Hello brides!
Hoje venho aqui falar de uma manualidade que muitos noivos decidem fazer eles próprios: o estacionário de casamento.
Este estacionário refere-se a artigos mais comuns:
* convites
* números das mesas
* plano de mesas
* Menus
* Logotipo/monograma
Ou outros não tão comuns:
* sinalectica diversa – placa de boas vindas etc
* kit wc
* cones para arroz
* cartões de agradecimento, entre outros
Sinceramente já não me lembro de como surgiram as cores do nosso casamento, sei que foi uma escolha quase automática: as nossas cores preferidas: verde (a minha) e azul (a dele).
O casamento tem que ser algo que nos represente e estas cores significam isso mesmo.
Todo o estacionário do nosso casamento foi feito por mim, com a aprovação do noivo.
Eu sempre gostei de fazer manualidades e desde logo lhe disse que eu faria os convites.
Ele não estava muito convencido até que eu lhe mostrei as várias funcionalidades do Canva, talvez uma das plataformas mais usadas por aqui quando os noivos se querem meter neste tipo de manualidades.
A app Canva, para além de ter vários formatos já pre definidos, ainda permite mudar tamanhos, mudar as cores, adicionar ou retirar items. Um pouco de paciência e a coisa faz-se.
Desses dois escolhemos um e com o escolhido limámos arestas até chegar a algo que nos orgulhasse (limar arestas = ajustar texto do convite, cores, tipo de letra…): os convites resultaram nisto:
A partir dos convites foi
"peaners" fazer o resto, assim como juntar os outros elementos, como
a decoração, na minha cabeça (e depois ir mostrando ao noivo para alinharmos
ideias).
Como já tinha dito por aqui os convites ficaram a 40€ (40 convites) contando com os papéis para teste e o papel final + os envelopes (teria sido menos se não tivesse sido a minha primeira encomenda do Aliexpress em que paguei taxas de alfândega – soubesse hoje e teria feito duas encomendas).
O resto do estacionário, até ao momento, ficou a 39€ (desde o início que a minha chefe me autorizou a imprimir no trabalho, sendo que esta é a oferta deles):
· 25€ o preço do papel para menu, seating plan…
· 3€ o papel autocolante para o álcool gel e kit wc (e ainda sobrou).
· 11€ autocolantes com o logotipo que mandei vir do Aliexpress.
Aqui vão algumas imagens do estacionário até ao momento:
* O monograma:
· Save the date. Rápido e fácil – enviado a toda a gente e adoraram!!!

· Nomes individuais para o seating plan:

A ideia é ficar algo assim:
· Números para as mesas: inspirados nos da noiva Patricia (tem numero nos dois lados)
· Kit wc (não ia fazer mas achei uma manualidade super simples e barata e pode ser que alguém (eu incluida) precise e seja útil e como o noivo disse logo que era uma boa ideia... Vou fazer outro debate para mostrar melhor.
· Menu (não está finalizado porque ainda não definimos o menu). Inicialmente ia ser uns em Português e outros em italiano, como depois achei que seria mais complicado ao colocar nas mesas mudei para um menu em bilingue:
· Cartões de agradecimento: inspirados na casada Milhinha – para dar aos nossos fornecedores:
* Embalagem para os lapis de cera:
· Cones para o arroz:

· Tag para confetti (mostrei esta tradição italiana aqui )

· Missal. Bem… eu já disse varias vezes aqui que NÃO IA fazer missal. Guess what? Mudei de ideias!!!
Eu acho o missal uma manualidade desnecessária. Quem vai à missa sabe o que lá se passa. Quem não vai, não acho que esteja tão interessado em saber. A missa é para estar com atenção e não a olhar para um papel

O que me fez mudar de ideias? O amor aos meus sogros e familía do noivo, principalmente. Quero que eles consigam entender as leituras que escolhemos para a nossa cerimónia com tanto carinho. O plano é fazer missal só das leituras (e talvez da parte do matrimónio em si) nas duas linguas... já agora se alguém tiver um modelo de missal que me possa fornecer