Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Custos vs. Presentes

Lady in Red, a 19 de Abril de 2019 às 16:15

Publicado em Fórum Recém-casad@s 83

Boa tarde queridas noivas Hoje trago-vos um debate e que, peço desculpa, pois deveria de ser o "O que mudaria e faria igual" mas esse exige mais tempo e paciência para o escrever decentemente. Assim sendo, optei por vos trazer um debate que foi muito votado, pois é um dos pontos que mais...

Boa tarde queridas noivas Smiley kiss

Hoje trago-vos um debate e que, peço desculpa, pois deveria de ser o "O que mudaria e faria igual" mas esse exige mais tempo e paciência para o escrever decentemente. Assim sendo, optei por vos trazer um debate que foi muito votado, pois é um dos pontos que mais desperta curiosidade e, ao mesmo tempo, é um assunto meio tabu... Dinheiro!

giphy.gif


Eu e o noivo dividimos todos os gastos do casamento, ele pagou os convidados da parte dele e eu os meus, ele o fato e eu o vestido... Só dividimos os fornecedores (ex. fotógrafo), lua-de-mel, ... Digo-vos isto porque irão perceber a diferença que existiu entre ambos, sendo o mesmo casamento!

giphy.gif


Antes de mais, não tive envelopes vazios mas apenas um caso, completamente justificado, que não deu prenda. Do que recebi, deu para pagar 62% da refeição na quinta. Saliento a parte da refeição, pois algumas pessoas consideram que já posso ter incluido o animador, mágico, etc etc. Não, falo mesmo dos custos com a quinta, cujos custos rondaram os 25% do orçamento total da minha parte.

Não esperava cobrir o valor da quinta mas também não esperava que a diferença fosse tanta. Assim sendo, os presentes cobriram cerca de 15% do total do casamento. Chocadas? Pois, tive algumas pessoas a disserem-me que iria ficar a ganhar dinheiro com o casamento, aliás que conseguiria acabar de mobilar a casa e até comprar um carrinho, LOL. Felizmente, nunca fizemos contas a ajuda de outros! E este é dos maiores conselhos que posso dar a recém-noivas.


giphy.gif

O noivo, pelo contrário, teve ótimas prendas, inclusive de pessoas que nem foram convidadas ou que não poderam ir ao casamento. Ele teve uns 3 casos que o que deram não cobriu a refeição e eu tive apenas 3 casos em que os presentes cobriram a refeição...


Conclusão da história... Se me arrependo de algo associado a isso? Não. Várias pessoas nos tem dito que casar é um desperdício de dinheiro e eu digo que não, mesmo tendo investido um valor bem considerável. Aliás, adorava renovar os votos daqui a 10 anos Smiley heart


Este debate pode não ser propriamente útil, pois cada caso é mesmo um caso e, para além disso, não entrei em detalhes numéricos, principalmente porque várias pessoas convidadas são usuárias ou visitam o site. No entanto, qualquer dúvida, deixem nos comentários ou enviem mensagem privada. Beijinhos


giphy.gif

83 respostas

  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é uma questão de sorte, o melhor é não ter muitas espetativas
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa. Gostei muito deste debate. Acho que vai ajudar muitas noivas. Além disso, é importante falar destes assuntos para “alertar” as noivas que estão a começar agora e que podem estar a contar com as ofertas dos convidados para ter o seu dia de sonho. Eu não estou a contar com isso. Tenho perfeita noção que alguns irão dar um pouco mais e outros um pouco menos, o que é normal. Estamos a trabalhar para pagar o nosso casamento, consoante o nosso gosto e a nossa carteira. Atrevo-me a dizer que em princípio teremos entre 5% a 10% de ajuda por parte dos nossos pais o que já é muito bom mas o restante seremos nós. O que vier de ofertas, será muito bem vindo mas não estou a contar que pague o casamento pois essa não é a realidade. Em relação a envelopes vazios, espero não ter essa surpresa mas também tenho que ter isso em mente. Beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, ótima ideia. De facto nem pensar que o dinheiro das prendas possa ajudar a pagar alguma coisa porque se assim fosse eu estava tramada para pagar. Se tivemos convidados que nos deram ótimas prendas? Tivemos. Mas também tivemos os que não pagaram o prato que comeram. Por isso, no fim das contas, o melhor mesmo é, como tu dizes, não ficarmos a fazer contas a esse dinheiro.

    Mas felizmente não tive nenhum envelope vazio. Todos com mais ou menos possibilidades ofereceram alguma coisa.

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa ! Que debate ótimo, o Bruno sonha muito que vamos trazer muito dinheiro para Londres depois do casamento, eu já não penso tanto assim, acho que há pessoas que não vão dar o valor todo e vamos ficar a perder em alguns casos.

    Quanto aos envelopes vazios, acho que vou ter dessas situações no meu casamento e melhor, vem de família 😮 o que choca ainda mais ! Enfim, espero estar enganada mas tenho feelings e normalmente acerto sempre neles !

    Beijinho
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo 100% contigo. Acho de muito mau tom e não vou gostar nada se me acontecer o mesmo. Prefiro que digam directamente que não conseguem oferecer nada, e nós percebemos. Até porque conseguimos encontrar a pessoa pelos nomes nos outros envelopes.

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Virgina. Também, talvez culpa da loucura dos preços que são praticados atualmente... Felizmente, não nos aconteceu e olha, nem estivemos atentos, sou sincera mas acho que iamos lá pela exclusão de partes... Não iamos dizer nada, mas se calhar no futuro levava a mesma prenda. Presente é um miminho dos convidados, dá quem quer mas "gozar" com a cara dos noivos nesse sentido... É que não mesmo. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia. Concordo completamente! Também dividimos em envelopes o que tinhamos de pagar a alguns fornecedores, foi algo muito útil. Beijinhos e felicidades para ti tbm Smiley kiss

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. Infelizmente, há imensa gente a pensar assim... Acho que é um mito e poucas pessoas não se sentem à vontade para contrariar esses lemas e dizer: Fiquei entalada porque achava que as prendas iam pagar o casamento e afinal não!

    Concordo com o que disseste, completamente, é uma prenda e não uma obrigação dos convidados. Quis trazer este debate mais para alertar quem acredita que se ganha dinheiro com o casamento... Foi um dos debates mais pedidos aqui pelas noivinhas.

    Há casamentos para todos os bolsos, gostos e etc, é preciso é pesquisar muito bem e ter bom senso em tudo. Por vezes, não é fácil, o meu dos casamentos é aliciante.

    Beijinhos e obrigada pelo teu comentário Smiley heart

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Andrea. Diz isso quem não casou, ahah. Ouvi mesmo imensas vezes que ia ficar a ganhar dinheiro, LOL, e quem disse, tem piada, nem pagou o dinheiro da refeição... quanto mais Smiley xd Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. Penso que fazes bem, experiência de casada. O que vier, se for a mais, ufffa, será fantástico e certamente, muito bem investido... Aliás, quase tudo tem de ficar pago antes, por isso o dinheiro tem mesmo de existir antes Smiley xd Vejo pessoas a ficarem mal com essas incertezas ou falsas expectativas... Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. Sim, concordo, ou porque convidam para padrinhos e mesmo convidados aquelas pessoas muito qu€€€€ridas Smiley laugh

    Sim, compreendo o que disseste mas é taaaao variável... Eu e o noivo tivemos imensa diferença e foi o mesmo casamento, por ex.

    Mas espero que tenhas sorte nesse sentido! Beijinhos

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate Lady! Eu tenho visto que cada vez mais as prendas já não são suficientes para "cobrir" o casamento, e nós também não estamos à espera disso. Os envelopes vazios são o nosso verdadeiro medo, temos ouvido cada vez mais casos destes e temos algumas pessoas que são capazes de o fazer Smiley sad

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla. Obrigada e é verdade. Aliás, tive uma amiga a insistir que todos os casamentos a que ia, lhe diziam que tinham lucro e que faziam X e Y com o dinheiro, felizmente sempre fui muito racional... Penso que fazes bem, mais vale jogar pelo seguro do que ficarmos apertados e até magoados pelas expectativas que podemos ter criado. Beijinhos

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate. Obrigada por trazeres um tópico tão importante à comunidade. O teu exemplo serve para termos noção de que não podemos ficar pelo que nos dizem porque cada caso é um caso.
    Os meus pais costumam dizer para não me preocupar com esse aspeto que as pessoas pagam o seu prato mas tenho perfeita noção que não é bem assim.
    De qualquer forma não estou a contar com isso tal como sugeriste. Havia muitas coisas que gostaria de ter e não vou ter justamente porque não estou a contar com as prendas.
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo teu testemunho Lady, acredito que nos casos em que há lucro com o casamento é porque os pais/familiares pagam a maioria do casamento ou então porque optam por um orçamento bem pequenino e em vez de escolherem um fotógrafo de 1000€ escolhem um de 250€... obviamente quem escolhe tudo do patamar mais “alto” não pode esperar que fique com o casamento pago com as prendas dos convidados, se forem mais constritos no orçamento e escolherem os fornecedores mais Low cost com muitos diy até podem ter essa esperança , eu própria tenho essa esperança e os meus amigos todos afirmam que as prendas superaram os custos... só vendo pra crer 😉 obrigada pela partilha 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa. Sim de facto fiquei chocada com a diferença entre as tuas prendas e as do teu marido. Já estava mentalizada que num casamento não se ganha dinheiro e que não podemos contar com as prendas de ninguém. Por isso só agora conseguimos pensar em casar. Mas vamos ter que respeitar muito bem o nosso orçamento! Bjs e mais uma vez obrigada!
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate. Quando se casa já devemos ter o dinheiro para pagar tudo e não estar à espera do que os convidados vão dar. Há sempre algumas surpresas com as quais não contamos ou não imaginamos. Vou casar pela segunda vez e já tive algumas dessas surpresas há 17 anos no meu primeiro casamento. Desta vez o dinheiro que é preciso já está todo dividido por envelopes, para pagar aos fornecedores que ainda não pagamos. Se nos derem alguma coisa, será bem vindo, se não já estamos precavidos. Obrigada pela partilha, vai ser muito útil para as noivinhas. Felicidades!!!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa. Parabéns pelo debate. Este assunto realmente é muito tabu ainda e acho que há muita gente que acha que quem casa sai sempre com os bolsos cheios de dinheiro. LOL

    Acho que o importante a salientar é que nem todos os convidados podem dar um valor elevado de prenda e também que os convidados não têm que pagar a boda aos noivos. Ou seja, se eu quiser fazer um casamento à rico em que cada refeição fica a 200€ a cabeça, os meus convidados não têm culpa. E infelizmente há muita gente que pensa assim.

    Sou como tu, eu vou pagar o meu casamento com o nosso dinheiro conjunto e algumas ajudas que vamos ter (também vamos dividir mais ou menos como vocês). Se der para pagar com as prendas? Óptimo. Se não, paciência. Afinal, nós é que decidimos casar, nós é que decidimos o orçamento e não podemos estar à espera que cada convidado chegue ao fim com um envelope recheadinho de notas de 500€ (quem dera! Smiley xd ).

    Por isso acho este debate muito importante, para trazer à luz do dia que os noivos devem fazer o casamento consoante as suas possibilidades. Há sempre coisas que podemos dispensar ou procurar uma opção mais em conta. Ás vezes temos apenas que ajustar os nossos sonhos ao nosso bolso. E falo por experiência própria porque sou muito sonhadora e já estou a tentar alguns banhos de realidade.

    • Responder
  • Andrea
    Super Noiva Agosto 2020 Mesão Frio
    Andrea ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lady,
    Já ouvi muitas vezes esse comentário que casar é um desperdício de dinheiro, mas também penso que nao é ... É bom ter o teu "resultado" sobre isso porque também já ouvi que íamos "ganhar" muito dinheiro com o casamento. É claro que não estamos a pensar em pagar o casamento com as prendas e muito ter lucro 😂. Obrigada pelo debate, um beijinho 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração