Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Zélia
Noiva Master Junho 2021 Rio Maior

Processo Religioso no Estrangeiro - Reino Unido

Zélia, a 9 de Março de 2021 às 16:34

Publicado em Fórum Organizar um casamento 40

Olá comunidade 💍 Hoje vim aqui falar sobre a abertura do processo religioso no estrangeiro, nomeadamente no Reino Unido Sabemos que há vários noivos a morar no estrangeiro, e que alguns abriram o processo religioso fora do país, mas não encontrei muita informação sobre isso então vim dar o meu...

Olá comunidade 💍

Hoje vim aqui falar sobre a abertura do processo religioso no estrangeiro, nomeadamente no Reino Unido

tenor.gif


Sabemos que há vários noivos a morar no estrangeiro, e que alguns abriram o processo religioso fora do país, mas não encontrei muita informação sobre isso então vim dar o meu testemunho.

tenor.gif

Na verdade abrir o processo religioso aqui não foi uma escolha. No entanto, hoje e olhando para trás sinto-me agradecida por não me ter sido possível abrir o processo em Portugal, já que não conseguirei ir antes do casamento como inicialmente planeado.


Como não gosto de deixar as coisas para a última hora e acho que prevenir é mesmo melhor que remediar, em novembro contactei o padre que me vai casar que me sugeriu iniciar o processo religioso aqui no Reino Unido e o processo civil no consulado... (na altura ainda eu achava que NEM PENSAR que eu iria ao consulado, tão inocente eu 😂😂 mas enfim estamos aqui para falar do processo religioso 😅)

Não muito satisfeita com a resposta do padre que me vai casar, decidi falar com o padre da minha paróquia em Portugal, que é também o pároco da paróquia vizinha, onde fui batizada. Mesmo eu ainda tendo a morada oficial em Portugal, ele disse que seria mais fácil eu abrir o processo religioso aqui em Londres e o civil no registo em Portugal.

tenor.gif


Claro que não tive outra opção se não abrir o processo religioso aqui no Reino Unido😂

O pior é que em 7 anos no Reino Unido nunca fui à igreja cá 😵😂 embora o quisesse fazer já algum tempo, foi agora 😂

Felizmente a igreja católica mais próxima da minha casa fica a 5 minutos a pé (eu não tinha desculpas para não ir né?)

tenor.gif

Então no final do ano "arrastei" o noivo para falarmos com o padre.

Sendo os dois católicos, batizados e crismados o processo ficou bastante facilitado (tanto aqui no Reino Unido como como em Itália são pedidos os certificados de crisma para abrir o processo de casamento).

Falámos com o padre que nos pediu para arranjarmos os certificados de batismo e confirmação (não precisaram de ser traduzidos) e quando os tivessemos para voltar a falar com ele.

Depois de voltas dos nossos familiares e uns (alguns) contratempos pelo caminho lá conseguimos os certificados ✨🎊🎉🎊✨

Voltamos à igreja no final de Janeiro e tivemos mais de uma hora a responder a questões e a preencher um formulário de casamento.

Findo este o padre pediu-nos para voltar com o Curso Pré Matrimonial feito e para irmos a um solicitador assinar a Statutory Declaration of Freedom.

cfb_633146.jpg

Antigamente, teríamos que ir a todos os locais onde moramos nos últimos não sei quantos anos, obter um papel em cada um em como nunca casamos lá 😲🙄.

Hoje só precisamos de ir ao solicitador com o documento na imagem (que nos foi dado pelo padre), preencher, jurar que nunca casámos 😂 e assinar.

Quando ouvimos a palavra solicitador pensamos logo que íamos pagar imenso pelo documento, mas afinal só pagámos £5 por pessoa (pode depender do local, outra equipa de solicitadores tinha-nos pedido £20 por pessoa.


Curso Pré Matrimonial:

Estando nos em confinamento, não há cursos presenciais, são todos on-line.

O padre sugeriu-nos pesquisar no website da diocese de Westminster (à qual pertencemos) e encontrámos vários cursos que só teriam lugar em março ou abril 😫 e seriam demasiado tarde para nós.

Os que eram antes disso eram particulares (só um casal por vez) e eram £150 😱

Encontramos um não muito longe (não que a distância importasse 😂) que seria no início de fevereiro e era £60. Mandei e-mail, vários dias passaram, mandei outro e-mail e depois vi que afinal no site dizia que estavam esgotados 😭

tenor.gif


Procurei e encontrei mais alguns cursos da diocese de Southwark que teriam lugar em fevereiro, que eram £100. (diocese de Westmisnter engloba Londres a norte do rio Thames e outras cidades, a diocese de Southwark engloba Londres a sul to Thames e outras cidades).


Por fim, havia uma outra opção que era fazermos um curso 100% on-line com vídeos já gravados, que poderíamos fazer ao nosso ritmo e que era £58 (a empresa é australiana e chama-se SmartLoving). Encontrámos os detalhes no site da diocese de Westminster.

Como em casamentos cada cêntimo conta, optámos por esta opção. Assim que comprámos, a senhora do outro curso em fevereiro de £60 responde-me ao e-mail que tinha enviado dias antes a dizer que nos poderia encaixar.

Apesar de nós sermos os dois anti-sociais 😂😂 o curso da senhora eram 3 tardes em horário pós laboral e seria bem mais rápido do que fazer o curso da Austrália que era de 9 aulas de1h/1h30 😫. Como já tinhamos pago, agardecemos a senhora e recusámos. 🤷🏻‍♀️

tenor.gif

Na semana passada regressamos à igreja com os nossos papéis. O pároco daqui irá agora enviar toda a documentação para a diocese de Santarém que depois enviará para a paróquia onde nos vamos casar. Achamos que ele nos pediria para pagar algo, mas não.

E é isto.

Achei que ia ser uma saga, não foi fácil, mas também não foi difícil e está feito! ✨🎊🎉🎊✨🎊

tenor.gif

Queria só deixar mais alguns pontos:

💍 Vi vários sítios onde explicitamente dizia para não reservar quinta sem ter falado com o padre (isto claro para casamentos a ter lugar aqui). Em Portugal pelo que sei pode-se sim reservar a quinta sem falar antes com o padre...

💍 Os documentos a entregar ao padre (batismo, crisma) têm de ter menos de 6 meses.

💍 Todos os locais, incluindo a igreja onde vou, pedem para começar o processo no mínimo 6 meses antes - nós falamos com o padre em dezembro estávamos nos 6 meses e só voltamos quase no final de janeiro mas o processo correu bem. Também li que, caso o casamento seja no estrangeiro (como o nosso caso), que são precisos 3 meses para enviar a papelada (não são precisos 3 meses né, mas acho que é para dar tempo de tudo correr smoothly, ou seja, sem percalços).

💍 O processo pode ser diferente e bem mais complicado para noivos não católicos, ou que não sejam batizados ou crismados - pelo que sei caso um dos noivos não seja crismado terá de o fazer. E caso um dos noivos não seja católico terá que ser pedida permissão ou dispensa ao bispo.

💍 Casando no estrangeiro, apenas um dos noivos tem de ser católico (o processo acima provavelmente ainda se aplicará).

💍 No caso do casamento católico ser aqui (para noivos ainda não casados pelo civil), é necessário abrir o processo civil e é necessário ter os "banns" lidos na igreja durante os três meses antes do dia do casamento, que é basicamente algo publicado à entrada da igreja a dizer que vocês vão casar e se alguém se opõe.


Disse-vos tudo o que sei e espero que ajude noivas que vivam no estrangeiro e necessitem de abrir o processo religioso 😘😘


40 respostas

  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida vizinha Dani,
    Se resolveres abrir o processo religioso cá sem dúvida que o podes começar a fazer no início do próximo ano.
    Uma das coisas boas da pandemia é o on-line estar mais normalizado, poupa-nos tempo e viagens ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Heloísa, espero que sim ☺️
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marta espero que sim ☺️
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Belo debate Zélia! De certeza que vai ajudar alguém! Smiley shame Beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super util Zélia! Uma verdadeira Saga casar pelo religioso (especialmente fora do país). Bjs
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida vizinha noivinha Zélia 👰🏻‍♀️

    Uau 👏🏼

    Me salvaste😘 já que como ainda falta muito tempo pro nosso👰🏻‍♀️🤵🏻 acabaria deixando pra depois😅 assim que se fizermos agora, além de mais fácil, isso de ser on-line por conta da pandemia , nos vira muito muito bem🥰Obrigadissimo pelo interessante e completo testemunho♥️
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Zélia!
    Excelente debate! Smiley winking
    Creio que vai ser muito útil às muitas noivinhas que moram no estrangeiro e vão casar em Portugal!
    Beijinho!

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Zélia, que excelente debate super esclarecedor. Vai ajudar muitas noivinhas tenho a certeza 😍😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração