Olá Comunidade linda
Antes de mais, espero que se encontrem tod@s bem e em segurança. Apesar de estarmos cansad@s e desanimad@s com este vírus, é importante não descurarmos os cuidados!
Hoje, venho-vos falar do Cronograma ou Timeline do Casamento. Este pormenor, apesar de não ser dos aspectos mais importante no dia do casamento, mas planificar e organizar o vosso dia de casamento antecipadamente é meio caminho andado para termos uma festa com menos stress, menos imprevistos e, logo, com mais tempo para dedicares ao que realmente interessa: Aproveitar o dia com os teus amigos e família!
Antes do grande dia chegar há uma série de momentos que devem ser bem planeados para que tudo se encontre em sintonia, sem atrasar os que se seguem. Para tal, é fundamental, ter um esquema de timeline de casamento onde sintetizes todos os momentos mais importantes do vosso dia de casamento alocando a quantidade de tempo para cada atividade.
Muito importante: A timeline de casamento deverá ser um processo em aberto e deverão começar a organiza-la no momento em que marcarem a hora da cerimónia do vosso casamento. Relaxem! Planifiquem mas mantenham abertura para que a festa se desenrole naturalmente. Pequenos atrasos são perfeitamente aceitáveis e naturais. Por isso, não se preocupem de mais sob pena de não aproveitarem totalmente o teu dia de casamento!
Partilhem a vossa timeline com todos os fornecedores que possam estar envolvidos nos momentos definidos como importantes.
Deleguem a função de organização dos tempos no vosso dia a alguém da vossa quinta, wedding planner ou no limite a uma pessoa da vossa confiança (e.g padrinhos, damas, amigos, irmãos, etc).
Como executei o meu timeline?
Por aqui dividi em 3 partes:
1ª parte (antes da igreja) | Fornecedores envolvidos (maquilhadora, cabeleireira, fotógrafos, videografos)
Nesta fase, o desafio é conciliar a maquilhagem e o cabelo por forma a que às 10h, sensivelmente, esteja pronta para receber os meus fotógrafos e videografos. Pelo meio, tive que definir os timmings para a preparação da mãe e da madrinha que é a minha cabeleireira.
2ª parte (Igreja) | Fornecedores envolvidos (Florista, Coro, fotógrafos, videografos)
O timming para a florista decorar a Igreja, por forma a quando chegarem os primeiros convidados estar tudo pronto. Os momentos chaves serão geridos pelo coro, que me ajudarão na distribuição dos missais, a dar o sinal aos leitores quando devem ir ao altar e outras questões que com a adrenalina nem nos recordamos. Os fotógrafos e videografos terão indicações dos momentos e das pessoas de referência.
3ª Parte (após a igreja) | Fornecedores envolvidos (Quinta, animação, fotógrafos e videografos)
Este timeline foi construído com a nossa quinta o que nos facilitou muito a tarefa. Definimos a entrada na quinta, o momento de servir entradas, a entrada no salão, o serviço dos pratos, o que acontece " nos entretantos", quando vamos tirar fotografias sozinhos, o corte do bolo, a primeira dança, o atirar o bouquet e a abertura do buffet.
Após este processo enviámos aos restantes 3 fornecedores que já pediram algumas alterações, que termos de gerir, até à versão final. Desta forma, estarão todos em sintonia e com a mesma informação. Nesta fase, será a responsável da quinta a gerir as operações.
Podem fazer um esquema mais simplificado, para entregarem aos vossos convidados para que eles saibam o que vai acontecer a seguir.
Xi-