Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)

Convidada de casamento: o que vestir?

Alexandra, a 21 de Janeiro de 2016 às 16:42

Publicado em Fórum Moda nupcial 71

Bom dia gente gira! Como convidada pela primeira vez (em idade decente) de um casamento estou super entusiasmada com o que vestir! Acho que comecei à procura do meu vestido primeiro que a noiva (e de certeza que só vou comprá-lo na ultima semana à pressa). Vou deixar-vos aqui algumas dicas do que...

Bom dia gente gira! Smiley laugh

Como convidada pela primeira vez (em idade decente) de um casamento estou super entusiasmada com o que vestir! Acho que comecei à procura do meu vestido primeiro que a noiva (e de certeza que só vou comprá-lo na ultima semana à pressa).

Vou deixar-vos aqui algumas dicas do que devem ou não vestir como convidadas! Regra geral, o horário do casamento define um pouco o estilo do casamento (mais formal ou informal) e consequentemente o estilo das roupas dos convidados. No entanto, há algumas regras que se aplicam a todos:

- NUNCA USAR BRANCO! O branco é a cor da noiva, é um bocadinho chato se forem para a festa tentarem competir com ela (boca para a minha querida irmã). Evitem também cores perto do branco como rosa muito clarinho, perolas e marfins, assim como preto. Sim, há muita gente que fica aborrecida ao ver pessoas vestidas de preto nos casamentos por associarem a funerais, mas se for preto e outra cor mais viva ou for um casamento à noite acho que passa.

NAO Vestido ConvidadaNAO Vestido Convidada

- Diz a etiqueta (a etiqueta às vezes devia estar caladinha) que os vestidos longos devem ser usados apenas pela noiva, madrinhas/damas de honor, mães dos noivos e... pelo padre ahah Esta regra pode ter, na minha opinião (e de outras pessoas que sabem mais que eu do assunto), algumas excepções. Se o casamento for muito formal as convidadas podem e devem usar vestidos longos, se estiver um frio de rachar ou se o vestido for muito simples e corte direito. Lembrem-se, a 'princesa' é a noiva, nada de tentar competir com ela.

NAO Vestido ConvidadaNAO Vestido Convidada

Agora algumas regras/sugestoões de vestuário segundo a hora do casamento.

Casamento de manhã:

Este horário mais informal pede vestidos menos elaborados e com acessórios discretos. São recomendados vestidos curtos, acima do joelho, mas não demasiado curtos! É casamento e não despedida de solteira! As cores mais apropriadas são as mais claras (nude, coral, lilás, rosa, azul bebé) e de preferencia sem ou com pouco padrão. Os brilhos são de evitar, usem tecidos mais leves.

Vestido ConvidadaVestido Convidada

Casamento de tarde:

Para esta altura do dia, os vestidos podem ja ser um pouco mais compridos, com cores mais alegres e algum brilho e acessórios mas ainda discretos. Se o casamento já for mais a meio ou final da tarde, talvez devam seguir algumas dicas do casamento à noite.

Casamento à noite:

Agora as cores escuras e brilhos são permitidos, assim como decotes, acessorios e maquilhagem mais arrojada. Um casamento que comece à noite ou que de certeza que se vai prolongar pela noite dentro é automaticamente um pouco mais formal por isso vistam-se de acordo!

Todos estes concelhos são aplicáveis a combinações de saia/blusa ou fato! Não é obrigatório o uso de vestido embora seja o que a maioria prefere.

Escapou-me alguma coisa? Dêem a vossa opinião Smiley smile

71 respostas

• Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É verdade. Por vezes não sabemos e podemos ferir susceptibilidades hihihi.Eu tb nao levaria preto a um casamento!
    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Julho 2015 Castelo de Paiva
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Utilizas palavras que eu não utilizei : dar nas vistas? O mais bonita possível? E não estou simplesmente a falar de mim mas no geral de todos os convidados...
    Se vestir com um lindo vestido, e um fato elegante não é dar nas vistas... Não me sinto tão linda quanto isso para pretender que um vestido lindo vai tirar o dia aos noivos! LOL
    Cada vez que tiver um evento importante, será sempre oportunidade para mim, meu marido, amigos e familiares de se vestir bem para se sentir lindos... Smiley smile
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu nao disse que lhes ia tirar o dia, isso nao da. E no meu nao tenho problema nenhum mas no dos outros prefiro nao arriscar, até porque nao conheço as pessoas (neste caso em concreto). Nao tenho necessidade de dar nas vistas em todos os eventos a que vou, vou bem mas nao necessariamente para ser o centro das atençoes. Tudo isto é muito subjectivo e nao acho que seja motivo para tanta argumentaçao lol

• Responder
  • Diana
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca ninguém vai tirar o lugar da noiva... Não sei como se passa na tua família e amigos... Mas a todos os casamentos que já fui (amigos e família) e acredita que já fui a muitos, tanto os homens como a mulheres fazem tudo para estar no seus melhores dias, estar lindos... E acho que não tem nada de mal eu querer sentir linda o lindo e estar bem vestidos... Mas lá está são mentalidades.... Mas a verdade é que nunca ouvi ninguém dizer isso. Nunca ninguém vai tirar o dia aos noivos porque simplesmente é o dia deles nem que eles se vestissem com galochas!
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pah nao, nao concordo ir o mais bonita possivel lol Pelo menos eu nao quero competir com a noiva de maneira nenhuma, quero que ela seja a mais bonita sem duvida alguma! Quero ir com um vestido que goste mas nao quero destacar-me mais que todos os outros convidados. Se eu fosse assim era como ter neons na cabeça ahah

Jessica Rabbit

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exacto, acho que estes fica bem. A noiva nunca me viu com ele mas tenho uma foto no facebook onde se vê a parte de cima... hummm Quero um novo lol

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É como ja disse, a mim nao me chateia, mas a muita gente, principalmente mais velhos, o preto é proibido para casamento, principalmente madrinhas e maes dos noivos. Mas cada um vai como quer, estas sao so sugestoes mais gerais que me apareceram em diversos sites Smiley smile

Também nao sei bem, talvez porque vestidos compridos sao mais formais e manhas sao informais e chocam xD

• Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olha pronto, estás a ver... É mesmo esse o tipo de vestidos que estou a falar... São tão simples que penso que mesmo que o casamento seja pela manhã e até menos formais, ficam super bem! Reaproveitar o vestido seria uma boa ideia... Mas comprar um vestidinho novo é sempre bom!! Smiley xd Smiley xd

• Responder
  • Margarida
    Top das Noivas Maio 2017 Vale de Cambra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo!! Eu não sigo a risca. E vou a um casamento q é ao 12h e já escolhi um meu vestido junto com a noiva e é cheio de brilho. Lol
    • Responder
  • Margarida
    Top das Noivas Maio 2017 Vale de Cambra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sigo à risca. Ehehe
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pelos vistos sem saber costumo cumprir com o protocolo Smiley winking
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oh god! Serio que ela fez isso?! xD Isso é nao ter noçao completa da realidade lol Era bonito? lol

Também acho o preto mais cor de elegancia do que de funeral, ainda por cima se é uma das cores do teu casamento! Por acaso estava a pensar levar amarelo ao casamento da minha amiga, é uma das cores do casamento dela mas ja confirmei que nao é a cor das damas de honor. Achas muito parvo pensar na cor do casamento pra me vestir? lol Agora que verbalizo parece xD

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, e até estou a ver a minha amiga a ser do tipo de noiva de vestido curto! Ha vestidos brancos e muito clarinhos que adoro mas nao quero correr o risco de tirar atençao da noiva.

Isto sao regras gerais de etiqueta. Se pensares nisto como sendo no verao talvez faça sentido. Tudo depende muito de onde vai ser o casamento e o estilo. Acho que esses vestidos que falas sao validos se forem simples. Eu até estava a pensar em reaproveitar um vestido meu desse tipo mas quero tanto comprar um novo ahah

1° aniversario

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Wowo! Mostra ai o vestido Smiley laugh

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também achava que nao fazia difereça mas ao procurar vestido para o casamento da minha amiga comecei a ver que alguns nao faziam muito sentido e nao sabia porquê. A pesquisa ajudou-me um bocadinho. Eu adorava uns vestidos compridos que, mesmo sendo relativamente simples, tinham uns brilhos e tal. Cheguei à conclusao que era demasiado porque é a meio de agosto e a uma 6a feira. Nao me parece bem que sendo so uma amiga na noiva deva ir assim taaao chique :p Mas isto sou eu.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Igual, no meu tudo bem mas faço questao de ser uma convidada exemplar ahah

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exacto, também concordo que ha varios compridos que ficam bem em qualquer ocasiao, tudo depende do corte, tecido e cor. Eu nao teria problema em alguem levar preto ao meu casamento mas por saber que nao é recomendado nao levaria. Mesmo que a noiva nao se importasse podia haver famiiares dela que levassem a mal e ha tanta cor que gosto mais, ainda por cima no verao, que nao vale o risco. Mesmo no meu eu ia cometer uma 'gafe' por ingenuidade. Pelos vistos ia levar flores usadas em cemiterios e nao sabia! Vi as flores, gostei e pedi à florista e ela disse que nao porque eram associadas a cemiterio. Pensei que era tola mas depois falando com outras pessoas varias me disseram o mesmo, que nem pensar levar. Ou seja, mesmo que para mim, a porra da noiva, nao havia problema, muitos dos convidados iam ficar indignados xD

• Responder
  • Diana
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pelo as dicas, mas a verdade é que não concordo! A única coisa que concordo é que ninguém pode ir de branco! De resto cada convidado vai como se sentir o mais bonito possível! No meu casamento foram pessoas de preto, até ouve de branco e não levei nada a mal. Eu ja foi à muitos casamento, e o que foi sempre importante para mim é encontrar o vestido no qual me sinto bem e bonita... Mas isso claro é muito pessoal Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinceramente não concordo com o não usar, não me faz confusão nenhuma. Aliás, o vestido da minha mãe será maioritariamente preto e eu fui a primeira a dizer para ela o escolher Smiley winking

E nunca consigui perceber porque é que um casamento de manhã não se pode usar vestido comprido, mas pronto, isto sou eu

• Responder
  • Vânia
    Noiva Experiente Julho 2017 Montemor-o-Velho
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também concordo que branco deve ser da noiva... Por acaso preto já levei e já vi muita gente de preto, acho que ate fica elegante. Penso que a noiva nao ficou xateada!! Por acaso não sabia que não se devia levar!!
    • Responder
  • Solange
    Noiva Master Julho 2017 Leiria (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as sugestões! Não concordo muito no preto, eu adoro vestidos pretos e acho super elegante!! Confesso que já fui a um casamento de vestido preto curtinho mas levei um colar rosa fuscia! Smiley xd Optei pelo preto também porque foi em novembro Smiley winking no meu podem levar preto à vontade Smiley smile
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei muitas das dicas e algumas desconhecia mas até teem lógica... Eu o que pedi as minhas convidadas foi para não irem de branco .. O preto até nem me importo porque acho elegante e até é uma cor do casamento.. Gosto muito do preto... Em relação ao branco no casamento da minha prima uma tia dela levou o vestido de noiva dela alterado.. Foi ridiculo e toda a gente ficou a olhar.. Tirando a parte que a minha prima passou-se.. foi muito mau mesmo...

• Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Algumas regras básicas às quais convém atentar... Pelo menos umas mais que outras... Smiley laugh

No meu casamento nem sei se alguém foi de preto... De branco não foi ninguém, a não ser eu. O ir de branco por acaso é o que me faz mais confusão.... Ainda não há muito tempo vi as fotos de um casamento, em que uma convidada levou um vestido bem branquinho... Até se confundia com a noiva, porque a rapariga decidiu casar com um vestido curto branco... Pronto, o branco é aquela "coisa"...

Quanto aos vestidos curtos em casamento de manhã... Não pode mesmo?! Ora bolas... Pensava que se fosse assim mais fluídos e simples até podia ser....

• Responder
  • Natalina
    Noiva Master Outubro 2015 Santo Tirso
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Belas dicas Smiley smile

Em relação a usar preto em não ligo muito, porque adoro preto e não o associo a funerais mas sim a elegancia.

Vou ter um casamento em Abril que começa á tarde e prolonga-se pela noite dentro por isso escolhi um vestido longo, corte sereia em paete cor cobre. Vou bastante brilhante mas é como eu gosto Smiley winking

• Responder
  • S
    Noiva Curiosa Julho 2016 Águeda
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto de alguns modelos basicamnente so respeito a ideia do Preto e Branco
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei das dicas . Mas só sigo mais aquela de não vestir nem branco nem preto Smiley smile de resto, não ligo muito a se é comprido ou não Smiley smile
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Setembro 2016 Valongo
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boas dicas Smiley winking

• Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Epa sinceramente não ligo nada a essas etiquetas!! Acho que a primeira de tentar evitar o branco e o preto sim, de resto, para o meu casamento quero é que vão conforme se sintam bem Smiley smile
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Julho 2016 Vila Franca de Xira
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Alexandra!Concordo com quase tudo.. os longos se não forem muito exagerados podem ser usados.Não gosto de preto e portanto não levaria a um casamento mas há quem peça "autorização" à noiva, pois o preto faz as pessoas mais magras!
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nem tinha reparado. Só agora e k fui ver e coincidência fui de preto,mas com acessórios diferentes
    • Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh

Tenho a certeza que não corro esse risco... mas se acontecer... eu coloco aqui uma foto eheheheheh

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ahah mas olha que adorava ver o teu irmão de fato branco! x)
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração