Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Noivinha86
Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia

Um pesadelo chamado...anel de noivado

Noivinha86, a 31 de Maio de 2016 às 14:18 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 36

Ola noivinhas

Espero que tudo esteja a correr bem na organizacao do vosso dia de sonho...

Estou com um dilema dos grandes, preciso de escrever só mesmo para desabafar e deitar tudo cá para fora...

Fiquei noiva à um mes, foi algo muito simples mas bonito, numa viagem a Paris feita para eu realizar um sonho, ir à Disney ...acabei a viagem a realizar dois sonhos em vez um, nunca pensei...
Sempre disse ao meu namorado que um dia que me pedisse em noivado se comprasse um anel caro ia devolve-lo, lol, nao dou valor nenhum a isso por isso seria dinheiro mal gasto, o que me importava é que fosse bonito.

Ele deu-me um anel da swarovski, lindo... quando coloquei ficava um pouquinho grande, mas nada que nao se resolvesse com um tamanho abaixo...por isso quando chegassemos a Portugal resolvia-se isso...

Quando fomos à loja para exprimentar o numero a baixo, ficava apertado, para passar na zona do osso arranhava-me toda, nao percebia aquele diferenca tao grande entre um e outro...ate que a menina me disse que os numeros dele sao tipo 2 em 2, para abranger mais tamanhos...entao pedi uma solucao por parte deles, apertar ou mandar fazer um tamanho, e qual nao é o meu espanto quando me dizem que nao fazem nada disso, que nao tinham solucao paa me propor a nao ser trocar por outra coisa...caiu-me tudo só me apetecia chorar, no "desepero e raiva" disse entao quero o dinheiro nao vou trocar por outra coisa quando o que quero é o meu anel de noivado e voces nao tem nada para me oferecer nesse sentido... claro que o que queria era mesmo o anel e nao dinheiro nenhum...mas ficaram de ver com a gerencia e depois ligavam...

Meu namorado lembrou-se de procurar um ourives para ver uma opiniao, num conhecido, como lhe apresentou uma solucao, a devolucao que entretanto disseram que o faziam exepcionalmente, ficou sem efeito para nós pois tinhamos encontrado uma alternativa.

Levamos o anel a ourivesaria que nos sugeriram colocar uma meia alianca por dentro para dar enchimento ao que me faltava...referi-lhe que a unica coisa que queria era que o material que colocassem nao fosse fraco para nao ficar feios tipo aneis da parfois que ao fim de uns tempos estao tipo enferrojados, e ele disse que nao claro...

Na 4a feira passada fomos buscar o anel, nao cabia em mim de felicidade estava perfeito, nao se via a meia alianca, o senhor disse que tinham antes optado por cortar o anel e que dado acabamento brilhante. E nós, tudo bem, nao foi isso que foi dito, mas estava bem era o que importava, meu namorado pagou, mas cometeu o erro de nao trazer talao nem factura, estava tudo perfeito nem quisemos saber.

Domingo fiquei em choque quando tiro o anel e vejo-o com manchas tipo de oxidaçao...nem queria acreditar...eu tenho imenso cuidado com a água mas mesmo que nao tivesse, nao é um anel de 400€ mas também nao é da parfois...e antes de fazer o reparo no anel andei com ele e nao ficou assim...

Fui à loja, ontem queixar-me e a quessoa em questao nao tem sensiblidade nenhuma, ouvimos coisas como "voce só pagou a marca e os cristais porque de resto o metal do anel é como o da parfois só leva é um banho mais forte", "fiz um favor e agora é isto" um favor que foi pago, diga-se, "isso ficou assim é normal vai-lhe acontecer ao outro tambem" isto porque o meu anel de noivado sao 2, mas só um é que foi para arranjar, "a menina já estou a ver que tem acido urico alto, e isso é que corroi o metal", eu só nao me passei porque é um conhecido de um conhecido...mas eu nem me queria acreditar nisto que me estava acontecer e nisto que estava ouvir...
Levou o anel, vai ver se consegue dar uma banho mais forte, mas que isso ia acontecer outra vez uma vez mais porque tenho o acido urico elevado, passei-me e disse-lhe que se quiser lhe trago as analises do medico, e todos os aneis que tenho por exemplo da swatch (que tambem nao sao prata) e que nao estao assim nem com agua nem com suor nem com coisa nenhuma.

Como ele sabe que nao temos talao nenhum de como o levamos lá a reparar, está a descartar-se completamente e a unica coisa que vai fazer nao é solucao nenhuma porque como ele disse vai acontecer igual, mas assumir o erro que cometeu nao assume, quando ele cortou o anel quando nos falou numa alianca...
Só me apetece bater no homem, sem noÇao!

Nao sei que faÇa mesmo, escrever no livro de reclamacoes só vai aliviar um bocadinho de nada tudo que estou a sentir, mas o problema nao o resolve, se eu tivesse talao estava tudo mais que resolvido tinha de me pagar o anel...agora assim sinto-me completamente impotente...

Sinto-me mesmo triste com tudo isto...até fiquei sem animo para comecar a tratar de tudo...eu sei que é só um anel, mas para mim é realmente muito importante pelo que simboliza pelo momento que foi, pelas fotos lindas que tirei em Paris com ele, por já ter mostrado algumas pessoas importantes...e porque sempre sonhei com isto...
Domingo tinha um almoco de familia e ia aproveitar para comunicar o noivado e agora nem anel tenho...

Desculpem-me o grande testamento, mas precisava mesmo de deitar tudo cá para fora...

36 respostas

Última atividade por Catia, a 12 de Julho de 2016 às 14:14
  • Catia
    Noivo Constante Setembro 2024 Moita
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que situação noivinha :\

    muita força, espero que tudo se resolva Smiley smile

    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Agosto 2016 Lousada
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha antes de mais parabéns pelo noivado. Possas mas que situação mais chata. Espero que consigam resolver esta situação. Eu passava.me na certeza gosto tanto do meu anel. Smiley atonished
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem é uma situação mesmo chata Smiley atonished eu passva-me. Por acaso eu também tive que mandar apertar o meu mas correu tudo bem. Eu se calhar optava por escrever no livro e levá-lo a outra ouriversaria a arranjar

    • Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu percebo querida, quando tive de mandar apertar o meu custou-me tanto estar sem ele...

    Eu vou estar sem duvida a torcer por ti, acredita!

    E tens mesmo que vir cá contar =)

    Eu acredito que tudo correrá bem!

    Se não correr (esperemos que não seja esse o desfecho) faz o que eu te digo e leva a uma boa ourivesaria. A Gilles ou Rogério são boas! Tudo nesta vida tem solução! E o teu problema também terá!

    Coragem Smiley heart

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim eu percebo. Mas não há mesmo volta a dar ? Alteraram no de forma irreversível e isso ?
    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    eu sei que o importante é sermos felizes, mas isto abala a minha felicidade que era plena, e isto deixou.me embaixo...estou noiva sem anel no dedo e em vias de nunca mais o ter

    Neste momento só me resta esperar porque na segunda deixei.o lá , quando o for buscar é torcer para que não oxide!!

    Obrigada pelas palavras***

    Façam força por mim **

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não foi muito caro, mas a questão nem é o valor é terem.no estragado só espero que reparem o que fizeram e que este pesadelo acabe, mas não estou com muita confiança !

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não sou de prejudicar ninguém não é isso que me faz feliz, mas a falta de sensibilidade e o descartar.se deste senhor é de mais...eu vou ver quanto tempo vai durar o segundo arranjo, quando o for buscar, se ficar igual vou escrever aí vou vou...o que fizeram não se faz...era o anel que tanto esperei...

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Agora deixei.o lá a ver o que ele faz...depois se voltar acontecer mesmo sem factura vou escrever no livro é procurar um milagre noutro lado...afinal pior nunca vai ficar e perdida por cem perdida por mil...

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A ver vamos, estou para ver quando for buscar o anel quantos dias vai durar o anel sem oxidar!

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É o que eu digo, para vender é tudo cheio de atenções , mas depois é que se vê o profissionalismo quer seja de marcas ou lojas locais...

    O meu namorado quando comprou o anel na swarovski ficou na dúvida no tamanho, o dedo mindinho dele é a referência sempre que me deu anéis, mas naquela loja um apertava um pouco o outro parecia grande, a senhora disse ser melhor o maior por causa de as mãos incharem e tal, mas podia ter alertado que não faziam arranjos nem devoluções, uma vez que foi dito que era um anel para noivado... para terminar em beleza só mesmo este ourives da treta.. enfim...

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Espero que consigas resolver. Mas infelizmente eles descartam-se. O meu anel quando fomos comprar a mulher nao nos disse nada . o meu suspense k nem faco esforcos com o anel e ele aparece todo torto. Levo pra arranjar e a resposta foi k ficou assim pk estava apertado. Mandei arranjar e paguei 50 euros. Quando o noivo o foi buscar perguntou se era normal em 4 meses o anel tar assim e o homem disse k o anel era muito fino e por isso tinha ficado assim. Ou seja dao um certificado que nao serve ora nada e tentam sempre descartar-qe infeliamente.
    • Responder
  • Anat
    Noiva Experiente Setembro 2016 Alcochete
    Anat ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que cena Smiley sad espero que consigas resolver.
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oh realmente que situação fogo eu ficava passada como tu.. Mas como já disseram tenta levar a outra ouriversaria mas de renome para ver se te dão outra solução porque isso não tem geito nenhume claro escreve no livro...

    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Agosto 2016 Loulé
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    mas calmaaaaaa vocês não foram nada burros, façam reclamação no livro, pelo arranjo mal feito e por ele não vos ter passado fatura, ele enquanto comerciante é Obrigado a passar faturas... eu tenho uma porta aberta e se não passar faturas posso ter problemas, certamente se lhe pedirem o livro e lhe falarem da situação da fatura ele resolve isso porque vocês podem fazer uma denúncia e olha eu também não ligo a anéis caros e sempre disse isso ao meu namorido, os meus vieram do showroom prive foram 100€ e qualquer coisa são dois porque se complementam Smiley smile) em ouro branco e zircónias, vais ver que tudo se resolve

    • Responder
  • Catarina e Pedro
    Noiva VIP Dezembro 2016 Torres Vedras
    Catarina e Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida Noivinha86, antes de mais muitos parabéns pelo noivado...

    Acho que apesar de tudo isso é o mais importante: que tu e o teu noivo são muito felizes juntos e assim querem permanecer a vida toda =)

    Posto isto, nem sei oq hei-de dizer... ao ler o teu relato até me deu uma dor no Smiley heart. Deve ser mesmo muito triste não estares com o anel de que tanto gostas.

    Estava aqui a pensar numa coisa... e esqueceres esse ourives que já todas percebemos que não te vai solucionar nada, se calhar ainda vai é estragar mais e levares o anel a uma ourivesaria de renome, conceituada, que trabalhe com brio e pedires para te apertarem um tamanho...

    Eu sinceramente não percebo qual é a dificuldade desse trabalho... quanta incompetência!!! Onde o noivinho comprou o meu: na ourovivo tb são trabalham com números de 2 em 2 mas eu paguei o aperto e fizeram-no para o tamanho que eu quis.

    Boa sorte querida.

    Vai dando novidades

    Beijo

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh querida , que situação Smiley amazing faz sem dúvida uma reclamação, apesar de terem feito um grande erro de não ter fatura !! Mas tbm não vale a pena pensar nisso né ?! Mas pagaram muito caro por esse "arranjo" mal feito ?
    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ele não deve estar muito preocupado coma a imagem é comércio local loja pequena já existe aos anos já tem casa feita, e nos não termos a porcaria de um talao se quer, que burros que fomos, mas também longe de nós imaginar este pesadelo.Obrigada ***
    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No teu caso eu escrevia no livro se não me resolvessem a situacao...mas eu sei que o pior de tudo isto é como nós sentimos porque não há nada que diminua a frustração de não termos o anel com que foi feito o pedido, ter que escolher outro é uma desilusão total... se desse para ir comprar outra vez o mesmo e me na própria loja me dissessem agora já apertamos nos íamos comprar o anel de novo só para termos o mesmo e direitinho...mas isso não é n possível Boa sorte para ti, espero que se resolva tudo ****

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois foi isso, só pode ter sido do que colocaram por cima, mas nem os anéis da parfois ficam assim em 4dias muito menos sem levar água :/A swarosvki para mim foi uma desilusão pelo atendimento e pelo facto de não fazerem reparações, como é que é possível.
    Obrigada ***
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Março 2017 Porto (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente k pesadelo. . Nem sei como ficaria.. o meu anel de noivado foi escolhido pelos dois, mais por mim, pois o noivinho n gosta muito de escolher sozinho, e mandou-se fazer num ourives nosso conhecido, felizmente tudo correu bem.. mas tou como ja te disseram o k conta tb é a imagem com k o ourives fica depois de te dar uma solução k saiu furada, eles que arranjem solução pois trata-se de um erro deles.. bjinhos boa sorte
    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi como eu, aquele era o ANEL, não queria outro anel, mudar de tamanho não iria ser o mesmo mas era igual, ai tudo bem, outro fosse de onde fosse nao.... na loja digamos que esperava outro tipo de atendimento tendo em conta a marca que é o assunto delicado que era, mas a força toda que tinha de trocar por outra coisa, uma vez que os tamanhos deles dos anéis não davam para mim...eu recusei.me...é aí meu namorado sugeriu procuramos alternativas no ourives e foi a nossa luz ao fundo do túnel pensava eu....e agora vai.se acabar por gastar o que nunca quis por um anel, mas isso é o menos isso, pior é que estou a ver que fizeram tanta asneira no anel que julgo que nenhum outro ourives vai querer nm mexer e vou ter de ficar com o anel como está ou vou ter de comprar outro diferente que era tudo que não queria... Obrigada pela partilha da tua história, é sempre bom ouvirmos***
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vais encontrar sim uma solução, acredita! Smiley smile

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é, nem sei se eles vendem em prata, o meu pelo menos não é...mas meu namorado isso sabia quando comprou...
    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu namorado pagou com dinheiro, o homem foi prestável inicialmente que meu namorado facilitou em tudo, mas agora que vê a porcaria que fez de prestável não tem nada, e só disse coisas sem noção...sem a mínima importância do significado daquele anel... Da swarovski não me acredito que seja, porque até deixar lá o anel andava com ele mesmo tando um pouco largo, e estava impecável só aconteceu depois... Smiley sadEspero mesmo encontrar uma solução, obrigada**
    • Responder
  • Elza
    Noiva Master Setembro 2017 Lamego
    Elza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Não quero mesmo andar a mexer com a faca na ferida, mas acho que esse ourives te enganou, para encher os bolsos à tua custa... Smiley sad O que acho mesmo muito triste para além de enervante! Um anel de noivado é sempre especial! Não faz sentido nenhum que de repente fique oxidado. Sobretudo que ele tinh-te dito uma coisa e depois fez outra! O pior é a mà atitude dele agora, sem assumir que està errado! Smiley sad

    Mas tem de haver uma solução!

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eles cortaram o anel e o que colocaram para soldar ou para dar brilho sei lá não vale nada, só pode, além de que ele é que sugeriu mesmo por uma meia aliança por dentro e não cortar até porque segundo ele as ligas do anel podiam não dar para soldar ou lá o que era, e por mim óptimo um meio anel pode ser, mas frisei que não queria que esse material fosse fraco para não ficar oxidado, e ele garantiu que o máximo que poderia acontecer era escurecer um pouco com o tempo como avontece com a prata, não oxidar... e depois além de não ter colocado aliança nenhuma em 4 dias oxidou...é eu não lavava as mãos com ele nem nada...Obrigada pelas palavras **
    • Responder
  • Sílvia Soares
    Noiva Constante Outubro 2019 Porto (Concelho)
    Sílvia Soares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu também nao escrevi no livro de reclamaçoes, por enquanto, mas quando a situaçao se resolver, se nao ficar do meu agrado escreverei. podes ver o meu dilema com o meu anel aqui

    https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/desiludida-anel-de-noivado--t78864

    connosco doi na alma porque escolhemos o anel os dois, simplesmente parei numa montra eu olhei para ele e ele para mim, o anel olhou para nós e pronto, ficou ali assumido um compromisso pra vida, só com os olhares, cena toda hollywood que agora fica apenas na memória porque ja nao tenho anel, e perdi tambem os brincos que a minha mae ja me tinha oferecido pro casamento e estou à espera da devoluçao do dinheiro.

    um anel em ouro e pedras com perola verdadeira e uns brincos iguais que perdiam pedras mesmo sem uso, e agora nao arrajam peças iguais porque nao têm mais perolas iguais (coisa que garantiram que tinham)

    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2017 Seixal
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola , imagino esse stress tdo até eu me dava uma coisinha má . Eles não te deram o talão , certo? Mas tu tens o estrato bancário se pagaste com o cartão , não podes reclamar com o estrato ?? Eu tenho anéis da swarosvki e nunca ficaram oxidados , perdem um bocadinho o brilho só isso . Em relação ao ácido urico, o homem deve ter e no Cérbero , sem comentários , bjinhos e calma tdo vai se resolver Smiley smile
    • Responder
  • Elza
    Noiva Master Setembro 2017 Lamego
    Elza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Pois, deve ter sido isso então... Mas sim, pensamento positivo!! Vai surgir a boa solução! Smiley smile

    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estava a pensar na mesma situação do material do anel, mas eles cortaram o anel e depois para poder repara-lo tem de solda-lo eles devem ter posto alguma camada de outro material por cima e é isso que oxida, este tipo de artigos de bons materiais nunca devem ser reparados sem ser na marca e efectivamente a swarovski não faz esse tipo de" arranjos" o que eles deviam ter feito era informar que existe umas "pecinhas" proprias quase invisiveis para por na parte de tras do anel que nem se fica a ver mas da um pouco de grossura e assim o anel não cai do dedo, esteticamente não é tão bonito mas assim podias usar o anel e não se estragava :/

    Mas agora eles vão ter de te arranjar uma solução, pensamento positivo Smiley smile

    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vila Flor
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ui...como compreendo a tua frustação.

    Tive alguns episódios com a Swarowski no que respeita ao meu anel de noivado, só para teres noção o anel que tenho hoje (guardadinho lol) não é o anel do meu pedido, isto porque, também em Paris, quando chego à noite ao hotel, depois do pedido, começo a estudar melhor os pormenores do anel e....vinha torto, tipo não tinha formato redondo mas oval.

    Ok pensei eu, isto eles arranjam....chego cá "trocamos por um novo". Confesso-te que fiquei triste porque aquele anel era O ANEL ... não queria outro, por mais que fosse igual era uma questão de simbolismo.

    Mas bom, lá deitei isso para trás das costas e trouxe outro igualzinho, desta vez direitinho.

    Passado 3 meses de uso começa a oxidar...lá vamos novamente à loja, tentaram por tudo alegar má utilização, coisa que, mesmo não sendo a pessoa mais cuidadosa do mundo, não aconteceu naquele caso por que adorava o anel e tinha muito cuidado (não lavar as mãos com ele, chegava a casa e colocava-o na caixinha dele nunca fazendo tarefas domésticas com ele). Após eu estar já naquele ponto de fazer um escandalo deram-me o terceiro anel lol, o que tenho actualmente, e que heroicamente se aguentou até aos dias de hoje sem marca alguma.

    Bom com isto só quero dizer-te que compreendo mesmo do fundo do coração a tua frustação... Sem o talão efetivamente não te vai servir de muito, e pela postura da pessoa já deu para ver que ali não se resolve. Que tal ir a outro profissional e pedir explicitamente um metal que não oxide/se estrague? É mais um encargo financeiro eu sei...mas era uma alternativa..

    Beijinhos e boa sorte...

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração