Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

D
Noiva Novata Agosto 2021 Vila do Conde

Covid

Diana, a 16 de Junho de 2021 às 00:43 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 25
Olá caso daqui a 50 dias e esta notícia do covid veio na pior altura …
Já li que a dgs ainda não lançou o número … alguém me sabe dizer algo ??
Obrigada ❤️❤️❤️

25 respostas

Última atividade por Mariline, a 22 de Junho de 2021 às 23:33
  • M
    Noiva Novata Setembro 2023 Setúbal (Concelho)
    Mariline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivas !

    Sou farmacêutica e dadas as novas medidas disponibilizo-me para a supervisão de autotestes que eventualmente venham a ser realizados nos vossos casamentos. Contactem-me para mais informações.

    Obrigada

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acabamos de falar com a delegada de saúde pública que diz que não passa de uma recomendação. Que neste momento ninguém pode obrigar a testar, situação que seria diferente se estivéssemos em estado de emergência. Ela recomenda, claro, a testagem, mas afirma que não é uma obrigação.

    Na minha opinião, quem tiver essa possibilidade (tempo) que o faça! Para nós, a 2 dias do casamento, é uma logística impossível, se não provavelmente também o faríamos.

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Infelizmente é verdade Joana...vê se mesmo quem tem poder político/financeiro...igreja, football etc Os partidários apesar de deverem ter juizo compreendo que a zona é mais cinzenta por causa da constituição e liberdade de expressão partidária mas os eventos do sporting e da champions então é mesmo injustificável na minha opinião, é mesmo por dinheiro e favores politicos Smiley amazing

    • Responder
  • Cássia
    Rio Grande do Sul
    Cássia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Diana!! Smiley heart
    Deixo aqui um debate realizado na nossa comunidade para te ajudar.

    Testagem e Casamentos

    Beijinhos e continuaçboa semana! Smiley smile

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Diana. o numero de participantes é 10, mas no meu entendimento os testes são recomendados e não obrigatórios.

    Olha aqui este debate: https://comunidade.casamentos.pt/forum/norma-019-2020-criterios-para-eventos-de-natureza-familiar-dgs--t260967

    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acabei de assistir em direto o comunicado do Sr. Secretário de Estado da Saúde António Lacerda Salles e a jornalista perguntou exatamente isso, se era apenas uma recomendação ou se era obrigatória a testagem. Em momento algum falou que era obrigatório! Falou sempre numa FORTE RECOMENDAÇÃO!

    Quem quiser assistir, que puxe atrás na RTP3!

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Os casamentos continuam a ser o bode expiatório desta pandemia. Festejos futebolísticos não, partidários não, religiosos não, tudo à vontadinha. Os casamentos, pronto é o que se vê

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Subscrevo completamente! E mais, compreendo que a afetividade existente num casamento possa "ser um problema", mas não compreendo que para casamentos com mais de 10 pessoas tenham de fazer os testes e eventos com até 500 pessoas (em espaço fechado) não tenham de fazer 🤷

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não os condeno que tomem medidas, acho que devem fazer exatamente o que há de melhor para travar a transmissão, só condeno isto, meias medidas, meias normas, deixam sempre duvidas no ar, há sempre burburinho em torno das medidas anunciadas, anunciam as medidas tipo bomba, e depois levam uma semana a esclarece-la, e afinal talvez ja seja uma recomendação... God não há pachorra.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu questionei exatamente isto Joaninha:

    1. No que respeita à alínea a) do ponto 24 e, transcrevendo, "devem realizar-se rastreios laboratoriais nos seguintes contextos (...) nos eventos de natureza familiar", é de carácter obrigatório a realização do rastreio ou trata-se apenas de uma recomendação, não existindo lugar a qualquer sanção na eventualidade de um ou outro participante não terem realizado o rastreio?
    2. Devem os participantes já vacinados realizar este rastreio? E os infetados já recuperados nos 90 dias que antecedem o evento?
    3. Qual a idade mínima recomendada para a realização destes rastreios?
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fiz como tu Telminha, enviei um email com algumas questões, obrigatoriedade ou não, a questão do Certificado Digital, e a questão da idade necessária para o teste.

    Acho que não faz sentido nenhum, para viajar as crianças não necessitarem de teste, e para um casamento ser necessário, mas já espero tudo.

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2021 Barreiro
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Joana, pois tambem vi depois.

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim Clarisse, da Farmácia refiro-me aos que compramos na farmácia e fazemos em casa

    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os da farmacia nao sao autotestes. esses mandam o resultado. suponho que o autoteste é mesmo aquele que fazes em casa e daí nao ser valido a nao ser á porta.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Diana 😍

    Do que interpreto da atualização à norma publicada ontem (podes consultar: https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx), trata-se apenas de uma recomendação, não tendo por isso carácter obrigatório (ressalvo que esta foi a minha interpretação, pelo que, tomei a liberdade de enviar um e-mail, para o endereço constante no documento da norma, a solicitar esclarecimentos adicionais), inclusive os meios de comunicação referem "É recomendado"/"Recomendação", quando nos últimos dias diziam que "é obrigatório".

    Diria que o ideal é, para as noivas que casam nos próximos dias, tentarem entrar em contacto com a DGS ou Delegado de Saúde local para perceberem até que ponto é ou não obrigatório! Para as restantes, deixar correr, acompanhando a evolução e novas normas que possam vir a existir 😘

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Na norma:

    "25. Para efeitos do disposto no número anterior:

    a. Devem ser realizados, em alternativa:

    i. Teste rápido de antigénio (TRAg), realizado 48h antes do início do evento;

    ii. Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal), no próprio dia e no local do evento e sob supervisão de um profissional de saúde; "

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2021 Barreiro
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Onde viste essa informação Joana?

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2021 Barreiro
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Encontra-se aqui : https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx

    Na pagina 10

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Os testes de Farmácia "auto-teste" também estão incluídos, deverão é ser feitos no local do evento sob supervisão de um profissional de saúde

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Onde posso ver as orientações? Conseguem enviar-me o link pff?

    Vejo num fórum de noivas, mas o link não existe, redireciona-nos para uma pagina da DGS que não existe 🙄🙄

    PS: Entretanto já encontrei o link correto. Para quem quiser consultar

    https://www.dgs.pt/.../norma-n-0192020-de-26102020-pdf.aspx

    • Responder
  • Joana
    Noiva Ativa Julho 2021 Barreiro
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia,
    Já saiu sim. o que diz é que "devem" ser testados os convidados a partir de 10 pessoas.

    Sendo que indicam que os testes são os laboratoriais, por isso os de farmácia penso que estão excluídos desse grupo

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já saiu sim, mas fala em recomendação. Tenho de falar com a minha quinta para ver o que me dizem
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia, a norma da DGS ainda não saiu, saíram apenas notícias da comunicação social há até uma noivinha que ontem entrou em contacto com a DGS e deram lhe indicação que entre ontem e hoje sairia (mesmo depois da comunicação social ter avançado com um número).


    Caso daqui a 38 dias, vamos aguardar
    • Responder
  • Clarisse
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Clarisse ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim saiu mas dao todos os tipos de testes. Por isso dão o da wells e os que estao a fazer nas farmacias em alguns municipios de borla. Nao é o ideal mas nao é mau. Nao vi foi nenhum dado sobre pessoas vacinadas
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já saiu sim. São 10 convidados
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração