Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Super Noiva Setembro 2017 Valongo

Qual a vossa maior dúvida sobre convidados?

Alexandra, a 7 de Outubro de 2022 às 06:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 47
Guardado
Olá noivinhas,
Qual é a vossa maior dúvida no que diz respeito a convidar pessoas?
..PS: A dos pais é quando eles querem que vocês convidem a pessoa X que não vos faz sentido. Por exemplo, a minha mãe insistiu até ao fim que eu convidasse o meu patrão, juro-vos que foi literalmente o MAIOR erro da minha vida (no meu caso). Mas não soube coml dizer Não à minha mãe...

Quantos convidados?

29%

38 votos

Devo convidar a pessoa X?

33%

43 votos

Dizer aos pais que não?

15%

20 votos

Colocar plus one?

12%

16 votos

Outra

11%

14 votos

47 respostas

Última atividade por Hélia, a 17 de Outubro de 2022 às 04:03
  • Hélia
    Noiva Ativa Abril 2023 Freixo Espada à Cinta
    Hélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois a pessoa x.... e pk ? N entendo k pk do meu noivo ter que convidar o mecanico que conheceu ha coisa de meia duzia de meses so pk n pagou a mão de obra🤦‍♀️
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Ativa Junho 2024 Penafiel
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Confesso que o meu maior receio é que os meus sogros não venham.... Não que não gostem de mim, mas simplesmente não querem que o filho volte a casar e desde o COVID nunca mais saíram de casa por nada nem por ninguém, e continuam com essa abordagem em todos os natais, aniversários, cerimónias... E eu sei que o meu noivo se está a preparar para isso, caso não os convença a ir e dói-me imenso a alma por eu saber a dor que vai ser para ele, especialmente por ser filho único. Sorry babes, só um desabafo... crying-happily.gif

    • Responder
  • R
    Noivo Principiante Julho 2023 Albufeira
    Rebecca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como nós temos uma família grande decidimos não convidar amigos ou colegas de trabalho. Só vamos convidar a família. Depois quando viermos da nossa lua de mel vamos fazer um jantar para amigos
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Maio 2023 Odivelas
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No nosso caso a parte de convidar A ou B está a criar muitas dúvidas..
    Então começamos por uma lista de quem iriamos convidar, após da lista feita começamos por pensar em várias questões.. e assim ir ..eliminando alguns.
    O casamento será pequeno.. com a familia mesmo chegada.. daí nao tivemos dúvidas de quem iria.. Agora os amigos.. esses baseamo nos na nossa história.. dos que tiveram sempre lá para nós.. nos bons e maus momentos.. e por acaso esta pandemia serviu para ver quem eles sao.Acho que este dia será sempre nosso e nao temos que preocupar com o que os outros vao pensar.. ate mesmo pq haverá sempre quem irá ficar " chateado" de nao ser convidado. 🤷‍♀️
    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2023 Tomar
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tens toda a razão Alexandra.
    E é isso que vou fazer, mas há algo que acresce a esta questão, é que este grupo de amigos, faz parte do grupo de amigos que é comum da noiva e do noivo. E neste caso, o noivo não os quer convidar mesmo.
    Basicamente a decisão já está tomada, só terei de ter a melhor abordagem com estas pessoas.

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai meu deus, eu só de crianças tenho 60 na lista 🤦 mas pronto, já sei que não vão todas.


    Gostei da tua maneira de pensar em relação às pessoas em dúvida. Vou ter que pensar um pouco assim. Por na realidade, eu era capaz de convidar ainda mais, estou tão feliz que quero fazer a festa com todos que conheço, e lá está, às vezes são só conhecidos e não amigos e é aí que o noivo me está a tentar travar (e eu também já acordei para isso).
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se decidires não convidar alguém estrutura primeiro os teus argumentos, compreende a linguagem dessas pessoas (entendem melhor as coisas por fala, escrita, se lhe mostrares as contas, etc.? que palavras eles usam mais?) e sempre com calma, honestidade, bondade e confiança tem a conversa que precisas.

    Se são teus amigos é porque gostam de ti e vão aceitar a tua opinião e aquilo que te faz sentido. Se não o fizerem, desculpa o que vou dizer, mas não merecem a tua amizade. Apenas estão interessados em que as suas vontades e não a tua, seja cumprida. Sim, também podemos ver que queres que seja a tua a ser cumprida, mas é uma ocasião muito especial, em que tu és a "peça" principal.

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    És cá das minhas! Smiley laugh Para mim um casamento sem crianças foi impensável, tivemos direito a uma sala só com videojogos e tudo. Até existiram lembranças diferenciadas para bébés e crianças. Só que só erámos 48 pessoas. xD (E algumas pessoas não me diziam nada, eu tive o problema ao contrário do teu. Além da quinta querer que nós pagassemos no mínimo 50, também senti que a minha vida era muito sozinha... Smiley amazing )

    A última dica que te posso dar é: se estás em dúvida com alguém é porque essa pessoa é importante, mas não das mais importante senão terias a certeza absoluta que essa pessoa tinha que ir, desse por onde desse... É frio, mas é mesmo o que penso. Smiley amazing

    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2023 Tomar
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tenho a dúvida se devo ou não convidar algumas pessoas, pois eu não sou muito próxima delas, mas elas fazem parte de um dos meus grupos de amigos e sei que ficará um mau ambiente, se convidar uns e não convidar outros. O que faço?

    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela resposta.
    Eu sou muito tranquila nisso, fico a remoer agora na dúvida, mas quem eu não convidar não convido e passou.
    Quanto à parte de não convidar crianças está fora de questão porque quando tenho algum encontro com amigas vão quase sempre, são os apêndices como lhes chamamos às vezes. Já 2 casais nos disseram que não vão levar mas por iniciativa deles, por nossa parte até foi um critério na escolha do espaço: a quinta tem escorrega e baloiço, já reservamos insuflável, animadoras infantis e vamos ter 2 pinhatas. Eu própria sou uma criança grande e vou ter jogos que dão para crianças e adultos 😅
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, era mesmo esse o tipo de dúvida que estava a procurar.Calculo que já tenhas lido as várias dicas que se encontram pela internet, mas quero dar 2 perspectivas:

    1. A possibilidade de não convidar crianças.

    Sim, é uma decisão difícil, mas às vezes é necessário. Afinal o orçamento não dá para tudo. Não digam que não à partida, mas escrevam apenas o nome dos pais no convite. Normalmente ajuda.

    2. Trabalhem sobre o vosso sentimento de culpa
    O casamento não é um momento para agradarem pessoas com quem já não têm afinidade (a melhor amiga de infância, a tia do Brasil do noivo, etc.). É um evento social, mas só para partilhar com quem realmente amam. Como o sentimento de culpa pode mexer bastante com as vossas emoções, aconselho-vos a pedir ajuda profissional - nem que seja a um amigo psicólogo, coach, etc. que vos ajude gratuitamente.

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ups, não, não era. era para a Eduarda. Smiley xd

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ia-te enviar mensagem privada, mas estou com o limite cheio (nem sabia que isso era possível). Vou tentar encurtar.

    Tenho 2 conselhos para ti:

    - Faz uma hierarquia dos teus valores de vida. Por exemplo, os meus são: amor, descoberta, reconhecimento, tranquilidade e usabilidade. (Pesquisa na Internet.) Deste modo seja a decisão que tomares sabes que vai estar em concordância com os teus valores e vais-te sentir plena e tranquila com ela.

    - Se decidires não convidar alguém estrutura os teus argumentos, compreende a linguagem dessa pessoa (ela entende melhor as coisas por fala, escrita, se lhe mostrares as contas, etc.? que palavras ela usa mais?) e sempre com calma, honestidade, bondade e confiança tem a conversa que precisas.

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá novamente Alexandra, não sei se está resposta era para mim, eu convidei quem quis... Sem dúvidas... Ao longo do caminho, estou casada fiz agora 1 aninho, o meu filho de agora 6 anos foi o menino das alianças...
    Logo deixar crianças de lado no meu dia, não iria funcionar...
    Nós outros casamentos que vou, não levo por escolha, pois quem me convida sabe que tenho 1 filho...
    Acho que nos dias que correm já ninguem casa para agradar, ou convida plos mesmos efeitos... Vejo que estás a título de curiosidade e quem sabe oferecer os teus serviços... Toda a sorte do mundo e felicidades
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, era mesmo esse o tipo de dúvida que estava a procurar.Calculo que já tenhas lido as várias dicas que se encontram pela internet, mas quero dar 2 perspectivas:1. A possibilidade de não convidar crianças.Sim, é uma decisão difícil, mas às vezes é necessário. Afinal o orçamento não dá para tudo. Não digam que não à partida, mas escrevam apenas o nome dos pais no convite. Normalmente ajuda.2. Trabalhem sobre o vosso sentimento de culpa
    O casamento não é um momento para agradarem pessoas com quem já não têm afinidade (a melhor amiga de infância, a tia do Brasil do noivo, etc.). É um evento social, mas só para partilhar com quem realmente amam. Como o sentimento de culpa pode mexer bastante com as vossas emoções, aconselho-vos a pedir ajuda profissional - nem que seja a um amigo psicólogo, coach, etc. que vos ajude gratuitamente.
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra pergunta o que quiseres, plo que vi também já casas te. 😁
    O meu casamento foi no fim do covid as restrições acabaram no dia 1 de Outubro eu casei a dia 9 de Outubro de 2021, ou seja toda a nossa preparação foi em época covid.
    Sempre tivemos ideia de convidar apenas quem queríamos, houve pessoas que convidei por educação. E por educação não vieram 👌😉😶.... Todos os plus eu conhecia e convivia, o meu casamento fomos 80 a contar com crianças... Para mim sempre foi importante, que as pessoas se sentissem bem, ir a casamentos seja grande ou pequenos, sozinha é uma valente seca... Na minha opinião, é ate há pessoas que desistem de ir por se sentirem sozinhas... Eu convidei 80 já era a contar com os plus one, daí termos pensado bem quem convidar e o covid ajudou... Em certa parte... Nenhuma noiva gostou de ver a vida andar para trás de 15 em 15 dias... Cm deves imaginar
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O que te fez decidir pelo "plus one"? Sentes-te confortável em gastar dinheiro com pessoas que não conheces? Principalmente se a maioria já conhece várias pessoas no casamento? (Isto não é uma crítica, é mesmo uma curiosidade, é raro ver essa confiança e conforto...)

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, mas além disso existem mais coisas a pensar nos convidados. Por exemplo, vais fazer algum questionário para saber o que podem comer? Como vais entregar os convites às pessoas mais longe? Tens tanta gente que nem sabes quem convidar?

    Eu dei o meu exemplo porque achei que não dava para perceber na enquete, mas a pergunta era geral: qual a tua maior dúvida com os convidados?

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, mas além disso existem mais coisas a pensar nos convidados. Por exemplo, vais fazer algum questionário para saber o que podem comer? Como vais entregar os convites às pessoas mais longe? Tens tanta gente que nem sabes quem convidar?

    Eu dei o meu exemplo porque achei que não dava para perceber na enquete, mas a pergunta era geral: qual a tua maior dúvida com os convidados?

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô alô eu convidei porque quis, eu na altura fiquei na dúvida se convidava a minha chefe na altura, mas não o fiz e vejo que de facto foi o melhor 😂😂... Dei oportunidade de plus one para a malta não se sentir sozinha
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Abril 2023 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nenhuma 😂😂😂
    Nós definimos muito desde o início que o casamento seria nosso e portanto só o que achávamos correcto contava , desde aí tudo foi fácil , convidamos quem quisemos , como quisemos , não houve problema algum quanto a isso 😌
    Conseguimos muito bem não deixar terceiros entrar na nossa esfera privada , o que é muito bom nestes e outros promenores Smiley smile
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não deixo que ninguém se meta na lista de convidados, se acham que devo ou não convidar alguém. O meu namorado só questionou a mãe sobre umas dúvidas acerca família mas nada demais.
    O nosso "problema" inicial foi decidir quem convidar a nível de trabalho, mas acabamos por decidir que seria apenas um grupo restrito porque é muita gente.
    O problema maior está a ser quem convidar do grupo que nos conhecemos, tem muitos guias e muitos participantes, os que nos damos melhor foi fácil, mas estamos indecisos em vários nomes e como já temos tantos convidados temos que ser criteriosos.Isto de ser dos últimos da família e amigos a casar fez com que a nossa lista de tornasse gigantesca por causa de cônjuges e filhos...
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noiva. Se o casamento é vosso não vejo motivo para convidar pessoas que não te fazem sentido estarem presentes. No nosso caso, até temos familiares que não vamos convidar. Se não queremos que façam parte do nosso dia, então qual l motivo de convidar? Acho que é aprender a dizer que não 🙂
    • Responder
  • Vilma
    Super Noiva Maio 2024 Sintra
    Vilma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredito que devemos convidar quem realmente faz sentido para nós, também estou a ter o mesmo problema com a minha mãe que quer que eu convide um tio que nem sequer falo a anos e nunca se fez presente por isso não o vou convidar porque não me faz sentido! No dia quero poder olhar para os meus convidados e sentir que foram escolhidos a dedo que me sinto bem e confortável com todos por serem todos especiais para mim, não quero la ter ninguém por conveniência ainda mais porque somos nós a pagar os lugares e o casamento é nosso e não dos nossos pais! Smiley heart

    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Peco desculpa Alexandra, ainda sou nova nestas andanças! No meu caso tenho receio de ao não convidar ferir susceptibilidadesSmiley smile
    • Responder
  • Tania
    Noiva Curiosa Novembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou da opinião que devemos convidar quem realmente faz sentido estar presente 💜
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2023 Nelas
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu casamento só será convidado quem fizer sentido para e para o noivo 🙂
    • Responder
  • Jandira
    Noiva Ativa Novembro 2023 Setúbal (Concelho)
    Jandira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra, uma vez que agente vai casar aqui em Portugal, nós temos uma vantagem, porque os nossos familiares estão todos em Angola , mas não obstante isso que agente não vai ter uma número limitado de convidados, nos estabelecemos um número máximo de convidados, de acordo a nossa possibilidade financeira . E claro que não podemos agradar a todos , e porque também o Casamentos é vosso e não estão aí para agradar outras pessoas e sim vocês mesmo como casal . Desejo boa sorte e tudo vai correr bem 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Jandira, mas qual é a tua maior dúvida no que diz respeito aos convidados? Estabelecer um nº máximo/mínimo? Como chegar aos convidados mais longínquos? Como ter um convite que agrade a todos?
    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, mas eu já não sou noiva. Precisava era da vossa opinião. 😛
    PS: Mas qual é a tua maior dúvida quanto a convidados?
    • Responder
  • Jandira
    Noiva Ativa Novembro 2023 Setúbal (Concelho)
    Jandira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que devemos convidar quem realmente agente considera amigo .
    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Até agora tem sido fácil 😊 estabelecemos logo a regra de que o casamento é nosso e as escolhas também. Tentamos apenas ser tolerantes com os pais separados que é o meu caso! boa sorte querida Noiva
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração