Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Super Noiva Julho 2023 Maia

Usar aliança de outra pessoa

Isabel, a 4 de Março de 2023 às 01:31 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 42
Boa noite, menin@s!
Estou desanimada e receosa!
Já há algum tempo que o meu noivo me tinha dito que gostaria de usar a aliança que era do avô (infelizmente já faleceu). Para isso, bastava encontrar uma que fosse idêntica para mim e fazer a gravação nas duas ao nosso gosto. Acontece que, agora que nos iamos dedicar a comprar uma para mim, a mãe do noivo nos diz que dá azar usar a aliança de outra pessoa e que só não disse antes porque não queria que o filho ficasse triste. Conclusão, fui pesquisar à net e realmente existe uma superstição relacionada com isto. Esta não conhecia, sinceramente! Agora não sabemos o que fazer! 😶 O meu noivo diz que só lhe apetece chorar, pois diz que seria um grande gosto dar uso à aliança do avô. E eu fiquei desanimada por ele e ao mesmo tempo receosa... pois já vi e ouvi cada coisa....Coincidência ou não, as coisas acontecem... e só é impossível até acontecer mesmo. Enfim, deixo-vos aqui o meu desabafo de hoje! 😔
Editado por Casamentos.pt

42 respostas

Última atividade por Isabel, a 5 de Março de 2023 às 23:40
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Já nos tinham sugerido essa solução, mas o meu noivo não vai querer mexer nela. Da maneira que ele é sentimental, ele vai querer mantê-la original, tal e qual como ela é. 🙂
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Ena, as tuas palavras fizeram-me lembrar de um livro que li há uns tempos. Chama-se "O Segredo" . 😊 Quanto à aliança, hoje estivemos a vê-la e infelizmente fica um pouco apertada no dedo do noivo...e no verão normalmente os dedos incham um pouco e nessa altura nem a devemos conseguir colocar. Ainda vamos ponderar melhor no que fazer, mas muito obrigada pela tua mensagem ❤❤❤ Beijinho!
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu irei usar as alianças de casamento dos meus pais, o meu pai já faleceu e tenho a certeza que ele só nos irá proteger. Nem sequer conhecia essa superstição, mas como não acredito em superstições vou usar na mesma
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Principiante Maio 2023 Mafra
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, a tia/madrinha do meu noivo ofereceu-nos a aliança do pai… neste caso avó do meu noivo.
    Levamos a uma ourivesaria e decidimos aproveitar o ouro da aliança para fazer duas para nós…
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noiva Isabel, tudo bem? 😘
    Olha, sinceramente isso de superstição para mim não existe. O que existe são pessoas que têm inveja de nós e nos desejam "mal". As pessoas não sabem, mas a pior coisa que existe são as nossas palavras, as palavras que saem da nossa boca têm poder!!!! E é isso que faz as coisas se tornarem realidade! O inimigo está sempre à porta, à espera que as pessoas falem para que ele faça acontecer aquilo que elas próprias falaram, acontecer na vida deles. Eu não sei se tu crês que existe um Deus que é maior do que tudo isto e eu creio que se ele colocou esse desejo no coração do teu noivo é porque ele vai cuidar de vocês, independentemente do que as pessoas falam, vêm e sentem. Na minha opinião vocês deveriam seguir o vosso coração e comprar uma semelhante porque acima de tudo está um Deus que cuida de nós e ama casamentos e eu sei que ele irá cuidar de vocês! Beijinhos 😘😘😘😘😘
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E será minha querida 🥰
    Muita muita paciência 🙏🏻 e que todos os problemas sejam esses🙌🏻🤞🏻kisses.gif

• Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai quem me dera não ter sabido nada disto. Era tão mais fácil e já estava resolvido. 😅 A mãe dele não queria dizer, para ninguém ficar triste, mas no fim de contas ficou triste na mesma. E, por enquanto, a aliança ainda está na posse dela e agora que íamos precisar dela para comprar uma parecida... começou a sugerir que novo é novo e tal... e só depois disse que se calhar não era boa opção, porque dá azar usar a aliança que foi de outra pessoa. Curiosidade minha, fui pesquisar e realmente existe esse ditado.
    Hoje até contei à minha mãe e ela diz que é capaz de ter lógica, pelo facto de já ter sido benzida uma vez pelo padre... basicamente desta vez o padre iria benzer novamente algo que já estava benzido. Poderá ter a ver com esse ritual.

Enfim, o que é preciso realmente é que corra tudo bem e que sejamos muito felizes e que consigamos juntos ultrapassar tudo o que possa atrapalhar! 🙏🙏🙏🙏
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu lembro-me de ter lido qualquer coisa sobre isso. Quem o vai usar somos nós, por isso só nós sabemos como nos sentimos mais confortáveis e o que nos deixa mais à vontade! ☺️😉
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Alguma coisa se há-de resolver, se Deus quiser! O que é preciso é que corra tudo bem! É o que mais quero!
    • Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu anel de noivado é um anel da bisavó dele. Não sei como era o casamento dela, sei que ele tinha todo o gosto que aquele anel ficasee comigo e eu adorei. Não fomos mais nem menos felizes por causa disso e acho muito bonito passar assim as coisas de família de geração em geração. Um anel é só um objecto até lhe darmos o significado que queremos. A aliança do avô marca o vosso casamento e esse momento tão feliz e junta a isso o carinho que o teu namorado tem pelo avô com quem não conviveu assim tanto tempo e que de certeza queria que estivesse com ele para partilhar este dia.

Acredito que o noivo estar triste por ter de abandonar o grande desejo que ele tinha para o casamento seja mais pouca sorte do que uma aliança que representa tanto amor para ele 😊
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, na minha zona é a Santa Rita mas também já soube da Santa Clara.
    O véu acredita que eu ia mesmo dizer NÃO. Nisso sou de ideias fixas. Até as alças do vestido queriam que eu deixasse como eram originalmente mas eu queria acima dos ombros e teve que ser 😅 eu tenho no fórum "o meu vestido é" a minha história.
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não sou muito apegada a superstições por isso acho que eu faria o que tinha vontade e ignoraria o resto 😅
    Mas se for algo que é complicado podem tentar resignificar por exemplo e se ele usar um colar com a aliança no peito e assim é uma forma de ter o avó por perto e terem as vossas alianças normalmente …

• Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa tarde, Vânia!
    Se não tivesse falado íamos comprar uma parecida para mim e íamos continuar na ignorância e sem saber desta história 🤣
    Talvez, um dia mais tarde, alguém ia acabar por dar a dica.... E se calhar iamos ficar com a sensação de ter feito algo errado e já não dar para remediar 🤣Mas sim, se não soubéssemos de nada ia ser tudo tranquilo. E se realmente o azar aparecesse, nunca iríamos associar a isto. 🤣🤣🤣🤣
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!
    Lá está, enquanto estivemos na ignorância desta informação estava tudo tranquilo. Agora que soubemos que pode dar azar é que nos deixou receosos e a pensar. E talvez quando algo correr mal, a nossa consciência vai lembrar da aliança 😅 A nossa mente é mesmo complicada de entender 😅
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também dizia que não queria véu 😆 Até mesmo porque não queria gastar muito dinheiro com isso. Depois de me ver, já não consegui dizer que não 😆 e vi a minha madrinha já de lágrima no olho. Não resisti, acabei por dizer que ficava com o véu também 😆
    Eu acho que é a Santa Clara que se leva os ovos, outra coisa que também descobri há pouco tempo. A chuva abençoa, mas ninguém gosta que ela caia 🤣
    • Responder
  • V
    Noiva Constante Janeiro 2023 Cartaxo
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Por aqui não ligamos muito a superstições (eu comprei o vestido ao pé dele e ele viu e deu opinião, não usámos arroz e sim confettis, ppr exemplo)
    Eu acho que as pessoas devem fazer aquilo que faz sentido para elas. Se não tivessem falado nessa superstição o que iam fazer? E vale a pena o noivo ficar triste e estar a chorar e não poder fazer o que sempre desejou por causa de uma superstição?
    Beijinhos
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que lindo, Dani! 😍
    Belas palavras! Muito obrigada!
    Alguma solução havemos de arranjar. Só queremos que seja um dia bonito e feliz para todos. E como é obvio, seja o início de uma aventura muito feliz para os dois! 🥰
    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Noivinha,
    Eu acho que as supertições só tem o poder que lhes dermos…
    Se o mais importante é usar a aliança que o liga ao avó que era uma pessoa super especial acho que isso é que importa ❤️Não há superstição nenhuma que vá ser maior que esse amor que ele tinha pelo avó 😘

• Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O véu eu nunca quis e como eu vou até na loja disseram que ficava bem sem véu, nem sequer experimentei.
    O arroz o noivo não quer de todo levar com aquilo em cima 😅
    No que toca a casamento e bebés há superstições de tudo e mais um pouco. Eu só ando a pensar se levo os ovos a Santa Rita 🤣
    • Responder
  • Dani
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Cooooomo te entendo🙌🏻

Mas sabes Isa🌸Apesar de saber por experiência própria que ao escutar alguém sugerir calma, parece afronto… a realidade é que temos que mudar nosso mindset para receber toda e qualquer informação , sem julgamento. Simplesmente tentar de relativar para encontrar bases e fundamentos, na hora das decisões . De estarmos literalmente abertos a tudo, nos dá a sensação de não saber nem onde nem porque… ou seja , tudo perde sentido.
    Para que consigamos ver oportunidades em vez de contratempos, prendi no decorrer do meu planejamento/organização de apenas 6 meses, que seja o que seja … o objetivo (união de duas pessoas: casamento) não é o real problema.. e sim nossa forma de perceber e digerir as informações e atitudes a nossa volta.
    Não há culpa nem culpados… mas sim há algo que pode vos ajudar e que trato de levar a cabo, o mais sincero possível: Tudo tem solução! Apesar de sentirmos impotentes perante certas circunstâncias, o facto de tomarmos a peito e na defensiva, nos machuca e ofende de sobremaneira.
    Maduramente agradecer , relativar, e com foco objetivo centraras decisões em finais justos e felizes.
    Tudo o dito agora como exemplo do caso da aliança… usaria na mesma , se sentir culpa, aceitando minha primeira crença: honrar meus antepassados, dando vínculo ao amor incondicional independente das experiências pelos meus antepassados vividas.
    Com isso dizer que transformaria com garra, minha ideia de honra, sem medo nem limitação… apenas por amor.
    Influência é bom até sentirmos bem com elas… apartir do momento em que geram mal estar… já deixam de ser influência, e chamo de bloqueio.frozen-anna.gif

• Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia, Cláudia!

Também não conheço ninguém que tenha usado as alianças de casamento de antepassados. Nem imaginava sequer que poderia haver uma "maldição " relacionada com isso... se calhar por isso ninguém escolhe essa opção. Eu também acho que as melhores lembranças estão no coração. E não é por não usar que vai lembrar menos, mas o noivo é muito sentimental com os objectos 😊
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho descoberto coisas sobre a tradição do casamento que nem sequer imaginava 😅

E muitas delas nem é por pesquisar, vão-me dizendo ou aparece por aqui em publicações. O véu também fiquei a saber agora 😅 Eu vou levar, mas nem sabia que tinha significado. Apenas a senhora da loja trouxe um para experimentar e, no fim, toda a gente gostou.
    O significado do arroz eu já conhecia e até gosto dessa tradição, mas ao mesmo tempo deixa-me incomodada, pois sei que há muita gente que não o tem para comer e vamos ali desperdiçar algum... eu estou a pensar arranjar folhas de oliveira como alternativa, mas ainda assim sei que vão haver convidados a levar arroz de casa 😅😅😅
    • Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha, por acaso por aqui nunca pensamos usar alianças de ninguém, nem sabia que haveria uma superstição relacionada com isso... Se não querem correr o risco é mentalizar para adquirir ambas novas... E guardará sempre a do avô com muito carinho ❤️
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi, Dani!
    É preciso mesmo, para além de todo o stress e ansiedade para que tudo corra bem, ainda surgem estes pormenores.
    Em relação a sermos supersticiosos, eu estou numa fase em que já não sei no que acreditar. Tanta coisa acontece e tantos contratempos apareceram desde que começamos a organizar o casamento que começo a achar mesmo que nos rogaram uma praga 😅
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia, Lídia!
    Como já disse a outra noiva, conhecendo o meu noivo, ele não vai querer fazer isso de certeza. Vai dizer logo que está a apagar a memória do avô. Já quando fizeram obras na casa dos avós, eu vi bem como reagiu... Eu até tentei fazer ver que era pior se deixassem aquilo abandonado e a cair aos bocados... e se fizeram obras é porque tinham gosto em estimar o que os "velhinhos" deixaram. Mas não consegui fazer nada, ele continua a sentir o mesmo 😅😶

E eu sinceramente, não me sinto bem a usar algo que não me pertence, para a minha preferia mesmo que fosse nova 🫢
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Têm que perceber se vocês são supersticiosos ou não. E se as memórias forem boas porque não as usar.
    Eu pelo que li agora caso no mês dos mais espíritos, mas não vou mudar por isso. E li que devia ter arroz e véu e também não vou ter nada disso 😅
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Eliana!
    Eu preferia que nos tivesse dito há mais tempo, visto que o noivo já tinha mostrado essa intenção ainda nem pensávamos em casar. Agora na hora de resolver mais um check é que lhe diz que talvez fosse melhor ser nova.... e que não tinha dito nada para não ficar triste. Ao fim, ele ficou triste na mesma e já nos trocou as voltas, visto que já estávamos a destinar orçamento para comprar apenas a minha.

Conhecendo como o conheço, ele não irá querer "destruir a aliança " 😅 Parece que já o estou a ouvir dizer : isso é derreter a memória do meu avô. Agora sabendo disto, mesmo que decida seguir em ficar com ela...eu já não vou ficar sossegada e vou lembrar sempre disto 😅😅😅😅
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São as de infância praticamente.
    ( enviei a resposta anterior sem querer, sem ter acabado de escrever 😅)
    • Responder
  • Isabel
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia, Eduarda!
    Sim, depois de pesquisar também encontrei isso. Já tenho os meus problemas e ainda herdar o problema dos outros é dose 😅

Em relação ao relacionamento dos avós, não faço ideia, pois só cheguei a conhecer a avó que também faleceu em 2020. Já o avô já cá não está há muitos anos 🙁 O meu noivo devia ter uns 8 anos quando ele se foi, por isso as memórias que tem dele são as de infância pra
    • Responder
  • Dani
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha🌸

Sinto muitíssimo essa situação 🙈Desejo-vos muita força e ânimo para receber e encontrar forma de digerir toda e qualquer “ajuda/opinião.
    Eis aqui uma dúvida… sois superticiosos❓escola-da-intelig%C3%AAncia-ei.gif
    • Responder
  • Lídia
    Noiva Master Outubro 2023 Lisboa (Concelho)
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Isabel , a hipótese de fundirem o ouro e fazerem uma nova aliança seria uma opção? Podem juntar mais ouro novo e fazem duas alianças para os dois! Eu fiz as nossas alianças com ouro usado num workshop e adorei a experiência 🥰 e dei significado a peças antigas de família ♥️
    • Responder
  • Eliana
    Super Noiva Setembro 2023 Viana do Castelo (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,

O melhor é nem saber nem pesquisar superstições. Se a mãe do noivo não falasse sobre isso era menos um problema. Porque não juntar esse ouro nas alianças novas ?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração