Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)

O meu verdadeiro casamento low-cost

Sofia, a 15 de Julho de 2014 às 13:19

Publicado em Fórum Casamentos.pt 114

Sim, casei-me. Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto... Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado...

Sim, casei-me.
Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto...
Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado caro. Mesmo os que se diziam low-cost acabavam por ser tudo menos isso. Não tinha 5000€ para um suposto casamento barato e não o iria pagar com dinheiro que não tenho.

Decidi criar o meu verdadeiro casamento low-cost!
Espero que a minha experiência vos seja útil Smiley smile

1- Não use a palavra C - Todos os blogs e sites de casamento referem isto, e é verdade. Não diga que está a planear o seu casamento, principalmente junto de profissionais do ramo. As coisas ficam 3 ou 4 vezes mais caras do que seriam inicialmente. Diga que é um evento ou uma festa, não tem de se justificar mais do que isto.

2 - Respeite o seu budget - Não gaste dinheiro que não tem. Mesmo que saiba que as prendas de casamento vão provavelmente pagar o casamento, não pode basear as suas decisões nisso.
Existem sites que o podem ajudar a controlar os gastos, entre eles o casamentos.pt. Tem ferramentas muito úteis que pode usar gratuitamente, como o gestor de convidados, site do casamento, gestor de orçamento e uma grande lista de fornecedores do ramo.
Ter um casamento verdadeiramente low-cost vai implicar que lhe dedique muito do seu tempo. Tempo é dinheiro, literalmente!

3 - Convide quem quer ser convidado - Só vai ajudar no ambiente do seu casamento e no seu budget, se convidar apenas quem gosta de si e quer efectivamente ir ao seu casamento. Os que não pode ou não quer convidar, diga-lhes que o budget era muito apertado e que convidaram apenas a família mais próxima (mesmo que não seja verdade). Mesmo os que convidar cerca de 20% vai recusar.

4 - Escolha um tema e comece a partir daí - Até acertar o tema, tudo vai parecer mais difícil. Depois de acertar as cores que quer e o tipo de casamento que vai ter, o resto vai parecer mais simples, porque já tem uma base de trabalho. Se o seu tema é a praia, vá descalça, sempre poupa nos sapatos. Se é o campo faça uma decoração mais rústica, com caixas de fruta e flores em vaso...
É a boa utilização do tema que escolher que a vai fazer poupar dinheiro.

5 - Nem tudo o que podem ser vocês a fazer é mais barato - Não pense que se for o casal a fazer, sairá mais barato. É MENTIRA! Entre o material que vai ter de comprar e o trabalho que lhe vai dar, há coisas que compensa muito mais comprar feito. As lembranças são um óptimo exemplo disso. Comprei as minhas noaliexpress, pode comprar directamente à fabrica e em grandes quantidades. As minhas saíram a 1,20€ por lembrança, já com a embalagem feita.
Lembre-se que tudo o que comprar e que venha de países fora da UE, pode demorar uns meses a chegar e vai ter de pagar imposto na alfandega (antes de comprar acrescente sempre mais 23% ao valor inicial).

6 - Utilize espaços que ainda mais ninguém se lembrou - Se quer um casamento low-cost vai ter de arriscar. Arriscar nas ideias e no espaço. Pense fora da caixa! Onde é que poderia fazer a sua festa? Num moinho de vento, num armazém, numa fábrica desactivada, numa quinta agrícola, numa casa com piscina...
Agora estará a pensar..."ok, mas como posso contactar os proprietários?"
Hoje em dia existem sites de aluguer de casas ou quartos pelos proprietários, exemplo disso é a airbnb ou a homeaway , e estas são só as mais conhecidas. Peça para ir ver o espaço e saber as condições que tem, o mobiliário que poderá utilizar, etc.

7 - Na periferia é mais barato - Não é novidade para ninguém, mas o que é facto, é que ao contratar empresas de catering, som, etc de cidades mais pequenas estará a pagar menos pelo mesmo serviço, e a contribuir para o crescimento local. Se é de Lisboa experimente, por exemplo, usar nas suas pesquisas de fornecedores locais como, Santarém, Coruche, Torres Vedras, etc

8 - Fotografo amador? - E porque não? Neste momento há amadores que tiram melhores fotografias que muitos profissionais. Outra dica é a de contratar um aluno de arte e multimédia ou mesmo de fotografia. Usualmente têm boas máquinas e querem experiência para o curriculum.
Se não quer gastar dinheiro em fotografia, não o faça! Peça aos convidados para tirarem fotos Smiley smile e depois partilhe-as gratuitamente por todos os convidados na dropbox, ou na meocloud.

9 - Vestidos low-cost - Existem lojas com vestidos de noiva baratos (500€ ou 600€ é um vestido de noiva barato). Nessas mesmas lojas existem vestidos de cerimónia que podem custar 200€ ou 300€ - (Wedding Clinic).
Se mesmo assim não está convencida ou não encontrou nada que tenha gostado, faça como eu, e compre o vestido on-line e feito à medida, na JJ's House. Tem de tudo um pouco, e a preços formidáveis. Lembre-se que são vestidos feitos na China e que vão demorar a chegar, para além de ter de pagar alfandega (23% do valor inicial).

10 - Partilhe o peso do planeamento - No dia do seu casamento não vai poder estar em cima da empresa de catering ou do rapaz do som. O ideal é que nem se lembre que eles lá estão. Delegue responsabilidades por 2 ou 3 pessoas em quem confia, padrinhos, pais ou amigos. Nós tivemos a sorte de ter uma madrinha de casamento fantástica Smiley winking

Lounge area

O nosso casamento custou cerca de 3000€, já com vestidos, cabelos, espaço, catering, som, fotografia, lembranças, decoração, etc

Conseguimos porque é possível!

Gostaram? Mais ideias no Caixote de Tralha!

114 respostas

• M
    Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Desculpe estamos a procura de espaços e é tudo muito caro,como conseguiu casar apenas com 3000€,o lugar foi onde ,preciso de ajuda

obrigada,atentamente

carla silva

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Principiante Outubro 2016 Lisboa (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Para mim está a ser dificil arranjar um sitio que seja em conta e memorável. Ainda para mais estou a viver no estrangueiro.. Se alguém tiver algumas ideias seria óptimo Smiley smile

As suas dicas ajudaram imenso Smiley tongue

• Responder
  • Mafalda
    Noiva Novata Agosto 2016 Lisboa (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como posso ter a sua ajuda para me organizar tenho um budget pequenino tb para o meu casamento

• Responder
  • Sara
    Noiva Constante Agosto 2016 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada. Sabonetes são uma boa ideia! Smiley laugh Vou pesquisar no site Smiley smile

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sofia,

Demorou 2 ou 3 meses...imenso tempo. Mas entretanto o site mudou e a entrega é muito mais rápida. Já fiz mais encomendas de vestidos e demorou 3 semanas a chegar. O pior mesmo é ir à PortWay levantar o vestido e pagar a alfandega. Conta com 2 ou 3 horas...

Não tem muita gente mas funciona 10 vezes pior que a segurança social portuguesa. É quase surrealista.

Boa sorte!

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sara,

Compramos uns ninhos com ovos feitos de sabão. Tinha relação com o nosso convite de casamento que eram dois passarinhos num galho. Resultou muito bem.

Já vinham embalados e só tivemos de colar umas etiquetas com o tipico: "Casamento de X e Y" e a data. Aproveitámos para fazer uma piada e escrever: "Espectacular Casamento", mas foi só isso. O sentido de humor e a descontracção é uma coisa importante na nossa família Smiley smile

Boa sorte!

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O catering foi da Catering House, em Coruche.

Fica mais barato se fizer isso, mas vai dar em doida...a não ser que tenha alguém de muita confiança que possa "por a trabalhar" durante o casamento. Precisa que haja coordenação entre as pessoas, é isso que faz uma equipa funcionar. Se não houver coordenação, principalmente numa situação de serviço às mesas, vai ser um autentico um desastre!

O sistema em buffet é sempre mais barato porque não implica tantos empregados e tanta coordenação. Além de que assim cada um come o que quer quando quer.

Sei que a maioria das noivas não acha muita piada mas pode funcionar muito bem. Eu diria melhor do que muitos casamentos com serviço de mesa.

Aproveito para passar a mensagem de que "menos é mais". Comidas muito complicadas e pseudo-chiques podem correr pior do que uma simples salada de atum com feijão frade...

Boa sorte!

• Responder
  • Sara
    Noiva Constante Agosto 2016 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas. Já agora o que compraste de lembranca? Eu não faco a minima ideia do que oferecer :/ o meu namorado também nunca viu nada de lembrancas. lol

• Responder
  • Djeny
    Noiva Constante Julho 2016 Sintra
    Djeny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amei as tuas dicas obrigado bjs e felicidades

• Responder
  • Ana
    Noiva Novata Setembro 2016 Vila Franca de Xira
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já agora podia partilhar qual o catering que contratou? Estava a pensar contratar cozinheira e "empregados " para servir às mesas , assim como ser eu a comprar toda a comida e bebidas ( só não tenho a certeza se isso me irá sair mais barato) .
    Obrigada
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Setembro 2016 Vila Franca de Xira
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as 10 dicas. Ainda me estou a habituar há ideia de que vou casar e desde que marca - mos a data de casamento e batizado dos nosso filhos que não faço outra coisa senão ver de quintas e catering low-cost mas tal como a Sofia os € estão contados e não posso gastar o que não tenho.
    Com o vestido é fato de noivo não me preocupo ( a sogra e costureira ) logo mais uns € ao bolso. Mas realmente as quintas ssaem bem fora do meu limite. Vou seguir estas dicas e quem sabe não irei surpreender a mim mesma
    • Responder
  • Rita
    Noiva VIP Março 2016 Sintra
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sofia! Excelente artigo, com imensas verdades!

• Responder
  • Sofia & Filipe
    Noiva Curiosa Maio 2016 Matosinhos
    Sofia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fantástico Sofia,

Adorei...! Quanto tempo demorou o teu vestido a chegar?

O meu casamento também está por volta desse valor...tenho tudo falado, e tratado, só falta fechar mesmo os contratos.

Beijinhos

• Responder
  • Tania
    Super Noiva Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Finalmente encontro alguém que gastou o mesmo que eu vou gastar
    É que as pessoas nem se acreditam! Acham que as alianças são de prata e o vestido um trapo. Que não vai haver lembranças nem fotos...
    É possível sim!
    • Responder
  • Carla
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Magnifico Sofia! Parabéns pelo vosso casamento e muito, muito obrigado pelas tuas/vossas sugestões. Vão ajudar imenso e tiraste-me um peso da consciência, estava a pensar em comprar o vestido pela JJ House, mas tinha receio, e não sabia do imposto.

Beijinhos e bom fim de semana, agora vou "passear" um pouco pelo Caixote de Tralha.

• Responder
  • Inês
    Super Noiva Setembro 2023 Leiria (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhhhh não acredito!!! Eu mandei mensagem para ir lá!

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Inês,

Fizemos na Herdade do Moinho Novo, em Canha, Montijo. No fim do post tens um link para o meu blog, podes enviar email através dele se quiseres mais ajuda.

Boa sorte!

• Responder
  • Inês
    Super Noiva Setembro 2023 Leiria (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Alô Sofia =)

Também quero organizar um casamento low-budget, infelizmente o dinheiro não abunda xD

Já tenho encomendado imensas coisas online, e agora vai ser o vestido, mas o meu maior problema no momento é o espaço para a festa, será que me podes dizer onde fizeste o teu casamento?

• Responder
  • Tania
    Noiva Constante Julho 2015 Espinho
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sofi muitos parabéns por toda a luta que tiveste em relação ao teu dia muitos parabéns mesmo. Muitas felicidades
    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Experiente Junho 2015 Sintra
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente partilha Sofia Smiley smile
    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que ideias geniais, tenho pena de só ter visto agora este debate Smiley winking

Felicidades!

• Responder
  • Anacrluis
    Noiva Principiante Maio 2015 Cascais
    Anacrluis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola Sofia,

Muito obrigada pela informacao. Que bom que conseguiram esse espaco, as vezes nao e' facil ter as licensas para fazer barulho ate tarde.

Eu acho que ja encontrei um sitio, mas talvez nao tenha mobiliario exterior, por isso talvez me inspire nos fardos de palha da tua foto! Obrigada pelas dicas e inspiracao do teu post.

Beijinhos,

Ana

• Responder
  • Ana C
    Noiva Ativa Junho 2016 Faro (Concelho)
    Ana C ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Optimas ideias Smiley smile

tb quero fazer um casamento low-cost e foi de grande ajuda!

Felicidades Smiley flower

• Responder
  • Vania
    Noiva Novata Novembro 2014 Sintra
    Vania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Joana Smiley smile

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Silvia, tens fotos do vestido no meu perfil Smiley winking

https://www.casamentos.pt/fotos/simples-e-clean--f75030

• Responder
  • S
    Noiva Curiosa Julho 2015 Odivelas
    Silvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde.

O vestido que mandaste vir foi da Jjshouse?

Achas que me podias enviar uma foto para o meu email?

**************@*******.***

Obrigada

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2015 Vila Franca de Xira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigado pelas dicas,

Também tenciono fazer um casamento low-cost. Não posso "esbanjar" muito mais...

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana,

Convidámos 90 mas confirmaram 55 pessoas. Podiamos ficar o tempo que quisessemos e como era (literalmente) no meio do nada também pudemos fazer todo o barulho do mundo. A questão é que esteve muito calor durante todo o dia, cerca de 40º, e os convidados acabaram por se ir embora mais cedo. Às 2:00 já estavamos no quarto.

beijinhos

Sofia

• Responder
  • Carina
    Super Noiva Setembro 2015 Aveiro (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uauauauauauau...ainda gastastes menos do que eu estava a pensar ser possivel....eheheheh o nosso orçamento e de 5 mil e estou a esticar me um bocadinho eheheheh...as alianças de namoro vamos banhar a ouro, e o vestido vou comprar em segunda mao, os convites somos nos que estamos a fzer... e pronto com a tua ajuda pode ser que poupe mais ehehehehehe

• Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Outubro 2015 Lousada
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

PARABÉNS!
    3000€ é mesmo um excelente budget.

Também quero Smiley smile

• Responder
  • Anacrluis
    Noiva Principiante Maio 2015 Cascais
    Anacrluis ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sofia,

Antes de mais parabens pela proeza! Queria perguntar-te quantos convidados tinhas, e se, no espaço onde fizeste a festa conseguiste ficar até tarde ou se é mais limitado quando se reserva através do airbnb ou assim.

Obrigada!

Ana

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração