Boa noite, gente!
Hoje venho mostrar-vos mais um check feito com muito carinho: a lembrança das minhas damas de honor.
Muitas noivas fazem essa lembrancinha associada ao convite às damas (para serem damas). Eu fui fazendo o convite logo após ter ficado noiva, a medida que encontrava com as minhas amigas, não necessariamente por ordem de importância, porque para mim todas são importantes por alguma razão na minha vida.
A primeira que convidei foi uma ex-colega de trabalho e amiga com quem morei aqui em Angola (na altura em que trabalhávamos num projecto para o governo e vivíamos em guest house e, por acaso, o pessoal que "calhou" naquela casa ficou amigo para a vida - a maioria vai ao casamento e neste momento estão em pontos distantes do mundo: Santarém-PT, Valência-ES, Florença-IT). Ela disse logo: "Amiga, estou dentro, ao lado, onde tu precisares. Conta comigo para tudo! Sou daquelas amigas que põe o carro na porta da igreja para fugires se precisares".

A segunda foi a minha irmã. Era uma das escolhas óbvias (para mim), mas o
facto é que ela não me deixou sequer escolher: ofereceu-se! Ah... e ameaçou-me:
se eu não a escolhesse, tropeçaria no vestido e cairia ao entrar na
igreja. Brincadeirinha,
claro. Quando se deu essa conversa, eu contei logo para ela o que a minha amiga
tinha dito sobre pôr o carro na porta da igreja e ela respondeu: "Bem,
mana... sabes que não gosto de conduzir e dou-me mal com velocidades, por isso
não podes contar comigo para isso. Mas, se precisares, escondo o corpo e dou-te
um álibi!" (a minha irmã é advogada e tem um excelente sentido de humor).
Ora, pensei, duas "poderosas" já estão. Vamos ver do que o restante gangue é capaz! E assim convidei as outras todas.
Bem, como não estamos todas na mesma cidade, há alguma dificuldade em reunir toda a gente ao mesmo tempo, pelo que o apoio que me darão será mesmo no grande dia e, no restante tempo, sempre remotamente (criei um grupo com elas no whatsapp e sempre que preciso de um conselho ou uma ajuda, posto lá o pedido).
Assim escolhi 8 damas de honor.
Passado pouco tempo, uma delas, a minha futura cunhada (irmã do noivo), pediu para sair do grupo dizendo que estará recém operada no dia do casamento (vai operar o punho) e que não quer estar nas fotos com as damas com o braço enfaixado. Bobagem, pensei eu, mas cada um é livre de fazer o que entende. Menos uma.
Passado pouco tempo, resolvi que queria uma despedida de solteira num barco e, para isso, precisaria de fatos de banho adequados à ocasião e pedi-vos ajuda aqui na comunidade. Decidi então encomendar os fatos e eles chegaram lindos! Eu conto tudinho aqui .
Encomendei 7 fatos de banho brancos, após perguntar o número de cada uma, e um fato de banho preto para mim. Todas foram avisadas que a entrega dos fatos de banho seria feita durante um almoço no dia 9 de abril em Coimbra (escolhi um sítio mais democrático, pelas distâncias de residência de todas, e mais prático para nós, pois nesse mesmo dia à noite, queríamos fazer o jantar dos padrinhos).
Antes ainda de chegar o mês de abril, uma das 7 falou que tinha uma má notícia: havia aceite um trabalho na Irlanda para começar no dia 1 e não estaria no almoço com as damas e, possivelmente, não poderia ir ao casamento, embora quisesse muito (é uma das amigas mais festeiras e amante de viagens que tenho), pois o trabalho seria por turnos e isso não permitiria viajar antes de fazer 4 meses do início. Paciência. Achei um timming péssimo, mas uma razão perfeitamente válida. Menos 2.
Chegou o 9 de abril e, nesse dia, uma vez que seria um dia longo de festa, optei por marcar também a prova da maquilhagem (depois farei um post a contar). A prova foi cedo em Sintra e de seguida rumamos para Coimbra: o noivo, o meu padrinho e a minha dama que vive na Itália e que chegou de véspera ao aeroporto de Lisboa de propósito para o almoço e foram de boleia connosco. A minha irmã, que também ia de Sintra, já tinha seguido com o marido e o filho (tenho um sobrinho lindo de 15 anos que será uma das vozes a cantar na igreja), pois iam aproveitar o passeio e passar o fim-de-semana a Coimbra. Na verdade ela foi mais cedo para enfeitar o restaurante (eu não sabia disso).
Duas damas vivem em Viseu, por isso em menos de 1 hora puseram-se em Coimbra e a última vive em Almada e só depois que fiquei a saber que não pôde ir porque tinha a mãe doente. Estive com ela ainda antes de virmos de volta para Angola, tadinha. A mãe já está melhorzita.
Assim, no almoço, acabamos por ser 6 (5 damas e eu). Vocês não têm noção (ou se calhar, têm) a festa que 6 mulheres conseguem fazer juntas!!!
Escolhi um restaurante pequenino, o Boutique Tapas e Petiscos, e foi simplesmente fan-tás-ti-co!!! Vejam o ar (já todo decorado com balões pela minha irmã e por outra dama que chegou mais cedo):
Quando cheguei, ainda na rua, fui recebida com um "ramo" e uma grinalda de flores e fui obrigada a pôr:
Lá dentro:
O almoço foi super-animado, houve choradeira, discursos inacabados e muitos sorrisos:
Também houve a distribuição das lembrancinhas , todas cuidadosamente postas nestas sacolinhas, onde também continha umas amêndoas (por ser Páscoa), o convite do casamento e o Manual das Damas (que já mostrei para vocês):
E muitos brindes (a minha irmã é a única que não se importa de aparecer nas redes sociais):
Uma mais animada com a mana:
A dada altura, estimuladas pela minha irmã, todas resolveram vestir os fatos de banho por cima da roupa mesmo (só eu que não tinha o meu):
A meio da festa, o restaurante foi "invadido" por uma noiva espanhola e a sua "turma" com alto-falante e canções e ambas cantamos e pulamos juntas! Foi um momento super-engraçado (deste, só há vídeos).
Já mais para o final, e como o meu noivo estava a almoçar noutro restaurante com o meu cunhado, o meu padrinho e o meu sobrinho e já tinha ido apanhar a minha madrinha ao comboio (ela é de Aveiro) - os padrinhos do noivo são também de Coimbra, convidamos a todos para se juntarem à festa e o meu cunhado levou a guitarra e cantou umas musiquinhas para nós.
E assim chegamos ao fim do almoço que se prolongou pela tarde. O dono do restaurante fechou as portas ao fim do almoço e deixou-nos ficar a festejar até depois das 18 horas.
Foi uma tarde muito bem passada com as melhores damas de sempre!