Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mariana Duarte
Super Noiva Julho 2024 Sintra

Vão Ficar com o Apelido do Noivo?

Mariana Duarte, a 18 de Abril de 2024 às 10:15 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 55
Guardado

Bom dia noiv@s,

Hoje em dia cada vez menos as noivinhas adotam o nome do noivo ou, o que tenho visto também, é a noiva ficar com o do noivo e o noivo ficar com o da noiva. Pessoalmente, não acho muita piada mas compreendo!

Deste lado vou adotar o nome do noivo - sempre pensei que, se casasse, iria querer ficar com o mesmo nome que o do meu marido!

E por aí, vão trocar ou vão manter? Smiley heart

Sim

34%

28 votos

Não

65%

53 votos

55 respostas

Última atividade por Mariana Duarte, a 23 de Abril de 2024 às 17:20
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Carla Smiley heart

    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha,

    Por aqui apenas eu adoptei o apelido do maridão Smiley smile

    Bons preparativos!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Setembro 2024 Pombal
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Rita, ainda vou ver melhor com o noivo 😅

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, qualquer um dos noivos pode mudar o nome é tudo igual basta indicar isso no início do processo
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Principiante Setembro 2024 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Talvez sim
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Ativa Setembro 2024 Pombal
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Rita, o processo para este tipo de adoção de nome é igual? Inicialmente também tinha esta ideia, mas como não sabia a logística, acabei por deixar passar a ideia!

    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós também! 🤣🤣
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita, acho uma ideia muito gira também ❤️
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2024 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós vamos ficar os dois iguais, eu adoto o dele em último e ele o meu em penúltimo, para depois ser a família toda igual
    • Responder
  • Inês
    Noiva Constante Agosto 2024 Santo Tirso
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou adotar o nome do meu futuro marido
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Percebo perfeitamente Carla, tenho visto que é comum com mais noivinhas Smiley xd

    • Responder
  • Carla
    Noiva Ativa Agosto 2024 Braga (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Anos atrás ainda considerei adotar o nome do marido no futuro, mas mais pela minha relação complicada com o meu pai que meteu logo mais de que um apelido do lado dele.

    Professionalmente, uso o apelido da minha mãe por o meu último ser demasiado comum, mas com o passar do tempo senti que o meu nome é o meu com a sua identidade e história e sinceramente não gostaria de adicionar outro nome à minha lista gigante. Smiley xd

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto 🤣🤣 não vamos passar a doideira dos nomes infinitos
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem pensar e quanto ao nome de família será o meu e o dele. Já lá vai o tempo em que o nome de família era só o do marido. 🤣
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahahha eu felizmente na escola e na faculdade sempre fui Teresa e nunca Ana, os professores ouviam como me chamavam os colegas e foram na onda 🤣

    A mim também não, juntar nomes fica para a descendência e pronto.

    Ai credo não, só a trabalheira de mudar tudo, so o trabalho 🤣

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É um pensamento muito bonito Smiley heart

    Que giro, realmente ficou com 3 nomes próprios Smiley xd

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel, é esse o mesmo pensamento que eu tenho Smiley heart

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Percebo perfeitamente Margarida, a minha mãe queixa-se do mesmo Smiley xd

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Beatriz, pelo que tenho visto ou temos 6 meses para fazer a mudança ou 6 meses para alterar os documentos após a oficialização. Por acaso é algo que não pesquisei muito porque pretendo fazer a alteração logo (tenho que ver se não influencia por ir viajar com o passaporte uns dias depois do casamento), mas pelo que tenho visto é algo do género.

    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E fazem muito bem, no final de contas a escolha é vossa Smiley heart

    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é nada comum, sempre que conheço uma acho engraçado. “Conheço” duas ou três, mas é muito raro. Ninguém me trata por Teresa, apenas o meu pai que me trata pelos dois 🤣
    Na escola e na faculdade sempre fui Teresa o que me fazia muita confusão, mesmo para o noivo quando vou algum sítio público e me chamam Teresa ele fica meio baralhado, até eu 🤣🤣
    Concordo com a situação dos teus tios, se ele fazia muita questão, também teve de colocar o da tua tia é justo. Para mim não faz de todo sentido. Já quando me chamam o primeiro e último fico meia coisa quanto mais o primeiro e o apelido do noivo. Eu sou advogada, imagino ter de andar a mudar além dos documentos civis, ainda os profissionais. 🤣🤣
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Agosto 2024 Pombal
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui também não vou mudar ! Já na altura do civil (há 1 década) ele perguntou 😆 e mesmo agora, quando nos foi questionado ele voltou a frisar, "até que te ficava bem" 🤣 mas naaaa, já temos a nossa filha que nos une 🥰 e ficou com 3 "nomes próprios" 🤣 Miriam Duarte Gil.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Siiim,


    Dizia sempre que não queria levar o nome de outra pessoa, mas ainda antes do pedido já dizia que queria levar o apelido dele e como tanto ele como a família ficaram super felizes eu fiquei super animada da minha escolha!
    Acho bonito os casais que trocam os apelidos, mas não fazia questão e adoro o facto de se um dia tivermos filhos termos todos o mesmo apelido!
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai que máximo a prima do meu noivo é Teresa Margarida, ao menos é diferente normalmente ou são Anas ou Marias, eu sou Ana mas nunca uso e confesso que até me esqueço do quando vou escrever mesmo, se me chamarem Ana nem ligo 😅
    O meu tio fazia muita questão que a minha tia pusesse o nome dele, e ela concordou deste que ele pusesse o dela também e assim foi tem os 2 últimos nomes iguais 😅
    • Responder
  • Cristele
    Super Noiva Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, não existe uma data digamos que certa, após o casamento a certidão tem uma validade é essa que pode entregar uma fotocópia no trabalho para comprovar o casamento ( no meu caso tenho que entregar obrigatoriamente) . E é a original que leva ao registo para alterar o nome, após ela perder a validade tem que ser pedida uma nova para alterar os documentos todos - CC, carta de condução, tudo que seja nome de cartões, facturas da água ou luz ( contratos) , email, passaporte.
    Eu por exemplo só vou alterar o CC, nem o multibanco que uso tem o meu nome, só vou lá para eles alterarem, no meu trabalho com a certidão vou pedir para alterarem o nome nos horários. E o passaporte vou deixar para mais tarde

    Atenção é a quem muda logo a correr e depois vai viajar com passaporte com nome de solteira
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho cinco nomes não preciso de mais, dois nomes próprios e três apelidos.
    Nem nunca uso o meu primeiro nome que é “Teresa” e é o nome da minha mãe. A minha mãe tem seis nomes 2 deles são apelidos do meu pai. Não faz sentido. O noivo não faz questão e se fosse pra mudar ele teria que colocar o meu também. Além disso, como uma menina dizia iria perder a minha identidade. E a nossa família será o meu e o dele, não só o pelo do dele. Para mim é isso que faz sentido.
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso exatamente o mesmo!
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Setembro 2024 Mirandela
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto muito dele, mas já me chegam de nomes. Além disso o noivo não faz questão porque na família dele nenhuma mulher tem o nome do marido. A minha mãe por exemplo tem, mas as minhas avós não têm o nome dos meus avôs. 😌
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Novata Setembro 2024 Paços de Ferreira
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Smiley smile tocou num assunto pertinente. Vou fazer uma questão que pode ser obvia mas ainda não me dediquei a pesquisar. A mudança de nome (apelido) tem que ser imediatamente à oficialização do casamento ou a mudança poderá ser após, se sim, quanto tempo temos após a oficialização para fazer a alteração do nome?

    Obrigada a quem souber responder!! Smiley smile

    • Responder
  • Paula
    Noiva Curiosa Maio 2024 Silves
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gosto do meu nome. E como a tradição já não é o que era, vamos continuar como sempre estivemos. Casa um com o seu 😊
    • Responder
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cristele, pois é essa também a minha ideia: de sermos uma família com o mesmo nome (se tiver que acontecer um dia) Smiley heart

    • Responder
  • Cristele
    Super Noiva Agosto 2024 Setúbal (Concelho)
    Cristele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu queria era meter o dele e tirar o meu último 😂😂 mas infelizmente não dá.
    Aos 18 anos quis mudar o primeiro nome mas depois acabei por desistir , quis tirar o último e infelizmente não é possível. Desde os 18 que assino só o primeiro e penúltimo.
    Vou adotar o nome dele. Mas como temos 6 meses se não estou em erro vou adiar pq mudar tudo é chato. Vou é ficar com um nome comprido mas quando for escrever vou ficar com ele igual ao das minhas filhas 🙌🏼🩷
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração