Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Animação (03): Mariachis

Milhinha, a 3 de Agosto de 2019 às 10:16 Publicado em Fórum Festa 1 16

Olá Princesas! Como estão esses preparativos em plena Silly Season dos casamentos?

Continuo a minha saga em busca de opções de Animação DIY para o nosso dia C e que seja acessível a todos os orçamentos. Hoje falo-vos de Mariachis.

Mariachis (definição): banda de música ao vivo, originária do México, que cantam músicas alegres de Amor. Uma tradição adoptada por muitos países da América Latina, são o momento alto de muitos casamentos, enchendo de música e de cor as festividades! Foram considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2011 (assim como o Fado).

Origem: México – da região noroeste desse país. A sua música parece ter origem nos ritmos da música tradicional indígena (coca, nahua e otomi) misturando-se com as mensagens católicas da evangelização espanhola. Ao longo do tempo, foram perdendo a sua função religiosa e passaram a ter um reportório mais popular, cheio de alegria e diversão.

Tradução: sem tradução para o português. A palavra “mariachi” tem origem desconhecida para os historiadores. Pode ter origem na pronunciação indígena de cantos à Virgem Maria (“Maria ce”) ou na derivação do francês “mariage” (significa casamento) e que data dos tempos da ocupação francesa no México ou, ainda na palavra otomi “mariachi” que significa “dia de festa”.

Composição: Deve ter pelo menos 3 elementos que podem tocar viola, violão, cavaquinho harpa e percussão. Os mariachis modernos incorporam também o trompete, as flautas e o acordeão. Usam trajes típicos de grupos mariachi: fato de camisa branca, casaco curto ornamentado, calças justas de cintura alta e sapatos escuros. Usam sombreros (chapéus de abas largas tipicamente mexicanos). Podem ter cores garridas ou vestirem-se todos de branco, com decoração rica e elegante (habitualmente em dourado) que varia em função da festa.

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Como contactar fornecedores? Para além de fornecedores aqui da aplicação casamentos.pt, podem contactar centros culturais luso-venezualanos dispersos por todo o país que vos poderão dar contacto de bandas. Também em algumas escolas de música e conservatórios poderão ter contactos de bandas deste género. Os orçamentos dependem directamente do numero de pessoas na banda, experiência e duração da actuação.

2) Como fazer um Grupo de Mariachis DIY?

Como habitualmente os orçamentos dos fornecedores fogem daquilo que podemos pagar, podem contar com o vosso DJ ou equipa de Animação para criar um momento durante a festa em que podem passar os vossos “Mariachis” preferidos: os vossos amigos mais divertidos! Basta escolher a música, arranjar adereços (que depois podem reutilizar para a Hora Loca) e gentilmente convidar e preparar os vossos amigos mais próximos para festa! Vão todos adorar o momento!

2.1) Que adereços são necessários?

São imprescindíveis os sombreros e os coletes ornamentados e os instrumentos musicais (estou a pensar aproveitar promoções de Carnaval do AliExpress). Podem atirar uns bigodes postiços também 😉

2.2) Quais as melhores músicas

Podem escolher uma música só ou criar um medley de músicas conhecidas. Podem navegar no YouTube à procura de músicas que sejam do vosso gosto. No entanto, para as noivinhas que são fãs de desenhos animados, deixo-vos este vídeo para se deixarem contagiar:

Coco - Un Poco Loco
Animação (03): Mariachis

Não se esqueçam de pedir uns gritos de alegria à Mariachi!

3) Quando é o melhor momento para uma actuação de Mariachis?

Qualquer actuação com banda contratada fica melhor no final da refeição, quando todos os convidados estão cansados de comer e querem algo para se distrair da “moleza” pós-prandial. No entanto os mariachis podem aparecer no final da cerimónia religiosa, no cocktail de boas vindas, à entrada dos noivos no salão, durante o corte do bolo ou antes de começar a dança!

Se optarem por uma versão mais DIY e caseira, poderão incluir a “actuação” como entretenimento entre pratos (por exemplo, entre o prato do peixe e da carne) com um pequeno “comboio” de Mariachis a circular entre as mesas.

Lembrem-se que é um momento de grande alegria num casamento, a actuação dos mariachis.

Ando muito multicultural, eu sei, e aproveito para completar este excelente debate da noivinha destacada Taninha . Esta tradição mexicana tem ganho adeptos em todo o Mundo. Vimos a versão DIY que apresentamos hoje num casamento de amigos com animação pelos Crazy Day e adorámos a ideia! Como temos algumas ligações familiares à America Latina, gostaríamos de incluí-la no nosso dia. Espero que este debate vos ajude também!

Bjs e divirtam-se a organizar o vosso próprio casamento!

16 respostas

Última atividade por Milhinha, a 4 de Agosto de 2019 às 19:27
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu adoro! E aquelas margaritas!! Hmmm! Sabia bem já uma! Bjs grandes minha querida!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É de certeza uma animação muito original Milhinha, mas que mete toda a gente a rir e a bailar! Afinal, quem é que não adora meter um sombrero e dançar com a banda quando vai à um restaurante mexicano? Smiley tongue

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sandrina! A saga continua... Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é genial! O noivo Milhinha também gosta imenso disso! Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Já conhecia, é muito alegre 3 divertido esse estilo de musica. Não pensamos hipótese de integrar esse estilo...quem sabe...mais um bom debate😉
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A animação escolhe x amigos que estuda durante o dia e depois tem acessórios para eles.

    Fomos a um casamento com esta animação e foi o que cativou o noivo a querer esta animação Smiley smile
    Beijinhos***

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Musica dos xutos e Mariachis? Ou por os amigos com guitarras ao som de xutos? Isso é fixe. Bjss
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Smiley heart

    Os meus animadores têm este serviço incluído...
    Normalmente fazem com as músicas dos xutos Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patita. A saga continua! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá milhinha ! Não conhecia este estilo de animação por isso já fiquei a ganhar qualquer coisa mais 😊

    ótimo debate!
    Beijinho
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    El 5 de Mayo? Parece-me fenomenal! Ia ser uma linda viagem sem duvida! Bjs
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu adoro os Mariachis!!!! Smiley heart e música tipica mexicana...um dos meus grandes sonhos e que qualquer dia consigo convencer o meu futuro marido é ir ao México celebrar o dia de los Muertos!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ser excelente Vania! E super divertido! Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha, o nosso animador já tem essa parte incluída e pela que vemos dos outros casamento são um verdadeiro sucesso! Vamos lá ver como vai ser no nosso! 😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo essa a ideia: por os talentos dos amigos a render! Hahah! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Smiley winking
    no ano passado, fui a um casamento em que a animadora chamou os 3 convidados mais animados para fazer de Mariachis. Foi logo após a sopa, passaram pelas mesas todas e terminaram na mesa dos noivos. Foi muito, muito engraçado 🤣
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração