Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas!

Milhinha, a 13 de Julho de 2019 às 21:49

Publicado em Fórum Lua-de-mel 39

Noivinhas! Escrevo-vos este debate totalmente relaxada e com um bronze fantástico, vinda de 5 dias de férias no Porto Santo! Depois dos meus debates sobre dicas de Lua de Mel no Funchal e na Madeira , Queria partilhar convosco o segredo mais bem guardado de Portugal, as nossas Maldivas Portuguesas!...

Noivinhas! Escrevo-vos este debate totalmente relaxada e com um bronze fantástico, vinda de 5 dias de férias no Porto Santo! Depois dos meus debates sobre dicas de Lua de Mel no Funchal e na Madeira , Queria partilhar convosco o segredo mais bem guardado de Portugal, as nossas Maldivas Portuguesas! Dedico este debate com muito carinho à Cláudia que em breve irá passar a Lua de Mel nesta ilha do arquipélago da Madeira.


Quando ir? Começo por dizer que não há melhor destino de praia do que o Porto Santo. O bom tempo abunda de Maio a Outubro, embora seja de evitar em Agosto pois a ilha é inundada de madeirenses que vêm passar o seu mês de férias há anos! Infelizmente é uma ilha que sofre de grande sazonalidade e por isso alguns serviços em restaurantes mais pacatos podem deixar a desejar. Mas a beleza natural desta ilha suplanta tudo isso!


Como chegar lá? Todos os dias parte um Ferry Boat do Funchal, o Lobo Marinho, que demora 2h30 a atracar na ilha vizinha (procura promoções em https://www.portosantoline.pt/ pois podem levar o próprio carro se desejarem). Felizmente a TAP faz voos diários a partir de Lisboa nos meses de Verão e está será a solução mais cómoda e sem escalas.


Onde ficar? Existem alguns hotéis de boa qualidade onde poderão ficar. Nós recorremos ao alojamento local e foi baratíssimo! Ponderamos voltar lá em breve!

Mapa do Porto Santocfb_543447.jpg


O que visitar? Deixo-vos algumas sugestões do que fazer durante a vossa estadia. Aviso que devem respeitar o clima. E com isto quero dizer que se está sol, toca ir para a praia! Nas horas de maior calor, abriguem-se num museu! Se está mau tempo, vale a pena ir numa excursão de táxi! A ilha é muito plana e toda a zona Sudeste é visitável de bicicleta. A Zona Norte tem tesouros escondidos, dignos de umas férias de aventura! Decidam explorar a ilha e não se resignem a ficar no hotel!


1. Praia de Porto Santo: extendendo-se por 9Km da costa sul/sudeste, esta praia de areia dourada se perder vista foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal e percebe-se bem porquê! A água adquire tonalidade azul turquesa e as fotos (todas tiradas neste mês de Julho) falam por si. Há diferentes zonas de praia umas com mais rochas (a evitar) outras mais inundadas e turistas (Praia da Ponta do Cabeço, junto ao Pestana). Ficámos alojados no Campo de Baixo e apenas atravessávamos a estrada para ir à Praia de Ribeiro Cochino, que é muito sossegada e adequado para crianças! Também são conhecidas as propriedades terapêuticas da areia portossantense, pelo que podem desfrutar de tratamentos Spa com a mesma no Vila Baleira Thalasso & Spa (https://thalasso.vilabaleira.com)

Praia do Porto Santo (panorâmica de Norte a Sul)cfb_543465.jpg


2. Vila Baleira: a capital desta ilha está intimatimente ligada aos Descobrimentos (não se esqueçam que foi aqui que as caravelas Portuguesas se refugiaram de uma tempestade colossal que ia destruindo todas as embarcações - daí o nome). Junto ao Largo da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, pode ver-se um poço a meio da praça que é uma Matamorra, uma cova isolada de pedra e palha que servia para conservar cereais da população. Não podem ignorar a fila de gente que se acumula para comer uma Lambeca, gelado artesanal feito em máquinas de origem italiana e que fazem parte a infância de todos aqueles que cresceram no arquipélago da Madeira (todos os dias o dono octagenário presenteia-nos com diferentes sabores e misturas). Não percam a Casa Museu Cristóvão Colombo, onde viveu o descobridor e planeou a sua viagem para as Américas. Também o Núcleo Jorge Brum do Canto retrata a vida do cineasta que se apaixonou pela vida dura do pescador e agricultor portossantense. Passeiem pelo Cais Velho que dá lindas fotos e quando a fome apertar, vale a pena passar pelo Mercado Velho, um antigo mercado de peixe convertido em restaurante e bar, onde comi as melhores lapas que alguma vez provei fora de casa. Tudo regado com uma ponchinha! Hahahah


3. Praia da Calheta /Miradouro do Pico das Flores: esta praia arenosa e rochosa localiza-se na Ponta Sul da ilha, possui águas mais agitadas mas deliciosas! Tem vista para o ilhéu da Cal ou de Baixo, que se tornou área protegida pela Rede Natura 2000, por possuir flora característica da costa atlântica e vestígios de Laurissilva e aí nidificarem 4 espécies de aves em vias de extinção. No entanto é possível chegar ao ilhéu de barco, com pranchas de Stand up paddle ou canoas para um dia bem passado numa praia totalmente deserta! Se estiverem de carro, façam um desvio para o Miradouro do Pico das Flores, onde podem ver melhor as falésias do Ilhéu da Cal e toda a ilha de Porto Santo a Norte.


4. Praia do Zimbralinho / Miradouro dos Morenos: não chegámos a visitar esta praia de calhau deserta, de difícil acesso mas com águas límpidas da costa Noroeste, mas aconselho a quem tenha tempo e espírito de aventura que o faça! As fotos que encontrei são de meter inveja a qualquer Santo! No Miradouro dos Morenos podem vislumbrar o recorte da Ilha da Madeira, em dias de muito bom tempo - fica em caminho de carro.


5. Pico de Ana Ferreira: para quem gosta de geologia, esta é uma passagem obrigatória. A subida de bicicleta é dificultada por estradas de terra batida, mas um carro ou outro veículo motorizado chega lá facilmente. Nós fomos a pé! O "Piano" é uma amostra colossal de disjunções prismáticas que são paralelipípedos de rocha basáltica que se formam pelo choque térmico entre a lava quente de uma erupção vulcânica e o contacto com água ou ar muito frio. Estima-se que a ilha tenha estado vários milhares de anos submersa. Portanto, este lindo miradouro onde se vê toda a zona sul da ilha estava coberto de mar! Acho fascinante pensar nisso. Tem também vista para o enorme campo de golfe, que faz as delícias dos amantes da modalidade!

Vista do topo do Pico de Ana Ferreira (noivo Milhinha a esconder-se)cfb_543467.jpg


6. Pico do Castelo e as Veredas do Pico do Facho: nas zonas altas da ilha que estão cobertas de vegetação o ano todo, podemos encontrar o Pico do Castelo, assim designado por ter sido construída uma fortaleza destinada a assinalar com a maior brevidade possível a chegada de piratas franceses e argelinos e assim evitar saques. Atualmente neste miradouro, a vista é de cortar a respiração! Se gostarem de caminhadas na Natureza, as veredas são caminhos de terra batida que vos levam a percorrer as zonas altas e encontrar paisagens lindíssimas! Usem calçado adequado (montanhismo), tragam água e farnel e respeitem os caminhos assinalados. Digam sempre a alguém onde vão, pois em alguns pontos não há rede de telemóvel.

Vista do Pico do Castelo ao entardecercfb_543463.jpg


7. Praia de Porto das Salemas: não posso deixar de dizer a Bênção que foi visitar esta Praia na costa Norte. O taxista bem nos avisou: teríamos uma descida íngreme de 10 minutos até à praia e depois uma subida de 20 minutos num local com pouca rede de telemóvel. Mas o esforço valeu cada gota de suor! Chegamos em maré baixa a esta Praia de areia amarela com baixios calcários. Aqui formam-se poças de água quente que servem de berçário para peixes, camarões e algas! Foi fantástico descobrir tanta vida naquele local. E ao final da tarde, à medida que enchia a maré pudemos, mergulhar nas águas mais límpidas que alguma vez mergulhei! Valeu mesmo a pena!

Porto das Salemas em maré baixacfb_543459.jpg


8. Praia de Porto dos Frades: se gostam de praias desertas como eu, deixo-vos a sugestão desta praia na costa Este da Ilha. É uma praia de calhau também com areal, repleta de vegetação devido a um ribeiro que lá desagua, emoldurada por montanhas. Mais uma vez, local com pouca rede de telemóvel.


9. Casa da Serra: apesar de ser habitação destinada a alojamento local, este edifício em pedra representa as casas típicas do Porto Santo e permite-nos viver a pacatez e a ruralidade (por vezes dura) da vida na Ilha. O terreno árido, os burritos que serviam de principal meio de transporte, tudo nos faz pensar como sobreviveram as gentes desta terra até aos dias de hoje. Peçam ao vosso taxista para pararem por lá na vossa excursão!


10. Miradouro da Portela e os Moinhos: neste miradouro cuja vista se estende desde o Porto e a Marina até a toda a extensão da Praia do Porto Santo, situam-se ainda velhos moinhos de vento (agora desativados), que serviam para moer trigo e outros cereais que eram vendidos e exportados nos barcos que se dirigiam para as Américas. Permite fotos super instagramáveis ao pôr do sol!


Apesar da ilha ser pequena e todas estas atrações se verem numa excursão de um só dia, viver a ilha com calma e pacatez é do melhor que há! Experimentar praias diferentes todos os dias, restaurantes diferentes e absorver a cultura desta gente que é tão diferente da cultura Madeirense e Portuguesa. Venho de lá bucólica e apaixonada!Espero que gostem também!



39 respostas

  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! O debate está fantástico. Muito obrigada pelo carinho e dedicação que colocaste neste debate. Vão ser muito útil na minha lua de mel. Prometo que quando chegar faço um debate com muitas fotos, para incentivar outras noivinhas a passarem a lua de mel nessa fantástica ilha. Portugal é maravilhoso e tem sítios fantásticos!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta! Obrigada pela tua partilha! Devem ter sido umas férias fantásticas! Eu quero voltar para a ilha, e tu? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina! E agora podes ir directamente para o Porto Santo! Estava-se tão bem lá! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estivemos na Madeira a 2 anos e temos mesmo muita pena de nao termos conseguido ir a Porto Santo mas ja nao havia bilhetes para o barco, corremos tudo mas ja tava tudo esgotado 😢😢 mas prometemos voltar a Madeira e desta vez nao vamos deixar acabar os bilhetes 😉
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, concordo inteiramente com o que a milinha informou. É uma ilha fantástica. Nós corremos a ilha de moto 4 que podem alugar pêro do centro de Porto santo. Na altura foi 40€/dia (combustível por nossa conta) temos de entregar com o depósito cheio que foi como foi entregue, sendo que combustível ficou 10€. Ficamos com a mota 2 dias. Corremos a ilha incluindo de noite, para termos a perspectiva dos dois cenários, foi romântico😘.
    O facto de teres uma ilha com duas partes completamente distintas, uma praia e história, a outra selvagem, paisagens lindíssimas, natureza no seu maior esplendor.
    Bjinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até eu fico triste por deixar passar sítios tão lindíssimos no nosso país ao lado de soluções de Lua de Mel massificadas! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que bonito debate 😊. Acho que ajudará a quem ainda não sabe bem onde ir de lua de mel ou mesmo de férias. Alguém que tenha um orçamento mais em conta ou que queria conhecer melhor o nosso Portugal 😉. Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração