Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Casar com estrangeiro - Processo Civil

Zélia, a 6 de Maio de 2021 às 19:48

Publicado em Fórum Organizar um casamento 56

Olá noivinhas e noivos!! Finalmente conseguimos abrir o nosso processo civil. Antes podem ver onde falei do processo religioso no estrangeiro . Como pode ajudar outras noivas no futuro aqui está o meu contributo e experiência neste processo civil: Como sabem podem abrir o processo civil até 6 meses...

Olá noivinhas e noivos!!


Finalmente conseguimos abrir o nosso processo civil.


Antes podem ver onde falei do processo religioso no estrangeiro .


Como pode ajudar outras noivas no futuro aqui está o meu contributo e experiência neste processo civil:

Como sabem podem abrir o processo civil até 6 meses antes do casamento, porque uma vez que vos passam o papel que vos autoriza a casar, este tem a validade de 6 meses.


Normalmente esse papel é rápido, a maioria das noivas fala em uma ou duas semanas ou até tiveram o papel no dia, mas no caso de casamento com cidadãos estrangeiros outros documentos são necessários e precisam de tempo para os obter.


Sendo que casamentos entre cidadãos portugueses apenas precisam do cartão de cidadão, com estrangeiros são necessários 2 documentos específicos:

📌 Certificado de capacidade matrimonial: em formato internacional, emitido pelo consulado do país do nubente estrangeiro (a não ser que morem no país dessa pessoa, aí não seria no consulado).


📌 Certificado de nascimento: emitido pelo registo civil do país de origem - aqui quero deixar uma nota: o consulado português emite certificados de nascimento, mas o consulado italiano não, tivemos mesmo que pedir no registo civil da terra do noivo. Penso que isto vai depender de país para país - este documento também tem de ser emitido em formato internacional.


Se não forem em formato internacional terão que ser então traduzidos oficialmente (e a tradução é bem cara).


Em janeiro começámos a pedir estes documentos (eles também têm que ter menos de 6 meses quando os levarem ao consulado ou registo).

Em fevereiro marcámos apontamento com o consulado, com data para abril e a 2 meses do casamento - daí a importância dos 6 meses, marcar processo demora o seu tempo, assim como os papéis.


Resumindo: documentos que tivemos que apresentar da minha parte:

* Cartão do cidadão válido (o meu está expirado - mas como sabem houve um prorrogramento do prazo de validade até ao final do ano, então “está válido”)

* Comprovativo de morada (conta do banco, conta da luz etc).


Documentos a apresentar da parte do noivo estrangeiro:

* Passaporte válido

Comprovativo de morada

* Certificado de capacidade matrimonial em formato internacional

* Certificado de nascimento em formato internacional.


Normalmente para o cidadão português o certificado de nascimento é adquirido por eles no registo de forma gratuita para o processo.


No site do consulado português em Londres pedem também uma carta ou e-mail do registo ou do padre a confirmar que vamos casar no local x. Nós tínhamos esse e-mail do padre, mas entendi que termos só a morada do sítio onde iríamos casar chegava. O consulado português em Manchester, por exemplo, não pede esse email. De qualquer maneira, obviamente, o melhor será apresentarem-se com todos os documentos que pedem, de forma a evitar problemas.


Queria também deixar uma nota importante e que é comum nos serviços públicos portugueses: não darem a informação completa do que é necessário...


Pois bem, pedem certificado de nascimento do nubente estrangeiro: ou traduzido ou em formato internacional. Quando adquirimos o certificado, não encontramos em formato internacional, mandámos traduzir e pagámos quase usn 170€ por isso 😱😱🤬🤬

Adivinhem... esse papel não servia 🙄 pior que serviços públicos portugueses, só os serviços públicos italianos 😂😂 neste sentido a burocracia é igualmente ridícula, complexa, corrompida e ineficiente.

Porque é que não servia? Porque não tinha o nome dos pais do noivo.


E para efeitos de casamento o certificado tem de ter os nomes.


Porque raio é que eles pedem o certificado de nascimento em vez de pedirem o CERTIFICADO DE CASAMENTO COM O NOME DOS PROGENITORES???? Ai que ódio!!! 😤😤😤😤😂😂😂😂


Perdemos uma manhã no consulado 🙄 a senhora que nos atendeu foi prestável e marcou-nos novo apontamento para daí a 2 semanas.


La fomos nós outra vez falar com os sogros para arranjarem um papel que sirva e lá nos deram um extrato de nascimento (a m* do documento tinha outro nome) com os nomes dos pais 🤦🏻‍♀️ E PORQUE RAIO É QUE OS PAÍSES TÊM VÁRIOS FORMATOS DO MESMO DOCUMENTO?


Com o papel CERTO voltámos ao consulado, demos todos os restantes documentos, pagámos e viemos embora no dia com o papel que nos autoriza a casar 😆

Ao menos, depois disto tudo, JÁ PODEMOS CASAR!!!!!!!


Caso tivéssemos aberto o processo em Portugal (era o plano, não fosse a pandemia), teríamos que levar um tradutor, que poderia ser qualquer pessoa que falasse uma língua que o noivo entendesse mas que não fosse família directa.


De notar que casamentos com cidadãos fora da União Europeia podem ter processos ainda mais complicados, dependendo do país.


E acho que é isto.

Depois de tanto andar "para cima e para baixo" tanto no civil como no religioso ao menos já está, que alívio



56 respostas

  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia! Sentia-me na montanha russa a ler o teu debate. É um martírio esta questão dos papéis.. Se explicassem bem à primeira, poupava-se tempo, dinheiro e trabalho. 🤷‍♀️ Mas o mais importante é que ficou resolvido e vão poder casar em breve. 😍
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Zélia que história do caneco a sério gabo te a inteligência emocional
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nem me posso queixar muito por acaso, mas há noivos coitados foi mesmo muito complicado 🤷‍♀️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai Marta verdade e sei que por aí também não tem sido fácil com e-mails que “não funcionam” e sites etc 😂🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma pessoa apaixona-se por um estrangeiro mete-se logo em trabalhos 😂😂😂
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, que trabalheira meu Deus 🙈
    Ainda bem que já conseguiste tratar de tudo, nós ainda nos queixamos que cá é complicado 🙉
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Zélia, que confusão mesmo! Mas fico muito feliz que esteja resolvido, venha o casório 🥳😍
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O gajo que depois me atendeu pra levantar o CC foi o mesmo que me mandou esperar 🙄 de uma arrogância... Mas falei com mais pessoas que foram atendidas pelo mesmo e não gostaram dele. Devem ter feito queixa PQ nunca mais o vi lá 😅
    Mas sim, a ver se as coisas mudam. Pelo menos já respondem a emails mais rapidamente 😅
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu ainda tenho esperança que um dia as coisas mudem e eles comecem a ser punidos por serem tão parvos às vezes 😂
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, uma lista imensa 😂😂
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma autêntica palhaçada 🙄🤦🏻‍♀️
    Cheguei a ir levantar o CC e bastava levar os códigos e pronto. Mandaram me esperar, e eu ok. No entanto houve mais gente a ir levantar o CC, chegaram lá, mostraram os códigos e toca a andar. Eu estive mais de 1h à espera que me chamassem até que fui lá à frente e expliquei. Disseram me que bastava mostrar os códigos ora levantar, mas alguém mandou me esperar 🤦🏻‍♀️ nem eles lá dentro se entendem!
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E podíamos ficar aqui o dia todo a falar das *essas do consulado 😂😂😂😂😂😂
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Meu Deus que ridículo mesmo 🤦🏻‍♀️ Então nos dias de hoje não há uma alminha que fale inglês? É que se ainda fosse uma língua estranha 🤷🏻‍♀️
    A pessoa que está nos e-mails ou telefones devia de saber mais que os outros.

    Olha e no primeiro dia que fui, foi lá uma moça que viajou 2h para ir ao consulado e afinal não sei o que não funcionava e só a avisaram quando já ia a chegar lá, e tinha que fazer mais 2h de volta. Perguntou quem é que se responsabilizava, claro que ninguém 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A primeira vez que fui ao consulado foi pra renovar o CC porque não ia a Portugal naquele ano. Mas primeiro que me respondessem aos e-mails... Tive que ligar pra linha apoio Brexit pra me atenderem e lá fizeram marcação. Depois tive que ir registar os meus filhos, porque tinha tentado fazer em Portugal mas ninguém me disse que tinha que ter os documentos traduzidos 🙄🤦🏻‍♀️ no consulado só foi preciso certidão de nascimento deles e a minha identificação e a do pai.
    Quem está a atender telefones e responder a e-mails, devia ao menos ter o mínimo de formação pra saber passar informação! Ou então se não sabem, que perguntem. É que cada vez que tenho que ir ao consulado, tenho que tirar o dia 🙄
    Mas já ouvi dizer que o de Londres é um inferno. Ao ponto de pessoas irem a Portugal de propósito pra tratar de documentos porque em Londres não conseguem. É só ridículo!
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah é provável que inventem 😂
    Eu sou sincera e só fui ao consulado por obrigação, andei 7 anos a fugir disto 😅 inclusive um colega meu que precisava de renovar os id dele e da família diz que não conseguia agendar aqui e foi fazer a Manchester.Mas imagina a quantidade de gente que têm que lidar 😱 se bem que aquilo é enorme!
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah que fixe!
    Mas olha que o consulado de Manchester está bem melhor. Ouvi alguém dizer que levaram com tanta queixa que tiveram que mudar o sistema 😅 abrimos o processo o ano passado em março e tive um senhor de lá a ligar me várias vezes a explicar a situação. Muito prestável e a maioria deles no consulado tb. Pelos vistos é quem responde aos e-mails, não sabe. Mas em vez de perguntarem, inventam 🤷
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai meu Deus no dia que fomos lá em vão estávamos pior que estragados 😫 mas pronto já está 🎉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai que ódio!!!! 😤😤
    Mesmo. Porque é que não há um sistema simplificado? Ou é para irem os dois ou não é.
    🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️Não admira que muitas vezes os que lá trabalham andem sempre de trombas 😂 devem levar com cada coisa e nem eles têm a resposta.Mas a senhora que nos abriu foi prestável, e conhecia a minha quinta porque ela é da zona 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que saga Zélia! Que dor! Mas fico feliz que tudo tenha terminado bem! Vamos em frente que é por aí que está o altar! Bjs
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Juro que só gostam de complicar as coisas 🙄 e quando cada pessoa te diz uma coisa diferente? Quando tivemos que renovar o processo disseram que bastava ir eu. Mas depois outra pessoa disse que tínhamos que ir os dois e levar a papelada novamente. E depois outra já disse que tínhamos que ir os dois mas bastava levar CC e passaporte 🙄🤦🏻‍♀️ enfim...
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Salva salva, e prepara-te para a batalha 😂 quando for a vossa vez
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O simples facto de ser no uk já implicaria a não necessidade de tradução, mas ter que traduzir italiano, quando as palavras são quase iguais é o cúmulo 😂 🙄


    Ah também pagamos £102 😅 quando paguei ainda fiquei um bocado a pensar, 🙄🙄🙄🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤷🏻‍♀️ Até que me lembrei que estava a pagar em libras 😂
    Basicamente foi a mesma coisa que precisaste, nos é que nos enganamos no papel 😤
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Zélia, que complicação!
    Felizmente connosco não precisamos de traduzir nada devido a acordos entre Portugal e UK 😬 o noivo só teve que levar certificado de não impedimento (£35) e nova certidão de nascimento porque não devolvem os documentos a não ser que paguem os £20 por cada um 🙄 então ele teve que pagar £14 por uma certidão de nascimento nova 🤷 e depois foi só assinar e pagar £102 (120€) e o resto será no registo civil. Isto porque o noivo é britânico, não foi preciso tanta burocracia.
    Obrigada pela partilha, tenho a certeza que irá ajudar muitas noivinhas 🙂😘
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida vizinha 👰🏻‍♀️

    Parabéns pelo importantíssimo check🤩

    Que debate tão esclarecedor ☺️ Muito obrigada pela partilha, já está add na minha lista de seguidos 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração