Olá noivinhas e noivinhos,
Já sabem o que vão oferecer de lembrança aos vossos convidados no dia C?
Eu adoro plantas e pensei logo em oferecer suculentas aos meus convidados e como já fiz propagação de suculentas (em menor escala claro) pensei em fazer mais uma vez para poder oferecer estas lembranças, e o melhor de tudo, a custo ZERO, ou quase.
Portanto hoje vou partilhar como criar novas suculentas a partir de uma única.
1 - REMOÇÃO DE FOLHAS
Segurar firmemente o caule da suculenta com uma mão e torcer uma folha suavemente sem rasgá-la com a outra, até ouvir um estalo minúsculo.
É importante mover a folha de um lado para o outro sem forçar muito para ficar com a folha inteira.
Abaixo à esquerda encontra-se um exemplo de uma folha que foi corretamente retirada e do lado direito uma que não correu tao bem.
2 - FORMAÇÃO DO CAULE
Depois de remover as folhas do caule com sucesso, colocá-las em cima de um vaso com terra. Poderá colocá-las todas juntas num vaso ou qualquer outro recipiente grande a uma distância igual umas das outras.
É importante que o vaso seja um vaso de drenagem
Relativamente à terra, preferencialmente sugiro a utilização de um substrato próprio para catos, como este:
É importante que as folhas sejam apenas pousadas na terra, não as enterre.
Depois de pousar as folhas no vaso com terra seca, deixar secar durante alguns dias, até uma semana, dependendo da temperatura, nesta altura do ano chegam 4-5 dias.
3 - ENRAIZAMENTO
Borrifar as folhas com água 2-3 vezes por semana, mais uma vez aqui depende da temperatura, nesta altura com o calor que tem estado, borrifo as minhas dia sim dia não.
Após 4-5 semanas começarão a formar-se pequenas raízes.
E depois disto começa a surgir uma pequena planta.
Continuar a rotina até que a pequena planta esteja pronta para ser replantada.
4 - PLANTAÇÃO
Quando a planta tiver tamanho suficiente para ser colocada no seu próprio vaso, poderá movê-la do recipiente usado para propagar as folhas para o próprio vaso.
A melhor maneira de transplantar a suculenta é cavar o solo ao redor da planta (pode ser com uma colher de sopa, por exemplo) e mover toda a bola de terra para dentro do vaso, em vez de tentar arrancar as raízes e danificar a planta.
5 - HIDRATAÇÃO
Depois de plantar a suculenta no próprio vaso, deve regá-la para que as raízes cresçam e se adaptem ao novo vaso.
Nota: Só após esta fase e já com a suculenta com um bom tamanho, mais oumenos o da imagem é que podemos deixar a nossa suculenta apanhar sol diretamente, antes de estar bem estabelecida no novo vaso aconselho a que a luz que apanha não seja direta porque vai queimar facilmente. Eu costumo deixar as minhas dentro de casa numa divisão bem iluminada mas não muito perto da janela.
Após a primeira rega, regar apenas quando necessário, a periodicidade e quantidade de rega vai depender do tipo de suculenta, mas regra geral não precisam de ser regadas muitas vezes depois de estarem bem estabelecidas.
Tendo em conta que são da família dos cactos estão habituadas a muito calor e a chuvadas muito fortes também, como tal, a rega deve replicar as condições naturais. A terra deve estar muito bem seca, e não só à superfície, portanto devem ser regadas mais ou menos de 10 em 10 dias e quando regamos devemos simular o que no deserto seria uma chuva forte, portanto dar mesmo uma boa quantidade de água, quase até o vaso estar a transbordar.
Boa sorte!