Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)

Convidada de casamento: o que vestir?

Alexandra, a 21 de Janeiro de 2016 às 16:42 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 71

Bom dia gente gira! Smiley laugh

Como convidada pela primeira vez (em idade decente) de um casamento estou super entusiasmada com o que vestir! Acho que comecei à procura do meu vestido primeiro que a noiva (e de certeza que só vou comprá-lo na ultima semana à pressa).

Vou deixar-vos aqui algumas dicas do que devem ou não vestir como convidadas! Regra geral, o horário do casamento define um pouco o estilo do casamento (mais formal ou informal) e consequentemente o estilo das roupas dos convidados. No entanto, há algumas regras que se aplicam a todos:

- NUNCA USAR BRANCO! O branco é a cor da noiva, é um bocadinho chato se forem para a festa tentarem competir com ela (boca para a minha querida irmã). Evitem também cores perto do branco como rosa muito clarinho, perolas e marfins, assim como preto. Sim, há muita gente que fica aborrecida ao ver pessoas vestidas de preto nos casamentos por associarem a funerais, mas se for preto e outra cor mais viva ou for um casamento à noite acho que passa.

NAO Vestido ConvidadaNAO Vestido Convidada

- Diz a etiqueta (a etiqueta às vezes devia estar caladinha) que os vestidos longos devem ser usados apenas pela noiva, madrinhas/damas de honor, mães dos noivos e... pelo padre ahah Esta regra pode ter, na minha opinião (e de outras pessoas que sabem mais que eu do assunto), algumas excepções. Se o casamento for muito formal as convidadas podem e devem usar vestidos longos, se estiver um frio de rachar ou se o vestido for muito simples e corte direito. Lembrem-se, a 'princesa' é a noiva, nada de tentar competir com ela.

NAO Vestido ConvidadaNAO Vestido Convidada

Agora algumas regras/sugestoões de vestuário segundo a hora do casamento.

Casamento de manhã:

Este horário mais informal pede vestidos menos elaborados e com acessórios discretos. São recomendados vestidos curtos, acima do joelho, mas não demasiado curtos! É casamento e não despedida de solteira! As cores mais apropriadas são as mais claras (nude, coral, lilás, rosa, azul bebé) e de preferencia sem ou com pouco padrão. Os brilhos são de evitar, usem tecidos mais leves.

Vestido ConvidadaVestido Convidada

Casamento de tarde:

Para esta altura do dia, os vestidos podem ja ser um pouco mais compridos, com cores mais alegres e algum brilho e acessórios mas ainda discretos. Se o casamento já for mais a meio ou final da tarde, talvez devam seguir algumas dicas do casamento à noite.

Casamento à noite:

Agora as cores escuras e brilhos são permitidos, assim como decotes, acessorios e maquilhagem mais arrojada. Um casamento que comece à noite ou que de certeza que se vai prolongar pela noite dentro é automaticamente um pouco mais formal por isso vistam-se de acordo!

Todos estes concelhos são aplicáveis a combinações de saia/blusa ou fato! Não é obrigatório o uso de vestido embora seja o que a maioria prefere.

Escapou-me alguma coisa? Dêem a vossa opinião Smiley smile

71 respostas

Última atividade por Alexandra, a 29 de Janeiro de 2016 às 12:45
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahah No meu caso é uma colega do outro lado da sala que está virada pra mim e às vezes manda-me msg a perguntar porque me estou a rir (ou se estou a dormir lol).

Ahh que mauzinho! Pelo menos o meu problema ficou resolvido em 5 dolorosos minutos (e com bonus) mas quando nao se pode fazer nada (também tenho uma prima nas mesmas condiçoes) é mau apontar essas coisas!

O meu ficou perdoado da minha parte, mas a minha mae ficou possuida quando eu cheguei a casa com menos de metade dos pelos da cara xD

• Responder
  • Marta
    Noiva VIP Junho 2016 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O meu patrão passou e eu estava a rir-me a olhar para o tlm, perguntou se eu estava bem looool eu disse que recebi uma mensagem que me fez rir Smiley smile

Esse teu tio devia ser primo do meu....o meu tio implicava comigo por causa do peso (eu sempre fui pro cheiinha e como tomei sempre corticoides, ás vezes parecia um balão de S.João em alturas de crises e reforço de medicação lol) e é sempre bom termos pessoas a salientar esses defeitos que nós adoramos lol. Mas o meu tio actuava sozinho enquanto que o teu tinha a cabeleireira cúmplice...fez-te sobrancelhas daquelas senhoras de 70 anos que depois prefazem os pêlos inexistentes com lápis loooool

Bem, haja sentido de humor para encarar estas personagens de família ehehe

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahaha Eu aqui no escritorio a ler isto, se olham pra mim vao pensar que sou bipolar ou estou possuida! Tou quase a rir-me e lembro-me "faz cara séria, tas no trabaho!", sorrio outra vez e volto a ficar de trombas... isto assim durante algum tempo. O que vale é que faço uma ginastica facial imensa! xD

Pois, eu ponho-me na pele dos outros, eu ficaria assim! A unica parte positiva de nao ter tido casamentos antes e depois do meu (este em Agosto a que vou é 2 anos depois do meu!) é que nao me ponho com comparaçoes e angustias!

Por acaso sobrancelhas e buço dao-me cabo da paciencia! Eu nao sou la muito masoquista e ter de sofrer como sofro pra tirar estes cabelos da cara deixa-me indignada! Até porque as sobrancelhas tenho de as arranjar agora graças a um tio meu com a sensibilidade de uma alforreca! Tinha eu uns 12 anos, ele olha pra mim e diz "oh rapariga, tens bigode, pareces um homem! Anda ca que a minha amiga cabeleireira tira-te isso." E eu perto das lagrimas fui abandonada num cabeleireiro sozinha com a psicótica da cabeleireira que, nao feliz em tirar-me o buço pela primeira vez (o que eu ia ter de fazer mais tarde ou mais cedo) diz-me "E se arranjasses também as sobrancelhas?!" (enquanto ja me espalhava cera acima dos olhos). Deixou-me so com duas linhas fininhas, parecia um mau travesti! So tinha 12 anos! Eu nem queria ir à escola dps daquilo! Enfim...

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Li o teu post quando vinha no metro e ri-me sozinha Smiley smile sozinha como quem diz poque o metro vinha com uma lotação considerável e certamente pensaram que não regulava muito bem ehehhe

FINALMENTE ALGUÉM ME COMPRRENDE!!! Eu disse logo que não queria ir ao casamento lol mas são amigos do noivo....se me pus a comparar os convites e perguntei à família mais próxima que convites achavam mais giros (claro que quase de olhos esbugalhados ninguém se atrevia a dizer-me que os meus não são os mais bonitos...) imagino-me 2 semanas antes do meu a comparar todos os detalhes... vou parecer uma wedding planner no desemprego histérica a reparar em todos os pormenores ehehehe Smiley smile

Em relação à etiqueta, tens razão...mas aos homens tudo é aceitável...irem de preto aos casamentos, não se depilarem, não fazerem a barba, não arranjarem buço e sobrancelhas e muito mais...olha nós irmos de preto a um casamento por depilar e com um buço jeitoso ahahahahahah

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oh uau! Às 18h?! Nunca fui a um desses! Também nao fui a muitos lol Realmente 2 semanas antes é capaz de ser stressante. "Ahhhh eles ofereceram as mesmas lembranças que nós!" ou "Era mesmo assim que queria os marcadores de mesa e ja nao da pra mudar!" ou ainda "Esse era o meu noivo!!!!" xD

Sim, a sogra de preto era mesmo uma facada nos rins! Mas sabes o que é aborrecido. Porque raio os homens podem ir de preto e nós não?! Não é uma indignaçao muito forte porque nem gosto muito de vestir preto mas mesmo assim...

Ainda bem que tem varias cores! Imagina se fossem todas com o mesmo modelo e cor?!? xD Outra toda de branco?! Afinal é mais comum do que pensava! Esta gente...Por acaso tava a pensar comprar um na Mango que está agora em saldo na loja online mas o meu querido marido quando viu o vestido disse "Tu ja tens esse em azul!" - "nao nao tenho! o outro é da Zara....ta bem sao iguais..." lol

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem ainda me ri com o teu debate e as tuas notas de rodapé Smiley smile 15 dias antes de casar vou ter um casamento...k bom...vai ser mesmo o que me vai apetecer fazer a 2 semanas do meu, mas irei de bom agrado Smiley winking felizmente o casamento é às 18h, ou seja as dicas de casamentos à noite já me fizeram jeito

Em relação às outras dicas de etiqueta, sou absolutamente a favor de não se usar branco ou tudo preto! Então se for a futura sogra a ir toda de preto looool não é nada bom Smiley smile

Um dica pessoal que já vi acontecer num casamento...se optarem por comprar vestidos em lojas como Zara, Mango entre outras do género, ter atenção se o vestido que escolhem tem várias opções de cores...fui a um casamento que havia 4 vestidos iguais mas em cores diferente (preto, branco, lilás e rosa fushia...sim a este casamento alguém foi toda de branco para além da noiva e alguém foi toda de preto)

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei as dicas!!

• Responder
  • Lily
    Super Noiva Julho 2016 Santa Maria da Feira
    Lily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adoro o penultimo, o vermelho Smiley winking

• Responder
  • Natalina
    Noiva Master Outubro 2015 Santo Tirso
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também não costuma ter mas agora parece que todas as minhas amigas estão a pensar em casar.
    O meu é o Tiger e como sempre não pode ver nada novo que vai logo inspeccionar Smiley tongue
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É bonito Smiley smile Uma vez apaixonei-me por um parecido, assim com lantejolas pequeninas, era rosa claro, mas infelizmente nao tinha nenhuma festa onde usa-lo por isso deixei-o na loja :p

Tenho um gatinho igual a esse! Simba! Smiley smile

• Responder
  • Natalina
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia Alexandra Smiley smile Como prometido aqui estão as fotos do meu vestido, que achas?

Convidada de casamento: o que vestir? - 1

Convidada de casamento: o que vestir? - 2

Convidada de casamento: o que vestir? - 3
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lol a sério que fez isso foi muito mau e ficou mesmo mal vista.. lol... Em relação ao pensares na cor não acho nada parvo o ultimo casamento que fui a primeira coisa foi pensar na cor do vestido.. hehe.. Como foi um casamento na praia optei pelo azul Smiley smile E já ando a pensar na cor que vou levar ao batizado meu afilhado... hehe Smiley xd

• Responder
  • Bebiana
    Super Noiva Julho 2016 Penafiel
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não concordo, com alguns...
    • Responder
  • Alcina
    Super Noiva Julho 2016 Aveiro (Concelho)
    Alcina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho de mau gosto que as covidadas se vistam de branco de cima a baixo, de resto cada um como se sente mais confortavel!

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tal e qual Smiley xd penso exactamente o mesmo que tu

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É sempre complicado eheheh
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahah Agora que penso nisso fui de preto a um casamento! Tinha 18 anos, fui convidada mais a minha irma e mae so porque estavamos na aldeia de ferias nessa altura (casamento de primos em nao sei quantos graus) e alguém deve ter avisado de ultima hora que nao ia. So tinha um vestido decente comigo, um preto curto da festa de finalistas! Os meus "primos rusticos" nao me deixavam em paz! xD Eu la sabia de casamentos nessa altura, por acaso o tema da festa de finalistas era black & white e escolhi preto senao tou a ver que teria ido de branco ao casamento xD

Os meus de noiva ja usei duas vezes e estou a pensar usar mais :p

• Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que os vestidos compridos são mais formais e chiques. No último casamento a que fui fiquei super chatiada porque havia imensas convidadas de preto e eu evitei levar o preto..As vezes que levei preto, tive a oportunidade de calçar os meus sapatos tigreza Smiley xd E agora tenho os meus sapatos prateados de noiva, que vão de certeza a algum evento/casamento :p

• Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tens que fazer o teu photoshop...Esta NÃO é a tua cara :p

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu também achava, adoro vestidos compridos, mas depende mesmo... Mas se arranjar um fluido e simples talvez leve comprido, ainda nao decidi Smiley smile

• Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh asserio? Acho que casamentos fica bem melhor vestidos compridos , o meu também será sexta feira , e prefiro que variam de compridos Smiley tongue
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ultimamente tenho me vestido muito de preto no dia a dia. Antes na podia porque tinha um gato amarelo e uma cadela branca ahah (podia mas tinha uma trabalheira para nao sair com metade dos meus animais colados na camisola).

Para festas adoro vestidos de cores pasteis. Ja fui mais de vestidos curtos, agora gosto mais dos pelo joelho ou abaixo.

Isto sao so sugestoes de etiqueta, mas de qualquer maneira o curto esta sempre bem ahah

• Responder
  • Margarida
    Noiva Curiosa Outubro 2016 Vila do Conde
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sou nada de regras. Concordo que o branco é só para a noiva e acho o preto uma cor triste e eu gosto de cores alegres...só tenho 2 ou 3 peças pretas no armário. Relativamente aos comprimentos, tipos de cores e horários, se calhar sou prática demais, seja um casamento antes ou depois da hora de almoço levo sempre vestido curto e curto tipo um palmo acima do joelho, pois acho que é o mais indicado e é o que mais gosto e depois gosto de cores e nunca liguei a esses pormenores das alturas do dia...
    • Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No fundo, em Portugal, todos os casamento sao à noite. Sao raros os que terminam antes do jantar ao contrario do que acontece no Brasil e em alguns paises da Europa.

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Se leres pra baixo uma das noivas disse que uma tia da noiva foi com o seu vestido de noiva alterado!!!

Menina, nada contra! Eu nem sabia dessa "regra" até escrever o post! So pus porque varios sites diziam o mesmo e quem sou eu para contrariar. Mas também escrevi que podem haver excepçoes, sao so dicas nao sao imposiçoes (mal era).

• Responder
  • Margarida
    Top das Noivas Maio 2017 Vale de Cambra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por acaso não . mas se fosse levava o na mesma!! Muahaha não concordo mesmo com isso de ser de manha , a tarde e a noite. Por essa ordem de ideias só podia levar o meu se fosse a noite o casamento.!! Menos!! Ehehe
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahahah Smiley xd menos mal então

• Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou acrescentar isso tudo no convite Smiley tongue

• Responder
  • Alexandra
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Tecnicamente 12 horas ja é tarde! Tas safa!!! xD

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E é comprido?! Eu também tenho um casamento às 12 horas e estava a pensar levar vestido comprido Smiley xd

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sim claro, mas se as pessoas se sentem bem assim então porque não?! Desde que ninguém se lembre de ir mesmo com um vestido de noiva Smiley tongue

e casamentos às 12h consideras o que?! Eu tenho um este ano e ia de vestido comprido

• Responder
  • Natalina
    Natalina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia Alexandra Smiley smile

Mostro sim mas só amanha, porque não tinha o meu numero na loja e entao tive que esperar que viesse de outra loja e vou busca-lo amanha.

Depois coloco fotos para veres e dares a tua opinião. beijinhos

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração