Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)

Ramo de noiva - dúvidas

Raquel, a 25 de Junho de 2023 às 19:09 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 45
Muito boa tarde comunidade, uma pergunta hoje que tem andado na minha cabeça...o que fazer com o ramo de noiva? 🤯

lost-bride.gif


Dar a Nossa Senhora?

Ultimamente estamos a organizar a nossa cerimónia religiosa para o casamento e surgiu a questão de se vou ou não oferecer o ramo à nossa senhora. É algo que não tinha particularmente pensado fazer mas fazê-lo significaria ter mais um cântico na cerimónia que é uma ideia que me atrai. Por outro lado não queria deixar o ramo todo aí e não o poder levar para fora para o pessoal ver (vaidade não é?).
Eu li que em alguns casos as noivas têm um ramo separado só para este fim e guardam o ramo principal. Para as que casaram na igreja fizeram assim ou deixaram o ramo todo?

v1.gif


Lançar o ramo?
A outra questão é lançamento do ramo para as solteiras. Eu sei que é tradição mas é outra coisa que não tenho bem a certeza... Lança-se o ramo principal ou um diferente? E de qualquer maneira não é algo que ache tanta piada mas sei que há outras alternativas que tenho visto aqui como o jogo das fitas...?

bouquet-bouquet-toss.gif



Vocês como fizeram ou como planeiam fazer com o vosso ramo de noiva? Dar a nossa senhora, lançar, preservar as flores de alguma maneira? Ter ramos diferentes ou só um? Please help e muito obrigada! 🙏🏻💖gameboyluke-please-help-me.gif

45 respostas

Última atividade por Sara, a 15 de Julho de 2023 às 11:15
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2024 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel!
    Bem, eu terei 4 ramos.
    O maior e principalmente, que me acompanhará o dia todo e guardarei para sempre.Outro, mais pequeno, para entregar à nossa Senhora.Dois, também pequenos, para deixar na campa do meu avô e de um tio muito querido.Para atirar, optei por criar um ramo, com vários pequenos raminhos que, ao atirar, presenteará várias meninas 😊Quero toda a gente a casar 🤣🤣🤣Felicidades e que corra tudo pelo melhor.
    • Responder
  • Diana
    Noiva Ativa Julho 2023 Sintra
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Também estou na duvida do que fazer porque por um lado gosto daquela brincadeira de se mandar/dar o ramo a alguém, por outro vi no pinterest umas ideias lindas para se guardar!!

    • Responder
  • Márcia
    Noiva Principiante Maio 2023 Mafra
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu entreguei o meu a Nossa Sra. existe mesmo um lugar onde o podes fazer em Fátima (eu não sabia daí estar a dizer-te) para mim foi um momento único.
    Quanto as solteiras, fiz um ramo com flores falsas (que ficou super bonito, basta escolher as flores certas)
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel,

    Por aqui vou fazer o seguinte:

    A minha madrinha vai-me oferecer o ramo que ficará comigo sempre;

    Vou mandar fazer um muito simples para oferecer à N. Senhora;

    Vou fazer rosas em papel de eva - dessas rosas farei um ramo e outras ficarão soltas, assim, quando lançar o ramo às solteiras, sairão também rosas soltas para as que não apanharem o ramo Smiley smile

    Espero ajudar! Beijinhos

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Abril 2023 Cascais
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊
    O meu ramo mandei fazer em crochê,para o poder guardar... E depois mandei fazer um pra lançar as solteiras...
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Setembro 2023 Mafra
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noiva ! Pot aqui vou ter um ramo personalizado , com duas mefalhas
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello noivinha *.*
    Olha eu tive um raminho (versão "mais pequena do meu") para entregar a nossa senhora e tive outro para lançar "às solteiras". O meu bouquet ficou comigo até ao fim da festa.
    Beijinho 😘
    • Responder
  • Inês
    Noiva Master Maio 2024 Póvoa de Varzim
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou lançar um que vou mandar fazer a mais

    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Raquel. Eu também casei pela igreja, mas não ofereci o meu ramo. Também não foi ele que eu atirei às solteiras, foi um feito especialmente para esse efeito. O meu ramo levei-o para a casa porque tinha as medalhinhas de recordação do meu pai e da minha avó, mas não o preservei. Para mim não era importante.

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Master Setembro 2023 Santo Tirso
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tens boas ideias e ajudas aqui 😘
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master Agosto 2024 Óbidos
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel,

    Por aqui serão 3 ramos, um de flores naturais para doar a nossa senhora, outro meu com flores preservadas e o terceiro é de flores de eva para as solteiras.

    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Junho 2024 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço post sim não te preocupes 😘
    • Responder
  • Leticia
    Noiva Experiente Setembro 2024 Madeira
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel, eu também tenho estas questões e vejo que os fornecedores de decoração sempre colocam 2 bouquets. Acho que contam com dar um a nossa senhora e o outro para lançar... houve uma vez que apanhei o ramo, mas realmente lançaram uma flor e nunca me deram o ramo hahaha acho que fica mais bonito dar o ramo a quem o apanhou realmente

    • Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou doar pois tb não vou casar na igreja... Para atirar o buquê terei um à imagem do meu as mais pequeno oferecido pela florista ❤️❤️o meu como vou de seguida de viagem vou dar a minha mãe 😍😍
    • Responder
  • Vanessa Alexandra Pereira
    Noiva Experiente Junho 2024 Seixal
    Vanessa Alexandra Pereira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Raquel.

    Eu vou casar pelo civil e só vou ter um ramo e para o "lançamento" vou fazer umas raspadinhas para os solteiros. Como não me faz sentido diferenciar solteiras e solteiros, vou fazer os jogo das raspadinhas com todos e a quem calhar a raspadinha do Ramo, é a quem o dou. Optei pelas raspadinhas por ser mais fácil controlar quem entra no jogo, muitas vezes no lançamento do ramo o que acontece é que muitas adolescentes se juntam no grupo das mulheres solteiras e também há sempre umas que ficam de fora, assim com as raspadinhas, consigo "controlar" quem participa naquele momento. Tenho algumas adolescentes convidadas e sei que se fizesse o lançamento normal, provavelmente se iam juntar ao grupo das solteiras e nessas coisas sou um bocado "conservadora"... Cada coisa no seu tempo e na sua idade... Assim com as raspadinhas, consigo fazer essa gestão e incluir os solteiros... Se a tradição diz que quem "apanha" o ramo é o próximo a casar, porque não podem estar os solteiros incluídos nisso? E um ramo de flores é algo que fica sempre bem em qualquer casa.

    Beijinhos*

    • Responder
  • Ândria
    Super Noiva Setembro 2023 Salvaterra de Magos
    Ândria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô noivinha,


    Eu vou fazer o jogo das fitas e depois fito apenas algumas flores do ramo para guardar, não vou guardar o ramo todo
    • Responder
  • Ines & Fernando
    Noiva Master Agosto 2024 Póvoa de Varzim
    Ines & Fernando ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida
    Eu como é civil não tenho para entregar
    Para lançar vou fazer outro O meu penso que vou guardar querida 🥰🥰
    • Responder
  • Isabel
    Super Noiva Julho 2023 Maia
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii!
    No meu caso, a florista vai fazer 3 ramos : ramo da noiva, ramo para nossa senhora e ramo das solteiras. Foi ela que sugeriu assim! 😉
    • Responder
  • Melissa Toste
    Noiva Experiente Outubro 2023 Terceira
    Melissa Toste ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero preservar o meu tem muito simbolismo para mim. São as flores que o meu avô cultivava 😢 sendo que ele já morreu vou ficar com ele sem dúvida. Até queria fazer o ramo com as flores que estão na horta dele que ainda existem mas em Outubro não dão flor com muita pena minha.
    Se fizer o lançamento do ramo não será com o meu
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Julho 2023 Sintra
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Encomendei o bouquet mais um igual mais pequeno para a menina levar. Penso usar para atirar um e o outro gostava de preservar mas ainda estou a pensar qual a melhor forma.. talvez resina… Fico à espera de um post urgente sobre isso, please!
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso vou ter o ramo principal e um segundo ramo. O meu vou preserva-lo mais tarde, o segundo ramo vai ser o das solteiras e irei fazer o jogo das fitas. Na minha opinião não se estraga o ramo e é um jogo divertido e simples de concretizar.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Julho 2023 Madeira
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel,

    Por aqui serão 3 ramos, um principal e 2 mais pequenos. Os mais pequenos serão para deixar um a Nossa Senhora e outro para deixar na campa da minha avó (vou ao cemitério depois da missa pois é mesmo perto). Gostava de deixar o ramo principal na campa da minha avó, mas como depois ainda vou tirar fotos, torna-se complicado em termos de logistica...por isso, o ramo principal vou atirar às solteiras. Espero ter ajudado Smiley smile

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel, nem li o que as outras escreveram mas vou falar-te do que fiz. Eu casei pelo civil, não tive que pensar no ramo a Nossa Senhora, e eu soube logo o que queria: entregar o ramo na campa do meu pai e avós. Para mim não fazia sentido ter mais que um ramo, entreguei-o e pronto, nada de atirar ramo ou fazer jogos.


    No entanto, agora vou à parte do que vi. A maioria dos casamentos (nem sei se em todos) os que fui pela igreja, entregam um ramo mais pequeno a nossa senhora e mantém o próprio ramo para depois atirarem ou entregarem nalgum jogo. Já vi quem fizesse mais que um ramo para preservar o seu e atirar outro. E aqui na comunidade há quem tenha feito o ramo de santo António, como. destacada Lídia, para atirar.
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É, também não é uma tradição que me chame muito a atenção
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu sinceramente deixei de gostar do lançamento do buquê até porque estraga tanto o buquê enquanto anda na discussão amigável de quem o apanha
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois o jogo das fitas é uma ideia bonita e original em vez do típico lançamento do bouquet assim é mais como um jogo!
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem por aqui só tive um ramo que usei no jogo do arco das fitas e saiu a uma solteira, depois fui a Fátima onde coloquei outro buquet que mandei fazer quando lá fui
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois estava a pensar, já que temos esses 3 para elas podem usar-se para a nossa senhora, o altar dos mortos e depois as solteiras por exemplo...para aproveitar. Fazendo assim o único seria certificar-me de ter uma foto com elas com os ramos antes de entrar na igreja

    • Responder
  • Patrícia M
    Noiva VIP Julho 2023 Braga (Concelho)
    Patrícia M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois não sei o que consideras caro, eu mandei fazer o ramo, mais a réplica e 4 ramos para as damas e as lapelas e ficou por menos de 150€. Mas se vais fazer para as damas tu, então podes aproveitar. Se fores fazer o ramo para a Nossa Senhora também não precisa de ser uma coisa muito grande, é só mesmo uma coisa simbólica 😋
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Kauanna! Pois também pelas fotos não queria deixar o ramo principal na igreja ou lançá-lo, a questao é se vale a pena ter outros ramos ou talvez possa usar os mini-ramos que as damas vão levar (embora nesse caso seria fixe conseguir algumas fotos com elas antes de entrar na igreja)

    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel eu lancei outro ramo menor e o meu ramo ficou comigo até porque depois íamos tirar mais fotos com os fotógrafos e queria ter fotos com o meu ramo 🥺 eu não o preservei ele ficou com a minha mãe a decorar a casa por uns dias e foi só 😅
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu viu mandar fazer a quem percebe disso!!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração