Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vera
Noiva Ativa Agosto 2024 Águeda

Que complicação!!!

Vera, a 30 de Junho de 2020 às 22:20 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 11
Ola noivinhas !!!
Vocês não acham que a preparação de um casamento religioso é mesmo muito complicado sem falar que no meu caso é batizado também... emfim resumindo..

Nos estamos no estrangeiro e queriamos batizar a nossa princesa em portugal.. daí fomos então falar com o padre que nos respondeu que não pode batizar a criança se os pais não forem casados por igreja ( mesmo que ja estejamos casados por civil) 🤦🏻‍♀️Foi então que decidimos casar e porque nao fazermos um 2 em 1 casamento e batizado... só que nunca pensei que fossem pedir tanto... pois temos de arranjar as papeladas para comprovar que o padrinhos da criança possam ser padrinhos, a seguir arranjar as papeladas para os nossos padrinhos de casamento. Fazer o CPM aqui no estrangeiro e mandar para o bispo de portugal para que autorise o casamento e quando formos a portugal ao seija no nosso caso 1 semaninha antes do grande dia temos de ir a diocese para ver se o bispo nos da autorização para casar em portugal.. ( e se acaba por dizer que não? 1 semana antes do dia C ?! Aiiie que aflição) E como se não bastasse este maldito Covid-19 que não nos larga e que vem complicar ainda mais... pois nos ja pensamos em adiar para o ano mas mais uma vez por causa dessas leis das igrejas não o fazemos porque a nossa menina tem 2 aninhos e se adiarmos para o ano ja vai ter 3 anos e pelos vistos ( eu não conhecia tal lei) mas só se pode batizar uma criança até aos 3 depois disso ja é ela que um dia mais tarde escolhe se realmente quer ou não o batismo... emfim, eu vou dar em doida 😩

11 respostas

Última atividade por Vanessa, a 1 de Julho de 2020 às 23:29
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera.
    Infelizmente é mais complicado do que devia porque varia muito de padre para padre. Já pensaram em ver com outro padre?
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá vera,
    Acho que deviam de mudar de paróquia pq esse padre não vive neste mundo.
    A nossa filha vai ser batizada com 6 anos e nos vamos casar no mesmo dia em que ela se batizar. Pergunta bem essas coisas ao padre pq não há lei nenhuma que obrigue a criança a ser batizada até aos 2 anos.
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eishhhh olha procura outro pafre paróquia etc...


    Eu batizei o meu filho com 1 ano, e eu ainda não sou casada... Os padrinhos são testemunhas, nem me perguntou se eram crismados.
    Ha padres e padres... Boa sorte
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Agosto 2021 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera, olha procura outra igreja e outro padre 😂😂
    Isso não faz sentido nenhum, aliás os meus sobrinhos são todos batizados, foram os 3 batizados ao mesmo tempo e os pais nem casados são.
    Por tal isso é uma "mania" do padre.Vê noutras opções.Beijinhos 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera. Se fosse tu mudava de igreja pprque claramente esse padre deve viver noutro mundo 😅
    Desde quando é que só se pode batizar as crianças até aos 3 anos?
    Nunca na minha vida ouvi tal coisa🤣 Infelizmente há padres que não são pessoas ideais para exercertal cargo. Espero que consigas resolver tudo.Bjs
    • Responder
  • Sofia
    Super Noiva Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá vera, penso que isso depende muito de padre para padre e de igreja para igreja. Eu sou madrinha de uma menina que foi baptizada com 4 anos e nem eu nem o padrinho temos o crisma nem os pais da menina são casados (nem pelo civil nem pela igreja). Já pensou em realizar a cerimónia noutro local em que as coisas não sejam tao complicadas, na realidade o que os padres deveriam querer era aproximar mais as pessoas da igreja e com todos esses entraves só acabam por as afastar.
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vera, estou solidária contigo porque também tivemos imensos stresses com o processo de casamento. Vivemos no estrangeiro e 2 dos padrinhos também vivem fora de Portugal (e nem sequer no país onde vivemos) e um deles é estrangeiro. Também tivemos que pedir papeladas na nossa paróquia, mais papéis do estado aqui e iniciar o processo e CPM aqui onde vivemos. No entanto, pelo que descreves, o nosso processo foi diferente pois foi o bispo de cá a autorizar e só mandaram o processo para Portugal já autorizado, ou seja, em Portugal só nos casam, e até o padre de cá fez questao de reiterar que quem "mandavam" eram eles aqui. Ah e o noivo nao é baptizado, o que também foi outra história...

    Vi também noutro debate teu que estás aflita com a questao do Covid e das restriçoes, e só queria dizer que sei bem o que sentes, estou no mesmo barco a viver fora e no nosso caso já adiamos de Abril para Outubro, por isso a afliçao é ainda maior.

    Tenta manter a calma, sem pânico e fala com os teus fornecedores a ver o que eles pensam fazer e como se podem adaptar. Para todo o resto esta comunidade é 5 estrelas e estamos cá para ajudar.

    Beijinho

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera 😁 infelizmente isso depende de paróquia para paróquia.. Eu ia casar e batizar en Julho e os meus meninos na altura iriam ter 11 meses e 3 anos e meio (adiamos o casamanto um ano e o padre não pôs obstáculos na idade da menina). Quanto aos padrinho não vou ter porque eles teriam de ser crismados mas o padre faz a cerimónia como se fossem padrinhos apenas não assinam. Quanto ao cpm foi adiado para o ano.. Mas tb terei que fazer.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera, as papeladas para o processo religioso (ainda por cima a partir do estrangeiro) podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Deixo-te dois debates que escrevi com as indicações que recebi das minhas paróquias: Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865


    Processo Civil:

    Escolha do Regime de Bens https://comunidade.casamentos.pt/forum/escolha-do-regime-de-bens--t239267 Bjs

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha 😊
    Tenta manter a calma pois tudo se irá resolver .
    Em relação ao padre , depende da opinião de cada um . Há padres mais retrógrados que outros e , supostamente , um casal que tenha filhos mas não está casado pela igreja , vive no pecado . Em relação ao batismo , sou sincera que nunca ouvi tal lei
    • Responder
  • Ana Oliveira
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Gaia
    Ana Oliveira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vera, infelizmente depende muito de padre para padre, alguns são mais compreensivos e facilitadores e outros completamente da velha guarda que só apetece desistir da "igreja". Desconheço a essa lei dos 3 anos para o batismo, a minha sobrinha foi batizada com 6 anos e ninguém impôs nada.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração