COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Telma
Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azem茅is

Casamento Religioso: Quanto custa? 馃捀馃挸

Telma, a 24 de Outubro de 2019 脿s 20:19 Publicado em F贸rum Cerim贸nia Nupcial 0 72
Guardado Guardar
Responder

Hello ladies 馃槏
Venho aqui em jeito de desabafo e 脿 procura das vossas respostas! Hoje fomos ao cart贸rio paroquial apresentar o papel do curso dos noivos, sim, porque supostamente eles ficaram de nos ligar para nos chamarem l谩 mas foi a minha sogra que soube que o curso come莽ava no s谩bado passado e n贸s 茅 que tivemos de dar aos cordelinhos!

Adiante, falamos com a senhora como seria o processo e tal e qual n茫o foi o nosso espanto quando disse que quem tinha de tratar de tudo (processo civil, buscar papelada 脿 par贸quia do noivo, etc) 茅ramos n贸s, quando o padre tinha dito que n茫o nos precis谩vamos de preocupar com isso. Al茅m disto, ainda nos disse que a n铆vel de emolumentos eram 80鈧 caso os nossos pais pagassem a oblata, sen茫o era 90鈧 馃槧

Resumindo, vamos perder um dia para ir abrir o processo 脿 conservat贸ria, vamos perder outro dia para ir casar, vamos perder outro dia para ir tratar dos pap茅is 脿 par贸quia do noivo e ainda pagar 80鈧 para qu锚? Para rezarem apenas a missa no dia do casamento?! 脡 que trabalho n茫o v茫o ter nenhum!

Por isso, ser谩 que me podem dizer quanto v茫o pagar e como se vai processar isto tudo na vossa igreja? 脡 que estou chocada com o pre莽o, mas secalhar 茅 o habitual e vou ter de comer e calar, 贸bvio 馃槀馃槀馃槀

72 respostas

脷ltima atividade por Rita, a 4 de Novembro de 2019 脿s 12:57
  • Rita
    Noiva Constante Dezembro 2019 Vizela
    Rita
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ora 茅 mesmo isso Telma Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Pois Rita, temos de pagar e pronto! 馃槝

• Responder
  • Rita
    Noiva Constante Dezembro 2019 Vizela
    Rita
    • Denunciar
    Ol谩 noivinha.
    N贸s pagamos 120鈧 na conservat贸ria para casarmos por civil! Paguei 10鈧 por um papel que dizia que tinha sido batizada na respectiva par贸quia (porque n茫o vivo na mesma agora) o padre j谩 nos disse que s茫o mais 50鈧 para abrir o processo e depois mais outro valor que n茫o sei ao certo para "aluguer" da igreja que vamos casar! N茫o se assuste noivinha! S茫o valores absurdos que acho mesmo que n茫o deviam ser mas acho que nada podemos fazer para ser diferente. Um beijinho
    • Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    A quest茫o 茅 que a n贸s 茅 80鈧 e n贸s 茅 que temos de tratar 鈽猴笍
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pois no nosso caso so pagamos la 25鈧 pq fui la eu tratar das coisas pq se fosse o padre a tratar era mais caro pq tinha que lhe pagar "o trabalho" de ele la ir e assim...
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    A quest茫o 茅 que nunca estar茫o 1500 numa igreja. E poucas pessoas fazem doa莽玫es numa igreja. E dinheiro de doa莽玫es n茫o chega para manter um espa莽o. Obviamente que cabe a quem quer fazer eventos no espa莽o pagar. Porque se eu quiser um espa莽o para fazer um evento. Esse espa莽o tbm 茅 pago. Porque seria diferente uma igreja? Tbm 茅 um espa莽o que 茅 necess谩rio reservar para podermos usufruir dele. N茫o vejo qualquer problema em que tenha de se cobrar por ele, e de acordo com o espa莽o em si. Quando maior a sala que eu quiser para um evento, maior o valor. Quanto mais luxuoso e servi莽os tiver o espa莽o, maior o valor. Um igreja 茅 igual... Cabe a cada um de n贸s, avaliar se quer ou n茫o gastar e avaliar onde pode e esta disposto a gastar.
    • Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

V谩 n茫o podemos come莽ar j谩 a deprimir 馃槏馃槝

• Responder
  • M谩rcia
    Noiva Constante Agosto 2021 Almeida
    M谩rcia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

T锚m de come莽ar 茅 a pagar-nos para casar xD

Tenho de guardar bem esse papel do Civil, e rapto o funcion谩rio... se s茫o banhados a oro 茅 para por no cofre ehehehe

ai ai, s贸 digo, haja dinheiro .-.

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu tamb茅m espero V芒nia 馃槀馃槏馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

脡 uma batalha perdida Smiley sad

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    S贸 gostaria de ser uma mosquinha para ver a cara deles 馃槀 Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 S茫o Jo茫o da Madeira
    V芒nia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    脡 uma boa op莽茫o. Quando ao coro tentas compr谩-los com uns miminhos 馃槣 espero que tenhas sorte!! 馃槈鈽猴笍
    • Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Basicamente, pagas 25鈧 pelos pap茅is na diocese, ent茫o o cart贸rio quer 55鈧 para "tratar" desses pap茅is, mais vale irmos l谩 n贸s 馃槀

O curso nem 茅 pelo valor, foi mais o achar um abuso! Mas pronto, tamb茅m compreende-se e quem me dera que o padre quisesse s贸 15鈧 馃槀馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Sinceramente esses aspectos s贸 vou ter porque pais e sogros valorizam, porque a mim n茫o me dizem muito. Flores 茅 as mais baratas que houver, e poucas! A decora莽茫o est谩 inclu铆da na quinta e o coro quero ver se o coro juvenil que anima as missas normais vai l谩 (por pouco 鈧偓鈧 claro) 馃槀馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ai isso 茅 que era, ainda me cobravam mais o iva, o papel onde v茫o imprimir a fatura, a impressora, os tinteiros, tudo 馃槀馃槀

• Responder
  • V
    V芒nia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    N茫o conv茅m realmente. Mas estava mais a falar em op莽玫es econ贸micas para flores, coro, decora莽茫o... essas coisas 馃槣
    • Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Pois, 茅 como n贸s! Pagar e engolir 馃槀馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Agora n茫o posso trocar de igreja porque j谩 fui entregando alguns convites e est茫o todos feitos 馃槀馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Mesmo! Eu por mim, posso tar a cometer o maior dos pecados, mas pago os 80鈧 para os pap茅is e se no dia ele pede alguma contribui莽茫o, eu recuso-me a dar mais de 10鈧, que acho que 茅 o valor justo pela missa! Santa paci锚ncia! Smiley atonished

脡 que no total, 120鈧 para o civil (o funcion谩rio e o papel devem ser banhados a ouro decerteza), mais pelo menos 150鈧 de n贸s os dois perdermos 3 dias para tratar de papeladas, mais prai outros 150鈧 a 200鈧 pra m煤sica, e mais prai outros 200鈧 para a florista, a brincadeira s贸 nessas coisas 700鈧... Que nervos que isto me faz! Depois "ah, os jovens hoje em dia n茫o se casam", podera, 茅 um luxo casar-se! 馃槀馃槝

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Pede factura com contribuinte a ver o que respondem 馃槀馃槀馃槀
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Catarina
    • Denunciar
    No nossocaso nao fizemos nenhum curso. Fomos ao padre do noivo pedir a certidao de batismo e o atestado livre. Fomos com esses papeis ao padre da minha terra onde nos fez umas perguntas e preencheu um papel. Com esse papel fui a diocese (nao sei como se chama aquilo) onde paguei 25鈧 e me deram o papel onde diz que podemos casar. Quanto ao padre que celebrou a missa, nao quis dinheiro nenhum pela celebra莽茫o, apenas nos pediu que pro ano se pudessemos que pagassemos a "congrua" que sao 30鈧. E foi isto que pagamos pela parte religiosa 鈽
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Teve de ser, fazia quest茫o mesmo de casar pela igreja n茫o porque 茅 mais bonito ou menos bonito mas porque acredito nos valores da igreja e que me fazem ser assim como sou com o outro
    • Responder
  • V
    V芒nia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ai isso n茫o tens hip贸tese... pagar tens sempre 馃槣 mas podes ver op莽玫es mais em conta como certamente j谩 sabe que existe 馃槈馃槝
    • Responder
  • M谩rcia
    Noiva Constante Agosto 2021 Almeida
    M谩rcia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

脡 mesmo Smiley sad
    Era suposto a "Casa de Deus" ser de todos n贸s... at茅 compreendo que cobrassem algo pela limpeza, para a manuten莽茫o e tratar de alguns papeis que sejam necess谩rios... mas os valores que tem falado que s茫o pedidos s茫o absurdos. Eu mais depressa dava 100鈧 ou mais a um padre que n茫o me cobrasse nada pela realiza莽茫o do casamento do que a um que me leve 80鈧 para tratar de papeis ... enfim Smiley sad

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

E depois fora isto, temos o normal do civil que tamb茅m deve vir banhado a ouro, 120鈧. E depois os m煤sicos, as flores, a decora莽茫o, etc etc. Mas que hei-de eu fazer? Olha pagar e rezar para que n茫o queiram cobrar a passadeira vermelha e as h贸stias 馃槀馃槝

• Responder
  • V
    V芒nia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Nesse caso compreendo a tua posi莽茫o 馃槕 N茫o est茫o a ser muito corretos tendo em conta ao que foi aplicado a outros casais e ao local onde pretendes casar. Digamos que em compara莽茫o contigo o meu processo acabou por ficar 鈥渕ais em conta鈥 uma vez que estou fora. Mas como muitas meninas dizem cada par贸quia e diocese aplicam as suas pr贸prias regras e quantias 馃槗
    • Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Aqui faz-se de segunda a sexta-feira pelas almas, 2 por dia, e ao s谩bado e domingo 茅 a inten莽茫o, mas pagas na mesma claro, e aqui acho bem. Eu compreendia de facto se levassem a铆 at茅 50鈧, pelo trabalho que t锚m com a diocese, mas no nosso caso, vamos casar na igreja matriz, 脿s 14h30 em pleno Agosto (logo nem acedem a luz) e pagamos a oblata todos os anos (isto h谩 mais de 30 anos que os meus pais pagam)... E chega um casal c谩 que n茫o paga oblata e paga apenas mais 10鈧 que n贸s? Para isso mais vale de deixar de pagar a oblata e quando precisarmos de algo pagar a "multa" dos 10鈧! Mas sim, claro que temos provavelmente de comer e calar que rem茅dio 馃槀馃槝

• Responder
  • V
    V芒nia
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu n茫o sei como 茅 a铆 mas em S茫o Jo茫o n茫o se fazem missa pelas almas, como h谩 missas todos os dias 茅 tudo rezado junto mas claro que pagas sempre pela inten莽茫o. Num casamento acabo por compreender se que leve dinheiro, o valor 茅 que j谩 茅 diferente!!... no meu caso concreto compreendi o pagamento do valor, primeiro porque estando a morar fora na pago oblata (se pagasse n茫o teria pago tanto), depois porque n茫o casei na igreja matriz (e segundo o bispo do Porto casar numa capela 茅 um luxo porque 茅 para isso que servem as igrejas matriz) e a capela foi aberta para o meu casamento e a luz foi gasta no meu casamento.
    No fundo eles tem 鈥渁 faca e o queijo鈥 na m茫o porque os noivos s贸 tem duas op莽玫es... ou pagam e casam ou n茫o pagam. 馃槓
    • Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Claro que sim Maria! Mas h谩 partida uma igreja que acolhe 1500 pessoas tem mais donativos que uma que acolhe 50 apenas 馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Concordo em parte V芒nia! A quest茫o 茅 que vais mandar rezar uma missa por alma de um parente e pagas 10鈧, e essa missa em pouco difere da missa do casamento, isto se ele realmente o casamento tiver missa. E acho que a n铆vel de manuten莽茫o, deveria servir a oblata que se paga todos os anos, pelo menos c谩 na terra, e os donativos que recebem em todas as missas, todos os dias da semana. E se supostamente dizem que as pessoas que est茫o ligadas 脿 igreja fazem-no por "voluntariado" n茫o deveriam considerar que essas pessoas t锚m um custo! Mas claro que no que diz respeito a isto, h谩 sempre diverg锚ncia de par贸quia para par贸quia 馃槝

• Responder
  • Telma
    Telma
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ol谩 Maria 馃槏

Sim, s贸 vamos pagar 80鈧 na igreja para os processos. Tudo o que falaste (m煤sica, flores, etc) ainda nem sei o valor para isso, porque temos de voltar l谩 em Janeiro caso os meus padrinhos n茫o venham c谩 passar o natal! Visto o que disse aqui uma noivinha, que queriam que pagasse a passadeira vermelha, usar o convento de Mafra deve ser um luxo ainda maior para eles, da铆 teres de pagar mais 120鈧, mas eu como vou casar na modesta igreja espero que n茫o me cobrem pelo espa莽o馃槀馃槝

• Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    E h谩 igrejas e igrejas tbm. H谩 igrejas que n茫o t锚m o mesmo tipo de manuten莽茫o que outras. Da铆 tbm as diferen莽as de valores. O que 茅 natural. Uma Igreja que acolhe 1500 pessoas n茫o ter谩 as mesmas despesas de uma que acolhe 50.
    • Responder

Escolheste . Escreve um coment谩rio e adiciona mais detalhes 脿 tua escolha 👇

Artigos relacionados