Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Custos vs. Presentes

Lady in Red, a 19 de Abril de 2019 às 16:15

Publicado em Fórum Recém-casad@s 83

Boa tarde queridas noivas Hoje trago-vos um debate e que, peço desculpa, pois deveria de ser o "O que mudaria e faria igual" mas esse exige mais tempo e paciência para o escrever decentemente. Assim sendo, optei por vos trazer um debate que foi muito votado, pois é um dos pontos que mais...

Boa tarde queridas noivas Smiley kiss

Hoje trago-vos um debate e que, peço desculpa, pois deveria de ser o "O que mudaria e faria igual" mas esse exige mais tempo e paciência para o escrever decentemente. Assim sendo, optei por vos trazer um debate que foi muito votado, pois é um dos pontos que mais desperta curiosidade e, ao mesmo tempo, é um assunto meio tabu... Dinheiro!

giphy.gif


Eu e o noivo dividimos todos os gastos do casamento, ele pagou os convidados da parte dele e eu os meus, ele o fato e eu o vestido... Só dividimos os fornecedores (ex. fotógrafo), lua-de-mel, ... Digo-vos isto porque irão perceber a diferença que existiu entre ambos, sendo o mesmo casamento!

giphy.gif


Antes de mais, não tive envelopes vazios mas apenas um caso, completamente justificado, que não deu prenda. Do que recebi, deu para pagar 62% da refeição na quinta. Saliento a parte da refeição, pois algumas pessoas consideram que já posso ter incluido o animador, mágico, etc etc. Não, falo mesmo dos custos com a quinta, cujos custos rondaram os 25% do orçamento total da minha parte.

Não esperava cobrir o valor da quinta mas também não esperava que a diferença fosse tanta. Assim sendo, os presentes cobriram cerca de 15% do total do casamento. Chocadas? Pois, tive algumas pessoas a disserem-me que iria ficar a ganhar dinheiro com o casamento, aliás que conseguiria acabar de mobilar a casa e até comprar um carrinho, LOL. Felizmente, nunca fizemos contas a ajuda de outros! E este é dos maiores conselhos que posso dar a recém-noivas.


giphy.gif

O noivo, pelo contrário, teve ótimas prendas, inclusive de pessoas que nem foram convidadas ou que não poderam ir ao casamento. Ele teve uns 3 casos que o que deram não cobriu a refeição e eu tive apenas 3 casos em que os presentes cobriram a refeição...


Conclusão da história... Se me arrependo de algo associado a isso? Não. Várias pessoas nos tem dito que casar é um desperdício de dinheiro e eu digo que não, mesmo tendo investido um valor bem considerável. Aliás, adorava renovar os votos daqui a 10 anos Smiley heart


Este debate pode não ser propriamente útil, pois cada caso é mesmo um caso e, para além disso, não entrei em detalhes numéricos, principalmente porque várias pessoas convidadas são usuárias ou visitam o site. No entanto, qualquer dúvida, deixem nos comentários ou enviem mensagem privada. Beijinhos


giphy.gif

83 respostas

  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Filomena, comigo também não pagaram a refeição. Tivemos vários convidados que não se fizeram pagar do que comeram. Por isso o melhor é mesmo ir de mente aberta.

    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Realmente! Fogo uma pessoa ñ tem mesmo noção
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que o teu debate é bom para mostrar isso porque sinceramente mesmo no meu círculo vejo que as pessoas têm essa ilusão 🤔 beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa! Adoro estes teus debates com as percentagens! Sempre muito bem detalhados e da.nos uma perspetiva muito realista! No nosso caso vamos mesmo dividir ao meio.. Mesmo q o noivo tenha o dobro dos meus convidados optamos por dividir.. Também sabemos é estamos mais q a espera que os presentes não paguem a quinta.. Esperomos que pelo menos pague metade.. A ver como corre
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fico atónita com o que contas: 15/16 anos achavam que pagavam menu de criança? Sinceramente... acreditarão mesmo nisso?! 😆 Beijinhos
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é excelente. Infelizmente, eu e o noivo não tivemos essas possibilidades nos últimos casamentos a que fomos... Pois era apenas ele a trabalhar e com todas as despesas da casa e casamento e um deles foi em Lisboa. Olha, por ex, havia gente que pensava que com 15/16 anos ainda se pagava menu de criança Smiley surprise Tbm sou contra o endividamento para casar. Beijinhos

    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enquanto convidada, quando comecei a ter algum tipo de consciência, nunca dei menos de 125€. Já há alguns anos que não dou menos de 150€ para garantir que pago a minha refeição e, se possível, que ajudo um pouco no resto da despesa que os noivos tiveram. Mas lá está, só agora a organizar o meu casamento é que tenho noção que o preço por convidado supera em muito apenas o preço da refeição. 50€ acho um disparate de pouco mas também entendo que se for uma família com alguns membros e que não ganhem bem, não deixa de ser um "rombo" no orçamento. Assim é mais fácil de entender porque no fim do dia o que tu queres são aquelas pessoas lá! "Contas feitas" chegas a uma boa conclusão: que o que importa é a vossa felicidade, que o dia tenha valido a pena e que as pessoas não se endividem para casar a pensar no retorno. Isso é a grande mensagem da tua partilha que a torna tão importante. Obrigada 😘
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Filomena. São mesmo decisões, o que importa é que o casal esteja de acordo, nessas e noutras situações. No nosso caso, não causou confusão nenhuma em termos de contas, o único que pode ter sido mais complicado foi a quinta mas em 5 min chegou-se logo ao valor, ahah.

    As prendas pagaram 62% da refeição e 15% da despesa total, isto para ilucidar quem pensa e diz que casar é ganhar dinheiro Smiley xd Acho que tive muitos convidados da era dos 50 euros por pessoa, por ex. Para além disso, apesar de haver o socialmente insituído, o que não posso deixar de concordar, a verdade é que nada é obrigatório, né...

    Mas pronto, estou feliz, é o que importa Smiley heart Beijinhos e obrigada pelo comentário

    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós também vamos dividir o custo do casamento mas não como fizeste. Vamos dividir mesmo tudo. Ou seja, tudo o que seja um custo do casamento será suportado pelos dois: o meu vestido, o fato dele, a minha maquilhagem e cabeleireiro, etc. Incluindo os convidados, que neste caso ele tem bem mais convidados do que eu. Mas também será a dividir, se ele tiver 70 convidados e eu 30, pagaremos os dois metade da despesa dos 100 convidados. Achei mais simpático assim porque sinceramente não queria estar a ver quais eram os convidados dele e os meus uma vez que os dele eu também gostava que estivessem presentes 😀 Mas confesso que esta parte é sempre meio chata porque pode ser mesquinho estipular quem paga o quê. Preferi evitar isso 🙈 Conclusão: todas as prendas serão para abater à despesa, independentemente dos convidados que deram mais ou menos serem dele ou meus.
    Muito obrigada pela partilha. Concordo contigo, não devemos fazer contas a algo que podemos vir (ou não) a receber mas confesso que também me surpreendeu ter sido apenas 15% do casamento porque já ouvi que as prendas suportam, pelo menos, o preço da refeição. Diria até que é o socialmente instituído. A tua "prenda" enquanto convidado procura suportar o preço da refeição.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. Concordei com tudo o que mencionaste, principalmente quando falaste da sequência das coisas... Não sonhavamos casar mas chegou a uma altura que sentimos que farei sentido Smiley heart

    E sim, há gente que o consegue fazer mas simplesmente não o quer, também senti um pouco isso, sou sincera mas isso fica na consciência de cada um, até porque dar presente não é obrigatório mas pronto...

    Pensava que iria conseguir uns 80% da quinta mas nem isso mesmo, mas pronto, já está, já passou e foi um dia feliz. Para além de toda a vertente conjugal, que é o mais importante, fiquei a sentir com quem posso ou não (especialmente esta parte) contar. Beijinhos

    • Responder
  • Anaa
    Super Noiva Outubro 2019 Braga (Concelho)
    Anaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa. Obrigada pelo teu debate neste que é um assunto tabu - sinceramente sem muita razão para o ser.
    Eu tenho uma opinião muito própria sobre esta questão e sei que nem toda a gente tem a mesma opinião que eu e pensam de forma diferente. Que seria do azul se todos gostássemos do amarelo? 😂
    Quando alguém me convida para um casamento à partida é porque sou importante para essas pessoas e fazem gosto que eu esteja presente e portanto eu também faço gosto - se puder como é óbvio - ajudar no “início” de vida a dois (que hoje em dia em muitos casos já não é início) dos noivos.
    sei que há muita gente a pensar que casar é um luxo, que casar é só para ricos, mas não é bem assim... um casamento é muito caro, já todas sabemos. E mesmo que se poupe aqui ou ali, vai ser sempre uma grande despesa! Mas para mim casar é muito mais que um simples luxo ou um simples querer! Não caso para ser bonito, caso porque para mim a sequência das coisas fazem sentido ser desta forma e para mim vida a dois deve ser selada com este passo. Não me interpretem mal, nada contra com quem não casa e vive junto! Frizo mais uma vez que PARA MIM é que faz sentido ser desta forma.
    Quando vou a algum casamento tento sempre cobrir e mais um bocadinho a minha parte, para que sobre uma ajudinha para o início dos noivos (que é sempre muito complicado) - principalmente se tiverem com casa ao mesmo tempo, tipo eu!
    É óbvio que se escolhem uma quinta onde o menu é de 100 ou 150 se calhar têm que perceber que para muita gente não é possível cobrir o valor.
    Agora também há muita gente que tem possibilidades de ajudar e não o faz por ser, como se diz na minha terra, mão de vaca! 😂 ninguém tem que esperar nada por parte dos convidados, mas, na maior parte dos casos, se as pessoas que PODEM tiverem noção acredito que pelo menos 70% do valor da quinta consegue ficar paga.
    Mas falo ainda com a experiência de outras pessoas e não minha! Quando chegar a minha vez prometo um debate sobre isto. Beijinhos
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Alexandra. Esta é a minha realidade, um pouco negra mas pronto... Um dos exemplos, e acho que cada vez mais, caso em que casar não dá dinheiro, como dizem por ai. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carina. A sério? Isso nunca tinha ouvido. Exatamente, ainda existe muito a ideia dos 50€ por pessoa, disse isso noutro comentário. Também separamos algumas despesas em envelopes e isso ajudou bastante. No meu caso, ficou um fosso mas pronto. Muito bom, a madrinha que era da minha parte, por ex, não me ajudou com nadinha, deu-me presente como uma convidada normal, por assim dizer. Fiquei bastante triste... Não é obrigatório mas pronto, deves compreender o que digo. Beijinhos e bons preparativos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai milionária hehehe era bom era, se assim fosse todos casavam

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha ❤️ apesar de não contarmos com prendas para pagar o nosso casamento é bom saber a realidade dos factos 😍 beijinhos
    • Responder
  • Carina
    Noiva Constante Abril 2019 Almeirim
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate e acho que faz falta, já ouvi muitas noivas iludidas de que os convidados pagam o casamento e sei de casos de gente que ao dia seguinte estava a pedir dinheiro emprestado para pagar o que faltava. Cada vez mais fica caro casar e partimos com uma expetativa e depois sai completamente ao lado. Quando comecei a organizar fazia contas a pagar 50€ por convidado e neste momento esse valor já praticamente dobrou, tenho dito que só quem está a organizar um casamento se apercebe do quanto as coisas são caras e inflacionados para o dia. É preciso muito jogo de cintura. No nosso caso optamos por separar o dinheiro para pagar as despesas, já tudo em envelopes separados por fornecedores e com uma MSG a agradecer terem feito parte do nosso dia. O que vier de prenda é para uma lua de mel mais tarde que será marcada consoante o valor que nos oferecerem. Sem grandes expetativas. Só levamos mesmo os mais próximos aquelas pessoas que de coração se pagam ou não pouco interessa queremos mesmo é celebrar com elas. Os nossos pais padrinhos e irmãs já nos ajudaram com a roupa, alianças, pormenores de decoração, impressões, já nos sentimos bastante gratos e ajudados por eles. Agora acho triste quando não existe frontalidade e envelopes vazios é tentar fazer os outros de parvos e totalmente desnecessário.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu compreendi. Viste o meu caso? Apenas 3 casais pagaram o que comeram e não foi por uma grande margem, daí a minha percentagem em termos de custo.

    Exatamente e que, na maioria das vezes, é a maioria da despesa... No meu caso foi, depende de imensa coisa mas os noivos (e convidados) tbm se esquecem disso.

    Não é que eles tenham de dar nada por obrigação mas há sempre alguns que comentam que vamos ficar uma espécie de milionários com aquele dia. Beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida. Eu tenho colegas de trabalho que disseram que receberam envelopes em branco. Eu felizmente não tive essa experiência mas também não posso dizer que todos pagaram o que comeram. O que faz logo com que tenhas "prejuízo" (não no sentido literal da palavra porque eu não me casei por causa disso nem à espera de nada). E mesmo na hipótese de todos pagarem o que comeram há um outro tanto de despesas - fotógrafo, roupa dos noivos, animação, ...

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é mesmo o gesto de "enganar" que magoa e não a ausência do dinheiro, falo por mim. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. A maioria de surpresas desse género que ouço/leio é por parte de familiares... Ou porque são aqueles casos que nos marcam mais. Vamos a ver, o que importa é que não se esteja a contar com X dinheiro para, por ex, no dia seguinte ir à quinta pagar o que falta e depois nem se ter dinheiro na conta para tal. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina. Faço das tuas palavras e experiências, as minhas. É uma experiência subjetiva mas o mais importante é mesmo não contar com dinheiro que não se tem. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina. Obrigada por teres gostado do debate Smiley catface Concordo com tudo o que disseste, mesmo, espero que outras noivas leiam este comentário. Penso que algumas ainda são iludidas pelo "casar dá dinheiro"... Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente, nem quanto ao dinheiro nem quanto a outras várias coisas do GD. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No meu caso, foi parte do fotógrafo e, no dia seguinte, o que restava da quinta, que rondou 1/3 do valor. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Maria. Tens razão, nunca tinha pensado nessa perspetiva, sou sincera mas mesmo assim, considero uma atitude menos positiva... Obrigada e ainda bem que achaste o debate útil Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim mesmo porquê no meu caso a única coisa que vamos pagar após o casamento são as flores. Beijinhos
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Cátia Smiley smile Os teus cálculos batem perto dos meus, uns 200€ por pessoa para ficar a lucrar... Impossível tendo em conta os meus convidados e sabendo as suas possibilidades e, quanto a outros, formas de pensar como, por ex, pararem na era do 50€ por pessoa e já era muito!

    Exatamente, o que fica depois do dia é o sentimento, não o dinheiro... Isso ganha-se mas voltar a viver aquele dia, não Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Joana Smiley catface Beijinhos

    • Responder
  • J
    Super Noiva Agosto 2019 Anadia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate!
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2019 Vila Franca de Xira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um óptimo post teu! Tenho essa perspectiva..tenho ouvido o mesmo, que o casamento "dá dinheiro". Se fizer a mesma conta a quanto me vai custar cada convidado - quinta, papelada tipo convite e ementa, lembrança, mimos como as bolas de sabão etc, ronda facilmente os 100€. Portanto para termos 'lucro', sobretudo juntando tudo o resto de despesas (lua de mel, fatos, animação, maquiadora e cabeleireira etc etc) cada prenda por convidado teria de ser acima dos 200...claro que não esperamos nada disso. Na verdade acho que queremos o que todos os noivos querem: que seja um dia cheio de coisas boas e as pessoas se divirtam. O resto é bónus 🙂
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca tinha ouvido falar de envelopes vazios até pensar casar. Uma amiga contou me que teve envelopes vazios. E aqui tbm já ouvi histórias disso.
    Acho muito triste que alguém tenha essa coragem. Eu não dei prenda a essa amiga, porque não podíamos mesmo. Estavamos a passar uma fase má e fui dama de honor, o meu noivo, nem tinha fato nenhum na altura, fizemos uma despesa grande para ir ao casamento deles e eles sabiam. O noivo é o melhor amigo do meu noivo (perceberam 😂). Por isso eles estavam por dentro e sabiam que não podíamos dar nada.
    Mas daí a dar um envelope vazio, só para parecer aos outros que demos algo... Fiquei muito envergonhada de estarem todos a dar algo e nós nada. Mas eles sabiam e isso é que me importa.

    Acho que por isso é que devem dar os envelopes vazios, para parecer aos outros que deram e não ficarem mal vistos... Mas enfim.

    O teu debate foi muito útil para alguns casos. Honestamente no meu não espero nada 😂 até porque tenho dito que não quero nada.

    Beijinhos ❤️
    • Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa!
    Este é um ótimo debate sobre um tema... Tabu, como dizes e bem!
    Nem todos os casos são iguais e nós tivemos bastante sorte...
    Antes do dia tínhamos pago 2000 euros pra quinta, coro, animador, animadora dos miúdos, 20% do fotografo e a lua de mel.
    O vestido foi prenda dos meus pais e o fato dos pais dele.
    Alianças fomos nós bem como flores da Quinta. As da igreja foi a minha mãe pq ela faz parte da equipa q ornamenta todo o ano a igreja.
    Em cerca de 210 convidados, tivemos uns 5 q não pagaram o que comeram... Sendo que o nosso menu por pessoa era de 87,5€.
    Os convidados do noivo tb foram mais generosos q os meus, inclusive os q n puderam ir e fizeram questão de nos dar qq coisa...
    No final final... Retiramos dinheiro pro fotógrafo e ainda ficamos com algum... Mas isto pq tínhamos já bastantes coisas pagas e é inegável a ajuda dos pais com as vestimentas...
    Mas cada caso é um caso... Ah e tb n tivemos envolopes vazios... Thanks God!
    Beijoca
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração