Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Celebrante vs Conservador: Quais as diferenças? 📝👰🤵

Telma, a 24 de Janeiro de 2020 às 15:12 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 6 33

Brides & Grooms ❤️

No decorrer da organização de um casamento, é super normal surgirem imensas dúvidas e, é por isso que esta comunidade é fantástica: a entreajuda dos noivos facilita-nos muito a vida. Contudo, e não me interpretem mal, é importante dar para também receber.

Temos o excelente exemplo recente da nossa noivinha Ana, entre tantos outros exemplos que poderia enumerar, que veio cá perguntar-nos Dicas para decoração e depois veio partilhar connosco o resultado do Check dessa manualidade para inspirar outras noivinhas - isto é receber e dar!


Por isso, hoje, apelo-vos a uma participação mais ativa, para que juntas possamos melhorar a organização do nosso dia C! Podemos tentar pelo menos? 😍



Agora, passemos à exploração do tema-título deste debate: Celebrante vs Conservador.



O QUE/QUEM SÃO

👉 Celebrante

Na sua essência, um Celebrante é um profissional que projecta a cerimónia, tornando-a única e memorável para os noivos e para todos os presentes. O Celebrante faz a cerimónia de forma personalizada, de acordo com o desejo dos noivos, podendo ir por uma vertente levemente religiosa ou por uma vertente mais neutra, abordando apenas o amor, o companheirismo, o romantismo, etc.

👉 Conservador

É uma pessoa com poderes legais para celebrar o Casamento Civil, perante a lei portuguesa.




VANTAGENS

👉 Celebrante

Pode ser qualquer pessoa (amigo, familiar e/ou profissional).

Favorece, por isso, a existência de uma maior empatia com a pessoa que casa os noivos.

Permite uma maior personalização da cerimónia, incluindo rituais alternativos (como aqueles que podem ver no debate que sugiro em baixo da nossa destacada Virginia).

Permite uma cerimónia mais informal e divertida.

Permite a existência de um discurso mais emotivo e relacionado com a história do casal.

👉 Conservador

Permite aos noivos casar efetivamente no momento em que assinam os papéis.

É o representante legal da Lei Portuguesa no processo de casamento.




DESVANTAGENS

👉 Celebrante

Não tem validade legal, tendo os noivos que realizar o casamento civil noutra data.

👉 Conservador

Têm um discurso mais frio e politicamente correcto.

Muitas vezes não permitem a personalização da cerimónia.

Alegadamente, na maioria dos casos, é a Conservatória quem atribui.

Regem-se por textos já escritos, e que se usam em qualquer casamento de forma repetida.




CUSTOS

O custo base do processo de casamento civil é de 120 euros, quer seja iniciado na conservatória ou através da Internet, quer seja feito por um celebrante ou por um conservador, embora existam algumas exceções, nomeadamente no que respeita, por exemplo, à escolha de um regime de bens que não a comunhão de adquiridos (o dito regime "normal"), podendo acrescer mais 100€ ou 160€ mediante o tipo de acordo pré-nupcial.

Assim, a estes valores acrescem os custos com o celebrante e/ou com o conservador dependendo das opções tomadas.

👉 Celebrante

Aqui os valores dependem muito e existem diversas opções que devem ser tidas em conta no momento de comparação de orçamentos, desde deslocação do profissional ao tipo de cerimónia pretendida. Normalmente, pelo menos aqui na zona, se optarem por um "profissional" os valores são em média superiores a 300€ (claro que se for um amigo/familiar vosso, possivelmente ficará gratuito).

👉 Conservador

Caso seja desejo do casal fazer a celebração fora da conservatória ou na conservatória mas fora do horário de funcionamento dos serviços ou a um sábado, domingo ou feriado, terão de pagar mais 80€ (+ despesas de transporte caso a celebração ocorra fora da conservatória);




ALGUNS FEEDBACKS NA NOSSA COMUNIDADE

👉 Celebrante

Cláudia | 4 de Maio de 2019

Eu tive celebrante no meu casamento. A Cerimónia foi totalmente personalizada para nós, foi muito emotiva e cheia de significado. Nós adorámos assim como todos os convidados.


Virginia | 18 de Maio de 2019

A nossa cerimónia - Celebrante

Olá querida, nós casamos na conservatória no dia antes e tivemos um celebrante na quinta a oficiar a cerimónia. Para nós não haviam dúvidas, era mesmo o que queríamos, e tivemos um casamento totalmente personalizado e divertido. No nosso caso o celebrante é um grande amigo do noivo e fez-nos sem levar dinheiro, por isso até podem pedir à algum amigo ou alguém especial que oficialize ao vosso gosto.


Filipa | 7 de Agosto de 2019

A nossa cerimónia foi com uma celebrante e foi das melhores escolhas que fizémos, primeiramente encontrámo-nos com ela para ela nos conhecer e saber a nossa história, e a partir daí e começou a escrever o nosso discurso, integramos tambem dedicatórias para os pais e os avós e algumas pessoas especiais, fizemos a nossa troca de votos e a também a cerimonia das areias. Ela não fez o discurso supresa, enviou-nos para nós comprovarmos e eventualmente mudar algo se quisermos, sinceramente não houve necessidade para mudar porque adorámos cada palavra que ela escreveu parecia que nos tinha lido a alma e passado todos os nossos sentimentos para aquele discurso.


Esmeralda | 19 de Agosto de 2017

Casei-me na conservatória como manda a regra e optei pela presença do celebrante para a cerimónia na Quinta. Foi perfeito! Super romântico e personalizado, tal e qual como queríamos. Aconselho vivamente.



👉 Conservador

Patrícia | 20 de Setembro de 2019

A cerimónia para nós foi linda, perfeita. Começou com uma introdução dedicada aos nossos amigos e familiares, depois a conservadora iniciou a sua parte. Tivemos a cerimónia das areias. Após deitarmos as nossas areias, seguiram-se os nossos pais, padrinhos e amigos próximos, também muito emocionados. (...)

Depois da conservadora nos ter dito que não poderia ler ela a parte personalizada que fizemos para a cerimónia tivemos de retirar algumas partes e pedimos a um dos wedding planners para fazer a leitura de um texto no início e também da cerimónia das areias. Resultou tudo muito bem, houve muito choro da parte dos convidados e nós estávamos muito felizes e emocionados!


Vânia | 1 de Junho de 2019

Casei pelo civil no jardim do espaço onde se seguiu a festa. Enviei um e-mail à conservadora a perguntar se podíamos fazer os nossos votos e se podia haver discursos de alguns convidados. É verdade que tive até à véspera sem resposta, dia em que recebemos um telefonema da conservadora a dizer que podíamos fazer os nossos votos e a pedir para que os discursos ficassem para o fim. Pedi a uma amiga, que sempre desejou celebrar um casamento, que fosse a minha celebrante. Posso dizer que melhor impossível. Começou com a minha amiga que passou a palavra à conservadora que falou a parte do contrato, depois dissemos os nossos votos, a conservadora ainda fez um discurso impecável e depois passou para a minha amiga que coordenou os discursos e no final estava tudo comovido e muitos a chorar. Foi inesquecível ❤️. O tempo que durou não faço a mínima ideia mas diria 30-45 mim e nao ouvi de ninguém que foi demasiado tempo... estava tudo demasiado entretido a chorar 😭 😂. Espero ter ajudado e desejo que o teu seja igualmente inesquecível para vocês.


Filipa | 23 de Março de 2019

A minha conservadora fez uma cerimónia linda, sem qualquer indicação da nossa parte e nem nos conhecia. Também é preciso sorte, tanto com a conservadora como com o celebrante. Para podes contornar, tal como pedir a familiares e amigos para lerem textos que vos façam sentido. Beijinhos


Ana | 25 de Abril de 2019

A cerimónia foi muito simples, mas com todos os detalhes que tínhamos imaginado. Tudo estava fantástico: a decoração, as músicas e leituras que escolhemos, o discurso da Conservadora, os nossos votos que emocionaram todos os presentes, a luz, a chuva a bater nas janelas. Foi mágico!



Espero com este debate conseguir ajudar-vos a esclarecer as vossas dúvidas 😍


Se quiserem saber mais sobre Cerimónias e Rituais, aconselho-vos a espreitarem o debate da nossa querida destacada Virginia: Animação (18): Cerimónias e Rituais 😘

33 respostas

Última atividade por Telma, a 15 de Junho de 2020 às 09:58
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Alexandre,

    Tens na zona de Cascais um celebrante bastante conhecido, o Telmo Dinis Santos, creio que tem página de facebook.

    • Responder
  • Alexandre
    Noivo Novato Outubro 2021 Setúbal (Concelho)
    Alexandre ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém que me possa indicar um celebrante de confiança para um casamento na Aroeira? Obrigado 😉
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Março 2020 Porto (Concelho)
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim mas isso é mais simples 😂
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Força nisso querida! E preparar o guião 😍😘

    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Março 2020 Porto (Concelho)
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada!!!! Ajudou-me imenso!!! Agora só escolher a pessoa😁😅
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma ! Um ótimo debate com feedback de outras meninas. Parabéns e certamente ajudará outras meninas
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que sim Carlinha! Podem usar e abusar 😍😘

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado Mariana 😍😘

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Este vai dar mesmo muitoooo jeito para todas as noivas da Comunidade 🙏😘

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mais um excelente debate Telma Smiley smile

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é uma das opções que tenho em cima da mesa mas da qual o noivo não está mt fã.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes tentar ir casar no dia de manhã à conservatória e depois ter a cerimonia com o celebrante mais tarde linda 😍😘
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá!
    Andei a adiar a leitura deste debate. Eu sei q é parvo mas tem a ver com o facto de eu preferir ter um celebrante mas ao mm tempo querer casar-me legalmente naquele dia.
    Portanto ando adiar pensar nisso 🤣
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado Ana 😍😘
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate e muito esclarecedor. Obrigada Telma. 😊 tenho a certeza que isto é uma preciosa ajuda para os novos noivos.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado Ju 😍

    Sim, por lapso coloquei mais. Vou corrigir 😋

    Quanto ao táxi, possivelmente poderá então depender de conservatória para conservatória, mas o que dizem aqui na zona é isso ☺
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado pela tua partilha Cláudia 😍😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois foi Helena! É super romântico 😍😘
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma,
    Parabéns pelo debate só não entendi onde dizes que o conservador a ir à Quinta ou ao fds é mais 200€.
    Não é mais... é sim 200€ em vez de 120€ (+80€). Deslocação à parte. E já ouvi muito que só podia ser taxi mas na minha conservatória perguntei e pode ser também uber.
    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate! A minha cerimónia foi mágica!
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Smiley smile vi a celebração da nossa Vi e foi mesmo mesmo giro 😍
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Espero que ajude muitas noivinhas Virginia 😍

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada por este ótimo debate Telma!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado linda 😘

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabéns pelo debate 👏🏻😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim Tatiana! Com esforço e dedicação tudo se consegue 😍😘

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um debate que prova que basta alguma pesquisa e foco para encontrar aqui pela comunidade o que a maioria das noivinhas procura: opiniões e feedbacks! 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Catarina! Não diria melhor 😍😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Telma. Parabéns pelo debate. Se as noivinhas souberem procurar, irão tirar as suas dúvidas e ainda poderão ver as reacções de outras meninas que já casaram.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por cá também será o Padre Rita 😍😘

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma, um debate bem explicado que vai ajudar várias noivas. Por aqui será mesmo o padre Smiley smile
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado Ana 😍

    E é esse o objetivo. Espero que usem e abusem para ficarem esclarecidas 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração