Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira

Tradições de Casamento! Sabiam que... ?

Cátia, a 22 de Novembro de 2020 às 12:21

Publicado em Fórum Casamentos.pt 48

Alô, gente linda! Devo confessar que aprendi muitas coisas com esta nossa comunidade linda, nomeadamente sobre tradições de casamento. Ora, senti-me tão "naba" com certas coisas, que decidi fazer uma pesquisa sobre tradições de casamento, e não é que descobri coisas que nunca tinha imaginado?! Se...

Alô, gente linda!

Devo confessar que aprendi muitas coisas com esta nossa comunidade linda, nomeadamente sobre tradições de casamento.

Ora, senti-me tão "naba" com certas coisas, que decidi fazer uma pesquisa sobre tradições de casamento, e não é que descobri coisas que nunca tinha imaginado?!

Se tiverem curiosidade, continuem a ler e maravilhem-se com estas descobertas eheh

cfb_622789.jpg

1 - Vestido de noiva branco

Sabiam que antigamente não era costume usar o tradicional vestido de noiva branco? Pois é... Esta tradição começou apenas em 1840 através da Rainha Victória de Inglaterra! Naquela altura, como a maior parte dos casamentos eram arranjados, o mais importante era destacar toda a beleza e luxo que as famílias tinham, porque o valor do casamento era apenas medir as posses. Quanto mais luxuoso, mais bem vista era a família. Como tal, os vestidos eram extremamente pesados, com muitos adornos, muitas joias e cores muito escuras, normalmente vermelhos ou pretos.

Ora, sendo este o costume na altura, como se passou para o típico vestido branco? Diz-se então que a Rainha Victória casou por amor, o que era bastante incomum nessa altura. Como a rainha sabia que o seu vestido iria ser divulgado em todo o mundo, decidiu usar um vestido com rendas Honiton artesanais, para apoiar o comércio local da Vila de Beer, e mostrar assim que ia ser uma Rainha que iria apoiar sempre o seu povo. Incrível, não é?

cfb_622687.jpg

2 - Nome das amigas solteiras na barra do vestido de noiva

Ora, aqui está mais uma tradição que eu desconhecia, mas que não me parece que vá fazer! Smiley laugh

Sabiam que existe uma tradição de casamento, em que se coloca na barra do vestido o nome das nossas amigas solteiras? Parece que o objetivo é desejar boa sorte para que as amigas encontrem o amor da vida delas e também elas subam ao altar e sejam felizes para sempre!

cfb_622693.jpg

cfb_622689.jpg

3 - Véu

O véu, aparentemente, tem várias tradições, que variam conforme a cultura.

Grécia Antiga: era um sinal de nobreza, servia para proteger a noiva dos males naturais como o sol, vento e os insetos! Durante a cerimónia, protegia a noiva dos maus espíritos e de maus olhados. Nessa altura, eram vermelhos e brilhantes e o tecido era super grosso, o que dificultava a visão da noiva e das pessoas para a noiva. Como tal, era necessário que o pai da noiva a levasse ao altar! O que remete à tradição do pai acompanhar a noiva ao altar!

Bem, já não tencionava levar véu, então com esta explicação, menos ainda! Como tenciono casar no inverno, lá se vai o sol e os mosquitos ehehe E quanto aos maus olhados, nada que SAL GROSSO não resolva ehehe

4 - Bouquet da noiva

Parece que a razão do bouquet era nada mais, nada menos que: o perfume! Pois é, antigamente não havia água canalizada e, como tal, era muito difícil tomar banho! Smiley laugh o bouquet de flores servia para mascarar o pivete! Eheheh

Depois, dependendo das flores escolhidas, iria representar também um novo começo, trazendo fertilidade, fidelidade e felicidade.

5 - Alianças

Sabiam que o círculo representa a eternidade e o anel representa amor eterno? Pois é, junta-se um anel circular e temos as alianças!

A aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda exatamente porque se acreditava que nesse dedo passava uma veia que estava diretamente ligado ao coração!

6 - Madrinhas de casamento

Será que alguém sabe como começou esta tradição?! Eu confesso que nunca me passaria pela cabeça que foi assim...

Pois é, reza a lenda que antigamente, as madrinhas de casamento se vestiam EXATAMENTE igual às noivas! Igual, igual. Porquê? Nessa altura, durante o casamento, era muito frequente as noivas serem raptadas por clãs inimigos! E então, a madrinha vestia-se de igual, para ser mais difícil raptarem a noiva verdadeira! Smiley laugh

7 - Posição dos noivos no altar

Quase toda a gente sabe que a noiva se posiciona do lado esquerdo do noivo. Mas porquê?! Também por questões de sequestro... Se alguém tentasse roubar a noiva, o noivo iria defendê-la com a sua espada, que iria retirar com o braço direito. Estou a pensar dizer ao noivinho para levar uma espada ehehe mas acredito que a resposta dele ia ser "mas quem é que te quer roubar?! Nem dada te querem" ehehe

8 - Noivos não se verem no dia do casamento

Esta tradição vem também da altura dos casamentos arranjados! Acreditavam que o casal podia mudar de ideas antes de chegar ao altar... (Então não, imagina que afinal em vez de um príncipe saía o gajo do IT?!)

Atualmente, é mais por uma questão de emoção! Há quem diga que ficarem sem se ver um dia, aumenta a emoção de se verem no altar! E não é que é mesmo?!

9 - Something old, something new, something borrowed, something blue

Aqui está a tradição que me fez iniciar esta pesquisa! Ao fim de ver noivinhas a questionar-se sobre isto e não saber a mínima ideia do que estavam a falar, decidi pesquisar e perceber o que mais não saberia eu?

Parece que esta tradição é muito comum. É suposto as noivas no dia do casamento levarem algo novo, algo velho, algo usado e algo azul.

Parece que dá boa sorte à noiva e ao casamento!

10- Lua de mel

Esta é talvez das tradições mais antigas. Remete a 2000 anos A.C. Nessa altura, o pai da noiva oferecia ao futuro genro uma medida chamada hidromel, que era feita através de açúcares fermentados do mel. Era uma bebida alcoolica que devia ser consumida durante 30 dias seguidos. Como nessa altura os dias eram contados através do calendário lunar, ficou conhecida como lua de mel.

Como é que daí passamos para ir passear? Não faço ideia eheheh

Contem-me gente linda? Sabiam destas tradições? Houve alguma que ficaram "wtf a sério?" ?!

Espero que tenham gostado deste debate e tenham achado tão interessante como eu.

Beijinhos a tod@s e um ótimo fim de semana... EM CASA! Eheheh

48 respostas

• Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpa, um dos links está ultrapassamos podes encontrar a tradição da liga em Animação (15): Leilão da liga e outros jogos que compensam https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/animacao-15-leilao-da-liga-e-outros-jogos-que-compensam--t218415 Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia! Estás também foram tradições que aprendi na Comunidade. Algumas têm várias versões e é difícil perceber qual a origem real das coisas. As tradições que menos gostei foram o significado da Liga Animação (13): Lançamento da Liga - tradições e alternativas https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/animacao-13-lancamento-da-liga-tradicoes-e-alternativas--t218119 e ainda as despedidas de solteiro Manualidades (19): Manual da Despedida de Solteira https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-19-manual-da-despedida-de-solteira--t231945 bjs
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Rita! De facto, não sei como é que passou de beber hidromel para viajar e descansar com o noivo, mas quem se lembrou, dou lhe os meus parabéns eheheh
    Por acaso, não conheço a série, mas fiquei com vontade de espreitar agora 😉
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que linda pesquisa, Cátia! Eu sou completamente fã da família real inglesa, e essa parte da Rainha Victoria é bem retratada na série “Victoria”, que adoro!! Tudo o resto desconhecia! Gosto especialmente da parte de já não haver esse hidromel e sim uma inesquecível viagem como tradição pós-casamento 😍
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente, tens toda a razão! Depende sempre de cada um 😉 e se és uma pessoa que gosta de cumprir a tradição e houver condições para tal, porque não?! Beijinhos e boa sorte! 😘
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Gondomar
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso que quase todas serão cumpridas com exceção do vestido branco e a das damas de honor... gosto de toda a magia que é gerada em torno do casamento e sou da opinião que se não prejudica e tivermos condições e vontade pq não tentar cumprir? ☺️
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Miriam! Olha... Essa do meio dia não sabia ahahah vou anotar isso na minha agenda 😂😂 Tencionas colocar o nome das tuas amigas solteiras na barra do teu vestido? Beijinhos
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! De facto, alguma das coisas até são surreais! 😂 Tencionas cumprir alguma destas tradições? Beijinhos
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Ativa Outubro 2021 Gondomar
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 🙂 achei este post super interessante e caricato. Não conhecia nenhuma das curiosidades mas de facto algumas fazem sentido. 🤓🤓
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi oi Cátia!!!
    Por acaso houve algumas que já tinha ouvido, tipo a do bouquet para abafar o cheiro 🤣 mas a que achei mais fixe foi a de ter os nomes das amigas solteiras na barra do vestido. Desconhecia completamente...
    Entretanto também ouvi umas quantas, que dias irmãs não devem casar no mesmo dia que a sorte vai só para uma....Ou que não se deve casar ao meio dia que é a hora que o diabo anda à solta 🤣
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Exatamente, são coisas que até fazem sentido, mas nunca me passou pela cabeça 😂 beijinhos
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cátia

Eu essas das madrinhas ou das damasde honra já tinha ouvido falar, mas não fazia ideia que as noivas se tinham começado a casar de branco depois da Rainha Vitória! Smiley surprise As outras coisas fazem um bocado de sentido (como o bouquet ou o não se ver antes) mas nunca tinha parado para pensar nisso. Smiley laugh
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Achei super interessante a origem de todas estas tradições! Beijinhos 😘
    • Responder
  • Cátia
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá! Realmente, nunca esperava que a função de madrinha tivesse vindo daí! Ehehe beijinhos 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia,
    Excelente debate! Tradições que eu desconhecia 🙂
    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate Catia 👌🏽
    Muitas tradições que desconhecia, muito bom 👏🏽 A tradição da madrinha me surpreendeu hein
    Obrigada por partilhares Beijinhos 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração