Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)

Como fazer uma agenda da noiva diy

Vera, a 22 de Agosto de 2017 às 23:31 Publicado em Fórum Manualidades 3 36

Olá Meninas,

Uma parte muito importante no planeamento do casamento é a organização! É muito importante ter tudo num sitio porque, à medida que vamos avançando na organização, são mais e mais coisas. Como é que nos vamos lembrar o que é que falámos na reunião com o fotógrafo 10 meses depois?

Para que tudo saia como planeado no grande dia arranjei uma "agenda" onde fui anotando tudinho: as ideias, os contratos e negociações, anotações, check-lists etc.

Agenda da noiva

No meu caso a minha agenda é um simples caderno, comprei num hipermercado um caderno de argolas de capa dura que gostei e adaptei, mas pode ser qualquer caderno que gostem, um dossier ou mesmo uma pasta arquivadora, é o que acharem que vai resultar melhor para vocês.

O que é que é preciso para fazer uma agenda da noiva DIY? Vão precisar de:

- Um caderno, dossier ou pasta arquivadora;

- Etiquetas/separadores

- Material para decorar (fotos, recortes de revista, glitter, papel colorido, tinta, botões, tecido, o que vos apetecer )

- Criatividade e inspiração Smiley smile


Como fazer?

Agora e só criar dar asas à imaginação e começar a decorar a capada da agenda, pode ser com as cores do tema do casamento, fotos vossas, o que quiserem.

Dividam também o caderno em várias secções, eu dividi o numero de páginas total do caderno (que está escrito na contracapa) pelo numero de separadores e deixei mais ou menos esse numero de páginas para cada separador.

E que separadores fazer? Em baixo vou colocar os separadores que tenho no meu caderno e o que coloquei em cada um, claro que depois podem organizar à vossa maneira.

1.

Logo no inicio do caderno, imprimi e depois colei uma check list básica de casamento, com as datas em que cada coisa tem de ser feita. Podem colocar também um calendário do ano, ou anos, em que vão estar a organizar o vosso casamento para ajudar.

check list

2. Quinta

Este é o primeiro separador da minha agenda. Tem tudo, desde as quintas que visitei, orçamentos e depois sobre a minha quinta em especifico tem todas as informações como a data da reserva, o valor do sinal pago, as condições, aquilo que foi negociado e oferecido na reunião. Tem também um croqui da sala para fazer a distribuição das mesas, o menu escolhido, material para decoração, coisas a definir nas reuniões e tudo o que seja pertinente. Deixem algumas folhas a mais para este separador porque há bastantes coisas para escrever sobre este assunto.

3. Cerimónia

Como vamos casar pela igreja, este separador tem todas as informações sobre a igreja, nome e numero de telefone de contacto do pároco e datas em que falámos com ele. Tem também informações sobre o CPM e sobre a abertura do processo católico e civil. Neste separador tenho também uma secção de decoração da igreja e outra de musica para a igreja, com informações de preços sobre os músicos que contactei para pedir orçamentos e informações sobre os músicos escolhidos.

4. Fotografia e Video

fotografia

Separador com uma lista exaustiva de todos os fornecedores que contactei. À medida que ia contactando ia escrevendo o nome do fornecedor, depois quando respondiam escrevia à frente os preços e condições. Para me ajudar na escolha eu dava também uma "nota" de 1 a 5 em relação a se gostava mais ou menos do trabalho desse fornecedor. Este método ajudou-me muito a conseguir decidir o fornecedor com melhor relação qualidade/preço. Ajudou-me muito também quando a fotógrafa que tínhamos escolhido e contactado para fotografar o nosso dia depois decidiu que afinal não podia, como já tinha a lista toda feitinha a escolha foi fácil Smiley smile

Claro que, tal como nos outros separadores, também tenho secções com as condições, preços e sinais pagos dos fornecedores contratados.

5. Animação

animação

Aqui tenho tudo referente à animação, com o mesmo método que usei com a fotografia e video: lista de todos os fornecedores, preço e nota. Depois de escolhido escrevi condições, preços e sinais pagos.

Nesta secção também tenho tudo referente aos outros objectos de animação que comprei: photobooth, acessórios, sparkles, etc

6. Beleza

Nesta secção tenho todos os fornecedores de cabelo e maquilhagem contactados, preços, condições acordadas. Tenho também datas das provas do vestido e da prova de maquilhagem/penteado.

7. Complementos

Criei esta secção da minha agenda para colocar tudo o que não se insere nas anteriores: inspirações, ideias, coisas que ia vendo e escrevendo tipo "fitas para o jogo das fitas com cerca de 2,5/3 metros", como fiz os meus próprios convites escrevi também que tamanho tinha de recortar as folhas e as fitas, lembranças, alianças, o que por no kit sos, lista de coisas para levar para quinta, tudo, tudo, tudo! Deixem também bastante folhas reservadas para esta secção.

8. Lua-de-mel

lua de mel

Ideias para as viagens, preços e quando decidida, itinerários e planos. Também pretendo fazer aqui uma lista de coisas para levar na mala para a lua de mel.

8. Cronograma de Pagamentos

Nesta secção estão todos os pagamentos e sinais feitos por conta do casamento.

Também fiz uma lista dos valores em falta que vão ser necessários pagar no dia e uma lista de outros gastos como acessórios comprados, material para DIY etc (tenho de admitir que não mantive esta ultima secção tão actualizada como gostaria).

9. Lista de Tarefas

Um coisa é ter as check-lists base comuns a todos os casamentos, outra coisa é a nossa check list, a especifica do nosso casamento. A minha check list exaustiva tem 3 páginas inteiras e está sempre a aumentar, e tem desde as coisas mais básicas tipo "marcar a quinta" até "fitas para os carros dos convidados" ou "cabide da noiva" é uma lista de tudo, incluindo todas as manualidades que tenho planeadas para não me esquecer de nada.

10. Lista de convidados

Esta fala por si, é o local onde tenho a lista de todos os convidados e as confirmações. Apesar de estar a utilizar a ferramenta do site como organizador principal dá sempre jeito ter tudo em papel. Uma dica para quem está a começar: dividam a lista dos convidados por família da noiva, família do noivo e amigos. Inicialmente comecei a fazer uma única lista e tornou-se uma grande confusão, desde que dividi ficou tudo muito menos confuso. Também tenho nesta secção moradas e números de telefone que fui precisando para enviar convites ou confirmações.

11. Agradecimentos

Esta secção ainda está em branco, mas pretendo por neste separador uma lista das prendas recebidas pois pretendo dizer algo aos convidados a agradecer depois do casamento.


casamento

E é isto meninas! Smiley smile

Podem tirar ou acrescentar separadores como acharem que vos vai dar jeito, podem acrescentar por exemplo uma secção para o noivo, padrinhos e damas de honor, manualidades... Afinal é a vossa agenda, personalizem para vocês.

E vocês, têm agenda da noiva? Compraram ou fizeram? Espero que este debate vos seja útil.

Beijinhos

36 respostas

Última atividade por Milhinha, a 27 de Abril de 2021 às 08:07
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera! Mencionei o teu excelente exemplo em Manualidades (56): Agenda da Noiva – para organizar o vosso casamento (e o vosso orçamento) https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-56-agenda-da-noiva-para-organizar-o-vosso-casamento-e-o-vosso-orcamento--t258564
    obrigada por mais um debate fantástico! Bjs
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Setembro 2018 Entroncamento
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Esta semana quero fazer a minha agenda da noiva!!!! Smiley laugh

    Haja tempo e "colaboração" do meu piolho! heheheh

    Não encontrei um caderno como idealizei e dar 15€ ou mais por algo não personalizado... nnaaaahh, prefiro fazê-la eu e terá também um gostinho especial.


    E também vou incluir o batizado do filhote.


    Obrigada pelas dicas.


    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei as dicas, Vera! De certeza que vai ajudar imensas noivinhas!

    Obrigada por partilhares Smiley smile

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida, a principal coisa que eu uso para não me esquecer de nada é a ferramenta aqui do site, depois vou sempre escrevendo as coisas que me vou lembrando à parte para não me esquecer.

    Mas olha, vou-te deixar aqui o link para um debate que me ajudou imenso quando comecei: Como organizar um casamento - mil e uma dicas . Tens aqui tudinho, tudinho Smiley smile

    Beijinhos e se precisares de ajuda diz.

    • Responder
  • Diana
    Noiva Principiante Julho 2024 Oliveira de Frades
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Precisava mesmo era de ser orientada... Não me queria esquecer de nada ... O meu noivo esta a trabalhar no estrangeiro e estou a organizar praticamente tudo sozinha . ele ajuda no que pode mas como não esta CA tenho de ser eu a orientar tudo... Vi a tua lista e acho que me iria facilitar a vida...
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida, não tenho nada no computador, fiz mesmo tudinho à mão Smiley atonished É alguma coisa especifica que precisas? Beijinhos

    • Responder
  • Diana
    Noiva Principiante Julho 2024 Oliveira de Frades
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola linda, olha podias me enviar o planeamento do casamento se faz favor? Obrigada
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Julho 2019 Valongo
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Beijinhos !Smiley smile
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Agosto 2018 Castelo Branco (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil, obrigada 😄
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda vais bem a tempo Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • P & R
    Noiva VIP Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    P & R ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade Smiley smile a ver se trato disso Smiley smile obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Setembro 2018 Marco de Canaveses
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade sim, tens razão. Fica tudo no mesmo sítio e mais organizado 😊
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Experiente Junho 2020 Paredes
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas...Vão me ajudar imenso a fazer a minha...😊
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley smile Já fui ver o teu debate. Como quando começamos normalmente somos noivas inexperientes acabamos por comprar coisas que afinal não davam assim tanto jeito. Ainda bem que depois conseguiste encontrar uma que gostas Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley smile Ter o caderninho já ajuda muito Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Smiley smile Acho que vai ajudar imenso. A mim tem-me ajudado a ter tudo organizado no mesmo sitio Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, fica sempre mais organizado Smiley smile Depois quando quiseres procurar alguma informação especifica já sabes onde encontrar Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley smile Espero que ajude as novas noivinhas que estão a começar os preparativos a manterem tudo mais organizado. Beijinhos

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que sim Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Smiley smile Sim, essas recordações são muito giras. A minha madrinha de casamento ofereceu-me o "Álbum não oficial do nosso casamento" do Mr. Wonderful que depois também pretendo decorar e por inspirações e resultados finais e tudo Smiley smile Acho que é uma recordação muito gira.

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2018 Constância
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil este debate. Obrigada pelas ideias ☺
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2018 Lousada
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigado pela partilha 😊
    • Responder
  • Marta
    Noiva Master Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela tua partilha =)

    • Responder
  • Andreia
    Noiva VIP Agosto 2018 Ponte de Lima
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda a uns minutos abri um debate sobre o mesmo tema. No meu caso em ter comprado uma e a Agenda ser uma desilusão. E comentei que há noivas a fazer agendas mais completas e tu acabaste de fazer isso. Parabéns 😀😀😀
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Outubro 2017 Castelo Branco (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei. Acho óptima ideia. Eu tenho tudo num caderninnho mas não com essa organização 😉
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Setembro 2018 Marco de Canaveses
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida 😉 obrigada pela partilha. Eu já tinha feito alguns apontamentos num caderno, mas desliguei-me. Com este debate acho que o cérebro acordou 😂😂😂 tenho mesmo que fazer 😊
    Bela ajuda mesmo 😊
    • Responder
  • P & R
    Noiva VIP Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    P & R ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile estou a começar agora e pó enquanto comprei um caderno preto básico para anotar tudinho. Optei por não dividir, mas talvez não seja má ideia Smiley smileBeijinho
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Setembro 2017 Espinho
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bela partilha! Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que belo debate, com optimas dicas e sugestões! Também acho super importante ter tudo organizado, pois facilita-nos a vida!
    Obrigada por esta excelente partilha! Certamente, irá ajudar muitas noivinhas! 😊
    Beijinho 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Julho 2019 Valongo
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha querida Smiley smile Vai ajudar muita gente como a mim por exemplo :p
    • Responder
  • Tania
    Top das Noivas Setembro 2017 Sintra
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bela partilha princesa! Adorei mesmo!! Smiley heart Até vou guardar nos favoritos do computador. Já me falta muito pouco tempo e nunca fiz nenhuma, mas gostava de depois fazer um mini dossiê onde colocarei as inspirações, as fotos dos resultados finais, e toda a informação dos meus fornecedores. Gostava de ficar com uma recordação.

    • Responder
  • Telma
    Noiva VIP Junho 2018 Beja (Concelho)
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o teu debate Vera, é uma ótima partilha e as orientações estão perfeitas! Eu comprei a minha, mas sem dúvida que é fundamental termos uma agenda/diário da noiva. Para as noivinhas que ainda não têm, aproveitem estas dicas 😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração