Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia

Processo religioso interminável!

Joana, a 17 de Junho de 2016 às 13:08 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 37

Bom dia! Ontem demos mais um passo na interminável saga do processo de casamento religioso. Pois bem, eu vou casar no Mosteiro da Serra do Pilar, que é esta Igreja linda que tem a particularidade de ser redonda e o altar ficar no meio:

Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar

A vista sobre o Porto é de cortar a respiração:

Mosteiro da Serra do Pilar

Para além de ser uma Igreja de que gostamos muito, os pais do meu noivo casaram lá por isso foi a nossa primeira escolha.

Contudo, para casar lá temos de percorrer um longo processo!

Para marcar, temos de ir lá a um domingo, entre as 12h00 e as 12h30. É o único período disponível para marcação. Marcámos e deram-nos um papel que teríamos de dar a assinar ao Padre que nos vai casar, levar à paróquia do Candal para assinarem também e ficarem com metade desse papel, sendo que a outra metade seria para entregar novamente à Serra do Pilar. Fomos então a Cucujães para o nosso Padre assinar, ao Candal e novamente à Serra do Pilar.

Depois há que tratar do processo proprimamente dito, na paróquia da nossa área de residência, que neste caso é a do Canidelo. Fomos lá, iniciámos o processo e cerca de 1 mês e meio depois chamaram-nos para conversar com o Sr. Padre, responder ao inquérito da praxe e levantar o processo. Deixamos lá 55€.

Depois, o processo tem de ser levado à Diocese do Porto (na Sé) para aprovação. Este foi o passo que cumprimos ontem Smiley smile Mais 90€! Processo aprovado, temos de o levar novamente ao Candal (que vamos fazer amanhã) e depois à Serra do Pilar (mais 250€).

Com vocês também tem sido assim complexo? Já para não falar dos custos, tudo somado já vamos quase em 400€, sem faturas nenhumas claro está.

Confesso que nunca imaginei que seria tão burocrático! Mas está quase!

Beijinhos Smiley smile

37 respostas

Última atividade por Sofia, a 5 de Janeiro de 2017 às 12:59
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2017 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela ajuda Smiley smile Vou lá passar no sábado então Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, Sofia! Eu acho que sempre que lá fui era sábado de manhã! Mas estive a consultar o site da igreja e os horários da secretaria são:

    2 ª feira - 16:00h às 18:00h
    6.ª feira - 10:00h às 12:00h - 16:00h às 18:00h
    sábado - 10:00h às 12:00h

    Qualquer coisa que precises, diz! É um processo longo mas vale muito a pena!

    Beijinhos e muitas felicidades!

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2017 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Smiley smile vou-me casar lá em Junho e deves me saber tirar uma dúvida: a igreja do Candal tem horário para nós receber? Há uma hora específica para passar lá também? Tenho de entregar p papel com os dados do Padre (já de si, foi um filme que arranjaram nos um padre mais concorrido quero tremoço 😅)
    Espero que tenhas uma vida a dois muito feliz 😊
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou casar num igreja da terra mas não é a principal, e por isso vou pagar 70€ a mais

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Parabéns, Sofia! Desejo-te muitas felicidades!!! Tens fotos? Smiley smile Quando entraste fizeste aquele "quarto" de volta ou entraste logo em direção ao altar? O sistema de som funcionou direitinho? Adoro o Mosteiro e ainda ontem estive lá com o Sr. Vítor a alinhavar todos estes detalhes! Smiley smile Dizem que os casamentos do Mosteiro são abençoados! Smiley smile

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Constante Junho 2016 Vila Nova de Gaia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Casei lá no dia 11 de junho é verdade foi tudo moroso e caro.. Nós ainda pagamos mais do processo da Se visto que fio padre da freguesia que. Tratou disso.. 140 euros.. Valeu a pena sim mas no dia com o nervosismo não se consegue desfrutar de tudo
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Só para vos dizer que finalmente terminou a saga Smiley smile Já fomos ao Candal (+50€) e à Serra do Pilar (+250€). Ficou por 445€ no total Smiley atonished Mas vai valer a pena! Smiley smile

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Realmente a Igreja é lindissima e muito fora do normal nao conhecia esta Igreja... Na nossa a Igreja é que nos esta a tratar dessa papelada e burocracia toda...

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2016 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ate agora nao paguei nada. Eles ficaram de me dizer quanto dzveria pagar quando o processo chegar da diocese de lisboa. Mas axo k vai de paroquia pra paroquia. Nos ate agora nao tivemos k nos deslocar a nenhuma paroquia a parte sendo k o noivo e da povoa de varzim. Eleq dz k fz tudo internamenteSo paguei 10 euroq do proceqso de baptiqmo da minha filha
    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ele é impecável mesmo Smiley smile o noivinho conheceu-o quando fomos falar com ele para ver o missal e gostou muito dele também Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também fui batizado e fiz lá as comunhões. Só não será ele a casar-me porque é a um domingo e ele celebra missa. Mas gosto imenso dele também Smiley smile
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Setembro 2016 Cantanhede
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Obrigada Ana Smiley smile

    Vou pesquisar ...

    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile é sim, apesar de morar em Oliveira do Douro, sempre fiz tudo na Igreja de Mafamude. Os meus pais casaram lá, batizados foram lá e comunhões, fazia sentido ser lá. E o Padre Jorge é impecável mesmo Smiley smile
    • Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah ok Patrícia Smiley smile Sim, eu faço parte do Coro Clássico do Orfeão Universitário do Porto e vão ser eles a cantar no meu casamento... em Coimbra sei que o Coro Misto da Universidade faz casamentos e creio que são 250€...

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Setembro 2016 Cantanhede
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana

    Nós como residimos no Algarve, quando estivemos em Coimbra aproveitamos e pagamos logo os 80.00€, até foi o sacristão que nos atendeu e recebeu o dinheiro. Já está já fica =)

    Não querendo ser indiscreta mas contrataste algum coro para a cerimónia ? Ando às voltas com essa parte...

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A minha paróquia é Mafamude, Eva Smiley smile É o Padre Jorge que te vai casar?

    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para nós está a ser mais simples, eu sou de Oliveira do Douro e o noivo é de São Mamede de Infesta, vamos casar em Mafamude. Tivemos de levar os papéis da conservatória à igreja de Oliveira do Douro para tratarem do processo religioso e vamos lá dia 7 de Julho ter o diálogo e pagar 100euros, depois temos de levar os papéis do religioso à Igreja de Mafamude e pagaremos 60euros..um pouco menos mas mesmo assim, muito dinheiro, e lá está, como tu própria disseste, sem facturas.. Mas pronto, já faltou mais e vai valer a pena sem dúvida, o Mosteiro da Serra do Pilar é lindíssimo Smiley smile
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Casas na tua paróquia, Daniela? O meu processo é mais caro e mais complexo pelo facto de ser o Mosteiro que é.

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai sim, Marlene! Assim espero! Smiley laugh

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    400€ ??? meu deus, eu vou pagar cento e pouco e já acho caríssimo

    • Responder
  • Anacoimbra
    Noiva VIP Outubro 2016 Coimbra (Concelho)
    Anacoimbra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Patricia, tb caso na Sé Nova.. Tu já pagaste os 80€ ao padre? A nos ainda não nos pediu..:/
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Março 2017 Porto (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito trabalho mesmo.. mas vai compensar no final. . Bjinhos
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Setembro 2016 Cantanhede
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Claro que sim... É o realizar de um sonho ..., todo o esforço vai valer a pena. Smiley laugh

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Experiente Agosto 2016 Loures
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estas burocracias...eu ainda tou à espera que o padre me diga algo da transferência vou chegar até ao dia do casamento sem saber se caso às 11h30 ou 12h e quem me vai casar enfim...é esperar...a tua igreja é lindissima...temos que ter calma...mas eles pedem demais a uma noivaaa ahahahah

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade, Patrícia! Smiley atonished É bem mais fácil casar apenas pelo civil! Mas tenho a certeza que quando estiver tudo tratadinho e o nosso dia chegar vamos concluir que valeu a pena o esforço! =D

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Setembro 2016 Cantanhede
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós iremos casar na Sé nova de Coimbra , onde já pagamos 80.00€ (pag. padre) + 40.00€ (flores) + 20.00€ certidoes de baptismo + processo religioso ( que ainda nao sabemos quanto iremos pagar).

    No inicio de Junho fomos falar com o Sr. Padre de Albufeira , que por sua vez enviará o processo para Faro, que por sua vez terá de ser assinado e autorizado pelo Bispo do Algarve, depois vamos buscar o processo, enviamos para a Igreja onde iremos casar em Coimbra, que por sua vez tem de ter a autorização e assinatura do bispo de Coimbra. Resumindo e concluindo .... é tanta burocracia que ficamos sem vontade de casar pela igreja .... Smiley atonished

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E a cerimónia torna-se mais intimista pelo facto de ser redonda e teres os convidados à tua volta. Gosto muito disso Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, é isso mesmo Tatiana. Está a dar um trabalhão correr todas as capelinhas mas tem corrido bem a acho que a beleza do Mosteiro compensa o trabalho! heheh

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A Igreja realmente é lindissima

    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Agosto 2016 Lousada
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim e verdade. E agora vou ter que pagar mais para a minha autorização para casar fora da paroquia e ainda mais os diretos do padre. Não me vão chegar 500€ ao todo. E uma roubalheira.
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Joana Smiley smile

    Bem a igreja é lindissima isso sem duvida e talvez pela vossa escolha seja necessario tanta burocracio e tenha custos tão elevados, nos foi super simples e não tão caro...

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Setembro 2016 Vila Nova de Gaia
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É pelo facto de ser um Mosteiro... enfim, já faltou mais! Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração