Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Animação (20): a Primeira Dança dos Noivos

Milhinha, a 13 de Fevereiro de 2021 às 14:36

Publicado em Fórum Casamentos.pt 50

Bom dia, Princesas! Eu pensava que tinha terminado há muito a minha saga dos momentos de Animação DIY para o casamento (e estava redondamente enganada!). Ficou a faltar um momento muitas vezes ansiado por todas vós: o momento da Primeira Dança! Assim, hoje vou ajudar-vos a pensar e criar a vossa...

Bom dia, Princesas! Eu pensava que tinha terminado há muito a minha saga dos momentos de Animação DIY para o casamento (e estava redondamente enganada!). Ficou a faltar um momento muitas vezes ansiado por todas vós: o momento da Primeira Dança! Assim, hoje vou ajudar-vos a pensar e criar a vossa primeira dança com o noivo.

Definição: A Primeira Dança num casamento é o momento em que se dá a abertura da pista de dança. Habitualmente, os noivos (com ou sem os convidados de honra: pais, padrinhos, damas e cavalheiros) iniciam o baile com uma romântica valsa a dois, uma dança coreografada ou um slow improvisado. Após esse momento tão ansiado, todos são convidados a participar na festa que se segue.

Origem: nos grandes bailes da aristocracia europeia (desde o século XVII), a primeira dança era feita pelos anfitriões da festa com a pessoa presente que tivesse a mais alta posição social (habitualmente um membro da realeza). Também as meninas que iniciavam a sua vida social na Corte teriam a sua primeira dança em bailes específicos para a ocasião nos bailes de debutante ou cotillion. Quem segue religiosamente a série Netflix Brigderton sabe bem do que falo. O tipo de dança variava de corte para corte, mas no império austro-húngaro das valsas foram eternizadas.

cfb_629618.jpg

Simbolismo: a primeira dança de um casal recém-casado simboliza a união de duas pessoas que se amam e que pretendem agora “ser um” e constituir família. É um momento simbólico lindíssimo nos casamentos! Permite evidenciar a comunicação e a harmonia entre os noivos e é uma expressão do seu Amor incondicional. Simboliza o início da vida a amorosa a dois.

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Quando ocorre a Primeira Dança?

Para aquelas noivas que não têm ido a casamentos recentemente, a Primeira Dança inaugura a Festa e a pista de dança per si. Logo, ocorrerá algures após todos terem terminado o serviço de jantar, habitualmente depois das sobremesas, café e petit-fours. Claro, que a maioria dos serviços de jantar deixam sempre o buffet aberto para que quem tem dois pés esquerdos se possa entreter na mesa a comer. Há sempre a ceia para saciar os mais famintos depois de algumas horas de diversão.

2) E a Dança com os Pais? Em que consiste?

Esta é uma tradição mais recente (e não muito europeia). A dança entre pai e filha (Father Daughter Dance) é um momento simbólico em que a noiva dança com o seu pai à semelhança dos bailes americanos de Sweet Sixteen ou das festas de aniversário Quiceañeras da America Latina. É um momento simbólico da ternura e cumplicidade entre pai e filha.

cfb_629620.jpg

Nos casamentos, habitualmente segue à Primeira Dança dos Noivos: o pai da Noiva e a mãe do Noivo aproximam-se dos seus respetivos filhos e começam a dançar. Essa é a tradição. Contudo, muitos são os noivos que decidem obviar esta parte da dança.

Outra alternativa consiste em fazer variantes desta sequência – num casamento a que fui, a Noiva começou por dançar a valsa com o pai que depois entregou a mão ao noivo para uma belíssima primeira dança a dois. O limite é a vossa imaginação. Os pés treinam-se e o corpo molda-se ao som da vossa música preferida.

3) Que tipo de dança escolher?

Deverão escolher uma dança que se adapte à personalidade e às vossas capacidades de aprendizagem de dança.

Se ambos são tímidos e nunca tentaram dançar, procurem uma dança simples e curta. Por exemplo, escolham uma só música para fazer a primeira dança e dançar com os pais e dancem um slow (não sabem quando será a próxima oportunidade que terão para dançar bem agarradinhos e vai saber-vos tão bem).

Se são um casal mais formal e não se importam de aprender uma dança simples, então poderão tentar uma valsa. É muito clássico (perfeito para vestidos princesa), existem imensos tutoriais no Youtube, tem uma cadência simples de “1-2-3; 1-2-3”. A vossa maior preocupação será escolher uma música que tenha essa mesma cadência.

Se são um casal extrovertido e que até conhece alguns passinhos de dança de salão porque não arriscar com uma dança coreografada por um profissional? Desde os ritmos latinos, à kizomba, o importante é escolherem um tipo de dança que se adapta ao vosso estilo pessoal.

Também há outras alternativas bem giras: podem começar a dançar sozinhos e combinar com os convidados de honra uma flash mob, ou seja, enquanto todos estão a assistir à vossa dança, haverá alguns convidados que poderão “entrar a meio” e compor a pista de dança com movimentos bem sincronizados com os vossos. Garanto-vos que será uma diversão nos dias antes do casamento treinarem essas danças em conjunto! Podem ver o excelente exemplo abaixo:

4) Que música escolher?

Tendo pelo menos PENSADO no estilo de dança que querem/conseguem dançar, podem procurar uma música que seja do vosso agrado. Sentem-se os dois e pensem na vossa música romântica, aquela que sempre que dava na rádio vocês pensavam um no outro, aquela que definiu uma altura importante das vossas vidas como casal. Geralmente é a melhor opção!

Caso contrário, procurem uma música com a cadência certa para a vossa dança/coreografia. Deverão ter o cuidado de buscar a letra da vossa música e traduzi-la, para garantir que o seu conteúdo está adequado ao momento (tenho a certeza que não gostariam de escolher uma música tipo “Felices los quatro” para este momento. Hahaha).

Se não se conseguem decidir, podem optar por fazer um mix ou um medley de todas as músicas que vos fazem sentido, mas pensem na capacidade que têm de coreografá-las todas e na energia que gastarão a treinar. Existem muitos programas de som (alguns gratuitos e online) que poderão usar. Podem simplesmente pedir ajuda ao vosso DJ/Animador.

AVISO: escolham uma música que gostem MESMO! Pois quando começarem os treinos e as coreografias vão fartar-se de a ouvir!!! É verdadeiramente Pavloviano.

5) Que cuidados a ter com a roupa para a vossa Primeira Dança?

Roupa e calçado! É importantíssimo que vocês estejam confortáveis para a vossa primeira dança. A melhor dica é quando treinarem é importante reproduzir em parte o vosso look: saltos altos e/ou saia comprida ou volumosa (sem dar dicas ao noivo). Tenham a certeza que por mais que treinem antes do casamento, no dia será bem mais difícil devido ao volume do vosso vestido ou ao cansaço devido aos vossos sapatos.

Cuidados com o vestido: quando estiverem com o vosso fornecedor de vestido, peçam alternativas que vos ajudem a dançar. Há noivas que tiram a saia removível (vestido 2-em-1) ou há vestidos que têm atilhos que podem suspender a cauda enquanto dançam. Outras noivas optam por mudar de roupa completamente.

cfb_629622.jpg

Cuidados com os sapatos: todas as noivas procuram sapatos personalizados e confortáveis para poderem desfrutar do seu dia especial sem mazelas ou preocupações. Optar por um salto mais baixo ou de base mais larga, uma sola compensada ou mesmo palmilhas ortopédicas podem ser a solução. Por outro lado, são muitas as noivas que preferem ter um 2º par de sapatos para aproveitar a sua festa “all night long”. Eu não fui diferente! Contudo, podem ver o mimo que ficaram os 2ºs sapatos da Destacada Zélia que reciclou uns velhos ténis em modo DIY!

6) Como tirar o máximo partido da vossa Primeira Dança

Se começarem a fazer contas à vida, contratar um coreógrafo (€€€) ou ter aulas de dança (€€) e ainda dedicar horas do vosso tempo a treinar (tempo é €), tudo para uns minutos da vossa festa pode parecer um exagero! Vejam o que fez a noiva Patrícia, que antes da entrada para o salão, treinou e fotografou a sua dança com o noivo e deu uma lindíssima mini-sessão de casamento!

Sei que o debate já vai longo, mas queria deixar a minha experiência:

Eu sempre sonhei com a primeira dança (mais do que com o vestido)! A prova disso é que escolhi o meu vestido o mais confortável possível para poder dançar à vontade e em cada prova perguntava pelo “atilho” que colocam na cauda para poder dançar. Com o noivo Milhinha, sabia que não teria muita sorte em dançar a Valsa muito menos o tango Argentino (o meu sonho), mas lá consegui acoplar o meu gosto por danças de salão com as aptidões do noivo. Tendo ele nascido na América Latina e tendo ambos passado algum tempo em Espanha, tínhamos que incluir ritmos latinos na nossa festa.

A minha ideia era a Salsa ou a Rumba. E, por isso, quando começámos a ver músicas para os momentos da nossa festa, procurámos encontrar uma música romântica em versão “latina” e dançável. Por isso mesmo, teria que ser uma música bem conhecida de todos e não ser demasiado recente. Pensei numa música do Ed Sheeran (que eu adoro!), mas não havia nenhuma versão de jeito. Então lembrei-me da “nossa música” (uma de várias, na verdade, mas aquela que mais tempo simbolizou o nosso namoro). Procurei-a no YouTube em versão Latina e consegui uma versão Bachata razoável. Seguiu-se um estudo intensivo sobre este estilo de dança cubana/caribeña que nunca tinha experimentado. Quando percebi que era uma dança de fácil aprendizagem técnica e que podia ser bem sexy, disse “Check ! É isto mesmo!”

Seguiu-se outra “dança” (ou melhor outra saga): a de convencer o noivo a aprender alguns passos e ajudara coreografar. Os treinos foram sempre protelados (mesmo durante o primeiro confinamento). Comecei a ver que teria de coreografá-la sozinha, mas sem eu própria conhecer os paços base… Não ia acontecer. Tentei pedir ajuda à nossa madrinha para nos coreografar a dança, mas o máximo que ela conseguiu foi fazer o noivo Milhinha perceber o quanto a Primeira Dança era importante para mim (isso ou o pequeno choradinho que lhe fiz a dizer que “para passar vergonhas na primeira dança mais valia não dançar de todo!”).

A três semanas do casamento (sim, TRÊS!!!) e depois da nossa despedida de solteiros com datas coincidentes – portanto, a minha 2ª despedida de solteira – o noivo voltou-se para mim e perguntou-me se eu não queria contratar um coreógrafo para termos aulas de dança de preparação para a nossa Primeira Dança. Se eu não queria? Como assim? Depois de tanto tempo a “comer-lhe o juízo”, não ia ter na manga pelo menos 2 contactos de SOS? O problema foi que julguei que ninguém iria atender uma “louca” de uma Noiva Bridezilla que “acha de que se consegue aprender a dançar em 3 semanas”! Mas alguém respondeu e mexeu os cordelinhos até encontrar a solução para nós. E ficámos tão gratos!

BÓNUS: Quem estiver na área de Lisboa e quiser contactar algum destes profissionais, deixo-vos os nomes para páginas do Facebook: @patricia.goisfernandes, @cecilia.hudec, @saracclaro, @andre.madeira.739. Treinámos no estudo KLASSIK Escola de Dança em Alvalade que poderão contactar diretamente.

Comprámos um pack de 5h de aulas e usámos durante o fim de semana seguinte. Foi intensivo e tive algum receio que o noivo Milhinha não conseguisse. Mas os ritmos latinos estavam-lhe no sangue e dançou muito bem. O treino foi focado mais em mim até que eu decorasse os passos e os movimentos de corpo. A Patrícia foi incansável – fechou a KLASSIK por nossa causa (fomos os últimos a sair num dos dias) – e a Cecília que foi o nosso contacto comum, passou por lá para ver-nos dançar. Dançámos grande parte da música (até ao 2º refrão) e a coreografia da Sara foi excelente e intuitiva: querem espreitar?

Pois bem, meninas, agora com o 2º confinamento parece que temos muito tempo livre nas mãos. Pensar na vossa dança pode ser difícil e o espaço lá em casa pode não ser muito. Podem aproveitar para contactar estes profissionais e explicar exatamente o que querem da vossa coreografia. Alguns deles poderão estar acessivas para aulas em Zoom para começar, mas mais perto da vossa data vão querer corrigir alguns detalhes com aulas presenciais. Espero que este debate vos incentive e ajude.

Bjs e bons preparativos

50 respostas

• Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha, eu por acaso já vi esse vídeo aliás milhares 🤭 ainda temos que decidir, tenho medo que o vestido me atrapalhe muito 🙄
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Força Alexandra! E soube que a Patrícia começou a dar aulas on-line. Vejam se faz sentido para vocês. Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Adorei a vossa dança! Vocês têm talento nato! Por aqui são 4 pés esquerdos e sem chegar a grande acordo do que ambos gostamos. É respirar fundo e pensar que vai correr bem. E mostrar-lhe o vosso vídeo a ver se se inspira. 😂😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fica de olho nas fotos da Patrícia do tempo em que era Destacada e achei giro. Foi o que me valeu: o treino para perceber que o meu vestido seria um desafio. Optei por dançar com os meus 2ºs sapatos e foi o melhor que fiz!
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem apesar do confinamento continuamos a trabalhar, mas pelo menos ainda temos 4 meses para ir ensaiando.
    Na verdade tenho 2 saiotes, acho que vou pegar no que não vou usar e dizer isso que é exagerado e que me emprestaram 😅
    Acho que é mesmo melhor treinar com o saiote porque se tu tiveste esse problema eu ainda vou ter mais 🥺😂Adorei o ideia que deste da outra noiva que treinou um pouco e tirou fotos no dia, acho que podemos fazer o mesmo 😁
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não fiquei nada irritada. Prefiro que ele estivesse confortável e que a minha Birra para ter uma primeira Dança de jeito não fosse um frete para ele. Fiquei irritada (nível 9) quando se virou para mim e disse que não contasse com ele para mais aulas de dança.

What? 🤷‍♀️🤦‍♀️
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aii que lindos eles na pista🤩🤩
    De 0 a 10: quão irritada ficaste quando percebeste que, afinal, havia um bailarino dentro dele e tu é que ainda levaste algum tempo a aprender os passos?
    Quem reclama que não sabe tem sempre a papinha toda🙄

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas são essas as danças mais giras e originais! Divertidas! Sinceramente a minha só teve piada porque meti o noivo a dançar! E tem jeito! Mas a dor de cabeça que deu? Talvez tivesse optado por algo mais simples. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Zélia estava aqui a pensar no teu dilema do saiote. Não tens outra pessoa que te possa “emprestar” um saiote para treinarem? E a meio da dança dizes que é um “saiote exagerado” assim para despistar. Sou-te sincera dancei com os sapatos e com uma saia quase tão comprida quanto o meu vestido, mas de pouco me serviu. Tive de improvisar e agarrar o vestido no dia. Por isso a minha sugestão é: aprendam os passos e divirtam-se! Quando tiverem tempo, no dia do casamento quando estiverem os dois treinem um pouco com os vestidos e tudo. Vai dar outra segurança! Bjs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oh vejo-vos com coreografias feitas por profissionais... a pessoa fica intimidada Smiley laugh Vou procurar a ver se tenho só a dança em vídeo, a ver se algum convidado filmou ou se o videógrafo fez Smiley shame

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    TOP! Ó Raquel! Como é que ainda naos nos mostraste isso? Deve ter sido lindíssimo! Já me vais por a cantar “Hooo Hooo Hooo, Honey!” 💃 🕺 o resto do dia! Adoro Primeiras danças!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E vai ser um Slow Marta? Ou em modo valsa? Este vídeo é para ti:

Espero que gostes e te aventures!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Zélia! A música é lindíssima e o vídeo está perfeito. Vai ser fácil vocês motivarem-se nesta quarentena e treinarem! É excelente!
    Não se preocupem: não precisam de dançar a música toda. Só têm de combinar com o DJ fazer um fade com a música seguinte. Vai correr tudo bem e vocês vão adorar! Eu adorei a experiencia! Bjs 😍
    • Responder
  • Marta Vieira
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu queria uma música calma e romântica estou indecisa entre Thousand Years da Christina Perri ou You are the Reason do Calum Scott adoro as duas são tão lindas 🥰
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha desculpa mas saltei logo para o vídeo! Mas que dança sexy, wow 🤩 resultou muito bem e vocês têm imenso jeito!

Nós também ensaiámos uma “coreografia” (sozinhos) 2 dias antes do casamento, embora já soubéssemos o que queríamos dançar desde o início.Dançamos “You’re the one that I want” do filme Grease e divertimo-nos imenso!
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que belo debate Helena e vocês estavam tão bem na dança! 😍😍 as aulas valeram a pena.

Por aqui estamos em processo de escolha de músicas.

Andava eu no YouTube à procura de vídeos que ensinassem a dançar, mandei vários nomes de páginas ao noivo e mandei um link de uma música italiana (só pela curiosidade da música ser italiana) mas o noivo adorou a ideia e decidimos que, em princípio, dançaremos essa música. Tem 4 minutos mas a versão do vídeo tem 2, o ritmo parece fácil e não muito morto.

Ontem eu cheguei a casa a cantar a música, demos 3 passos improvisados ao ritmo da música e correu bem.
    E pelo menos o noivo mostra-se entusiasmado sempre que eu falo que em breve temos de começar a praticar 🙏🏼🙏🏼 Sim para além de correr mal o maior medo também é que eu peça e implore e ele não queira treinar 🥺😅

Já pensei em treinar com o saiote mas depois ele fica a saber que o vestido é estilo princesa 😩 tenho que ver se arranjo outra solução.

Obrigada pelas dicas, vão ajudar muitas noivas ♥️

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Martinha! Já escolheste a música e o estilo? Tens aqui muitas dicas que podem ajudar a escolher. Beijinhos e bons treinos!

• Responder
  • Marta Vieira
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, uma das minhas grandes dores de cabeça, em breve quero começar a treinar com o noivinho! Vocês estavam tão fofinhos adorei, parabéns pela dança 😍😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração