Olá gente boa! 🌞
Está tudo mais feliz com a abertura das lojinhas e com o tempinho a melhorar nesta Primavera? Por aqui finalmente está sol e parou de gelar à noite (o que estava a ser péssimo para as minhas plantinhas bebés). Que venha para ficar este solinho bom!
Continuando a nossa saga da sustentabilidade no casamento, depois do último debate sobre porta-alianças ecológicos, deixo aqui umas questões que tenho sobre como ser mais amiga do ambiente durante os meus preparativos:
Será que as compras online são consideradas sustentáveis? Será que nós, noivos preocupados com o ambiente, poderemos fazer as nossas compras online descansados em relação ao impacto ambiental que isso terá?
Penso que é possível, mas nem sempre a 100%...
Existem várias realidades preocupantes relacionadas com o e-commerce, e como eco-noiv@ gostava de deixar aqui um resumido contexto do que se passa por detrás de grande parte do comércio electrónico, para depois nos ajudar a usarmos este método da forma mais sustentável possível:
Fonte:
É fundamental saber se as empresas onde vamos comprar os nossos adereços para o casamento têm preocupações éticas para com os trabalhadores e com o ambiente.
A maioria das vezes é possível perceber avaliando pelo preço a que compramos algo, como acontece por exemplo com os produtos asiáticos, que infelizmente vêm de origens muito desumanas para os trabalhadores. O regime ditatorial da China é uma realidade, embora ocultada pelos meios de comunicação, e explica os preços baratíssimos devido à mão de obra “quase gratuita”. Políticas de outros países asiáticos que permitem multinacionais terem fábricas com trabalhadores explorados ou com mão de obra infantil são também mais uma realidade que explica os preços baixos.
Vale a pena repensar se queremos contribuir para este quadro de desigualdade, recusar e optar por melhores fontes, como empresas nacionais ou europeias, que garantem maior qualidade de produto e melhores condições aos trabalhadores.
Transportes:
As compras online podem trazer um grande impacto ecológico pelo aumento de emissões de gases com efeito de estufa dos motores a combustíveis fósseis, devido à crescente demanda de camiões nas estradas, trazendo um aumento da poluição ambiental. Reduzir o número de compras é a chave para contornar este problema, e principalmente de fornecedores que geograficamente estão super longe de nós e que obrigam a que as nossas compras viagem milhares e milhares de quilómetros, multiplicando a pegada carbónica.
O preço apelativo e o facilitismo das compras online podem levar-nos a consumir mais e a comprar o que afinal não será necessário, e na maioria das vezes temos noção disso só depois da compra estar feita e gastarmos o nosso dinheiro.
Para nos ajudar a quebrar este hábito, deixo-vos aqui uma série de dicas que nos ajudam a pensar de outra forma sobre como lidamos com o nosso carrinho de compras virtual, e a fazermos as nossas compras online de forma mais consciente para o planeta e melhor para o nosso bolso!
A chave é trazer para o nosso pensamento grande parte do ciclo dos 6 R’s, que são: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR e REUTILIZAR!
“Vou deixar as compras de molho”
Para ajudar a reduzir o número de compras desnecessárias, podemos fazer duas listas de compras: as que precisamos e as que queremos.
Na lista do que precisamos, podemos tentar comprar no comércio local, pois o tempo de espera pelo produto é menor. E na lista do que queremos, vamos fazer o truque de “deixar de molho” durante 30 dias… Parece uma eternidade, mas este tempo todo ajuda-nos a repensar e amadurecer uma ideia, que provavelmente mais tarde iremos descobrir se realmente tem utilidade ou não.
Acreditem que passa num instante, e todas nós começamos a pensar no nosso casamento com antecedência suficiente para pôr isto em prática. Experimentem!
2. "Quero embalagens mais sustentáveis, faxavor!"
Outra grande problemática das compras online é o empacotamento excessivo do que compramos. É ridícula a quantidade de fita-cola, saquinhos de ar, esponjas ou embrulhos com plástico-bolha. Acredito que se o consumidor reclamar e exigir uma mudança de comportamento, as empresas irão alterar este hábito e procurar soluções com materiais biodegradáveis e altamente recicláveis (o plástico não está incluído).
Por isso, na hora de fazerem a vossa compra, se houver uma caixinha de texto, façam o vosso pedido por embalagens ecológicas, como: em caixas de cartão, papel kraft para almofadar, fita gomada (em papel), PLA, bioespuma (isopor sustentável), etc..
É fundamental que ambas as partes recusem o uso de plástico para embrulhos, e reduzam a quantidade de material utilizado também. Muitos são os casos em que o consumidor exige e o fornecedor obedece! E se não obedecer, corre o risco de ser criticado com apenas uma estrelinha nos reviews (como vos irei contar no próximo debate das minhas comprinhas). Nós, consumidores, temos mesmo esse poder!
3. “Será que encontro em segunda-mão?”
Antes de fecharmos o carrinho de compras e mandarmos vir imediatamente as comprinhas, vale a pena vasculhar se não haverá o que procuramos em segunda-mão, e que possamos reutilizar para os artigos que tanto queremos. Procurem em sites como o OLX e o Facebook Marketplace e irão ver que se encontram verdadeiras pechinchas! Este foi o caso da noiva Ana Marina e da Cláudia, que fizeram os seus convites e números das mesas low cost com objectos de outras noivas, e os seus marcadores de mesa em segunda-mão!
4. “Quero um fornecedor mais amigo do ambiente!”
Como nem tudo é possível comprar usado, precisamos de uma solução melhor. Evitar comprar em fornecedores sem garantias de sustentabilidade é um bom começo. Sei que os preços baixíssimos são o maior chamariz para essa escolha, mas vale lembrar a que custo esses preços são baixos e que podemos repensar noutras alternativas. O sacrifício de abdicar de uns objectos para o nosso dia compensa no alívio que damos à Natureza em pouparmos mais um recurso!
Como alternativa, o meu conselho vai para a procura no comércio pequeno e local, ou a utilização de plataformas que o promovam - como é o caso da Etsy! Esta plataforma, para além de ajudar pequenos negócios em vários países da Europa, tem 100% carbon offset!
O que é o carbon offset ou compensação de carbono? Trata-se de um plano que essa empresa tem de compensação de carbono, que neutraliza 100% das emissões de CO2 causada pelos transportes ao investir em projetos de redução de emissão de gases de estufa.
--
Sei que é bastante informação e que este parece um passo de nível avançado para os eco-noiv@s dispostos a ir mais além no seu casamento sustentável.
Todos os momentos contam quando tentamos ser mais amigos do ambiente, e as compras online para o nosso casamento têm um peso gigante nesta balança. Creio que vale a pena o esforço e o altruísmo para com o nosso Planeta, e o poder do consumidor já provou ser forte no que toca a alternativas mais sustentáveis no mercado.
O que é que vocês acharam destas dicas? Gostaram?
Já alguma vez aplicaram estas dicas ou tentariam adoptar alguma delas?
Beijinhos 💚