Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (09): Chuva de Arroz e tudo o que precisas saber sobre o seu significado

Milhinha, a 18 de Dezembro de 2019 às 08:41

Publicado em Fórum Manualidades 54

Olá Princesas! Já desde o Verão que tenho este debate preparado, mas só agora estou em vias de o finalizar! Como em todas as Manualidades, a idealização começa quase um ano antes, a concretização começa agora e depois seguirá a linha de montagem para fazer os vários exemplares para o nosso grande...

Olá Princesas! Já desde o Verão que tenho este debate preparado, mas só agora estou em vias de o finalizar! Como em todas as Manualidades, a idealização começa quase um ano antes, a concretização começa agora e depois seguirá a linha de montagem para fazer os vários exemplares para o nosso grande dia C. Hoje falo-vos da Chuva de Arroz!

Tradição: No final da cerimónia, lança-se arroz aos noivos com o objetivo de desejar fertilidade e prosperidade ao novo casal, formando uma verdadeira “Chuva de Amor”. Mais recentemente adicionam-se flores e outros elementos decorativos com o objetivo de desejar felicidade para a família que se forma.

Origem: Parece ter mais de 4 mil anos e ter originado na China Antiga, onde um alto funcionário público encomendou o lançamento de chuva de arroz sobre sua filha após a cerimônia, para demonstrar publicamente sua riqueza e seu amor. Desde então o ato difundiu-se até aos nossos dias.

Vejam só as fotos lindíssimas que podem tirar:cfb_572983.jpg

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) O que mandar na Chuva de Arroz e qual o seu significado?

Como já foi dito, hoje em dia no final da cerimónia é possível lançar-se diferentes elementos na “Chuva de Amor”, cada qual com o seu significado próprio:

· Arroz – o tradicional. Serve para desejar boa sorte, felicidade e prosperidade do casal no futuro, particularmente o desejo de descendência e a vontade de formar uma família maior.

· Folhas de Oliveira - utilizado pelos gregos e romanos, mais ecológico, pretende trazer união e boa sorte aos recém-casados.

· Pétalas de flores – muito comummente usadas em conjunto com os elementos anteriores são uma forma de felicitar e desejar boa sorte, união, felicidade e fertilidade ao novo casal.

Sem nenhum significado em concreto, podem pensar também nas seguintes alternativas:

· Confettis de papel – dão toques de cor à vossa “Chuva de Amor” como se borboletas se tratassem. Não são biodegradáveis, mas dão um bonito efeito de cor. Podem também optar por fazer confettis de folhas, biodegradáveis, conforme a sugestão da Daniela.

· Sementes – outra sugestão eco-friendly da nossa Malplena será o uso de sementes. Posteriormente comidas pelas aves, são coloridas e fazem um efeito muito giro.

· Chás e ervas aromáticas – para trazer o tom verde à vossa “chuva de amor” bem como um cheirinho agradável, podem adicionar estes elementos aos vossos cones.

· Arroz colorido – para uma diferente sensação de cor, podem colorir o vosso arroz e lança-lo nos cones. Podem seguir a receita da Ana M. e está pronto a usar (devem fazê-lo com o máximo de antecedência, por ex. 2 meses, para deixar o arroz secar e não ganhar humidade).

· Bolas de sabão – outra excelente alternativa divertida para as crianças, fica lindíssima nas fotos.

· Fumos coloridos – uma das tendências do nosso 2019 que termina, é o uso de fumos coloridos conforme a sugestão da nossa Destacada Ana Serrão.

· Balões de hélio – claramente a opção menos eco-friendly há quem decida ter lançamento de balões em vez do tradicional arroz.

Como veem há opções para todos os gostos. Basta escolher!

2) Como distribuir os conteúdos da Chuva de Amor para os convidados?

Os cones de arroz podem ter vários formatos e cores, tudo dentro das cores do vosso casamento. Estes são exemplos de manualidades de cones de arroz feitos pelas nossas noivinhas preferidas:

· Cones de naperons: sigam passo a passo, como fazer cones brancos e rendados com naperons de papel com a ajuda da Destacada Vânia;

· Caixinhas Kraft em forma de almofada: podem ser criativos como a Destacada Patrícia e mandar vir estas caixinhas super úteis;

· Saquinhos de organza: e que tal fazer um kit cerimónia completo como a guru Maria? Os sacos de organza são uma opção muito versátil;

· Pirâmides de cartolina: como fez a Andreia, mandou vir caixas para os cones de arroz e personalizou-os.

3) Como transportar os cones na igreja?

Não podem esquecer como vão transportar os vossos cones para a igreja. Podem usar cestos personalizados como fez a Maria (grande guru das Manualidades) ou suportes de madeira como fez a Sophie com o seu pai. Também a sugestão de prateleiras e caixas de madeira da Susana está muito elegante!

Pensando nesse problema, eu e o noivo Milhinha decidimos resolver o problema do transporte com pirâmides de cartolina que se encaixam umas nas outras e que vamos dispor em círculos em cima de uma bandeja circular. Fizemos o modelo nós mesmos no AutoCAD (com a grande ajuda do noivo). Existem muitos modelos onde se podem inspirar também.

Vamos à nossa manualidade em si.

Material:cfb_572985.jpg

Cartolina Montesinho cor champanhe – 4 folhas €20, comprado numa papelaria.

Autocolantes em vinil com o nosso monograma – 200 exemplares de 5cm, €13,87 no AliExpress.

Molde dos nossos cones impresso e recortado.

Tesoura

X-ato

Régua ou esquadro

Lápis

Pistola de cola quente (usada noutras manualidades)

Modo de Fazer:cfb_572989.jpg

Depois de fazermos o nosso molde no autoCAD, imprimimos e recortámos de forma a decalcá-la para as cartolinas. Conseguimos encaixar 22 moldes em cada cartolina totalizando 88 cones (estou a pensar fazer mais).

Recortámos cada um dos cones pelo rebordo e com um x-ato aprofundámos os vincos para as dobragens. Ainda não vamos dobrar os cones todos uma vez que precisamos de transportá-los para a Madeira, primeiro. Depois de dobrar os cones pelos vincos, colamos a aba especial com cola quente e encerramos os topos. Finalmente colamos o autocolante do nosso monograma num dos lados da nossa pirâmide triangular. Ficam assim prontos a encher com arroz e outros elementos biodegradáveis.

Resultado Final:cfb_572987.jpg

Vamos a contas? Gastei nesta Manualidade 33,87 para €88 exemplares – tenho 150 convidados pelo que provavelmente terei de fazer mais... Cada cone fica a €0,38. O que acham?

Beijinhos e boas manualidades, Princesas.

54 respostas

• Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Os teus cones estão lindos Helena Smiley love

Eu optei pelos sacos de organza, mandei vir para as lembranças mas mandaram sacos demasiado pequeninos, pelo que reutilizei. E tive direito a uma foto com a chuva de arroz, ficou linda e se voltasse atrás acho que tinha feito mais saquinhos para ter mais arroz a ser atirado.

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns Helena. O vosso trabalho ficou lindo. A vossa ideia em fazer os cones fechados, ficou mesmo top. Adorei mesmo Smiley love . Acho que a quantidade que fizeram é suficiente porque nem todas as pessoas lançam e quanto mais fizeres, mais vocês acabam por levar ahaha Smiley xd

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou bem Milhinha..aos poucos o dia está aí e tu estás a avançar com as manualudades, ainda tens muitas coisas pendentes?
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina. Também encontrei aqui na comunidade ideias alternativas para conteúdo dos cones. É uma questão de pensar fica da caixa mesmo. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Milhinha... está lindíssimo, adoro a ideia do cone fechado, é melhor para transporte e para os próprios convidados.

Obrigada pela partilha, eu andava à procura dos significados dos elementos e tu aqui resumiste perfeitamente Smiley love

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Rita. Tinha pensado fazer um por adulto. Mas como disse a Vania se calhar assim levarei com mais arroz! Se calhar um para cada 2 convidados é suficiente. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada dear! Está tudo bem ctg? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Sandrina! Obrigada! Como estás? Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uauu, está tão giro :') Por aqui iremos optar por arroz e folhas de oliveira. Ainda não comecei a fazer os cones. Que rácio de cones estás a fazer por número de convidados?

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Está muito giro. Parabéns pela manualidade😁
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Milhinha. Ficaram muito giras as caixinhas e o vosso monogeama é muito diferente e elegante😉
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mariana! Demorou a concretizar mas estamos encaminhados agora. Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uauuu que bonitos que ficaram!! É uma das coisas que queremos fazer!

Parabéns pelo check querida Smiley kiss

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Telma. Também é uma opção. Mas como disse a Vania, também os convidados podem tomar a liberdade de trazer arroz consigo... ou trinca 😂 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada eu, Nessa! Por todo o carinho (e perdoem-me a ausência) Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel. O noivo Milhinha também está a ganhar-lhe o gosto e tem ajudado imenso! Bjs e bons preparativos!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uau Milhinha! Que belo check, muitos parabéns 😍

Por cá, penso que será uma manualidade que iremos abdicar mas até lá ainda se vê 😂😂

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Incríveis! Parabéns|!!!!!! Amei mesmo! Nem consigo descrever eheh

Obrigada minha querida Milhinha Smiley heart

• Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim também podes jogar por aí e enganar a malta 😜 como estão fechados eles nem se apercebem. Mas pensa em vocês e em quatro arroz pretendem levar, é mesmo a questão essencial 😂
    De resto, como já disse, os vossos cones estão maravilhosos. 😘
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Milhinha,

Começo a ficar sem palavras para classificar os teus debates! Começo a repetir-me mas não posso deixar de dizer que é uma vez mais um excelente debate!

Os teus cones estão maravilhosos! O teu monograma é lindíssimo! Adorei!

Beijocas

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lol Vania! Tens toda a razão. E se calhar até sigo a tua recomendação porque os cones ainda estão a dar algum trabalho decalcar e recortar. Em alternativa estava a pensar colocar só um “fundo” de arroz e encher o cone de pétalas e ervas aromáticas que ocupariam maior parte do conteúdo. Mas obrigada Vania! Um beijinho grande para ti!
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha, mais um super debate que vai ajudar muitas noivas!! Estes debates tinham dado jeito quando preparei o meu mas pronto não me me correu assim tão mal 😜
    Quanto aos teus cones, estão simplesmente deliciosos, elegantes e muito muito giros. Fora que ficaram muito em conta. Quando se tem jeito para as manualidades conseguimos poupar sempre bastante 😉
    Quanto à quantidade e se me permites dou-te a minha opinião com base no meu casamento: tivemos cerca de 100 convidados e fizemos 60 cones. Ia fazer mais mas pensei que quantos mais fizesse mais levava 😂 e eu tinha o véu a proteger-me mas o noivo não e eles ainda sofrem mais que nós nesse aspecto. com isto quero dizer que os 88 que tens parecem-me mais que suficientes, até porque há sempre quem goste de levar o seu pacote de arroz e ainda há aquelas pessoas não ligam nada a isso. 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração