Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Super Noiva Junho 2022 Lisboa (Concelho)

Propagação de suculentas

Sofia, a 14 de Julho de 2020 às 08:26

Publicado em Fórum Manualidades 42

Olá noivinhas e noivinhos, Já sabem o que vão oferecer de lembrança aos vossos convidados no dia C? Eu adoro plantas e pensei logo em oferecer suculentas aos meus convidados e como já fiz propagação de suculentas (em menor escala claro) pensei em fazer mais uma vez para poder oferecer estas...

Olá noivinhas e noivinhos,

Já sabem o que vão oferecer de lembrança aos vossos convidados no dia C?

Eu adoro plantas e pensei logo em oferecer suculentas aos meus convidados e como já fiz propagação de suculentas (em menor escala claro) pensei em fazer mais uma vez para poder oferecer estas lembranças, e o melhor de tudo, a custo ZERO, ou quase.

cfb_605515.jpg

Portanto hoje vou partilhar como criar novas suculentas a partir de uma única.

1 - REMOÇÃO DE FOLHAS

Segurar firmemente o caule da suculenta com uma mão e torcer uma folha suavemente sem rasgá-la com a outra, até ouvir um estalo minúsculo.

cfb_605549.jpg

É importante mover a folha de um lado para o outro sem forçar muito para ficar com a folha inteira.

cfb_605551.jpg

Abaixo à esquerda encontra-se um exemplo de uma folha que foi corretamente retirada e do lado direito uma que não correu tao bem.

cfb_605519.jpg

2 - FORMAÇÃO DO CAULE

Depois de remover as folhas do caule com sucesso, colocá-las em cima de um vaso com terra. Poderá colocá-las todas juntas num vaso ou qualquer outro recipiente grande a uma distância igual umas das outras.

cfb_605521.jpg

É importante que o vaso seja um vaso de drenagem

cfb_605523.jpg

Relativamente à terra, preferencialmente sugiro a utilização de um substrato próprio para catos, como este:

cfb_605525.jpg

É importante que as folhas sejam apenas pousadas na terra, não as enterre.

cfb_605527.jpg

Depois de pousar as folhas no vaso com terra seca, deixar secar durante alguns dias, até uma semana, dependendo da temperatura, nesta altura do ano chegam 4-5 dias.

3 - ENRAIZAMENTO

Borrifar as folhas com água 2-3 vezes por semana, mais uma vez aqui depende da temperatura, nesta altura com o calor que tem estado, borrifo as minhas dia sim dia não.

cfb_605529.jpg

Após 4-5 semanas começarão a formar-se pequenas raízes.

cfb_605531.jpg

E depois disto começa a surgir uma pequena planta.

cfb_605533.jpg

Continuar a rotina até que a pequena planta esteja pronta para ser replantada.

cfb_605535.jpg

4 - PLANTAÇÃO

Quando a planta tiver tamanho suficiente para ser colocada no seu próprio vaso, poderá movê-la do recipiente usado para propagar as folhas para o próprio vaso.

cfb_605539.jpg

A melhor maneira de transplantar a suculenta é cavar o solo ao redor da planta (pode ser com uma colher de sopa, por exemplo) e mover toda a bola de terra para dentro do vaso, em vez de tentar arrancar as raízes e danificar a planta.

cfb_605541.jpg

5 - HIDRATAÇÃO

Depois de plantar a suculenta no próprio vaso, deve regá-la para que as raízes cresçam e se adaptem ao novo vaso.

cfb_605543.jpg

Nota: Só após esta fase e já com a suculenta com um bom tamanho, mais oumenos o da imagem é que podemos deixar a nossa suculenta apanhar sol diretamente, antes de estar bem estabelecida no novo vaso aconselho a que a luz que apanha não seja direta porque vai queimar facilmente. Eu costumo deixar as minhas dentro de casa numa divisão bem iluminada mas não muito perto da janela.

cfb_605545.jpg

Após a primeira rega, regar apenas quando necessário, a periodicidade e quantidade de rega vai depender do tipo de suculenta, mas regra geral não precisam de ser regadas muitas vezes depois de estarem bem estabelecidas.

Tendo em conta que são da família dos cactos estão habituadas a muito calor e a chuvadas muito fortes também, como tal, a rega deve replicar as condições naturais. A terra deve estar muito bem seca, e não só à superfície, portanto devem ser regadas mais ou menos de 10 em 10 dias e quando regamos devemos simular o que no deserto seria uma chuva forte, portanto dar mesmo uma boa quantidade de água, quase até o vaso estar a transbordar.

cfb_605547.jpg

Espero ter ajudado para quem quiser tentar criar as próprias suculentas.

Boa sorte!

42 respostas

• Francisca
    Noiva Ativa Novembro 2020 Santarém (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nos optamos por não ter lembranças mas se tivéssemos seria esta a opção escolhida 😊
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sofia. Que óptimo debate.

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia. Que óptimo debate. Também adoro plantas inclusive suculentas e cactos...já conhecia o "berçário das suculentas"..é uma forma de ter muitos potes em casa ou de até trazer de alguém que tem uma espécie nova para casa😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate espectacular Sofia! Tenho a certeza que irá ajudar muitas noivinhas 😍

Muito obrigado 😘

• Responder
  • Denise
    Noiva Experiente Outubro 2022 Coimbra (Concelho)
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia! Muito obrigada pelas dicas, nós estamos a fazer exactamente o mesmo mas ainda não vimos resultados...
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia
    Adoro suculentas, uma excelente ideia. 👏👏👏
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também é uma opção claro 😀 eu acho que suculentas são ótimos presentes, se me oferecessem num casamento ficaria super feliz ❤️
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem que pude ajudar 😘 lembranças solidárias também são uma excelente ideia ❤️
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Almada
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uau, otimo debate!

Nós iremos oferecer suculentas, mas vamos comprar.

• Responder
  • Joana
    Super Noiva Setembro 2021 Guarda (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley laugh Muito obrigado pela dica!!

Eu adoro suculentas e não vou oferece-las aos meus convidados porque optei por lembranças solidárias, mas vou replicar as suas dicas cá em casa !!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração