Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Casamento Religioso: Quanto custa? 💸💳

Telma, a 24 de Outubro de 2019 às 20:19

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 72

Hello ladies 😍 Venho aqui em jeito de desabafo e à procura das vossas respostas! Hoje fomos ao cartório paroquial apresentar o papel do curso dos noivos, sim, porque supostamente eles ficaram de nos ligar para nos chamarem lá mas foi a minha sogra que soube que o curso começava no sábado passado e...

Hello ladies 😍
Venho aqui em jeito de desabafo e à procura das vossas respostas! Hoje fomos ao cartório paroquial apresentar o papel do curso dos noivos, sim, porque supostamente eles ficaram de nos ligar para nos chamarem lá mas foi a minha sogra que soube que o curso começava no sábado passado e nós é que tivemos de dar aos cordelinhos!

Adiante, falamos com a senhora como seria o processo e tal e qual não foi o nosso espanto quando disse que quem tinha de tratar de tudo (processo civil, buscar papelada à paróquia do noivo, etc) éramos nós, quando o padre tinha dito que não nos precisávamos de preocupar com isso. Além disto, ainda nos disse que a nível de emolumentos eram 80€ caso os nossos pais pagassem a oblata, senão era 90€ 😠

Resumindo, vamos perder um dia para ir abrir o processo à conservatória, vamos perder outro dia para ir casar, vamos perder outro dia para ir tratar dos papéis à paróquia do noivo e ainda pagar 80€ para quê? Para rezarem apenas a missa no dia do casamento?! É que trabalho não vão ter nenhum!

Por isso, será que me podem dizer quanto vão pagar e como se vai processar isto tudo na vossa igreja? É que estou chocada com o preço, mas secalhar é o habitual e vou ter de comer e calar, óbvio 😂😂😂

72 respostas

• Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Vânia! Aí já se metem outras coisas e realmente parece que casar é mesmo um luxo 😂😂
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, eu paguei 170€ pelos documentos necessários e pela cerimónia uma vez que quis casar numa capela e não na igreja matriz. O bispo do Porto considera ser um luxo casar numa capela e por isso paguei mais. Depois paguei mais 20€ porque abri o processo aqui na igreja no Luxemburgo e ainda paguei 90€ pelo CPM e acho que foi tudo.
    Fora isso abrimos e casamos no consulado que foram cerca de 120€.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Outubro 2021 Paredes
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não existe um preçário para isso nas igrejas ,cada padre leva aquilo que quer ,basicamente!!!!!
    Ou seja , eles vão te pedir documentos a ti e ao noivo ... depois do padre validar esses documentos , mandar para a Diocese para eles carimbarem e validarem também ... essa validação custa +- 80€

Depois disso, a paróquia leva te o que quiser pelo trabalho de enviar os documentos , pela cerimónia , e outras coisas se quiseres ... decoração música etc
    Eu sei porque o meu irmão casou há coisa de um mês,e a minha cunhada disse me!!!Aliás queriam cobrar lhe para ela passar pela passadeira vermelha ,que só por acaso , lá está sempre😏É triste,mas é assim!!!!
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, não sei que te diga 🤑🤑
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fogo mas é 4x mais caro 😏
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se calhar as dioceses de Lisboa e Porto são mais caras :/
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Rita! Pelo vistos, comparativamente aos teus preços realmente aqui é uma chulice 🤔
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, pelo que o nosso padre nos disse será o pároco da minha freguesia a abrir o processo na diocese, pelo que estou a contar com isso.
    Quanto aos preços havia 3 diferentes: 20€ se fosse na minha igreja paroquial;
    50€ se fosse numa igreja paroquial que não a minha; 90€ se optarmos por uma qualquer capela ou igreja que não seja paroquial.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração