Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Custos vs. Presentes

Lady in Red, a 19 de Abril de 2019 às 16:15 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 83

Boa tarde queridas noivas Smiley kiss

Hoje trago-vos um debate e que, peço desculpa, pois deveria de ser o "O que mudaria e faria igual" mas esse exige mais tempo e paciência para o escrever decentemente. Assim sendo, optei por vos trazer um debate que foi muito votado, pois é um dos pontos que mais desperta curiosidade e, ao mesmo tempo, é um assunto meio tabu... Dinheiro!

giphy.gif


Eu e o noivo dividimos todos os gastos do casamento, ele pagou os convidados da parte dele e eu os meus, ele o fato e eu o vestido... Só dividimos os fornecedores (ex. fotógrafo), lua-de-mel, ... Digo-vos isto porque irão perceber a diferença que existiu entre ambos, sendo o mesmo casamento!

giphy.gif


Antes de mais, não tive envelopes vazios mas apenas um caso, completamente justificado, que não deu prenda. Do que recebi, deu para pagar 62% da refeição na quinta. Saliento a parte da refeição, pois algumas pessoas consideram que já posso ter incluido o animador, mágico, etc etc. Não, falo mesmo dos custos com a quinta, cujos custos rondaram os 25% do orçamento total da minha parte.

Não esperava cobrir o valor da quinta mas também não esperava que a diferença fosse tanta. Assim sendo, os presentes cobriram cerca de 15% do total do casamento. Chocadas? Pois, tive algumas pessoas a disserem-me que iria ficar a ganhar dinheiro com o casamento, aliás que conseguiria acabar de mobilar a casa e até comprar um carrinho, LOL. Felizmente, nunca fizemos contas a ajuda de outros! E este é dos maiores conselhos que posso dar a recém-noivas.


giphy.gif

O noivo, pelo contrário, teve ótimas prendas, inclusive de pessoas que nem foram convidadas ou que não poderam ir ao casamento. Ele teve uns 3 casos que o que deram não cobriu a refeição e eu tive apenas 3 casos em que os presentes cobriram a refeição...


Conclusão da história... Se me arrependo de algo associado a isso? Não. Várias pessoas nos tem dito que casar é um desperdício de dinheiro e eu digo que não, mesmo tendo investido um valor bem considerável. Aliás, adorava renovar os votos daqui a 10 anos Smiley heart


Este debate pode não ser propriamente útil, pois cada caso é mesmo um caso e, para além disso, não entrei em detalhes numéricos, principalmente porque várias pessoas convidadas são usuárias ou visitam o site. No entanto, qualquer dúvida, deixem nos comentários ou enviem mensagem privada. Beijinhos


giphy.gif

83 respostas

Última atividade por Lady in Red, a 30 de Abril de 2019 às 20:28
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não diria melhor. Quando olho para trás vejo um dia maravilhoso, não dinheiro a mais ou a menos

    • Responder
  • Isabel
    Noiva Constante Julho 2018 Gondomar
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sim, não tenho razão de queixa nenhuma mesmo! Aliás, na verdade, nem contava receber tanto! Mas honestamente, acima de tudo, acho que o que efetivamente importa é o dia e a alegria que ficará para sempre de cada vez que o recordarmos Smiley smile

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Isabel. Muito bom ainda assim Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Isabel
    Noiva Constante Julho 2018 Gondomar
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Relativamente ao nosso casamento... Realmente, as prendas dos convidados para ambos cobriram aproximadamente 45% do casamento! Não foi mau de todo, mas não enriquecemos obviamente! Não se pode mesmo estar a contar com prendas a mais para o dia do casamento, não mesmo!

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada novamente Mariana Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoro estes debates da verdadeira realidade das coisas!!!

    Obrigada pela partilha Smiley kiss

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acredito que um dia tbm me venham pedir ajuda e adorei, apesar do trabalho, mas para os outros também é mais fácil porque não tem tanto a componente emoção. Adorei essa da empresa Smiley xd Beijinhos

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também adorava passar pelo processo de planear. Já tenho convite para um casamento de amigos que já me vieram pedir ajuda e até fiquei animada 😄 entretanto vou pondo a energia a planear eventos da empresa (já que o dinheiro não é meu eheh)
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A nós também. Até porque acho de muito mau tom. Preferia que viessem ter comigo e dissessem que não podiam dar do que fazer isso.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, essa dos envelopes em branco é chocante, há pessoas que não acreditam em mim quando conto! Pelo menos, nisso, todas as pessoas nos respeitaram. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ester. A mim fartaram-se de dizer, e tbm li por aqui, o contrário mas felizmente não acreditei e as minhas contas bateram certo até, Beijinhos

    • Responder
  • Ester
    Noiva Constante Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre me disseram isso
    Nunca se recupera o valor gasto, algumas vezes, raras, consegue cobrir se o valor da refeição, mas nunca o casamento completo
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida. Eu teria adorado levar a nossa família inteira, a da parte do meu marido principalmente. Mas imagina com uma avó que teve 12 filhos a quantidade de tios e primos é enorme. Não há orçamento que resista! Tivemos mesmo que restringir a lista apenas aos que nos são mais chegados.

    Mas no geral eu não me posso queixar. Tivemos muito boas surpresas e não tivemos nada em branco que era o que tantos nos avisaram. Como não estávamos a contar com esse dinheiro aproveitámos.

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha, nem de propósito: A minha mãe era uma das que dizia que ia ficar a ganhar com o casamento. Virei-me para ela e disse: Para ganhar com o casamento, cada convidado tinha de dar xxx euros, tu darias isso? Respondeu logo que não e ficou chocada.. Se calhar, algumas pessoas mereciam ter mesmo sabido o quanto me saiu por pessoa, apenas para não ficarem a achar que agora vou comprar X objeto com o dinheiro delas Smiley xd Virei milionária, ahah, de amor Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia. Sempre soube que nunca ia ter lucro algum porque senti, desde cedo, essa falta de consciência mas obviamente que não me virei e disse quanto pagaria ou deixaria de pagar, pois se as pessoas realmente quiserem tomar conhecimento de quanto vamos pagar na quinta, por ex, têm como o fazer.

    A divisão que fizemos também foi propositada nesse sentido, pois foi ele que fez 95% do investimento na nossa casa, logo não queria que estar a pagar ainda mais coisas para mim... Ele ficou a ganhar X e eu fiquei a perder X ao quadrado mas não me arrependo, nem um pouco.

    Exatamente, claro que neste debate se fala de dinheiro porque é o objetivo direito mas existe tantos outros ganhos com o casamento. Ganhos na relação, em amizades, com a família, as aprendizagens, etc etc. Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Patricia
    Super Noiva Junho 2019 Évora (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cada detalhe é um gasto e se Formos dividir por convidado já não diziam essas coisas. Enfim...
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. Não tivemos grande sorte, por assim dizer, conforme o socialmente esperado e que algumas pessoas me disseram, mas sim, melhor do que nada! Não sabia, interessante... O que muitas pessoas se esquecem é que as despesas para com os convidados vai muito mas muito além da refeição. Convites e lembranças, são dois dos exemplos. Por isso é que me riu quando ouço/leio algumas pessoas a disserem que pagaram a sua parte. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. O meu marido teve um caso assim e ficamos Smiley surprise God, meu deus. Só isso foi um "boost" enorme para ele. Sim, apesar de todo o dinheiro, não me arrependo disso, não foi uma perda de dinheiro. Eu passaria novamente pelo processo de planear um casamento, pelas aprendizagens que retirei e pelo resultado em si, que foi ficamos bastante unidos e dar aquele grande passo. ahah, sim, também adorava fazer, até porque casamos com 10 anos de namoro, então queria comemorar quando fossem 20 de namorados e 10 de casados Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Catarina Smiley catface Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tive dois casos assim, mas foi uma prenda mesmo simbólica mas de enorme amor. E sim, talvez tive casos em que pensavam que crianças de X idade não pagavam nada e sim, já pagavam. Isso é muito bom mesmo, eu tive de cortar nos convidados por causa do dinheiro também... Lá está, não fiquei à espera de ganhar dinheiro, se não teria arriscado mas pronto, pode ser que faça uma renovação daqui a 10 anos Smiley laugh Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Tânia Smiley smile Faz sentido o método que escolheram, no nosso caso, eu não tenho ordenado, sou recém-formada e o noivo sim, então seria mesmo injusto ele suportar as despesas do casamento, da casa... Mas chegamos a um consenso, o que é o mais importante.

    Sou sincera e já o disse noutras vezes, não sou a favor de empréstimos, casar este ano ou no próximo, não dita o amor do casal. Mas, acima de tudo, o que importa é que ambos estejam bem e de acordo.

    Verdade, muitas pessoas terão se um dia chegar a sua vez ou de chegar à vez de pagar/ajudar o dos filhos ou assim. Obrigada pelo teu comentário. Beijinhos

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia, ainda estamos na fase dos preparativos portanto não temos muito a noção do quanto iremos gastar, mas tal como todas as pessoas aqui, somos nós que vamos pagar o nosso casamento - como já vivemos juntos à muitos anos não iremos dividir as despesas pelo número de convidados que cada um de nós tem mas simplesmente dividir tudo a meio (com muita contenção)...

    ...mas sim, o valor total do casamento assusta-nos bastante, primeiro porque decidimos casar em pouco tempo logo aquele timing para juntar dinheiro antes não foi dos melhores e estamos a usar as nossas poupanças dos últimos anos para pagar as despesas e mensalmente a esticar o nosso orçamento para conseguirmos meter mais algum de lado... se não nos entusiasmarmos muito julgo que será suficiente para pagar tudo no entanto estamos a fazer tudo muito cautelosamente porque não queremos pedir empréstimos!

    ...relativamente a presentes não estamos a contar com nada, da minha parte vão poucas pessoas e as poucas que vão têm dificuldades e compreendo o esforço que também estão a fazer para poderem ir; da parte do noivo talvez venha a receber alguma coisa mas julgo que não será suficiente para pagar nem metade do serviço da quinta.

    Vamos poupar dinheiro nalgumas coisas por exemplo o fato do noivo e as alianças serão oferecidas mas aparte isso, é tudo responsabilidade nossa!

    Áqueles que dizem que com o casamento se fica a lucrar bastante, não têm a noção de quanto as coisas custam e do trabalho que dá em organizar um casamento...

    • Responder
  • Catarina Vitor
    Noiva Curiosa Junho 2019 Porto (Concelho)
    Catarina Vitor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate! Nem me tinha lembrado disto!
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Outubro 2018 Madeira
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu pelo contrario achei que ia haver um fosso mais ou menos desse gênero de que falas, porque achava que na Madeira mas em particular na minha familia, não havia essa consciência de cobrir despesas e claramente ninguém tem noção dos preços... Por isso fui bastante mais comedida nas despesas do que desejaria, ou seja, houve coisas que queria ter que optei por não ter porque o orçamento não esticava e como disse antecipei que ia ficar mesmo a zeros no final ... E no fim o casamento pagou se quase por inteiro. Se formos contar com o facto do nosso irs este ano em separado e em conjunto ter uma diferença generosa, esse acrescimo chega mesmo a pagar o remanescente de défice do casamento.
    Mas foi por mera sorte, já que os pais dele e 5 outros convidados terem sido muito generosos.

    Se tivéssemos feito essa separação como fizeste, eu teria um défice muito grande e o meu marido ia ficar a ganhar bastante, porque para além de muito menos convidados os dele foram muito mais generosos (penso que pagaram 60% de tudo)..

    São opções e olha, foi lindo de certeza e aposto que farias tudo como fizeste novamente. O que importa é o resultado final. É um investimento como outro qualquer mas que tem muito mais significado para além do balanço final de dinheiro.

    Beijinhos
    • Responder
  • Patricia
    Super Noiva Junho 2019 Évora (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fico muito contente por vocês. Nós nao vamos ter tanta sorte.

    Envelopes vazios não acredito mas que a grande maioria não vai dar nada isso já eu tenho msid que certo pois as condições economicas não são as melhores.

    Aqui em espanha fiquei a saber á pouco tempo que quando entregam o convite já vem lá o preço por pessoa para que os convidados levem esse importe e a grande maioria das vezes até levam mais para dar como presente.

    Resumindo e concluindo... muitos acabam com o casamento e lua de mel complectamente pagos e outros que ainda sobra para mobilar a casa e etc.


    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por acaso as nossas prendas foram muito generosas. Tivemos também muitos familiares meus a enviarem prenda desde o outro lado do mundo que nos chocou tamanha generosidade.
    Todos deram algo se bem que avisamos muitas pessoas que não deveriam oferecer nada! Já tinham ajudado em muitos detalhes e já iam fazer um esforço para estarem presentes.
    Mas, como tu, não íamos a contar com as prendas para pagar o casamento. Poupamos durante dois anos para pagar a festa para a nossa família e amigos e foi um objectivo comprido, apesar do valor final 😄
    O que nos ofereceram vai ser investido para pagar a casa num quinto do tempo! E ficou o bichinho de fazer algo simbólico aquando de um número redondo como os 5 ou 10 anos de casamento 🤩
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Em primeira impressão diria-te que não paga o total. Imagina, nós tivemos casais a levar duas crianças que já não contavam para a quinta como crianças, por isso já pagaram por inteiro. Como no nosso caso até tivemos algumas pessoas que nos deram prenda mas não puderam estar presentes até conseguimos pagar essa parte. Mas se fosse apenas por aqueles que foram à quinta não tinhamos os lugares pagos.

    De qualquer forma no nosso caso a quinta foi paga pelos nossos pais. Os meus sogros pagaram os convidados do meu marido e a minha mãe pagou os meus. Tudo o resto é que foi exclusivo da nossa responsabilidade e claro que nesse caso nem pensar nas prendas.

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não, só deu para pagar 62% do que gastei nas refeições. Tive prendas muito baixas, pois o valor que paguei por pessoa não foi irrisório para o que é praticado atualmente. Beijinhos

    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo isso mas no bolo geral das prendas não deu para pagar a refeição? Não sei se me faço entender. Eu diria que pelo menos os convidados pagavam a refeição, ou seja, a refeição é 100€, um convidado pode pagar 50€ mas outro 150€ o que dá a refeição paga (não paga por cada convidado mas paga para ti). Confesso que achava que a refeição ficava mais ou menos paga ainda que o custo do casamento seja muitíssimo superior à refeição em si. Não escondo que isso é o que penso. E é com base nesse entendimento que sempre tenho agido enquanto convidada. No entanto, que fique claro que não estamos a contar com isso. O casamento vai ser pago integralmente por mim e pelo meu noivo. O que vier é ganho 💛
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel. O que importa é que estejam satisfeitos com o método de contas que escolheram Smiley smile Sim, a ver vamos, é algo imprevisível. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não sei, que coisa medieval, ahah, há pessoas que param no tempo mesmo... Eu, enquanto convidada, tento sempre ter uma ideia dos valores mas cada pessoa é uma pessoa. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal como no meu Alexandra e talvez essas ideias pré-feitas também tenha sido uma causa da baixa percentagem que tive, pois não paguei nenhum balúrdio por pessoa. Beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração