Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Convites sustentáveis - parte 1 | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 14 de Janeiro de 2021 às 22:13 Publicado em Fórum Organizar um casamento 5 23

Olá noivinh@s!


Venho mais uma vez partilhar algumas ideias sustentáveis para a nossa comunidade, com o maior intuito de transmitir informação e novas formas de abordar a organização do nosso casamento. Dividi este tema em duas partes para não serem debates muito longos.


Para aqueles noivinhos que ainda não chegaram à parte de fazer os convites de casamento, ou para os que ainda estão um bocadinho indecisos, estes dois debates são para vocês!


Convites digitais

A melhor forma de ser sustentável na execução e envio dos vossos lindos convites de casamento, é criar um convite digital e enviá-lo da mesma forma. Parece estranho e impessoal, mas as vantagens que esta modalidade nos traz ultrapassam esses receios:

🌿 poupamos dinheiro na compra de materiais,

🌿 reduzimos o lixo produzido por embalagens das encomendas,

🌿 reduzimos os recursos utilizados na produção dos vossos convites, seja de que material for,

🌿 poupamos dinheiro do envio dos convites por correio, e consequentemente diminuímos a pegada carbónica quer no transporte dos correios quer nas nossas visitas às casas dos amigos/familiares,

🌿 [covid update] diminuímos o risco de contágio durante a entrega dos convites.


Há várias formas de criarem o vosso convite digital, e tudo depende do quanto é que vocês querem surpreender e agradar os vossos convidados.



Estilo tradicional

O mais usado continua a ser um convite no mesmo estilo dos convites tradicionais, isto é, com um ficheiro anexado à vossa mensagem e ao abrir fica muito parecido com um convite normal. Esta foi a forma que eu escolhi, e só precisei de usar uma plataforma online para o design.


Convites sustentáveis - parte 1  |  Eco-noiv@s 🌱 1


Eu optei pelo Canva.com, e a minha experiência foi excelente. Vale a pena explorar o site!

Para quem não tem tanta confiança em fazer os próprios convites, procurem um freelancer de design gráfico (quem estiver a começar o negócio pratica preços mais baixos), e aproveitam para fazer todo o branding do casamento: save the date, convites, menu, placard, cartões de agradecimento, etc etc.


Como já disse, eu fiz todo o meu branding pelo Canva, e resulta muito bem, se quiserem espreitar a plataforma:

Convites sustentáveis - parte 1  |  Eco-noiv@s 🌱 2



Fotografia

Outra opção um bocadinho mais divertida é fazer o convite em formato de fotografia, onde muitos noivos aproveitam a sessão de solteiros para usarem uma fotografia tirada por um profissional para melhorar o aspecto deste tipo de convite. Pessoalmente, acho lindíssimo!


Convites sustentáveis - parte 1  |  Eco-noiv@s 🌱 3



Vídeo

Por último, está a ser cada vez mais utilizado os convites em vídeo, por ser extremamente original e personalizado! Pode ser algo que seja proposto no pacote feito pelo fotógrafo contratado, ou podem fazer na mesma plataforma que mencionei acima, o Canva. Deixo-vos este exemplo:




Casamentos.pt

Uma outra forma ainda mais simples de enviar os convites por email é fazê-lo através desta nossa ferramenta maravilhosa: o casamentos.pt ! Esta é a forma mais vantajosa para quem não quer estar com muitos trabalhos, nem gastar dinheiro, porque esta plataforma já traz tudo feito. Basta escolher uma foto bem gira, e escrever um texto que vos preencha, e já está!

Como encontrar esta ferramenta?

Na página principal do perfil O meu casamento > Convidados > Ver estatísticas > Enviar convites; e aparece-nos algo maravilhoso como este layout pronto a enviar:


Convites sustentáveis - parte 1  |  Eco-noiv@s 🌱 4

Se houver uma forma mais directa de chegar até aqui, partilhem nos comentários por favor Smiley smile



Como é que eu me preparei para enviar os convites digitais?

Quando enviei o Save the Date para os nossos amigos, no final da mensagem deixei a dica “...em breve envio os convites digitais para os vossos emails.” E logo de seguida pedi os emails à medida que a conversa sobre o casamento se ia desenvolvendo no chat 😉 Para mim, esta abordagem ajudou a diminuir a sensação de impessoalidade que receava ao enviar os convites digitais.


Eu acho que é cada vez mais válida esta forma de enviar os nossos convites de casamento, e tal como temos a liberdade criativa para criar os convites tradicionais, ainda mais liberdade temos quando as novas tecnologias estão ao nosso alcance!


Espero que tenham gostado desta partilha 💚

Beijinhos

23 respostas

Última atividade por Carlota, a 2 de Maio de 2022 às 13:19
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto muito da ideia do Vídeo.. gostava de montar um com vídeos da nossa filha a convidar toda a gente 😍
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ritinha, tenho mesmo de ver esse filme 🙈shame on me! Mas é isso, os convites digitais vêm quebrar as limitações do convite físico, sem dúvida que podem ser bem mais originais e surpreendentes! Que bom que tiveste uma boa experiência quando viste convites assim 😊 Beijinhos

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita, já vi dois convites originais, um em modo vídeo e outro mais simples só com o template. o do vídeo deve ter sido caríssimo, que foi algo à La la Land. Estava só espetacular.

    Beijinho.

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não stresso por isso acredita.
    É como já disse: estou de consciência tranquila que fiz e faço o melhor possível para mim. 😁
    Não só no que toca ao casamento como no dia a dia😘😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Catarina querida! Este tema da sustentabilidade pode ser um bocadinho overwhelming... acho mais saudável pensares que nas próximas opções para o vosso casamento irás tentar ser mais sustentável, e há tanto por onde mudar, bem mais impactante do que o papel dos convites, acredita 😉
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só tenho pena de não conhecer o papel de sementes mais cedo, porque no próprio convite ( parte escrita), sobrepus uma folha trabalhada branca para fazer contraste com o papel kraft.
    Mas já estão feitos e entregues e o que interessa é que na altura tentei o meu melhor para ser amiga do ambiente 😘😘
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela sugestão! Vou explorar melhor o que oferecem aqui no site ☺️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina! Eu lembro-me de teres dito que fizeste assim noutro debate 😊 essa deve ser a forma mais usada pelos noiv@s hoje em dia, e também era para ser o meu plano original hehe Eu também acredito que os convites digitais vão entrar muito na moda (o meu Pinterest não para de sugerir destas alternativas) 🤣 cada vez é mais procurado! Beijinhos 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita.
    Nós optamos por enviar o save the Date de forma digital e os convites físicos.
    Mas confesso que cada vez mais adoro a ideia de o próprio convite ser em formato digital. Poupa realmente tempo, dinheiro e trabalho de entregar etc. Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Filipa 🥰😘

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Novata Junho 2023 Penafiel
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Que partilha excelente! Obrigada!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Carolina! 🥰E porque não usares o site desta plataforma? Eu gostei muito de usar essa ferramenta, e até o noivo gostou e achou que não valia a pena fazer um site de raiz quando este já traz tudo (e ele é programador de software). Eu não usei os convites do casamentos.pt, mas considero muito usar a ferramenta de "Solicitar confirmação de presença" 😉Beijinhos e good luck!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Martinha 😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida Telma! Muito obrigada! Pois, eu fiz a maioria dos convites digitais, e decidi fazer alguns mais simbólicos para os familiares mais velhos. Só precisei de fazer 15 convites, o que já foi bom para a redução que eu queria. Acho que os amigos que receberam os nossos convites digitais compreenderam que não foi discriminação, mas cada um tem de fazer como se sentir melhor 🥰

    Pois, eu também pensei em por o link, mas gostava de dar a conhecer como chegar lá 😁

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate! Acho que vou aproveitar o novo confinamento para brincar com o Canvas e com alguma palataforma de criação de um site.
    Facilita até os RSVP e não há cá contactos covid!

    Wish me luck que não tenho muito jeitinho 😅
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, mais um excelente debate 👌
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha! Eu também deixei o link do nosso website no convite 😄 espero que os convidados usem-no porque nós estamos a contar fazer dele o principal meio de comunicação com eles... Também estou a aproveitar a quarentena em UK antes de voltar a trabalhar para dar vazão às tarefas 😜 Beijinhos 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita 😍

    Confesso que inicialmente pensamos em algo do género (como o noivo é designer de comunicação começou logo a magicar fora da caixa). No entanto, grande parte dos nossos convidados ainda são "não-digitais" pelo que teríamos de lhes fazer chegar o convite impresso e como tal achamos discriminatório imprimir para uns e não para os restantes 😍

    Parabéns pelo excelente debate! Quanto à forma mais direta, basta abrir este link: Enviar Convites 😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Zélia! Também concordo que cada vez mais os noivos vão achar os convites digitais mais comuns de se enviar. Eu adorei o vídeo! Fiquei com uma pontinha de arrependimento de não ter feito o nosso assim 😁
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita! excelente debate Smiley smile tambem utililizei o canva para fazer os meus convites e save the date Smiley smile o convite e ntreguei, mas o save the date foi online Smiley smile

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    Acho que são otimas possibilidades e todas super giras.
    Nós tivemos um misto: fizemos um vídeo a anunciar à família mais próxima, um save the date digital, um evento num FB e novo save the date digital... 🤣 o convite será em papel, mas imprimimos 4 numa folha A4+. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita! Excelente debate! Sem duvida os convites online (que antes eu era algo avessa) vieram a mostrar-se valiosos na entrega dos casamentos. Vi pela experiência que tive no meu Save The Date. Também o meu Website foi a melhor plataforma de comunicação com os convidados. Vamos aproveitar o confinamento que ai vem para por em dia as Manualidades. O sonho continua! Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau Rita que debate interessante, acho que cada vez mais vai ser habitual ver convites digitais. Adorei todos!
    O Canva é realmente grande ajuda até para quem pensava que não tinha muito jeito.
    Os meus convites soa tradicionais mas enviei o save the date digital 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração