Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Pressão para/sobre ter filhos

Lady in Red, a 29 de Abril de 2019 às 13:15

Publicado em Fórum Futuras Mamãs 123

Olá queridas noivas Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos: Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão...

Olá queridas noivas Smiley smile

Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos:

Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão para ter filhos. Surgiu um pouco quando oficializamos o casamento.

giphy.gif


Um mês após o casamento e já começa a "pressão" para ter filhos. Não sabemos ao certo que é por estarmos em coabitação ou por termos casado, apostaria mais na segunda opção...

giphy.gif


Ouvimos comentários dos pais de como querem um/a neto/a, indiretas de amigos e uma pessoa já nem desejos (sempre fui assim) pode ter... Não é nada, por enquanto, muito predominante mas não deixa de incomodar um pouco porque é um assunto muito privado. Na verdade, filhos não está na nossa lista de tarefas (ahah) a curto prazo.

giphy.gif


"Pior" do que a pressão familiar, social... que se possa sentir, é o facto de, em entrevistas de trabalho, quando digo que vivo com o meu marido, me perguntarem se pretendemos ter filhos... Acho isso uma intromissão absurda na vida do casal e ter filhos não é um estado de invalidez, enfim Smiley angry Se dissesse que vivia apenas com o meu companheiro, se calhar já não abordavam tanto esse assunto...

giphy.gif



Gostaria que comentassem este assunto: que tipo de coisas ouvem, por parte de quem, como lidam com as mesmas, etc etc... Beijinhos

123 respostas

  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada 😊 acho que há muita pressão social para ter filhos apesar de sabermos que as condições não são as ideais.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lau. Sim, ia mesmo falar dessas questões da fertilidade e/ou não desejo de ser mãe/pai. As pessoas são taaaao intrometidas e supõem tanto. No âmbito laboral, fico mais indignada, acho que é um abuso, uma intromissão. Sinceramente, numa próxima não me devo calar e se todas o fizessemos, as coisas iam mudando. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla. També, houve uma altura da minha vida em que agora, com 25 anos, dizia que queria ter um e aos 30 outro. Por este andar da vida e planos, aos 30 nem um terei, ahah. Entretanto, dessas ideias, admito, estou como tu, não me imagino com filhos. E sim, a vida não está nada bom e fácil para a procriação mesmo! Beijinhos e obrigada pela partilha tão sincera

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Olha vou te falar um pouco do nosso caso. Namoramos há 14 anos. Não vivemos juntos só o vamos fazer depois de casar. Queriamos antes mas a casa está em construção e sinceramente o meu pai não gostava da ideia. Durante todo esse tempo perguntavam sempre quando vão casar? Já tá na hora. Agora ao menos temos resposta de data. 😆
    Eu sinceramente sempre pensava que ia ser mãe antes dos 30. Achava que agora aos 27 já teria pelo menos um. Contudo a vida levou-nos num sentido diferente. Hoje em dia não tenho vontade nenhuma de ter filhos e pensar em ter ou engravidar nos próximos 3 anos assusta-me. Não me sinto preparada. Além disso trabalho a recibos verdes. Só ganho quando trabalho e nos meses de Verão não trabalho. Tenho horários estranhos. Tanto posso entrar às 9 como às 14 mas saio sempre o mais cedo 19/20 horas. Considero que não tenho horários para ter filhos. Não quero ter filhos para os deixar com os avós ou em creches. Gostava de ter filhos mas passar tempo com eles. Caso contrario vou sentir que quem os está a educar são os avós. O noivinho também tem horários complicados. Trabalha por turnos. Acho sinceramente que não é a hora. Em relação a pressão os meus pais dizem que não é a hora que temos que nos estabelecer primeiro. Já os pais dele estão ansiosos. Trabalhar com crianças e adolescentes também me assusta um pouco porque vejo como está o mundo hoje para eles e sei que com os meus horários não ia conseguir dar o apoio e atenção que considero necessários. Além de quê a instabilidade financeira não ajuda nada.
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por estes lados, como eu estive sozinha uns anitos, já pensavam que eu ia ser a solteirona da família e acabaram por me deixar em paz. No entanto, assim que casei, a pressão voltou. De todos os lados: família (principalmente a minha) e amigos. Isto porque eu "já não sou nova".

    Não é fácil lidar com pressões deste género - pressões que recaem principalmente sobre as mulheres - e não acho nada de bom tom que as pessoas se intrometam assim na intimidade dos outros. Quem lhes disse que nós já não estaríamos a tentar e que não nos sentíamos frustrados por não conseguir? Quem lhes disse que nós não poderíamos ter problemas de fertilidade? Quem lhes disse que filhos faziam parte dos planos do marido (da minha parte todos sabiam do meu desejo de ser mãe)? Por acaso, nenhuma das hipóteses corresponde à nossa realidade, mas era possível. Ou não?!

    Em relação ao trabalho, os meus atuais patrões, na minha entrevista de emprego, perguntaram-me diretamente se eu pretendia ter filhos num curto espaço de tempo e que a minha resposta - "Não está nos meus planos, pelo menos, nos próximos 2 anos." - iria ficar registada. Pensava que estavam a dizer aquilo em tom de brincadeira. Só que não!!! Smiley amazing

    Enfim... Há muito a fazer para mudar a mentalidade e a forma de estar das pessoas, no que se refere a este assunto!

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lady. Que bom, principalmente isso do teu trabalho Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahaha aviso sim! 😁🎉🥂
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lady, as pessoas gostam é de chatear, pelos vistos. Eu e o noivo vivemos juntos há 5 anos e não temos planos de ter filhos - agora ou nos próximos 10 anos. A minha família sabe disso e respeita, os nossos amigos também - a família dele é que faz bastante pressão, mas eu geralmente respondo que não queremos e deixam-nos da mão por uns meses Smiley xd

    No meu trabalho isso não é problema, toda a gente aqui decidiu ter filhos em 2018 (literalmente 8 pessoas dos 19 que cá trabalham), uma delas foi contratada já grávida de 5 meses, e os chefes até ofereceram prendinhas aos bebés.

    • Responder
  • Isabel
    Noiva Constante Julho 2018 Gondomar
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sim, era o que faltava!!!

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Isabel.

    Que situação... Daqui a pouco diziam que podias estar grávida à mesma... Smiley ups

    beijinhos

    • Responder
  • Isabel
    Noiva Constante Julho 2018 Gondomar
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sinto a mesma pressão, e de todos os lados, confesso! Se, mesmo no trabalho, digo que tenho uma novidade, a resposta seguinte é logo "Estás grávida?"

    Mas acabo por conseguir dar a volta com a história do trabalho e com o facto de agora estarmos infelizmente separados fisicamente (umas centenas de kms de distância) temporariamente...

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É apenas criminoso! O contrario não acontece (com os homens)
    • Responder
  • Sophie
    Noiva Master Julho 2019 Anadia
    Sophie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mando😂😂
    Porque não sei estar calada😂
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade. Também acredito muito nisso, há uma razão para tudo acontecer. O percebermos ou não é que pode não ser imediato.

    Na altura sofri! Agora... agradeço a Deus o que me trouxe de novo e de bom! E, principalmente, me ensinou a gostar também de mim.

    É isso.. vou treinando hehehe

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se toda as pessoas tivessem a mesma atitude do que tu, essas pressões e ideias pré-definidas iriam desvanecer-se, pelo menos. Entendo-te dessa da barriga, tenho exatamente o mesmo e no dia do casamento parecia que estava de 2 meses Smiley xd Também houve uma altura que até engordei mas os stress dos últimos 3 dias fez.me emagrecer q.b., notou-se logo. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. Nossa, coitadinha! Smiley amazing

    Ui, se entretanto concretizares esse desejo de engravidares este ano, espero que sim se assim o desejares, avisa o pessoal Smiley love

    Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sophie Smiley smile Ui, que clima que deve ser às vezes. E como lidas com isso? Não lhe mandas umas respostas daquelas? Smiley xd Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida Smiley smile Sim, uma pessoa agora não pode dizer que tem desejos, marcar um jantar, dizer que tem algo para contar... Aborrecido. Mas para mim é bem pior e mais estúpido a intromissão das entidades empregadoras! Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel.Parecem-me uns ótimos planos Smiley smile Verdade, nunca estão contentes com nada! Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou ficar atenta Smiley xd

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acredito imenso no "tudo acontece por uma razão", mesmo que só se entenda uns anos depois. Muito bem, vais treinando, ahah. Beijinhos

    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma vez "ralhei" com a minha mãe em relação a esse assunto. Um casal amigo já casou faz uns 3 ou 4 anos e uma vez numa festa vi a mãe desse rapaz sempre a falar em netos (a outra filha dela casou já grávida à um ano) então ela dizia que o filho era mais velho já tava na altura.... E a minha mãe depois também disse isso a eles que tava na altura. Chamei ela à parte e disse-lhe olha mãe eu sei que não é por mal mas vocês não podem dizer essas coisas.... Imagina que eles não querem ter filhos? Ou até que querem muito e não conseguem. Já é mau o suficiente não conseguir ainda tens de ouvir isto pra te sentires pior e ela deu.me razão. Conosco também já começa inclusive outro dia vesti um vestido que me fazia mais bolita e perguntaram.me se tava grávida. E no domingo de Páscoa com outro vestido tava com barriguinha (que seeeeeempre tive, por mais exercício que faça a barriga é algo que nunca consegui perder) então disse que tinha ali uma barriguinha e eu tia eu sempre tive e ela ah é mas é um caxopo e não me queres contar. E eu tia se fosse eu contava sem problema nenhum mas não é. Caramba eu quero comer e beber à vontade no casório depois pensamos nisso. Possa... Mas pronto chego às conclusão que isto de noiva emagrecer não é comigo tô gorda que nem um texugo 😂😂
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa!

    Por enquanto (e também pelo fato de ainda não vivermos juntos) de momento ainda não sentimos essa pressão..

    Sei que depois de casada, pelo menos do meu lado essa pressão vai começar a sentir-se mais.. do lado do noivo é exatamente o oposto (ele é 4 anos mais novo... quando casarmos vai estar a fazer os 23). Ainda na páscoa tava a família dele a comentar que ele só devia pensar nisso aos lá para os 35 anos porque ainda tem muito tempo...

    Nós já falamos várias vezes sobre o assunto e queremos começar a fazer por isso mais ou menos 1 ano depois do casamento pois eu também gostava de ter o 1º filho antes dos 30..

    Infelizmente parece que as pessoas querem sempre um passo à frente.. primeiro casar, depois pressão para o 1º filho, depois para o 2º,...

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai ter a criança agora nos próximos dias 😅
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa! Agora tocaste num ponto muito atual é preocupante!
    1o a pressão de familiares e amigos: o assunto é algo muito pessoal e só depende de vocês dois e dos vossos projetos. A minha melhor amiga casou há 3 anos e vejo bem como revira os olhos quando ela introduz um assunto com suspense e eu finjo adivinhar que ela estará grávida! É absurdo mas toda a gente está à espera de ver os teus lindos filhos! Não leves a mal. Mas tens toda a razão é algo pessoal.
    2o nenhum empregador tem o direito de perguntar o teu estado civil ou os teus planos para ter filhos! Isso é introsivo é um grande motivo para a discrepância entre salários entre homens e mulheres. É uma Vergonha que façam esse tipo de perguntas em qualquer entrevista de emprego assim como é uma vergonha a discrepância entre salários. Este é um assunto que me revolta. Bjs
    • Responder
  • Sophie
    Noiva Master Julho 2019 Anadia
    Sophie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ui
    esse assunto cá em casa é um pouco delicado
    o noivo por ele já tinha uma criança mas eu não me sinto bem preparada para isso🙄
    ele entende o meu lado e quase não toca no assunto
    mas a mãe dele está sempre a mandar bocas... credo
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahah
    Sim.. cada vez se tem filhos mais tarde, mas para mim teria sido aí aos 23/24. Mas nessa altura foi quando conheci o noivinho hihi
    Tive uma relação antiga anterior a está que durou 5 anos.. e claro que há se idealizada coisas também.
    Mas... tudo acontece por uma razão. E cá estou eu prestes a concretizar um dos sonhos.
    Logo a seguir ao casamento também não quero.. quero pelo menos gozar um aninho de casada.
    Smiley smile
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já tenho sentido essa pressão desde que me juntei aos 23 anos por isso vê lá...já estou com 28, e só agora quero, se tudo correr bem ainda este ano espero engravidar, não pode é ser muito antes do casamento para caber no vestido 😂 mas a minha sogra sempre foi do pior, o resto da família só agora é que falam mais no assunto, ainda era muito nova para isso
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela. Basicamente, as pessoas tem sempre por onde pegar Smiley amazing Quando tiver de ser será, muito bem Smiley smile Beijinhos

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa ❤
    Quanto a pressão de ter filhos, vejo muito isso, as pessoas são muito do "então e para quando é o casamento?" E depois vem "Já está na altura de um bebé" , e quando se tem um bebé, vem a conversa, "quando arranjas um mano para o teu filho?" 😂 Mas não sinto muito essa pressão. Eu quero muito ser mãe, por mim já era. Mas a vida meteu uns imprevistos pelo meio, e agora sinto mesmo "ok, quando for para ser, vai ser" , o Fabian também já quer ser pai mas sabemos ambos que ainda tenho uma operação a fazer(tem a ver com o meu tratamento ortodôntico) e não é o momento certo só por causa disso, porque depois quando tiver tudo feito, é o que mais quero ❤
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim... vêm sempre com essa conversa e acabam por estragar um pouco a educação dos pais. Eu vejo isso pelo meu sobrinho 😕😡
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E substitutos dos filhos Smiley xd E quando eles dizem: Filho é filho mas os netos... Smiley surprise Smiley angry Não gosto.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração