Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Covid-19: Adiamentos vs Reembolso de Adiantamentos 📣💰⬅️

Telma, a 16 de Setembro de 2020 às 15:56 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 46

Brides & Grooms ❤️

Devido a toda esta pandemia, muitos foram os casais que se viram obrigados a adiar o seu dia C. Com isto, têm chegado alguns feedbacks de noivinhas que se têm deparado com o "abuso" por parte de certos fornecedores no que concerne a toda esta situação. Infelizmente, nós tivemos uma dessas experiências, e hoje decidi vir partilhar convosco (esperando que vos ajude caso necessitem).


Ora, como referi no debate de adiamento, Dos dois dígitos aos 407 dias, quando tivemos de adiar, o nosso maior desejo era conseguir manter todos os profissionais que havíamos contratado. Felizmente, de todo este leque, apenas o duo de violino + violoncelo que animaria o nosso corte de bolo não tinha disponibilidade para a nova data 🤷


Não havendo nada a fazer, tivemos de prescindir destes profissionais, pois não íamos "desperdiçar" todos os outros. Acreditando ser o mais justo para ambas as partes, solicitamos que nos devolvessem metade do sinal, dado que ninguém tem culpa desta pandemia e, por isso, não achávamos justo sermos os únicos penalizados. Contudo este pedido foi recusado e de forma abrupta, transcrevo "(...) apesar de compreender os adiamentos, os casamentos não foram suspensos, logo é uma decisão vossa (...)", o que acabou por nos causar uma certa indignação (gigante na verdade, porque enfim), não pelo valor em causa mas pelo completo desprezo face à nossa difícil decisão.

Mesmo tentando apelar ao bom senso, não só não chegamos a acordo como ainda fomos bloqueados no facebook e no telemóvel, o que nos impediu de continuar a ter algum tipo de relação/conversação.


Ora, não conformada com tudo isto decidi contactar o departamento jurídico da DECO, expor toda a situação e tentar perceber até que ponto seria possível conseguir o reembolso parcial, pelo menos.

Eis então a resposta:

"O sinal só é tratado como tal se as partes assim o entenderem, e em caso de incumprimento servirá de penalização contratual. Contudo, olhando para o art. 442º n.2 primeira parte do Código Civil, “Se quem constitui o sinal deixar de cumprir a obrigação por causa que lhe seja imputável, tem o outro contraente a faculdade de fazer sua a coisa entregue;” ou seja aqui no caso a causa não lhe é imputável, pelo que não deverá existir uma penalização.

No mais, o recibo emitido elenca pagamento de serviços, contudo tais serviços não existiram, pelo que poderá considerar-se enriquecimento sem causa por parte do músico em questão. O recibo poderia tratar e deveria como adiantamento para o pagamento de serviços.

Assim e face à alteração anormal de circunstâncias que levou à contratação que não lhe foi imputável, será legítima a resolução do contrato e a devolução do montante.

Contudo, dependerá sempre de um acordo negocial entre as partes, pelo que deverá abordar o respetivo músico para esta situação por escrito, ponderando estes argumentos."


Posto isto, contactei por outro número o fornecedor, transmiti toda esta informação e felizmente consegui o reembolso total do sinal, no mesmo dia. Acharia mais correto ter ficado 50/50, mas a forma como falou connosco quase como que a desprezar a nossa atitude de adiar, para salvaguardar a saúde pública, fez-me arrepender de ser "boazinha" 😂😂


Na verdade, acho que os fornecedores "abusadores" nem sequer tentam saber se a atitude que têm é legal. Não vou mencionar o nome da pessoa (apesar de me apetecer imenso para evitar situações futuras) porque no fundo, com este debate quis apenas partilhar e servir de alerta a todas as noivinhas que estejam em situação semelhante.

Tentem expor a vossa situação junto da DECO e talvez consigam resolver de forma mais agradável 💋

46 respostas

Última atividade por Telma, a 30 de Outubro de 2020 às 11:13
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Infelizmente são vários os testemunhos que dão conta disso querida Teresa, mas o importante é que conseguiram resolver 😍😘

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também tive uma situação menos agradável. Tivemos de adiar o casamento para Outubro e segundo as novas regras o espaço escolhido já não servia,porque a lotação máxima é de 60 pessoas, logo só poderíamos ter 30. Tentamos chegar a um acordo em que compravamos alguns serviços e eles devolviam parte do valor. Resultado: andaram a enrolar até que me fartei, pois nunca era sim ou sopas. Escrevi um email claro como água e exigir uma resposta e liguei para a DECO. Miracolosamente responderam logo a dizer que pagavam a totalidade, muito ofendidos,... Depois de passarem semanas a ignorar e a arrastar a situação.... Ficamos contentes por dois motivos: primeiro recebemos o valor total, pois já nem queríamos qualquer serviço por parte deles, e depois percebemos que não era a quinta onde queríamos para casar. Enfim... Nas alturas apertadas percebemos quem interessa estar connosco.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na verdade, numa breve investigação acho até que o fornecedor em questão encerrou a antiga página e apareceu cá com outra! Irei aguardar para ter a certeza que é o mesmo (as fotos que colocou não são 100% claras) para fazer esse mesmo review!

    Sem dúvida que encontraram excelentes profissionais! E ainda bem! Todos deveriam ter adoptado essa postura 😘

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bem Telma, isto sim é uma bridezilla com toda a informação na ponta dos dedos 👏👏 No entanto, acho mesmo que deveriam fazer uma review aqui nos casamentos a relatar a situação, futuros "clientes" dessa empresa podem cair na mesma situação e eu gostaria de saber por exemplo. Nós tivemos sorte quando adiámos, só o DJ é que não podia para a data em questão mas foi muito profissional e arranjou um colega para ficar com a nossa data pelo mesmo preço. Apesar de ter pena de já não ser ele, não ficámos a perder. Na quinta adiaram a data sem problema nem pagamento extra, no catering pediram-nos (voluntário atenção pois não está no contracto) para pagarmos um sinal adicional mas que no entanto é descontado do total final em 2021, por isso é como pagar apenas uma prestação, o total será o mesmo Smiley smile Mas penso que tivemos sorte em adiar com antecedência e a nossa quinta é pouco concorrida pois são mais longe de Lisboa e um formato um pouco diferente

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo uma das melhores armas que podemos ter 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma.
    É o que digo: a informação é muito poderosa!
    Muitas pessoas provavelmente se calariam mas fizeram muito bem em pesquisar e procurar uma solucao pafa a vossa situação. No final, os músicos em questão é que ficaram a perder pois vocês só estavam a pedir metade do sinal e acabaram por ficar com nada . É o karma🤭Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, felizmente conseguimos! E ainda bem que não tiveram de passar por isto 😍

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós não tínhamos nenhum contrato por escrito, era verbal linda! Mas obrigado e sim, claro que no fim de contas o que importa é isso mesmo eheh 😍

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Experiente Setembro 2016 Azambuja
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá expressei me como advogada e tudo depende como esteja feito o contrato. O que interessa no fim é que fique tudo bem.

    Bons preparativos.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telminha ! 😊
    Que situação lamentável !!! Mas felizmente conseguiram resolver , ainda bem 😊
    Eu não tive qualquer problema com nenhum dos serviços contratados mas a verdade é que vi muitos casais a relatarem situações menos boas 😣
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Amanda 😍

    Obrigado pelo teu feedback! Concordo em pleno, daí ter sugerido de imediato a devolução parcial do sinal, ficando 50/50. No entanto, a lei expressa a devolução integral do sinal como vês, não existirá muito mais a fazer 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Apesar da infelicidade, ao menos não tiveram problemas de maior querida Vanessa, e ainda bem! Que assim seja sempre 😍😘

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Experiente Setembro 2016 Azambuja
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá em parte sim em parte não, o retorno de sinal caso o casamento fosse cancelado (não adiado) teria de ser com marcação entre 09 de Março até dia 01 de Junho pois a partir desta data os eventos de âmbito familiar incluído os casamentos , batizados passaram a ser permitido em locais próprios. (Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020)

    Logo o adiamento ou cancelamento passa a ser uma decisão de ambas as partes.

    Claro que sempre deve imperar o bom censo.

    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo



    Excelente debate. Felizmente por aqui não tivemos por enquanto nada de perdas. O chato até agora foi só mesmo ter que adiar
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também acho Kris! Mesmo parvos Smiley angry Smiley angry

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telminha! perante essa resposta ainda deveriam era ter pago o triplo! parvos!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Era esse mesmo o objetivo Raquel! Quanto à companhia aérea, tivemos sorte porque alteraram-nos o voo de regresso para o dia seguinte o que nos permitiu não aceitar essa alteração e solicitar o reembolso, em dinheiro, dos dois voos. E felizmente já recebemos mesmo, eram quase 400€ 🙏

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns e obrigada por este debate. Por acaso ainda nao nos aconteceu (tirando as companhias aéreas, mas isso já é outra história), mas gostei de ler o vosso testemunho, e que sirva para inspirar outras pessoas na mesma situaçao

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como disse à Nessinha, é mesmo para alertar esses noivos que decidi partilhar esta situação! Porque comigo os valores em causa foram baixos, na verdade quase inúteis, mas tenho a certeza que existirão outros noivos em situação semelhante com valores muito mais significativos em jogo 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sempre às ordens Isocas! Apenas para servir de alerta 😍

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E é mesmo para alertar esses noivos que decidi partilhar esta situação Vanessinha! Porque comigo os valores em causa foram baixos, na verdade quase inúteis, mas tenho a certeza que existirão outros noivos em situação semelhante com valores muito mais significativos em jogo 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado querida Milhinha 😍

    Eu acho que deves mesmo de o fazer! Acho que ninguém tem o direito de nos tratar assim por esta infelicidade! Se quiseres partilho contigo o e-mail (até foram bastante céleres e não sou sócia) 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sempre às ordens querida Cátia 😍

    Obrigado 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo! Mas é como digo querida Rute, acharia mais correto ter ficado 50/50, mas atitude fez-me arrepender de ser "boazinha" 😂😂

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo querida Martinha! Ninguém merece! Tomara a nós não ter de adiar 😢

    Mas sim, os nossos outros fornecedores valem muito a pena!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo querida Tárcia! Ninguém merece! Tomara a nós não ter de adiar 😢

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marianinha 😍

    Não há palavras para pessoas assim! E ainda bem que não vão fazer parte do nosso dia 😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo isso Lau! É que nós não ficamos mais ricos, mas também entrei de perrice 😂😂

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, que óptimo debate. Infelizmente há fornecedores que se estão a aproveitar dos noivos, se para eles está difícil também têm que perceber que para os noivos também está complicado. Felizmente tudo acabou bem 🙏.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    That's my girl 🙌

    Muito bem! Informação muito útil, obrigada darling Smiley smile

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Telma, que debate tão importante.

    Eu não tive nenhum desses problemas... mas acredito que houve muitos noivos que tal como tu o tiveram.. enfim... Ainda bem que resolveste Smiley smile beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens Telma! Debate super útil! Estou a considerar contactar a Deco em relação à Lua de Mel: saiu nova legislação que “obriga” a devolver o dinheiro sem emissão de voucher e a nossa agência decidiu dizer que essa medida não tem retroactivos 😂😂😂 (“you’re so skrewed, dude!”)
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração