Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sílvia
Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim

Registo civil

Sílvia, a 21 de Outubro de 2020 às 08:48 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 20
Bom dia noivas lindas Smiley smile

Tenho uma dúvida: eu li aqui que devemos ir ao registo civil para o casamento 6 meses antes da data do nosso casamento. Ou seja, eu teria de ir agora em Dezembro.
Mas já ficamos casados no papel, é isso? E quais os documentos necessários? O meu noivo tem o cartão de cidadão mas está à espera da certidão de batismo porque ele nasceu no Brasil, foi o Padre que pediu. No registo civil também é preciso? E tbm queremos casar em separação de bens. Temos de pagar mais por isso? Quanto custa? Obrigada Smiley smile

20 respostas

Última atividade por Miriam, a 23 de Outubro de 2020 às 00:08
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem já vi que já te responderam às dúvidas...não vás tão cedo, a validade do papel é 6 meses, no meu caso com os adiamentos já não tem validade...no entanto vou lá voltar para renovarem sem qualquer custo😉
    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boaaa. Não fazia ideia. Muito obrigada mesmo Smiley smile assim irei fazer
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sílvia! Já vi que os comentários estão muito informativos. Deixa-me só dizer em relação a esse período de 6 meses: não é muito aconselhável ires ao Registo Civil exactamente 6 meses antes da data que tens marcada, pelo seguinte, caso haja a necessidade de adiar ou alterar a data por qualquer motivo, já ficas impossibilitada de o fazer (em condições normais). O tempo de espera para te aceitarem o requerimento no Reg Civil não é muito longo, normalmente são 15 dias. Por isso, não te aconselho a ir logo 6 meses antes, deixaria entre os 3 meses antes...

    Foi o que me aconselharam no Reg Civil da minha zona, o mesmo disse-me o padre, e fez-me sentido Smiley winking

    Boa sorte!

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Okok. Muito obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se optasses por um celebrante, sim! Ou antes ou depois, é igual, não existe a obrigatoriedade de ser antes. Mas habitualmente os noivos optam por casar no dia anterior na conservatória.

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só mais uma dúvida: eu caso dia 12 de junho, teria de me casar antes no civil com o conservador, certo?
    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok. Vou falar com eles. Muito obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tens vários! Tens o Mariano S. Sarno, a Mariana da Histórias que marcam, a Your European Wedding Calebrant e a Ritoos 😘

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, teria mesmo de ser um celebrante mas 300€ é muito caro. Conhece algum na zona do Porto? Onde posso encontrar alguns?
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se optarem ao ar livre com conservador mesmo assim há alguns que exigem que os convidados usem máscaras!

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós sempre quisemos pela Igreja mas estamoa a ver outras opções caso a pandemia ainda esteja forte nessa altura. Assim, ao ar livre, já seria melhor para os convidados, sem usarem tanto as máscaras e assim... Mas ainda estamos a ver. Porque tudo isso fica muito mais caro que na Igreja...
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, com o Conservador normalmente a cerimónia é apenas formal como se fosse na conservatória! Daí que muitos casais optem por celebrante para ter algo mais intimista e que seja mais pessoal. Mas isto implica que cases antes ou depois pela conservatória pois o celebrante não tem poder legal.

    Mas vocês vão casar na quinta ou na igreja?

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acabei de ver. Pois, mas para pagar um celebrante ronda em média os 300€. É mesmo muito dinheiro, para além de tudo o que teríamos de pagar para fazer a cerimónia na quinta. E também não temos assim nenhum amigo ou familiar que queira ser celebrante. No caso do conservador, acho que não é muito bom porque pode calhar uma pessoa sem qualquer tipo de empatia nem nada. E até a cerimónia pode tornar-se pequenina e rápida...
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Como assim "quem queremos"? Normalmente o conservador é o da conservatória em que abrem o processo, e é-vos atribuído! Não confundas com o celebrante querida, o celebrante sim pode ser quem vocês quiserem! Espreita este debate: Celebrante vs Conservador: Quais as diferenças? 😘

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok e podemos escolher quem queremos? Como funciona?
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O "celebrante da conservatória" chama-se conservador. Se o pretenderem, vocês têm de comunicar à conservatória quando abrirem o processo que assim desejam. Têm de pagar mais uma taxa para além do que mencionei antes e ainda a deslocação do conservador à Quinta

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, ou enviar um e-mail querida!

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No caso de fazer a cerimónia na quinta, como se faz para contratar um celebrante da conservatória?
    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ok muito obrigada Smiley smile e basta ligar para o registo e marcar, é isso?
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sílvia 😍

    Não precisas de ir necessariamente em Dezembro, podes ir desde 12 de Dezembro. Eu por exemplo casava em Agosto e fui em Junho.

    Pelo que percebi o noivo tem nacionalidade portuguesa e vão casar pela igreja certo? Se sim, ao irem ao registo apenas vão abrir processo, não ficam casados. Habitualmente para isto apenas é necessário o CC dos noivos.

    Quanto ao custo, o custo base do processo de casamento civil é de 120 euros, quer seja iniciado na conservatória ou através da Internet. Se querem o regime de separação de bens têm de fazer uma convenção antinupcial e pode acrescer mais 100€ ou 160€ mediante o tipo de acordo pré-nupcial, mas acho que o que vocês querem insere-se nos 100€ 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração