Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Casamento Religioso: Quanto custa? 💸💳

Telma, a 24 de Outubro de 2019 às 20:19

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 72

Hello ladies 😍 Venho aqui em jeito de desabafo e à procura das vossas respostas! Hoje fomos ao cartório paroquial apresentar o papel do curso dos noivos, sim, porque supostamente eles ficaram de nos ligar para nos chamarem lá mas foi a minha sogra que soube que o curso começava no sábado passado e...

Hello ladies 😍
Venho aqui em jeito de desabafo e à procura das vossas respostas! Hoje fomos ao cartório paroquial apresentar o papel do curso dos noivos, sim, porque supostamente eles ficaram de nos ligar para nos chamarem lá mas foi a minha sogra que soube que o curso começava no sábado passado e nós é que tivemos de dar aos cordelinhos!

Adiante, falamos com a senhora como seria o processo e tal e qual não foi o nosso espanto quando disse que quem tinha de tratar de tudo (processo civil, buscar papelada à paróquia do noivo, etc) éramos nós, quando o padre tinha dito que não nos precisávamos de preocupar com isso. Além disto, ainda nos disse que a nível de emolumentos eram 80€ caso os nossos pais pagassem a oblata, senão era 90€ 😠

Resumindo, vamos perder um dia para ir abrir o processo à conservatória, vamos perder outro dia para ir casar, vamos perder outro dia para ir tratar dos papéis à paróquia do noivo e ainda pagar 80€ para quê? Para rezarem apenas a missa no dia do casamento?! É que trabalho não vão ter nenhum!

Por isso, será que me podem dizer quanto vão pagar e como se vai processar isto tudo na vossa igreja? É que estou chocada com o preço, mas secalhar é o habitual e vou ter de comer e calar, óbvio 😂😂😂

72 respostas

• V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo contigo Maria 👍🏻
    Acho que não devemos estar sempre a queixar que a igreja pede muito dinheiro e que afasta as pessoas... se casarmos pelo civil na quinta até o táxi do conservador se tem que pagar. As igrejas precisam de manutenção e existe gente sempre por lá a garantir que estão bem e a vigiar um pouco também... claro que há paróquias que podem abusar nos preços mas no fundo estamos a usufruir de um serviço tal como outros para o grande dia.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E só vais pagar 80€ na igreja. Valor total? Nada mais?

Se sim, estou a morrer de inveja... Porque paguei 65€ para papéis e 120€ para usar o espaço.
    Se concordo? Sim. Estamos a usar um espaço, e há pessoas a trabalhar para casarmos. Se queremos casar num espaço bonito, esse espaço tem manutenções, que não são pagas com o ar.
    Casei no convento de Mafra. Paguei 120€ para o usar. 65€ para papeis e processos. Mais 125€ para ter o músico deles. Mais 350(a dividir por mais 3 noivas). Pelas flores. Estes dois últimos serviços, obrigatórios serem escolhidos os deles. Não podemos levar qualquer um.
    E se houve alturas que me arrependi... Voltava a fazer tudo de novo.
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já somos duas Catarina! Mas acho que vamos ter de pagar e calar Smiley sad

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É a ti e a mim Márcia! Porque que saiba, como já referi, a igreja deveria sobreviver de esmolas e não de valores astronómicos! Além disso, antigamente segundo diz o meu pai, se pagassem a oblata não tinham de pagar nada disto, apenas depois no dia davam a esmola que bem entendessem ao Padre! Agora, se não pagar oblata pagas apenas +10€, por isso mais vale deixar de pagar a oblata durante os anos todos que pagas! Smiley amazing

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Só acho um roubo é não fazerem nada praticamente e levarem 80€ Smiley sad

Depois vem o civil +120€ pelo menos, e vá lá que o CPM cá é só 15€ 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Uma pequena fortuna está visto Patrícia Smiley sad

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado pelo teu desabafo Ana! E infelizmente concordo a 100% com o que dizes 😘

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem, eu tou chocada
    eu ainda não falei com o padre , por isso não sei como serão as coisas, valores, nada.
    Mas pelo que li aqui... se já pensava que a igreja era um comércio então agora😂😂 Tou parva .
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Milhinha! Os valores não têm nada haver com o que nos disseram, até compreendo que tenham de levar algo, mas fogo 80€? Que chulice! Mas que remédio vou ter em pagar e calar 😍😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com isso, gastaram 207,50€ para uma coisa que supostamente deveria sobreviver com donativos e não com pagamentos obrigacionais! E fora isso ainda vão pagar, pelo menos, mais 120€ para abrir o processo de civil, depois queixam-se que os jovens não se querem casar hoje em dia Smiley sad

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Sónia! 😍

Acho mesmo que vamos ter de pagar e pronto! O CPM já estamos a fazer e só nos pediram 15€/casal para pagar o livro e umas fotocópias que nos vão dar durante o curso 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigado pelo teu Testemunho Catarina! E sim, infelizmente cada padre cobra o que quer, e depois queixam-se que as pessoas se afastam. Segundo sei, antigamente os padres viviam da caridade, hoje em dia ganham mais que nós 😍😘

• Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isto deixa-me tao triste Smiley sad

quando era miúda ia sempre ajudar o padre da igreja da minha terra, gostava tanto...

Depois em Lisboa desliguei-me da igreja pois comecei a perceber que é mais comercio que outra coisa... e agora quero casar pela igreja e percebo cada vez mais que isso não mudou, só piorou...

Até tenho medo de ir a igreja começar o processo, já sei que vou ficar pelos cabelos e vou ter de ouvir e calar. :/

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Telma, cada paróquia cobra um valor diferente e algumas não cobram nenhum.. Eu pelo que entendi na primeira reunião com o nosso padre para a abertura do processo e alguns papeis necessário irei pagar à volta de 110€/120€ depende, e ainda tenho que dar inicio ao processo civil, que o papel tem ouro e é quase outro tanto. Quanto ao CPM ele não me referiu que teria de pagar nada. Mas lá está, isto numa primeira reunião. Pode ser que quando for lá em Julho que tenha um surpresa e ele diga que tenho de pagar mais Smiley xd

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma ! Eu paguei ao todo 82€ para o processo e ainda paguei 150€ na igreja onde casei.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma. Não vou casar pela igreja e por isso não te posso ajudar. Só vim comentar que acho o preço absurdo. E pelo que li nos comentários outras coisas também são de bradar aos céus!
    Cobrar para a pessoa passar em cima da passadeira vermelha que está lá há anos? 😱
    Fico chocada e triste com estas coisas. Porque badalam que nos devemos casar e blablabla mas depois chulam as pessoas até ao tutano. Isso devia estar tudo devidamente tabelado para que não houvesse azo a cobrarem 20€ num sítio e 200€ noutro. Enfim, foi só um desabafo.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma! Outro excelente debate, como sempre! Claro que varia de pessoa para pessoa e de paróquia a paróquia. Deixo-te o exemplo da paróquia onde vou casar: Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 e na última página encontras descriminados os preços. Não há necessidade de pagar dispensa de alguns trâmites, o que pode diminuir o preço. Infelizmente os párocos não são nada transparentes a esse nível. Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Dezembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hoje terminei de recolher a minha papelada.

Paguei:

10€ por cada certidão de batismo e de como não éramos casados nas paroquias onde vivemos depois dos 14 anos (uma das certidões não cobraram);

20€ na paróquia onde residimos e iniciamos o processo;

40€ na diocese de Aveiro

57,50€ na diocese de Coimbra

Vamos ainda pagar 80€ na paroquia onde vamos casar (paroquia diferente de todas as outras)

Daquilo que percebi cada paroquia cobra conforme lhes apetece. Nós tivemos de ir a 6 paroquias e 2 dioceses (nós é que andamos de um lado para o outro), acredito que se pague menos quando é tudo na mesma paroquia.

• Responder
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma.
    No meu caso, também paguei 80€. Tive que dar início ao processo no civil e com essa declaração o padre trata do resto. Quanto ao CPM não sei, não vou fazer..
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim! Tem lá os temas que vão ser abordados e que temos de ler em casa para preparar as sessões seguintes! 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma. Infelizmente acho que cada paróquia/diocese cobra valores diferentes. Em relação ao casamento religioso nós pagamos o seguinte: 25€ para o padre tratar dos nossos papéis + valor de um selo pois tivemos que enviar esses documentos para a ilha Terceira (onde fica a diocese dos Açores). Como somos ambos da mesma paróquia não tivemos que pagar mais nada. Como já te tinha dito paguei algo quando fiz o CPM (à volta de 15€ ou 20€). Depois no dia do casamento demos algum dinheiro ao padre (não porque ele tivesse pedido) mas porque quisemos.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É uma espécie de catecismo? 🧐
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso até é justo e não me importava de pagar os 80€ se eles tratassem das coisas! 🙁
    • Responder
  • Lélia
    Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras
    Lélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós pagámos 52€ mas não tivemos que mexer uma palha! 😉 tivemos que ir só á conservatória abrir o processo.
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em Portugal estou a fazer e supostamente é gratuito. Mas na primeira sessão entregaram um livro e apelaram a nossa consciência a dizer que tinha um custo de 15€/casal e que tínhamos de pagar até a última sessão 😂😂
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok, não faço ideia dos preços de Portugal.
    • Responder
  • V
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas eu fiz aqui no Luxemburgo... os preços são diferentes.☺️
    • Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    90€ pelo CPM? Poxa. Ainda bem que quer o padre que me vai casar, quer o da minha paróquia não obrigam a fazer.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Outubro 2021 Paredes
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂 se queres quente diga acho que até nem houve essa parte da hóstia!!!
    As tantas foi por isso😂😂😂😂
    • Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Com os abusos, até da igreja, é impossível poupar 😂😂
    • Responder
  • V