Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Compras Online | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 20 de Abril de 2021 às 11:15 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 19

Olá gente boa! 🌞

Está tudo mais feliz com a abertura das lojinhas e com o tempinho a melhorar nesta Primavera? Por aqui finalmente está sol e parou de gelar à noite (o que estava a ser péssimo para as minhas plantinhas bebés). Que venha para ficar este solinho bom!

tenor.gif

Continuando a nossa saga da sustentabilidade no casamento, depois do último debate sobre porta-alianças ecológicos, deixo aqui umas questões que tenho sobre como ser mais amiga do ambiente durante os meus preparativos:

Será que as compras online são consideradas sustentáveis? Será que nós, noivos preocupados com o ambiente, poderemos fazer as nossas compras online descansados em relação ao impacto ambiental que isso terá?

Penso que é possível, mas nem sempre a 100%...

Compras Online  |  Eco-noiv@s 🌱 1

Existem várias realidades preocupantes relacionadas com o e-commerce, e como eco-noiv@ gostava de deixar aqui um resumido contexto do que se passa por detrás de grande parte do comércio electrónico, para depois nos ajudar a usarmos este método da forma mais sustentável possível:

Fonte:

É fundamental saber se as empresas onde vamos comprar os nossos adereços para o casamento têm preocupações éticas para com os trabalhadores e com o ambiente.

A maioria das vezes é possível perceber avaliando pelo preço a que compramos algo, como acontece por exemplo com os produtos asiáticos, que infelizmente vêm de origens muito desumanas para os trabalhadores. O regime ditatorial da China é uma realidade, embora ocultada pelos meios de comunicação, e explica os preços baratíssimos devido à mão de obra “quase gratuita”. Políticas de outros países asiáticos que permitem multinacionais terem fábricas com trabalhadores explorados ou com mão de obra infantil são também mais uma realidade que explica os preços baixos.

Vale a pena repensar se queremos contribuir para este quadro de desigualdade, recusar e optar por melhores fontes, como empresas nacionais ou europeias, que garantem maior qualidade de produto e melhores condições aos trabalhadores.

TyHy-o003uQj6Fg51KmbX7moCXoUqRxN8drTkHQsazYkvQ3jo5Etfs6FEqZIsUPcyukmf6e1ouM_C9qVMDy1fnai6PKS-l1mq5PWShnimeriu59xdtM7KbIYYtEjM6a2CZ6XPE-Z

Transportes:

As compras online podem trazer um grande impacto ecológico pelo aumento de emissões de gases com efeito de estufa dos motores a combustíveis fósseis, devido à crescente demanda de camiões nas estradas, trazendo um aumento da poluição ambiental. Reduzir o número de compras é a chave para contornar este problema, e principalmente de fornecedores que geograficamente estão super longe de nós e que obrigam a que as nossas compras viagem milhares e milhares de quilómetros, multiplicando a pegada carbónica.

FOcMU6E2dshX46p0qda3vASI_GJMlIFcluvHLPNF-Mjimfqs-NL9PQfKWVPafGTQNbhJ5S-XiDQgvwNd5aiG4I72E00SXggBLYY0GChsSY82PEIpxxVJUWmm7h5gum5lXxMlq4T2

O preço apelativo e o facilitismo das compras online podem levar-nos a consumir mais e a comprar o que afinal não será necessário, e na maioria das vezes temos noção disso só depois da compra estar feita e gastarmos o nosso dinheiro.

Para nos ajudar a quebrar este hábito, deixo-vos aqui uma série de dicas que nos ajudam a pensar de outra forma sobre como lidamos com o nosso carrinho de compras virtual, e a fazermos as nossas compras online de forma mais consciente para o planeta e melhor para o nosso bolso!

A chave é trazer para o nosso pensamento grande parte do ciclo dos 6 R’s, que são: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR e REUTILIZAR!

1. “Vou deixar as compras de molho”

Para ajudar a reduzir o número de compras desnecessárias, podemos fazer duas listas de compras: as que precisamos e as que queremos.

Na lista do que precisamos, podemos tentar comprar no comércio local, pois o tempo de espera pelo produto é menor. E na lista do que queremos, vamos fazer o truque de “deixar de molho” durante 30 dias… Parece uma eternidade, mas este tempo todo ajuda-nos a repensar e amadurecer uma ideia, que provavelmente mais tarde iremos descobrir se realmente tem utilidade ou não.

Acreditem que passa num instante, e todas nós começamos a pensar no nosso casamento com antecedência suficiente para pôr isto em prática. Experimentem!

2. "Quero embalagens mais sustentáveis, faxavor!"

A2pbXYlK30zJ2mVufK3J6lSYfVIj7YcraRiDJlhUI5AiJJLkKLI5RGFEkrocq3IMDaL-gycw0mBFD9TMmQTEy_8X1ls0ZrLBRdOItm-RgYlHNqcub8SrlYMpkAU0wC9BH-wEDm-7

Outra grande problemática das compras online é o empacotamento excessivo do que compramos. É ridícula a quantidade de fita-cola, saquinhos de ar, esponjas ou embrulhos com plástico-bolha. Acredito que se o consumidor reclamar e exigir uma mudança de comportamento, as empresas irão alterar este hábito e procurar soluções com materiais biodegradáveis e altamente recicláveis (o plástico não está incluído).

Por isso, na hora de fazerem a vossa compra, se houver uma caixinha de texto, façam o vosso pedido por embalagens ecológicas, como: em caixas de cartão, papel kraft para almofadar, fita gomada (em papel), PLA, bioespuma (isopor sustentável), etc..

TbOoWW5xmemKGRt4r1-Az9XzeMQfNWMK78KeW6pV1GDZwMwNzuX_JFnRadX48eRH-PPsWsK9rc9caUJqbAnqvctcNIqVO7cPFAHJBKmLIa5_IHxWORjfzDIg5kTzGkqL_OrAbjH7

É fundamental que ambas as partes recusem o uso de plástico para embrulhos, e reduzam a quantidade de material utilizado também. Muitos são os casos em que o consumidor exige e o fornecedor obedece! E se não obedecer, corre o risco de ser criticado com apenas uma estrelinha nos reviews (como vos irei contar no próximo debate das minhas comprinhas). Nós, consumidores, temos mesmo esse poder!

3. “Será que encontro em segunda-mão?”

Antes de fecharmos o carrinho de compras e mandarmos vir imediatamente as comprinhas, vale a pena vasculhar se não haverá o que procuramos em segunda-mão, e que possamos reutilizar para os artigos que tanto queremos. Procurem em sites como o OLX e o Facebook Marketplace e irão ver que se encontram verdadeiras pechinchas! Este foi o caso da noiva Ana Marina e da Cláudia, que fizeram os seus convites e números das mesas low cost com objectos de outras noivas, e os seus marcadores de mesa em segunda-mão!

4. “Quero um fornecedor mais amigo do ambiente!”

Como nem tudo é possível comprar usado, precisamos de uma solução melhor. Evitar comprar em fornecedores sem garantias de sustentabilidade é um bom começo. Sei que os preços baixíssimos são o maior chamariz para essa escolha, mas vale lembrar a que custo esses preços são baixos e que podemos repensar noutras alternativas. O sacrifício de abdicar de uns objectos para o nosso dia compensa no alívio que damos à Natureza em pouparmos mais um recurso!

Como alternativa, o meu conselho vai para a procura no comércio pequeno e local, ou a utilização de plataformas que o promovam - como é o caso da Etsy! Esta plataforma, para além de ajudar pequenos negócios em vários países da Europa, tem 100% carbon offset!

O que é o carbon offset ou compensação de carbono? Trata-se de um plano que essa empresa tem de compensação de carbono, que neutraliza 100% das emissões de CO2 causada pelos transportes ao investir em projetos de redução de emissão de gases de estufa.

7RiERZ4d_XBPN3cn5ARO0P8lb4YibmcsjWJj5FEoRu4z-bSgwlYSd2Uz-95qaEbFnTZSdl4EVDREVkbPxph-KzHFcnIl-VY--9gZwogpG4qkriMJezpLeHDbs1wMInMuE_OYD8Cn

--

Sei que é bastante informação e que este parece um passo de nível avançado para os eco-noiv@s dispostos a ir mais além no seu casamento sustentável.

Todos os momentos contam quando tentamos ser mais amigos do ambiente, e as compras online para o nosso casamento têm um peso gigante nesta balança. Creio que vale a pena o esforço e o altruísmo para com o nosso Planeta, e o poder do consumidor já provou ser forte no que toca a alternativas mais sustentáveis no mercado.

O que é que vocês acharam destas dicas? Gostaram?

Já alguma vez aplicaram estas dicas ou tentariam adoptar alguma delas?

Beijinhos 💚

19 respostas

Última atividade por Rita, a 21 de Abril de 2021 às 23:24
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Alô Carlinha! O objectivo é mesmo relembrar aquilo que já sabemos, mas que a tentação nos faz deixar de lado 😜É muito bom esse plano de reutilizares para a segunda festa, assim também trazes um pouco das memórias do primeiro para o segundo evento e fica um casamento mais unido mesmo sendo em duas datas 🥰 Beijinhos 💚

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Rita, tens razão em cada sílaba e nós (falo por mim) não pensamos nisso quando somos tentadas com sites como o Aliexpress...! Não disseste nada que não soubéssemos, mas é bom, é ótimo, é vital, estes debates! Como tenho 2a festa e vou reutilizar muita coisa, também vou ter que adquirir mais, e destes ótimas alternativas. Por exemplo encomendei uma coisa no Etsy e não fazia ideia que era (mais) sustentável, faz-me pensar que tenho que ver o que posso comprar lá em vez de ser noutros sites. Beijinhos e obrigada 😊
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou ver o documentário Rita 🤗
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Zélia! Sem dúvida que estes tempos de pandemia são uma situação excepcional e não tivemos outra hipótese, mas também pode abrir um precedente perigoso (e por isso é que nem sequer quis adicionar o factor pandemia, para que este debate se adapte a qualquer outro momento). E eu também fiz várias compras online, por não ter mesmo outra hipótese. Até a prenda de aniversário do noivo, no ano passado, tive de comprar online! 🤣

Quanto à situação de pobreza, é um assunto extremamente complexo sim, e nem sequer quis entrar muito profundamente nessa desigualdade, só mesmo dar um lamiré... não soube desse escândalo! Vou pesquisar!!! Mas vi um documentário que adorei que é o The True Cost e recomendo - precisamente por abordar muuuuito mais do que as condições míseras de trabalho em outros países, como Camboja...

Com isto, espero só que @s noivinh@s comprem com mais alguma consciência e que este debate lhes dê vontade de pesquisar mais sobre de onde vêm as coisas que compramos e a que custo. Já se sabe que sou mesmo chatinha com os meus eco-debates 😜

Beijinhos e obrigada pela partilha 💚😘

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sei sim! Havemos de falar 😉Obrigada! Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Dani! Sim, acho que vale a pena recordar estes passinhos importantes para aliviar a carga de impacto que isto tem no ambiente.... Beijinhos querida 💚

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita que excelente debate!!

Realmente quando compramos presencialmente, seja novo ou em segunda mão, é mais fácil controlar seja por reutilizarmos um saco, seja pelo produto não ter de ser muito bem embalado como no on-line. 🥺

E eu confesso que compro quase tudo on-line 🙊 mas por exemplo a Amazon já têm vindo a fazer várias coisas nesse sentido: os sacos são de papel e muitas vezes dentro das caixas tem papel ocupar o espaço, e não plástico. Mas há uns tempos comprei uns Tupperwares de vidro e cada single embalagem, incluindo as tampas, vinha envolto em plástico quando poderiam ter protegido de uma forma melhor 😤

Também gosto muito da etsy por causa disso, mas temos que ter em conta que há muita gente que também tem lojinhas na Amazon ☺️

Nunca tinha pensado em pedir por menos plástico e é sem dúvida algo a que estarei mais atenta.

No final quero só deixar um adendo: produtos vindos de longe (por exemplo China) acabam por prejudicar o ambiente por todos os motivos que disseste, mas o preço não é automaticamente porque os trabalhadores serem explorados. É tudo lindo? Não! Há trabalho infantil, infelizmente. estima-se que na Índia sejam 6 milhões de crianças com menos de 17 anos 😰 no Nepal são 2 milhões 😭 o que equivale a 7% da população 🥺🥺

Agora falando de adultos, não digo que não sejam explorados, mas a situação não difere muito em Portugal 😫 o preço é mais barato porque esses países têm um salário de 200,300,400$. Se eu abrir uma fábrica aqui no Reino Unido nunca poderia pagar esses preços, se eu for e abrir uma fábrica no Paquistão já posso. E aí estaria a criar emprego. A China é a potência que é porque também tanto emprego foi criado lá... não nos podemos esquecer da Nike que começou a vender os tênis que eram feitos num país muito pobre chamado Japão...O problema não é a desigualdade (se eu tiver 2 milhões de € e tu 50 milhões € somos ambas milionárias mas desiguais) o problema é a pobreza.

Não quero com isto dizer que está tudo certo e que não há exploração, porque há. Mas entre pagar £3.50 por hora a um trabalhador da China ou pagar £3.50 por hora a um trabalhador do Reino Unido como faz a Boohoo, quem é que é o explorador? (Não sei se soubeste desse escândalo no ano passado) ☺️Desculpa pelo testamento 🙊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já sabes: se quiseres conta com o meu contributo 😂 Bjs querida!
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá econoivinha Rita👰🏻‍♀️Muito bom debate, poder ler algo que nos refresca a consciência, o hábito e as alternativas das escolhas acertadas, é mesmo de agradecer. Obrigada por esta sempre aí contribuindo para nosso crescimento informativo e enchendo-nos de poder para que cada uma de nós façamos nossa parte. Beijinhos e boa semana😘🍀🤞🏻☀️

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Martinha! Ahahah que marota 😜Eu também tenho comprado coisas online, e nos tempos em que vivemos de pandemia, desde o ano passado, que outra coisa era difícil de fazer. Esta era a única alternativa! Mas vale a pena lembrar, para quando tudo isto passar, de termos mais atenção ao que está por detrás destas compras e quanto é que elas custam ao ambiente. Beijinho 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Alexandra! Obrigada 😊 Com o casamento e ainda mais com a pandemia, também me vi obrigada a comprar montes de coisas online, principalmente amazon e etsy. Mas tento sempre ter em mente esta realidade, para conseguir-me controlar 😜E aí disseste tudo, se todos contribuirem um bocadinho para esta redução de lixo, já faz muita diferença! Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahahha Milhinha, esse arrependimento é liiindo 🤣Também aprendi cedo com muitas partilhas de noivas que compraram coisas a dobrar e não usaram, ou que desperdiçaram... então fui logo ficando alerta para esses desperdícios! Vamos lá ver como será o meu debate dos escombros do casamento 🙈😜 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ritinha! Também faço isso com a maioria das caixas e sacas, guardo tudo porque pode dar jeito heheh É isso mesmo, temos sempre margem para evoluir nesta caminhada. Beijinho 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Laurinha! Esse passo de deixar as compras a marinar em vez de comprar logo é um bom truque! Já evitei de comprar tantas coisas que até fico admirada! No que toca aos embrulhos, agora peço no Etsy sempre, pois eles têm uma caixa de texto para isso. Evito comprar coisas na Amazon precisamente por causa disso, mas às vezes não há opções melhores... Todas fazemos o nosso melhor! E sei que o meu casamento não vai ser 100% ecológico, por falta de conhecimento, de tempo e de permissão nos lugares que escolhemos. Por mais que queira chegar a isso, a minha meta principal é ter um dia feliz e que os convidados gostem do nosso dia e se sintam bem! Beijinhos 😘

• Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha, excelente debate querida! 👏
    Eu porto-me muito mal, ultimamente compro mais online do que em lojas físicas mas tudo devido ao confinamento agora irá mudar certamente 😍
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Óptimo debate, mais uma vez. 😍 Não sou muito de comprar online embora tenho optado por algumas coisinhas do Ali. É importante pensar bem no impacto que cada coisinha tem no nosso dia a dia e cada vez mais optar por alternativas mais sustentáveis 😊 um pouquinho a cada um e já faz muita diferença. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorooooo Ritinha! Eu que nunca fiz compras online portei-me muito mal no meu casamento com tudo o que comprei no AliExpress! Shame on me!
    Espero redimir-me no futuro.
    Obrigada por trazeres este assunto à baila: menos compras desnecessárias = menos lixo no casamento! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita, não sou uma consumidora fácil, já que demoro muito tempo até decidir se compro ou não e por norma, acabo por não fazer ou faço em menor quantidade.

Confesso que a nespresso e os produtos para o cabelo mando vir sempre on-line, já que não pago portes e evita que eu saia de casa. Agora que penso, eles não usam plástico. As caixas são todas reutilizadas, para eu enviar coisas para outras pessoas.

Não sou uma pessoa 100% eco, estou a tentar melhorar, mas há sempre margem de evolução.

Obrigada pelas dicas conscienciosas.

Beijinho.

• Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Ritinha! Uau, mais um debate fantástico e que realmente nos coloca a pensar. Sei que estou muito longe de ser uma eco-bride, mas realmente estes debates colocam-me a pensar (que é o primeiro passo da mudança). Já tenho o hábito de deixar as compras a "marinar" durante alguma tempo no "cesto virtual" e depois apercebo-me que mais de metade afinal não vou comprar. Esta é, de facto, uma ótima dica.

Quanto à quantidade de embrulhos que vêm com as encomendas, também me fazem confusão. Nunca pensei em solicitar ao fornecedor uma redução do plástico, mas é algo que irei fazer. Vale o que vale, mas todos os embrulhos que me chegam eu guardo e tento sempre reaproveitar em outras coisas.

Mais uma vez, obrigada por estas dicas e força aí, porque organizar um casamento totalmente ecológico, deve ser muitoooo difícil! Se há alguém que consegue, és tu de certeza 💪Smiley heart Por aqui, irei tentar fazer escolhas melhores 😘

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração