Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marlene
Super Noivo Junho 2016 Almada

Porque decidiram casar pela igreja?

Marlene, a 30 de Março de 2016 às 10:26 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 60

Para as noivas que vão casar pela Igreja, qual o motivo da escolha?

Beijinhos

60 respostas

Última atividade por Vânia, a 31 de Março de 2016 às 08:30
  • Vânia
    Super Noiva Julho 2017 Matosinhos
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Simplesmente porque o noivo faz questão e os meus pais também.. Acho que estou a ser hipócrita ao casar lá.. mas existe certas vontades que tem de ser cedidas.. Fui batizada, frequentei a catequese mas com a idade a avançar fui me apercebendo de coisas, factos que fez com que colocasse bastantes questões que ninguém me responde..

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Constante Outubro 2016 Carregal do Sal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque faz todo o sentido ..desde pequena que cresci na paróquia ,assumindo várias funções .....para mim era lógico e ,quero a bênção de Deus
    • Responder
  • F
    Noiva Curiosa Novembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quero muito casar pela igreja e não sou batizada. Sempre fui crente, e todos os meses vou pelo menos 2/3 vezes há missa porque o tempo é escasso e não me permite mais. O noivo também é crente.Agora tenho que me reunir com o padre da paróquia e saber se consigo fazer a catequese antes do casamento ( que acredito que consiga) para casar já batizada.
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sempre fui religiosa e sou catequista e a Igreja sempre fez parte da minha vida.. O meu noivo não +e tanto como eu mas tambem acerdita e por isso casar pela Igreja tem um grande significado para os dois Smiley winking

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Namoramos 10 anos, 1 mês e um dia até casarmos,e marcamos data 7 meses e dois dias antes.

    Sempre, desde criança, sonhei casar pela igreja, ser princesa, ter familia e amigos por perto no da em que perante Deus diriamos o sim ao nosso amor, fidelidade e vontade de constituir familia. ;D

    Ambos somos católicos, mas para o meu marido, tano fazia casar ou não pela igreja, se bem que para ele casar era mais pelo civil, pois fcaria mais em conta. Mas sendo católico, assim como a nossa familia e para me fazer feliz, pois faz udo por mim, casamos pela igreja e foi um dia lindo e memorável. Smiley laugh

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exactamente a minha opinião.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso acho que faz bem mais sentido do que fazer aquela coisa toda porque fica bem na fotografia.

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso foi também sempre a minha ideia quando comecei a namorar com o meu namorado. A família dele é muito religiosa (a mãe dele e as irmãs dela vão pelo menos uma vez por semana à missa por exemplo) e imaginei logo que fosse ter problemas a esse nível.

    Mas também foi da maneira que desde cedo fui dizendo que não queria casar pela Igreja (toda a gente sabe que não o quero fazer) e toda a gente (ou pelo menos quem interessa) sabe que sou contra baptizar os filhos. E já houve pelo menos um casamento pelo civil e ninguém fez qualquer tipo de comentário. Filhos não baptizados é que ainda não há lol vamos ver...

    Aliás, acho que não baptizar os filhos mostra mais respeito pela religião do que o contrário. Eu vejo o baptismo como uma iniciação numa religião e a religião é algo demasiado pessoal para ser imposta. Logo cada um deve decidir qual a sua (ou se não é nenhuma), não devem ser os pais a decidir.

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2016 Óbidos
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não preciso de ir à missa para rezar, posso faze-lo onde quiser, até porque Deus está em todo o lado, não?

    Gosto imenso de igrejas, acho-as lindas e transmitem paz, esperança e tudo o mais para mim. Não costumo ir a missas também não sei horários de UK, mas de vez em quando gosto muito de visitar igrejas/capelas/catredais.

    Fui batizada, fiz o crisma, andei na catequese e tudo o mais. Por isso apenas civil não faz sentido.

    Sempre que ia a casamentos civis achava que o que estavam a dizer não fazia sentido nenhum.

    para além disso o noivo dá aulas numa escola católica todas as semanas tem missa Smiley winking

    • Responder
  • Maria
    Noiva Ativa Julho 2017 Sintra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desde que nasci que piso a minha igreja, foi lá que fiz o meu percurso desde o batismo, foi lá que conheco verdadeiros amigos, fiz parte do coro infantil e para mim casar era mesmo pela igreja, um sonho tornando se realidade. Não vou todas as semanas à missa, mas uma vez a outra, porque trabalho e claro agora é diferente
    • Responder
  • Gisela
    Super Noiva Julho 2016 Lamego
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana, as tuas palavras podiam ser as minhas, mas ... eu vou casar pela Igreja. Não sou crente e está a custar-me imenso. Discutimos muito esta decisão, mas o noivo fazia questão, diz que para ele só assim faz sentido. Mas isto está a mexer bastante comigo, porque me sinto a fazer algo contra os meus princípios. Algo que nunca ponderei e achei capaz de fazer. Ainda por cima sinto que a importância que ele dê é mais devido às influências e comentários da própria família que por ele mesmo, senti-me terrivelmente pressionada a ceder. E por mais estranho que pareça ninguém parecia entender a minha dificuldade em ceder... Ninguém me imagina o quanto me sinto e vou sentir mal ao jurar algo numa instituição em qual não acredito. Eu fui baptizada e frequentei a cataquese, mas com o crescimento comecei a ver a Igreja Católica como uma instituição que faz e fez imensos crimes ao longo dos séculos e que como todas as religiões acho que separa mais que o que une. O que estabelecemos foi que como eu cedi agora, um dia se tivermos um filho (espero que sim) não será baptizado. A não ser que o nosso filho já tenha alguma maturidade para tomar estas decisões e conscientemente queira ser batipzado. Nesse caso, respeitarei a sua decisão.
    Mas tenho certeza que mesmo para esse passo vamos ter imensa pressão da família dele e ele vai acabar por me pedir para ceder, mas não irei ceder...

    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Julho 2016 Oliveira de Azeméis
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, eu e o noivinho estamos bastante inseridos na igreja, e por isso não fazia sentido não o fazer, para além disso queremos a benção do nosso grande amigo!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Agosto 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque ambos somos crentes e vamos ha igreja todas as semanas.Não somos católicos somos evangélicos e vai ser mesmo na quinta do casamento. O Pastor e a banda vao lá para realizar o casamento Smiley diamond Smiley ring
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou crente, fiz os sacramentos todos até agora, fui catequista e para mim fazia sentido assumir este compromisso perante Deus. O noivinho não fazia questão que fosse na igreja, mas aceitou pois à sua maneira também é crente.

    • Responder
  • C
    Noiva Experiente Agosto 2017 Trofa
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha, nos vamos casar pela igreja pq sou crente, sempre fui a missa, fiz a catequese, o crima e ja fui catequista por isso acho que faz todo o sentido, o meu noivo e so para me fazer a vontade Smiley winking
    • Responder
  • Cármen
    Noiva Experiente Junho 2016 Aveiro (Concelho)
    Cármen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vamos casar pela igreja porque somos crentes.Queremos assumir perante Deus aquilo que nos une "o amor" .

    • Responder
  • Fátima
    Super Noiva Agosto 2016 Figueira da Foz
    Fátima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Confesso que casar pela igreja não estava nos planos. Gostava de casar pela igreja por respeito e amor à minha avó paterna que foi uma das maiores inspirações na minha vida, mas o noivo não é religioso e eu também não fazia questão, uma vez que a minha avó já não está entre nós. Entretanto a mãe dele pediu que casássemos pela igreja e pronto, foi assim. Mas depois até ficámos entusiasmados com a ideia, porque vai ser uma cerimónia bonita e eu sou uma romântica incurável. além disso acredito que a minha avó vai estar a ver, esteja onde estiver Smiley smile

    • Responder
  • J
    Noiva Master Agosto 2017 Leiria (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Qual é o sentido de casar pela igreja se nao sao praticantes?

    existem cerimonias civis fantasticas

    • Responder
  • J
    Noiva Master Agosto 2017 Leiria (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vou casar na igreja porque sou batizada fiz crisma e ao longo destes anos nunca deixei de ir a missa

    detesto pessoas que casam pela igreja e nem sequer sao crentes, isso é ser um pouco hipocrita

    • Responder
  • Marlene
    Super Noivo Junho 2016 Almada
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ana, sabes que admiro o teu ponto de vista! Da nossa parte, nós temos fé, a nossa fé... mas não ao ponto de fazermos o casamento com missa, até porque em abono da verdade nem é hábito ir à missa. O nosso casamento será sem missa, mas acreditamos que será igualmente abençoado. Depois doarei o meu ramo a Nossa Senhora de Fátima pelo significado que tem Smiley smile Um beijinho

    • Responder
  • Y
    Noiva VIP Julho 2016 Cascais
    Y.s. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós vamos casar na igreja porque ambos somos crentes em Deus e vamos realizar mais esse passo na nossa vida cristã... queremos a benção de Deus na nossa união e na nossa vida Smiley smile

    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu espero que quem casa na Igreja seja porque é crente... Ou então porque o respectivo é crente e optem por lhe fazer a vontade...

    Eu nunca pus a hipótese de casar pela Igreja e a única maneira de ponderar essa possibilidade seria se fosse muito muito importante para o meu noivo (não para a família dele, para ele) e mesmo assim não sei se o faria. Afirmar algo perante a Igreja católica é algo que me dá a volta à barriga.

    Também não compreendo (e peço desculpa pela sinceridade porque de certeza que há noivas aqui que vão ser incluídas) as pessoas que mesmo sendo crentes não põem os pés numa missa (a não ser em casamentos e afins) e depois querem casar pela Igreja. Desculpem, mas acho isso hipócrita. Ou se é crente e se segue (mesmo que minimamente) a religião ou não se segue (e assume-se) ou não se é (e também se assume). É como os pais que obrigam os filhos a andar na catequese e esperam por eles à porta enquanto eles estão na missa.

    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que (ou espero que) ninguém case na igreja só porque é giro e fixe (até porque acho que as cerimónias civis fazem casamentos maravilhosos). Eu é que quero casar, o noivo só está a fazer a vontade porque ele é ateu e vamos casar com disparidade de culto.

    Quero casar na Igreja porque acredito em Deus, porque sou crente, e afinal é "ali" que ele "Abençoa" o casamento , pelo seu simbolismo e pela minha crença. É por isso.

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2016 Óbidos
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se é para casar, que seja a "sério". Smiley laugh Não somos muito praticantes, mas há um simbolo para noós e por isso só fazia sentido que assim fosse.

    Aliás não sendo assim acho que não teria o mesmo significado.

    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito bom pois é um local com imenso significado e não queria ter de abdicar dele, desde pequena sempre disse que se casasse seria lá, e como o Pedro não se importa, fiquei mesmo feliz de realizar esse desejo ^^
    • Responder
  • Marlene
    Super Noivo Junho 2016 Almada
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah, entretanto achava que era apelido Smiley smile Nas acho amoroso poderem casar na igreja onde casaram os teus pais e por todo o histórico familiar!!

    • Responder
  • Marlene
    Super Noivo Junho 2016 Almada
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Revejo-me nas vossas respostas! Com a diferença, que o anel de noivado foi-me oferecido em Fátima! E decidimos casar na Igreja de Nossa Senhora de Fátima Smiley smile Sim, para nós também é bem especial!

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Julho 2017 Montijo
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para mim o casamento pela igreja implica um para toda a vida e não só uma ceremonia gira; já casei civilmente 2 vezes más só agora tenho a certeza que será um para sempre!!!
    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melancias = Meus Pais.. Auto correct a quanto me obrigas xD
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Então assim ainda é mais especial Smiley smile

    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E vamos casar na igreja de Mafamude, onde casaram os melancias e quase todos os meus tios e primos, onde eu e a minha rima fomos batizados e fizemos a comunhão, e onde a minhabirma se casou. O noivo apesar de não ser da mesma paróquia não se importou pois sabe o quanto significa para mim ser naquele local **
    • Responder
  • Eva Félix
    Noiva Experiente Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Eva Félix ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Porque faz sentido, ser na casa de Deus e ter a Sua benção, apesar de não muito praticantes, somos católicos e não faria sentido doutra forma ^^
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração