Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana Duarte
Super Noiva Julho 2024 Sintra

Vão Ficar com o Apelido do Noivo?

Mariana Duarte, a 18 de Abril de 2024 às 10:15

Publicado em Fórum Casamentos.pt 56

Bom dia noiv@s, Hoje em dia cada vez menos as noivinhas adotam o nome do noivo ou, o que tenho visto também, é a noiva ficar com o do noivo e o noivo ficar com o da noiva. Pessoalmente, não acho muita piada mas compreendo! Deste lado vou adotar o nome do noivo - sempre pensei que, se casasse, iria...

Bom dia noiv@s,

Hoje em dia cada vez menos as noivinhas adotam o nome do noivo ou, o que tenho visto também, é a noiva ficar com o do noivo e o noivo ficar com o da noiva. Pessoalmente, não acho muita piada mas compreendo!

Deste lado vou adotar o nome do noivo - sempre pensei que, se casasse, iria querer ficar com o mesmo nome que o do meu marido!

E por aí, vão trocar ou vão manter? Smiley heart

56 respostas

  • Cristele
    Super Noiva Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu queria era meter o dele e tirar o meu último 😂😂 mas infelizmente não dá.
    Aos 18 anos quis mudar o primeiro nome mas depois acabei por desistir , quis tirar o último e infelizmente não é possível. Desde os 18 que assino só o primeiro e penúltimo.
    Vou adotar o nome dele. Mas como temos 6 meses se não estou em erro vou adiar pq mudar tudo é chato. Vou é ficar com um nome comprido mas quando for escrever vou ficar com ele igual ao das minhas filhas 🙌🏼🩷
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Beatriz, sim acho que deves de pensar com calma porque é uma decisão muito importante! Se não te sentires 100% confortável acho que não te deves sentir pressionada em fazer a alteração.

    Boa sorte para esta decisão Smiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Noivo Experiente Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Beatriz!
    Obrigada pelo exemplo... poderá ser uma alternativa.
    Tenho que pensar mais neste assunto 😅
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Curiosa Setembro 2024 Paços de Ferreira
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile

    Por aqui ainda muito indecisa... O noivo faz muita questão que coloque o nome dele (inclusive já me trata pelo meu nome com o apelido dele), mas sempre achei que manteria o meu mesmo que um dia me casasse. Por um lado gostaria muito de colocar o apelido dele, porque sei que é um motivo de orgulho para ele (e para mim), por outro, sei que o nome de família "terminará" em mim uma vez que não há rapazes. Como ainda tenho mais algum tempo para pensar, não vou stressar já. Mas sem dúvida que é uma decisão muito importante.

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim ia gerar uma confusão daquelas 😅 Nem é bom pensar Smiley xd

    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia! Vou-me meter só porque sei de casos semelhantes.

    Uma colega casou e adotou o nome do marido, continuou a usar o mesmo email no trabalho e só na assinatura dos mails é que adicionou o 3º nome. Por exemplo, ela era Paula Santos, casou e continuou com o email paula.santos e nas assinaturas ou quando escrevia o nome tinha Paula Santos Guerreiro.

    Por isso caso seja uma coisa que decidas fazer, o trabalho não deverá ser entrave Smiley smile

    • Responder
  • Patricia
    Noivo Experiente Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É que ainda por cima como sabes a empresa onde trabalho é grande, ninguém me vai reconhecer com outro apelido e já para não falar nos clientes 😅 ia ser uma confusão e pensavam que me tinha ido embora ahaha
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pooois o meu pai teve 3 filhas e quis dar o "nome de família" que é uma catrefada de nomes, e eu sempre lhe disse que como não teve rapaz quando houvesse descendência so ia ficar um.

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa sorte na decisão Smiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Noivo Experiente Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, isso de ter várias nomes e apelidos é muito à Portuguesa... lá fora, quando vamos de viagem, ficam sempre a olhar para os nossos documentos com um ar assustado ahahah então decidimos que a filhota ia só ter 3 nomes e um dia caso queria pôr o do marido fica com 4 o que também não é mau...
    Sim ele percebe mas sei que queria muito então contínuo dividida... vou pensar ainda no assunto.
    ❤️
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, era uma panca do meu avô...

    Eu e a minha irmã não temos 1 dos apelidos em comum (ela ficou com apenas 2, da minha mãe e do meu pai) porque a minha mãe não achou necessário. Bem, o meu avô acho que se passou porque a minha mãe não colocou um dos apelidos Smiley ups

    Depois vim eu e lá tive que ficar! Tenho um "de" no nome e o homem passava-se sempre que, na escola ou em documentos, não aparecia - dizia-me sempre que tinha que avisar que o meu nome tinha o "de" Smiley xd

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Txiii pois mais essa de mudar os emails Smiley xd O meu noivo também tem muitos apelidos nem nunca pôs hipótese se eu por o dele, nós temos exatamente o mesmo numero de nomes Smiley xd fica justo

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia, era uma ideia muito gira! Por acaso não sei se é assim tão fácil de o conseguir.

    Fazem bem, menos chatices também - vou ter que mudar uma data de documentos Smiley xd

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sinto a dor da tua mãe Smiley xd Smiley xd por isso é que não ponho mais.

    Anos 80 devia andar tudo maluco, era dois nomes próprios e uma infinidade de apelidos, e o mais incrível é que tenho uma irmã gémea e temos o primeiro nome e os apelidos todos iguais, só safa o 2º do nome que obviamente é que eu uso e o ultimo apelido, o resto está so a empatar quando é para assinar Smiley xd E na escola quando nos pediam o primeiro e ultimo e nós escrevíamos 3 nomes e ainda nos ralhavam até ver o porquê né?! se escrevêssemos o primeiro e ultimo parecia a mesma pessoa!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Setembro 2024 Pombal
    Claudia Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Mariana, na altura ainda pensei em criar nome de familia, ou seja tanto eu como ele ficarmos com a mesma terminação de apelidos, mas não sabia se isso era possível e acabei por abandonar a ideia!
    Além disso, considero que ambos temos apelidos fortes (Brito e Jerónimo), pelo que vai ficar tudo igual 😅

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia, e acho que fizeram muito bem em relação à vossa menina - se tivermos um dia também vamos optar por essa opção (o meu apelido e o dele apenas).

    Eu sempre pensei em mudar se um dia me casasse, sou da opinião do noivo - acho mais piada à família ter o nome igual Smiley xd

    Mas faz o que te fizer sentir melhor, ele irá aceitar a tua decisão Smiley heart

    • Responder
  • Patricia
    Noivo Experiente Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana!
    Olha é um tema sensível por aqui ahahah, eu não queria nada porque sinto um bocado que estou a perder a minha identidade mas o noivo queria muito 😅 então ainda não chegámos a um acordo...
    Como temos uma filha o noivo diz que faz sentido poder dizer "Família Alves" e que quer pôr aquelas placas à porta da nossa casa com o nome de família (sei que está a gozar nesta parte 😂)...Ele colocar o meu sinceramente também não acho muita piada, é mais um nome para nada... a nossa filha por exemplo só tem 3 nomes (nome próprio e o apelido de cada um).Por isso olha... ainda pensei pôr o nome e não usar no dia a dia (assinaturas de email e etc) mas sinceramente ainda não chegámos a uma decisão... 😅
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, conheço uma noivinha que foi assim - como ele também não quis mudar então também não mudou! Smiley xd

    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós não vamos mudar nada... Gosto do meu nome como está 🤣

    Sei que o homem gostava que eu ficasse com o nome dele, e eu disse que ficava se ele pusesse o meu também. Ele não quer fazer isso, portanto nada feito. Fica cada um com o seu.

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley xd Smiley xd

    Sim, com os filhos concordo que basta apenas 2 (um de cada).

    Eu tenho 3 apelidos e vou ficar com 4 - mas a minha mãe tem 7, também diz que é um disparate tanto nome Smiley xd

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nem pensar Smiley xd Já tenho um nome gigante, pôr mais um nunca foi hipótese, já me custa quando tenho de assinar o nome todo. E um dia quando tiver filhos vão saltar muitos apelidos, um de cada chega bem Smiley xd

    • Responder
  • Mónica
    Noiva Ativa Maio 2024 Leiria (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente 😊
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mónica. Ahah eu não fui nada assim, por acaso até estou ansiosa pela troca de nome - não me perguntes porquê Smiley xd

    Mas são escolhas obviamente! Smiley kiss

    • Responder
  • Mónica
    Noiva Ativa Maio 2024 Leiria (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Mariana,
    Por aqui os nomes vão ficar iguais. Não ligamos muito a essa parte nem foi uma coisa que tivessemos pensado. Aliás, só na conservatória quando nos perguntaram se iamos mudar o nome é que nos lembramos disso 😅
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração