Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Porta-alianças ecológicos | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 30 de Março de 2021 às 11:28 Publicado em Fórum Casamentos.pt 3 38


Olá eco-noivinh@s!



Alguém com saudades de inspirações amigas do ambiente para o vosso casamento?

Ouvi um siiiim? Então cá vai! 😁

Desta vez, trago-vos ideias mais sustentáveis para escolherem o vosso porta-alianças!



Porta-alianças ecológicos  |  Eco-noiv@s 🌱 1



É bastante fácil escolhermos um porta-alianças “aparentemente” ecológico, já que a maioria dos que nos atraem não são feitos de plástico. Mas o facto de escolhermos algo sem plástico não o torna automaticamente mais amigo do ambiente.

Um dos grandes fatores que torna a maioria dos casamentos menos sustentáveis é a importação via compras online, pela grande pegada carbónica e pelo empacotamento excessivo e com recurso a plástico descartável.


Para noivinh@s que gostariam de contornar esta tendência e tornar o seu casamento mais ecológico desde a sua organização e planeamento, a chave é recusar, reduzir e reutilizar!

🌿 Recusar - comprar como primeira opção

🌿 Reduzir - diminuir ao máximo o que se tem de comprar, planeando bem e com antecedência para evitar compras desnecessárias

🌿 Reutilizar - analisar o que se tem, e dar uso à imaginação para as nossas manualidades.


Esta receita de 3 R’s pode ser utilizada também para escolhermos o nosso porta-alianças. Podemos pensar em reutilizar objetos que já tenhamos ou que nos possam emprestar, e que quando terminar a sua função como porta-alianças voltará ao uso que tinha. Ou até em objetos bem acessíveis e que não prejudicam em nada o nosso ambiente!


Espreitem estas inspirações que estão um mimo!



Casco de côco

Para noivinh@s bem relaxados, esta opção é fantástica. Serve muito bem para casamentos no verão, com temas bem tropicais! A casca de côco pode-se arranjar comprando simplesmente côco no supermercado e guardarem a casquinha.


WhbYZKOsuOzYGYdLhsk-j65_MGtcdph8Ih4FWq0SQDqmYZP1W1paB98hPUc6WT57T2too3v6jOhMujRYf41yR0X2-5stuy90Ess7nc07PQjSPG0VSCKxPiFtHfw6Mt9iVt5utwDg


Quanto à decoração, não vale comprar musgo artificial! É muito fácil comprar em floristas ou em mercados, e embora não seja o ideal para a Natureza - visto que o musgo demora décadas a crescer - sempre é melhor do que comprar em plástico. Por isso, comprar em moderação é o que recomendo.

Jal7dyLQ8ura_coNOJh7sF6S1boFoTlmgebQXokjEfEZsdDcLtSVoaaKTWaNTULPfXKqvUdha0u0pBy13oDcGes0lEjK89jzSq5KJVjmWeZItoBJenHJkY8zXGMlAukKFqTo4bNQ



Fio de juta

Estes corações em fio são opções muito românticas e bem ecológicas. Basta recortar uma ou duas camadas de cartão no formato que quiserem, e com um bocadinho de cola quente prende-se uma ponta do fio e divertem-se a desenrolá-lo à volta do coração. E pouco mais será preciso para finalizar a decoração desta manualidade tão fofa.


d8bEUajdwqTqAseN1VvVsIsq4IK2APvSlWPlxTD0BArPpoINVydvZ2oYULI776swPXgvbkOVmBK9ZNKtBrTjbwGr1dXQK3iyVzPwDuvl4tLWHnqERkk2cCHlzrepZ8O8kv8hbQ-t

lFcm0mjy7WAo5vfxf-KomAWcUiur6zyHPzyX6Q0QJ7FQ06TMfjPKq9fRkbL_yTVs3fxPsCLp4HkT1YV53io3MYzphbQtWqwM8UvBiM7ThW6TWiggWcppDdFPfLR9mAOa4-HRsAz9



Concha de vieira

Este porta-alianças é o meu favorito para casamentos na praia. É tão simples e fácil de fazer, e a custo quase zero! Nada que uma mariscada com vieiras não resolva para encontrarem a vossa conchinha perfeita.


tB0ajvJKMxBeSBzGBR9xm4rxgLQB00c0iHHvqf1qHBCXegA9ZSmj9VTDT8Of-VYTU72G2MVuYJohRxpz-eKdVerZnHWghuMZvVeqADdACigi1AdrWeLeKcroxgNSxijqnwOq_jSG

4piY_FQ4z_Oavqb3vv4KL25B1L5jUbmu8CcYUqauTJerlrs-IgUwSz_CPDWLpAVzwOt__bki4FqWGFqhjgwn1tX0kpcM63m07M_ALWsDBHhgUkq5xos31yyUuA-2V6ad6B0q9M0g



Flores

Dentro das formas mais fáceis de fazerem o vosso porta-alianças, está a utilização de flores. Biodegradáveis, as flores dão a beleza necessária a este elemento e sem ser preciso fazer manualidade quase nenhuma. Basta uns alfinetes de ponta dupla para prenderem as alianças. Podem inclusive usar o vosso bouquet, e escolher a flor mais bonita para carregar as vossas alianças.


3no9qchkOI2OVV5PGIqBNwu4ZWZYeAntIQ_VEYU6pkOKSzA3N83aMDSMAkDGLfWa4K9dlvgHOmJFtyzOtegbZTl0RK0sgFjETlbFFnR-DQrbtqqN9p7oQddEFvJj1nzRQcXiOcyq

Td-DSdvZSvwmwrkjfdyMPiopGTZ0wuWoUEr1mNi2ev-i8Fh6M5B2Q74BFTnsjEQR7GC5LmlSWiaoRqfWxu5N8gR6Gwh559pRkS4PFnjVyJbWKdtYpubJVTU-R4eMvGMFhtui9VaM


Dentro da mesma ideia, podemos utilizar folhas e ramos, num formato muito romântico e delicado.

BXME0FBcqwxE0Db73kduopdFpDlIie7GQ7VBShf6szPi3OdI3tmJvIWnWb0XXmQ06unCzQiTj2j0vcDHt8ZcSHARo-yhBj3ebn8p1klaMgwbhvVfCM5QYHQHZw9I8dzeRXB7tLI3


Alimentos

Aposto que estarão tão surpreendidos quanto eu quando vi esta inspiração. Pois é, a imaginação é o limite! Esta ideia fica ideal para um casamento no outono, e ganha todos os créditos por ser tão original.


bRmfx_IBCZ20LU0S3DxEgnyO1QUzAn0g8-pCAP8FHzz8zsfRnkhNz8omwO6AOAYoMZ1m_dEn_kf4YTeyy2NHNQmqVrrcSSyuUrN2kJnAr5QZf_VGoc4kXzWZLC4BOq693zJw2DDc

IcEookwhX-pOqQ1vn4sTdB6CKMqDTSHwk2m2QbwfQwtJX6gWSx6Cbz-LSI2FI846ifUUG1Y3vKE8FV41wgfUgm28f0tbtKcBPTAB_W6iQiuZehUEJbxnff7nE6QRWFCDSeowJCod


Garrafa de vidro

Esta ideia é muito versátil e bastante ecológica, pois qualquer garrafa de largo gargalo irá servir. Dentro da garrafa podem colocar o que quiserem para se adequar ao tema do vosso casamento. Entre musgos, como o da foto, podem colocar areia e conchas para casamentos na praia, flores secas, lavanda… a criatividade é que manda!


6Av1lzou_nnybDiH1T6riC6syoXCOrwMg2w0Aa_5FntwxA3a4rgABGvWAjTNZpjI5UJluXHLAzWPQTFjX77uzPkd2C0UurBINt3G_QPlIzNGYBn1mFCxrVRfvIpe85ifTcG8zpxc



Tronco de árvore

Um pedacinho de tronco de árvore já começa a ser bastante comum, e é mais fácil de arranjar do que comprar. Bons passeios na Natureza, um olho para o que está à nossa volta, e encontram o que procuram. Para finalizar a manualidade, com uma caneta de gravação ou de ponta quente e personalizam ao vosso gosto!


CcoyMpPvbvOX2dXsiD629e5DbYS4699qBxko3_6mTw3qhSdka-fCuEMPRENjkEk--mCnKpdk7dg-et-WSTK284SrZQLVJwOLCb_1MWEL7boNgDhaCjoHkuc6njlgHo6mVW10rG97

lnyj9yMstKsMb8O0hqL_NbR0ZCUHeRedblkkfZo6hNUTnJbfm7Lo-9lO5iMg2iv58LSA4AQNgFaZad1dTGe_vvKbhbpnBsCB8flWO_OOci2S-Pt_Y9ib4aISf9LIaAEYa6E6Mu1s



Livro

Dentro das ideias mais originais, esta superou as minhas expectativas! Usar um livro antigo ou até simplesmente um caderninho é uma ideia bem simples e cheia de significado.


EMpTU2PVa8KzT3965KLcgzCqJ-yRohLtbfoMCALINgVSIF-Vc5OOy5VuEI1t9p-VZo-8hqgsXrRfRAVz8d6jPCZDAq7RmK6_aQNVdpILXL7r4fgt4Lg4EQiJbn95QHAuwnkyLYF6

alyIfutdy8pfNSS52nh7iC7uV8Hng1OUZkToNQxKFzgPwMH3X5YfUcm06FEhmU_VVpWhTg95mGR9EE-4KdKh2t3_Z4CBZ8kexLvJnF2y9qI6r1nP7dT7UtO9aLkySCgAK7zBvtLz



Caixa de madeira

Uma ideia já muito popular é a utilização de caixinhas de madeira. Como em todas as casas não faltam caixinhas, decidi incluir nesta lista como objecto para reutilizar. Pouco mais será preciso para finalizar a decoração desta caixinha, e há imensas inspirações para nos ajudar a escolher o que fazer.

7gl4p_enkOuhyNylUBaGjOMilXrIe68Xu7MVqSSuL1_9F9AVmOORGixiRL_m00CHyPZl9fPaIu_KGvpxePrqpX3d1kIaic8_lGfEj-E7dU3q0g609PJPDDIZycOvrI1iUHzZZfu5

h4__jhmQyqNFZIbaqBijEj_Ub4v0eAlrLXMDgygNgkd9TLb48flya-qdDwPt9wxL4zYGaJsOdIGi7r3X5u2F2e7f8oV6tm6f-EU2Ncd_Z9FtBY9L1De4BGgUxm4n5_ijXd_LsHr3



Bordados

Quem tem em casa uma mãe ou avó prendada para fazer um lindo bordado para o vosso casamento? Mais especial ainda seria se fosse bordado por nós mesmos! O que gosto desta ideia é que não tem de ser um objeto muito grande, e depois pode ficar como decoração da nossa casa. Há coisa mais romântica que isto?


UlO4zk0Lz7cHrc8t1lC8MYpU-YV-pjU4t7D0-gtTQCB0aMRqj2KHqxnfh6Fjl-qgJsqZKnnS0DqHJg739WHpkTnDk5H6NB8nUnD6ZcUIh8DIkJtNIfrNo4EUsW-duKPcveaHQI9z

8U8HjoOxZE8vZw4zPtEmS0G3X6c1oFjcLCPaND31Hl1axxoJZJCsCtvVWDEU7FC6ly5HTvQbXYYo7N-5csWRkBm93KC4VvprQXymQtNPCjbtRGnAxPKlPX5Qc6QDIjDqM7qDk7lb


Ainda em alternativa aos bordados, as rendas também são bem aplicáveis aqui, e podem um bastidor da mesma forma que os bordados.

S6a74oCnLQl3XdVX1mJTJxPxGdu-tTMubrbZ-lF6q69XcyCEemxhh87xpn5yTW1YsRBzwYyq49PLqm9qh3wSYGwuy6TiZe1mnFs8CbZ42rm7rz8Lih7Ghog1dJ0Y3mPw9vbAmV9H




Com estas ideias todas, convido-vos a explorarem o que têm em casa que sirva para este propósito, e usem a vossa criatividade para fazerem uma linda manualidade para transportar as vossas alianças no grande dia!


E caso não tenham, convido também a explorarem o comércio local (assim que as lojas abrirem, falta pouquinho) e a comprarem se assim optarem por um objecto do nosso comércio, feito no nosso país, que já por si será mais sustentável. Se a reutilização não está ao vosso alcançe, podem recusar as embalagens e saco de plástico na hora de fazerem a vossa compra 😉


Espero que tenham gostado destas ideias, e se tiverem mais alguma inspiração para porta-alianças amiga do ambiente por favor partilhem!


Beijinhos 💚


38 respostas

Última atividade por Rita, a 25 de Abril de 2021 às 20:26
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinh@s, para quem estiver à procura de porta-alianças em bordado, aqui vai um contacto fresquinho da noivinha Catarina que teve o seu porta-alianças bordado por esta fornecedora portuguesa: https://www.instagram.com/carmela.do.avesso/.

    Beijinho 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela! Que lindo o tronco de árvore! Eu adoro essa ideia 🥰 Beijinhos
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Setembro 2021 Maia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita!
    O nosso vai ser parte do tronco de uma árvore. Adoro e estou completamente rendida 😍
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah pois, faz sentido... Oh então vais reutilizar depois, é uma boa ideia!! 😉🥰

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai Ritinha que noivinha prendada!!! Maravilha 😍Vou ter de me juntar ao clube, contigo e com a Laurinha 😁Beijinho 💚

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só vou usar este ano, porque no próximo ano já vamos ter as alianças e vão ser abençoadas pelo padre já nas mãos. Comprei um guarda-jóias de vidro que depois terá esse propósito. Smiley kiss Beijinhos

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai Carlinha, esse é o meu mal quando vejo novas inspirações 🙈🤣 E o que tens é para a cerimónia deste ano ou para o ano? Beijinho 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Kris 🥰🥰🥰 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Inês! As flores são mesmo uma ideia tão simples e tão romântica 🥰 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida Dani 🥰 Olha que a flor surpreendeu-me durante esta minha pesquisa, era mesmo desta inspiração que estava à procura! É linda mesmo 😍Beijinho 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas que belo duplo check, Kikas! Que sorte que a ourivesaria vos faz isso 🍀, era bom que houvesse mais a fazer o mesmo. Beijinhos 💚

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, o meu porta alianças como não poderia deixar de ser é um bordado Smiley smile
    Beijinho.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Rita, mas que ideias lindas! Vai ajudar muitas noivas(os) sem dúvida. Gosto do meu porta-alianças mas se tivesse visto este debate poderia ter alterado. Smiley catface Beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    So quero Colabs e mais colabs ! 😍😍😍 Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que inspirações tao lindas, Rita! Smiley smile

    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate fantástico 🤩 adorei a ideia das flores, no entanto são todas muito giras!! 😍
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    AdOrOooOo os temas abordados com teu toque 🌱, deixam sempre o sabor a mais🥰
    Gostei de todos os modelos que nos propuseste. Meu favorito foi a Flor 🌺, apesar gostar muito mais das plantas verdes, achei muito fofinha a ideia de que as alianças cheguem em uma florzona😍
    Parabéns pelo debate maravilhoso😘

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiii rita eu perco me contigo sem dúvida 😂😂😂
    Eu vou com caixas de madeira 😏 personalizadas foi a ourivesaria que tratou disso nem pensei mais nisso foi digamos um duplo check
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Está na minha lista! Um dia vou-me lançar de cabeça 🤞😜

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Martinha, também adorei a conchinha! Está um mimo, e super fixe para temas de mar, praia etc! Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandrinha! Essa opção do bouquet acho mesmo fantástica! É ideal para noivas super práticas e minimalistas, adoro! E reutilizar essa caixinha é sempre o melhor, há-de servir para mais usos de certeza 🥰 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo carinho, Heloísa! 🥰 Sim, os bordados são mesmo muito românticos, e tê-los depois em casa como recordação é mesmo impagável. Eu também fico curiosa! Vai ficar muito especial, tenho a certeza 😍Fico à espera da partilha. Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que maravilha Milhinha! Os ouvidos até fazem tlin-tiln quando ouço falar em reutilização! Essa é que é a maior vantagem em reutilizar, ficam mesmo ao preço da chuva e depois uma linda recordação. Se tivesse alguma das minhas avós, faria o mesmo 🥰

    Pois temos! Tenho esse debate pendente, ainda estou a coleccionar mais info... Mas vamos falando! Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também fiquei apaixonada pelo a garrafa. Foi o que me inspirou para fazer este debate! Essa caixinha vai ficar super linda e será sempre muito especial 🥰 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há bons tutoriais para ir dando os primeiros passos. Espreita. 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Telminha 🥰 Andei à volta dessa palavra, só me saiu "suporte redondo" 🙈🤣Estar em UK muitos anos dá nestes Alzheimers lusófonos 😜Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida Zélia! É tão bom ver que estas ideias são bem acolhidas 🥰

    Eu estou tentadíssima com várias opções! Andei a namorar um par delas, até a minha costureira me oferecer um objeto para o meu porta-alianças (shhh estou a guardar segredo, mas irei mostrar quando terminar a manualidade em Portugal!) e que está nesta lista! Foi uma boa surpresa. Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uaaaau Laurinha! Então tu és uma das noivas prendadas que vai bordar o seu próprio porta-alianças! Que maravilha 🤩Mal posso esperar por essa partilha! Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida Alexandra! Eu fico com os olhos em bico nestes bordados 😍Adorava saber fazer e montar um negócio destas coisinhas 🤩 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, adoro as ideias! A concha está super lindo mesmo adorei. Perfeito para casamentos com o tema praia 😍😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Gosto muito da opção da flor e da garrafa( sou apaixonada por tetrarios!) Inicialmente tinha uma caixa prevista para isso em acrílico, mas como não vamos ter damas nem pagens nem nada fesse estilo e será um casamento civil sem essa facera tradicional, mudei de ideias...vou levar as alianças no meu bouquê....quanto a caixa que comprei..fica de decoração e servirá para guardar as alianças se eventualmente precisarmos 😉
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita,
    Adoro os teus debates! 💚
    As ideias são lindas, inspiradoras, práticas e sustentáveis! O que podemos querer mais?!

    Fiquei apaixonada pelos bordados, quando vi a ideia aqui na comunidade (da noivinha Catarina)! 💗

    A Tia de uma das minhas madrinhas (que me conhece desde sempre) está a bordar o nosso porta-alianças! Estou muito curiosa como ficará! 💚

    Beijinho 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração