a minha experiência pessoal possa servir de exemplo para os vossos casamentos low-cost.

    Boa sorte e bem hajam.

    Sofia

    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Ponte de Lima
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem o teu artigo esta super completo e muito interessante Smiley smile foste realmente dona do teu casamento Smiley winking beijinhos
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2015 Odivelas
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Foi uma escolha pessoal com optimo resultado Smiley winking

    Felicidades

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Agosto 2015 Amarante
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Nós também estamos a processar como tu.. Casamento lowcost..as atenção k há algumas coisas k se deve ter atenção.. Eu mandei vir um vestido da jshouse, são bonitos, mas paguei 50€ de taxas alfandegárias! É preciso ter atenção com essas coisas..
    As minhas lembranças das mulheres, já encomendei, apanhamos uma promoção a 0'30€ cada.. É preciso é pesquisar muito bem e não cair nos primeiros orçamentos..
    E tem razão, dizer que e para casamento torna tudo o triplo do preço!
    Por exemplo, na lua de mel digam são férias e não refiram lua de mel.. Senão o preço dispara!
    No nosso caso vamos reservar tudo nos próprios.. Fiaca mais baratinhoSmiley winking
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração