Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Casamento Religioso: Quanto custa? 💸💳

Telma, a 24 de Outubro de 2019 às 20:19 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 72

Hello ladies 😍
Venho aqui em jeito de desabafo e à procura das vossas respostas! Hoje fomos ao cartório paroquial apresentar o papel do curso dos noivos, sim, porque supostamente eles ficaram de nos ligar para nos chamarem lá mas foi a minha sogra que soube que o curso começava no sábado passado e nós é que tivemos de dar aos cordelinhos!

Adiante, falamos com a senhora como seria o processo e tal e qual não foi o nosso espanto quando disse que quem tinha de tratar de tudo (processo civil, buscar papelada à paróquia do noivo, etc) éramos nós, quando o padre tinha dito que não nos precisávamos de preocupar com isso. Além disto, ainda nos disse que a nível de emolumentos eram 80€ caso os nossos pais pagassem a oblata, senão era 90€ 😠

Resumindo, vamos perder um dia para ir abrir o processo à conservatória, vamos perder outro dia para ir casar, vamos perder outro dia para ir tratar dos papéis à paróquia do noivo e ainda pagar 80€ para quê? Para rezarem apenas a missa no dia do casamento?! É que trabalho não vão ter nenhum!

Por isso, será que me podem dizer quanto vão pagar e como se vai processar isto tudo na vossa igreja? É que estou chocada com o preço, mas secalhar é o habitual e vou ter de comer e calar, óbvio 😂😂😂

72 respostas

Última atividade por Rita, a 4 de Novembro de 2019 às 12:57
  • Rita
    Noiva Constante Dezembro 2019 Vizela
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ora é mesmo isso Telma Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois Rita, temos de pagar e pronto! 😘

• Responder
  • Rita
    Noiva Constante Dezembro 2019 Vizela
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha.
    Nós pagamos 120€ na conservatória para casarmos por civil! Paguei 10€ por um papel que dizia que tinha sido batizada na respectiva paróquia (porque não vivo na mesma agora) o padre já nos disse que são mais 50€ para abrir o processo e depois mais outro valor que não sei ao certo para "aluguer" da igreja que vamos casar! Não se assuste noivinha! São valores absurdos que acho mesmo que não deviam ser mas acho que nada podemos fazer para ser diferente. Um beijinho
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão é que a nós é 80€ e nós é que temos de tratar ☺️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois no nosso caso so pagamos la 25€ pq fui la eu tratar das coisas pq se fosse o padre a tratar era mais caro pq tinha que lhe pagar "o trabalho" de ele la ir e assim...
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A questão é que nunca estarão 1500 numa igreja. E poucas pessoas fazem doações numa igreja. E dinheiro de doações não chega para manter um espaço. Obviamente que cabe a quem quer fazer eventos no espaço pagar. Porque se eu quiser um espaço para fazer um evento. Esse espaço tbm é pago. Porque seria diferente uma igreja? Tbm é um espaço que é necessário reservar para podermos usufruir dele. Não vejo qualquer problema em que tenha de se cobrar por ele, e de acordo com o espaço em si. Quando maior a sala que eu quiser para um evento, maior o valor. Quanto mais luxuoso e serviços tiver o espaço, maior o valor. Um igreja é igual... Cabe a cada um de nós, avaliar se quer ou não gastar e avaliar onde pode e esta disposto a gastar.
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vá não podemos começar já a deprimir 😍😘

• Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Têm de começar é a pagar-nos para casar xD

Tenho de guardar bem esse papel do Civil, e rapto o funcionário... se são banhados a oro é para por no cofre ehehehe

ai ai, só digo, haja dinheiro .-.

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu também espero Vânia 😂😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É uma batalha perdida Smiley sad

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só gostaria de ser uma mosquinha para ver a cara deles 😂 Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma boa opção. Quando ao coro tentas comprá-los com uns miminhos 😜 espero que tenhas sorte!! 😉☺️
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Basicamente, pagas 25€ pelos papéis na diocese, então o cartório quer 55€ para "tratar" desses papéis, mais vale irmos lá nós 😂

O curso nem é pelo valor, foi mais o achar um abuso! Mas pronto, também compreende-se e quem me dera que o padre quisesse só 15€ 😂😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sinceramente esses aspectos só vou ter porque pais e sogros valorizam, porque a mim não me dizem muito. Flores é as mais baratas que houver, e poucas! A decoração está incluída na quinta e o coro quero ver se o coro juvenil que anima as missas normais vai lá (por pouco €€€ claro) 😂😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai isso é que era, ainda me cobravam mais o iva, o papel onde vão imprimir a fatura, a impressora, os tinteiros, tudo 😂😂

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não convém realmente. Mas estava mais a falar em opções económicas para flores, coro, decoração... essas coisas 😜
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, é como nós! Pagar e engolir 😂😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Agora não posso trocar de igreja porque já fui entregando alguns convites e estão todos feitos 😂😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mesmo! Eu por mim, posso tar a cometer o maior dos pecados, mas pago os 80€ para os papéis e se no dia ele pede alguma contribuição, eu recuso-me a dar mais de 10€, que acho que é o valor justo pela missa! Santa paciência! Smiley atonished

É que no total, 120€ para o civil (o funcionário e o papel devem ser banhados a ouro decerteza), mais pelo menos 150€ de nós os dois perdermos 3 dias para tratar de papeladas, mais prai outros 150€ a 200€ pra música, e mais prai outros 200€ para a florista, a brincadeira só nessas coisas 700€... Que nervos que isto me faz! Depois "ah, os jovens hoje em dia não se casam", podera, é um luxo casar-se! 😂😘

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pede factura com contribuinte a ver o que respondem 😂😂😂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nossocaso nao fizemos nenhum curso. Fomos ao padre do noivo pedir a certidao de batismo e o atestado livre. Fomos com esses papeis ao padre da minha terra onde nos fez umas perguntas e preencheu um papel. Com esse papel fui a diocese (nao sei como se chama aquilo) onde paguei 25€ e me deram o papel onde diz que podemos casar. Quanto ao padre que celebrou a missa, nao quis dinheiro nenhum pela celebração, apenas nos pediu que pro ano se pudessemos que pagassemos a "congrua" que sao 30€. E foi isto que pagamos pela parte religiosa ☺
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Teve de ser, fazia questão mesmo de casar pela igreja não porque é mais bonito ou menos bonito mas porque acredito nos valores da igreja e que me fazem ser assim como sou com o outro
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai isso não tens hipótese... pagar tens sempre 😜 mas podes ver opções mais em conta como certamente já sabe que existe 😉😘
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo Smiley sad
    Era suposto a "Casa de Deus" ser de todos nós... até compreendo que cobrassem algo pela limpeza, para a manutenção e tratar de alguns papeis que sejam necessários... mas os valores que tem falado que são pedidos são absurdos. Eu mais depressa dava 100€ ou mais a um padre que não me cobrasse nada pela realização do casamento do que a um que me leve 80€ para tratar de papeis ... enfim Smiley sad

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

E depois fora isto, temos o normal do civil que também deve vir banhado a ouro, 120€. E depois os músicos, as flores, a decoração, etc etc. Mas que hei-de eu fazer? Olha pagar e rezar para que não queiram cobrar a passadeira vermelha e as hóstias 😂😘

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nesse caso compreendo a tua posição 😑 Não estão a ser muito corretos tendo em conta ao que foi aplicado a outros casais e ao local onde pretendes casar. Digamos que em comparação contigo o meu processo acabou por ficar “mais em conta” uma vez que estou fora. Mas como muitas meninas dizem cada paróquia e diocese aplicam as suas próprias regras e quantias 😓
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aqui faz-se de segunda a sexta-feira pelas almas, 2 por dia, e ao sábado e domingo é a intenção, mas pagas na mesma claro, e aqui acho bem. Eu compreendia de facto se levassem aí até 50€, pelo trabalho que têm com a diocese, mas no nosso caso, vamos casar na igreja matriz, às 14h30 em pleno Agosto (logo nem acedem a luz) e pagamos a oblata todos os anos (isto há mais de 30 anos que os meus pais pagam)... E chega um casal cá que não paga oblata e paga apenas mais 10€ que nós? Para isso mais vale de deixar de pagar a oblata e quando precisarmos de algo pagar a "multa" dos 10€! Mas sim, claro que temos provavelmente de comer e calar que remédio 😂😘

• Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não sei como é aí mas em São João não se fazem missa pelas almas, como há missas todos os dias é tudo rezado junto mas claro que pagas sempre pela intenção. Num casamento acabo por compreender se que leve dinheiro, o valor é que já é diferente!!... no meu caso concreto compreendi o pagamento do valor, primeiro porque estando a morar fora na pago oblata (se pagasse não teria pago tanto), depois porque não casei na igreja matriz (e segundo o bispo do Porto casar numa capela é um luxo porque é para isso que servem as igrejas matriz) e a capela foi aberta para o meu casamento e a luz foi gasta no meu casamento.
    No fundo eles tem “a faca e o queijo” na mão porque os noivos só tem duas opções... ou pagam e casam ou não pagam. 😐
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Claro que sim Maria! Mas há partida uma igreja que acolhe 1500 pessoas tem mais donativos que uma que acolhe 50 apenas 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo em parte Vânia! A questão é que vais mandar rezar uma missa por alma de um parente e pagas 10€, e essa missa em pouco difere da missa do casamento, isto se ele realmente o casamento tiver missa. E acho que a nível de manutenção, deveria servir a oblata que se paga todos os anos, pelo menos cá na terra, e os donativos que recebem em todas as missas, todos os dias da semana. E se supostamente dizem que as pessoas que estão ligadas à igreja fazem-no por "voluntariado" não deveriam considerar que essas pessoas têm um custo! Mas claro que no que diz respeito a isto, há sempre divergência de paróquia para paróquia 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Maria 😍

Sim, só vamos pagar 80€ na igreja para os processos. Tudo o que falaste (música, flores, etc) ainda nem sei o valor para isso, porque temos de voltar lá em Janeiro caso os meus padrinhos não venham cá passar o natal! Visto o que disse aqui uma noivinha, que queriam que pagasse a passadeira vermelha, usar o convento de Mafra deve ser um luxo ainda maior para eles, daí teres de pagar mais 120€, mas eu como vou casar na modesta igreja espero que não me cobrem pelo espaço😂😘

• Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E há igrejas e igrejas tbm. Há igrejas que não têm o mesmo tipo de manutenção que outras. Daí tbm as diferenças de valores. O que é natural. Uma Igreja que acolhe 1500 pessoas não terá as mesmas despesas de uma que acolhe 50.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração