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Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Covid-19: Adiamentos vs Reembolso de Adiantamentos 📣💰⬅️

Telma, a 16 de Setembro de 2020 às 15:56

Publicado em Fórum Casamentos.pt 46

Brides & Grooms ❤️ Devido a toda esta pandemia, muitos foram os casais que se viram obrigados a adiar o seu dia C. Com isto, têm chegado alguns feedbacks de noivinhas que se têm deparado com o "abuso" por parte de certos fornecedores no que concerne a toda esta situação. Infelizmente, nós...

Brides & Grooms ❤️

Devido a toda esta pandemia, muitos foram os casais que se viram obrigados a adiar o seu dia C. Com isto, têm chegado alguns feedbacks de noivinhas que se têm deparado com o "abuso" por parte de certos fornecedores no que concerne a toda esta situação. Infelizmente, nós tivemos uma dessas experiências, e hoje decidi vir partilhar convosco (esperando que vos ajude caso necessitem).


Ora, como referi no debate de adiamento, Dos dois dígitos aos 407 dias, quando tivemos de adiar, o nosso maior desejo era conseguir manter todos os profissionais que havíamos contratado. Felizmente, de todo este leque, apenas o duo de violino + violoncelo que animaria o nosso corte de bolo não tinha disponibilidade para a nova data 🤷


Não havendo nada a fazer, tivemos de prescindir destes profissionais, pois não íamos "desperdiçar" todos os outros. Acreditando ser o mais justo para ambas as partes, solicitamos que nos devolvessem metade do sinal, dado que ninguém tem culpa desta pandemia e, por isso, não achávamos justo sermos os únicos penalizados. Contudo este pedido foi recusado e de forma abrupta, transcrevo "(...) apesar de compreender os adiamentos, os casamentos não foram suspensos, logo é uma decisão vossa (...)", o que acabou por nos causar uma certa indignação (gigante na verdade, porque enfim), não pelo valor em causa mas pelo completo desprezo face à nossa difícil decisão.

Mesmo tentando apelar ao bom senso, não só não chegamos a acordo como ainda fomos bloqueados no facebook e no telemóvel, o que nos impediu de continuar a ter algum tipo de relação/conversação.


Ora, não conformada com tudo isto decidi contactar o departamento jurídico da DECO, expor toda a situação e tentar perceber até que ponto seria possível conseguir o reembolso parcial, pelo menos.

Eis então a resposta:

"O sinal só é tratado como tal se as partes assim o entenderem, e em caso de incumprimento servirá de penalização contratual. Contudo, olhando para o art. 442º n.2 primeira parte do Código Civil, “Se quem constitui o sinal deixar de cumprir a obrigação por causa que lhe seja imputável, tem o outro contraente a faculdade de fazer sua a coisa entregue;” ou seja aqui no caso a causa não lhe é imputável, pelo que não deverá existir uma penalização.

No mais, o recibo emitido elenca pagamento de serviços, contudo tais serviços não existiram, pelo que poderá considerar-se enriquecimento sem causa por parte do músico em questão. O recibo poderia tratar e deveria como adiantamento para o pagamento de serviços.

Assim e face à alteração anormal de circunstâncias que levou à contratação que não lhe foi imputável, será legítima a resolução do contrato e a devolução do montante.

Contudo, dependerá sempre de um acordo negocial entre as partes, pelo que deverá abordar o respetivo músico para esta situação por escrito, ponderando estes argumentos."


Posto isto, contactei por outro número o fornecedor, transmiti toda esta informação e felizmente consegui o reembolso total do sinal, no mesmo dia. Acharia mais correto ter ficado 50/50, mas a forma como falou connosco quase como que a desprezar a nossa atitude de adiar, para salvaguardar a saúde pública, fez-me arrepender de ser "boazinha" 😂😂


Na verdade, acho que os fornecedores "abusadores" nem sequer tentam saber se a atitude que têm é legal. Não vou mencionar o nome da pessoa (apesar de me apetecer imenso para evitar situações futuras) porque no fundo, com este debate quis apenas partilhar e servir de alerta a todas as noivinhas que estejam em situação semelhante.

Tentem expor a vossa situação junto da DECO e talvez consigam resolver de forma mais agradável 💋

46 respostas

  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
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    Excelente debate sem dúvida alguma, obrigada 🙏🙏 e muitos parabéns pela atitude!! 😁😊
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  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
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    Que situação Telma! A bem ou mal, o que vale é que ficou resolvida da melhor forma para vocês. Ganhar dinheiro à custa da infelicidade dos outros é só desprezível.
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  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
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    Olá querida Telma,
    Que situação! Ninguém devia passar por estas situações já é tudo tão complicado, mas pronto. Ao menos tens os outros fornecedores excepcionais 😍
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  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
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    Que situação super chata Telma, que bom que depois desse stress todo conseguiste o reembolso total.
    Obrigada pela dica 😉😊🙌🏽
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  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
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    Olá Telminha! Como já disse por aqui, o nosso primeiro videografo fez-nos o mesmo quando adiámos. Também lhe escrevi um carta que transcrevia basicamente esses mesmos artigos e consegui que me devolvesse o dinheiro do sinal (para além disso também nos ofendeu 😂). Temos de nos defender, as pessoas não podem fazer como querem, nem nós nem eles, é por isso que existem leis.
    Obrigada pela partilha! Um grande beijinho 😘
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  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
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    O ridículo nesta história é como é que alguém se presta a ficar mal visto por €25 q era o valor que pediste (50%).
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  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
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    E eu estou a torcer por vós querida Joana! Vão conseguir 🤞

    Sim, sem dúvida! E sabes que os 50% que eu estava a pedir eram apenas 25€? Torna-se ainda mais escandaloso achar que alguém irá colocar em causa a sua fama como profissional por meia dúzia de euros! Mas pronto, cada um sabe de si!

    Obrigado 😍😘

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  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
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    Olá!

    Felizmente, até à data, ainda não tivemos que adiar e não foi necessário falar em adiamento. Contudo, é uma situação habitual pelos dias de hoje, que não se compreende. Os noivos que pretendem adiar, não querem adiar porque sim. Mas sim, por razões de seguranç, por questões familiares para poderem estar todos juntos e mil e uma razões que todos conhecemos. Infelizmente, parece que há fornecedores que não só pretendem ser gananciosos como ficar com "má fama", porque o passa a palavra é a melhor forma de publicidade e nestes casos, ficam logo "marcados" quando, poderiam ter outro tipo de atitude e sim, serem recomendados pelo excelente serviço de atendimento ao cliente.

    Quando há situações que não são claras, deveremos sempre procurar mais informação quer na lei portuguesa quer através da Deco (que são 5*).

    Muita força e que tudo corra pelo melhor! Smiley heart

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  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
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    Ver mensagem citada

    Fico feliz por não terem de passar por tudo isto, porque não o desejo a nenhum casal! Mas a verdade é que, pensando na segurança de todos os nossos convidados, foi a melhor decisão que tomámos, mesmo com estas pedras no caminho!

    Espero que isto lhes sirva de "lição" para não repetirem com outros noivos!

    Obrigado pelas palavras!

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  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
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    Concordo em absoluto Joana! E sim, acho que não estava destinado 🙏

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  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
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    Querida Telma,
    Felizmente sempre fomos noivos de 2021 e graças a Deus não estamos nesta situação terrível mas realmente não se compreende como é que este tipo de fornecedores pensa.
    Não se está aqui a falar de alguém que contratou um fornecedor por impulso, que se encantou com outro e decidiu quebrar o contrato assinado. A situação que vivemos é atípica e como tal todos os noivos e fornecedores deveriam ter o bom senso de ser justos tal como vocês tinham em mente. É realmente uma tristeza como somos os noivos ter-mos de correr atrás do prejuízo e em alguns casos não existir a maior flexibilidade por parte de alguns fornecedores. Porque se eles não terem culpa, os noivos também não engendraram um plano maquiavélico para estragar o seu dia de sonho. Dado que a empresa em questão se demonstrou com tanta "boa vontade", penso que tomaram a melhor atitude, pode ser que assim também repensem a situação e a forma como encaram esta situação difícil oara todos. Espero que encontrem um fornecedor às vossas boas intenções 🙂 um beijinho
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  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
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    Eu acho isso despresível da parte de um fornecedor, até mesmo de outra pessoa.

    No momento em que nos encontrámos ouvir uma resposta desta é de facto horrível, quando os casais estão a tentar fazer o melhor na situação em que estamos.

    Eu tive o meu casamento, mas como sabes foi com um numéro mais reduzido que alguns casamentos. Se tivesse um numero maior de convidados também teria tomado a decisão que muitos tomaram em adiar.

    Força Telma, pelo menos os teus outros fornecedores ajudaram. Temos que acreditar que esses fornecedores não estavam destinados a estarem presentes no teu casamento e irás encontrar algo muito melhor.

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  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
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    Ver mensagem citada

    É de facto frustante depois de toda esta situação ouvir, de forma desprezível, que só adiamos porque quisemos! Isso foi o mote!

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  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
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    Telma, haverá sempre pessoas a tentar ganhar com essas situações e não tem um mínimo de tacto para tratar com as pessoas.

    Apesar de entender a tua disposição a aceitar 50/50, se o problema vem dos fornecedores vocês não tinham que ficar prejudicados (mesmo que fosse um valor baixo). Como dizes até podiam ter resolvido isso de maneira mais simples.

    Fizeste muito bem em não baixar os braços e lutar pelo teu direito.

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