Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Pequeno-almoço antes do casamento - Sim ou não?

Ritinha, a 20 de Fevereiro de 2020 às 17:51

Publicado em Fórum Organizar um casamento 60

Olá comunidade linda, Hoje venho falar de algo que considero ser uma tradição nos casamentos, mas que por várias razões pode criar alguma incerteza aos noivos sobre a necessidade ou viabilidade de acontecer: Pequeno almoço ou Recepção dos convidados antes da cerimónia. Na minha opinião, sobretudo as...

Olá comunidade linda,


Hoje venho falar de algo que considero ser uma tradição nos casamentos, mas que por várias razões pode criar alguma incerteza aos noivos sobre a necessidade ou viabilidade de acontecer: Pequeno almoço ou Recepção dos convidados antes da cerimónia.


Na minha opinião, sobretudo as pessoas mais velhas estão habituadas a que haja este momento, mas feitas as contas é uma despesa extra que pode desequilibrar o orçamento. Este foi um ponto de indecisão, para mim e sempre disse que iria abdicar, no entanto, os meus pais fazem questão de oferecer este reforço aos meus convidados.

Neste sentido, deixo-vos algumas dicas para o caso de terem dúvidas sobre a necessidade ou não de realizar este momento:


Horário - Se o casamento for muito cedo (10h/11h) ou no início da tarde (14h/15h), a última refeição dos convidados foi recente, pelo que não terão tanta necessidade de comer antes da cerimónia. No meu caso, como será às 13h é um horário que é cedo para já terem almoçado e também já passou algum tempo desde o pequeno-almoço, pelo que faz sentido ter a recepção;


Espaço - É importante verificar-se se em termos logísticos existe viabilidade para fazer esta recepção, se existe espaço de circulação e casas de banho disponíveis. É bom fazer-se uma antecipação das condições meteorológicas, caso o espaço pretendido seja no exterior;


Organização - Apesar de ser um momento simbólico, este requer organização e uma preparação prévia. Optar por catering? Fazer os petiscos em casa? Antes da ida para a cerimónia, irão deixar as coisas conforme os convidados as deixaram, com o risco de estragar-se alimentos perecíveis (nomeadamente no Verão) ou deixarão estes a cargo de funcionários? Eu terei um restaurante de uns amigos da família que encarregam-se da comida, bebida e meios de suporte (mesas, cadeiras, etc...). Deixa-nos muito descansados, serem pessoas de confiança, pois ficarão na parte exterior da casa dos meus pais a arrumar tudo, após a nossa saída;


Convidados - Os convidados irão aderir a esta recepção? Esta é uma das primeiras perguntas a fazer. Deve-se ter em conta se esta recepção pode servir de ponto de partida para muitos convidados seguirem para o local de cerimónia, pois podem não conhecer o local ou se por outro lado, irão preferir directamente para lá.


Orçamento - Este é, talvez, o ponto principal de desempate. O orçamento permite esta "extravagância" ou por outro lado, devido à sua dispensabilidade, pode-se abdicar em nome das boas contas.


Alternativas - Caso pretendam oferecer esta recepção, mas por alguma "instabilidade" nos pontos anteriores, pode ser necessário usar a criatividade e fazer algo mais alternativo, como por exemplo, pedir aos convidados que tragam algum petisco e faz-se um brunch partilhado (já fui a um casamento assim) ou ainda oferecer uns petiscos à porta da igreja ou conservatória, o chamado "Food Trucks".


Contem-me, vão optar/optaram por fazer recepção ou não e quais os itens que tiveram em conta para a tomada de decisão?

60 respostas

  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, eu acho que só lá vão ter os meus tios, avós e algumas pessoas mais velhas. O pessoal da nossa idade é mais prático e vai logo ter à igreja!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vais estar mesmo em modo de reflexão e preparação *.*

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aqui também é muito tradicional, mas não deixa de ser mais um gasto. Como os meus pais se ofereceram para pagar e fazem mesmo questão, não os contrario eheheh.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, obrigada pela opinião.

    Se os meus pais não tivessem um quintal grande, faria como tu, bem mais prático e acessível para a organização. Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, nesse sentido seria um gasto desnecessário e não seria usufruído devidamente.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, por aqui é mesmo uma tradição. Inicialmente pensámos não o fazer, mas como houve vários convidados que estavam a perguntar isso e até não é descabido, nem vai ficar caro, optámos por essa possibilidade.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, de certo que não iremos ter visto que não temos essa tradição e eu como noiva não irei me preparar em casa dos meus pais por vários motivos... e como maior parte das pessoas são de Braga não tem lógica irem a casa dos meus pais e voltarem para trás que será em Santo Tirso. E na casa do noivo dos pais (Braga) o apartamento é pequeno e duvido que a sogra queira confusão nesse dia. Por isso não iremos optar e casaremos à tarde Smiley smile
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nop. No nosso caso nao faz sentido. Vamos encontrar-nos todos no lugar da festa às 17h. Teremos um cocktail e dps o jantar. 😊
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita 😊 sim nós vamos fazer uma espécie de Coffee break junto à Igreja para entreter os convidados e assim evitamos que vá muita gente a casa ... Para podermos usufruir do dia e não estarmos preocupados 😉 até pq temos muita gente que vem de longe ... convém ter algo para aconchegar o estômago 😊😊
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cá no norte e muito tradicional
    Por isso penso que no meu vai haver sim 😘
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou estar muito nervosa e preciso de estar com o mínimo de pessoas possível 😉
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu confesso que pedi aos meus pais para não fazerem e não queria ninguém la em casa. Infelizmente há sempre pessoas a irem a casa, principalmente quem vem de longe. Acho que foram umas 10 pessoas la a casa e eu já estava a dar em louca. Eles tinham um mini pequeno almoço para quem la foi.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Rita ! Excelente debate parabéns. Eu tive uma pequena recepção, casei ao meio dia e a minha mãe fez uns bolos e umas tábuas com queijos e assim. Tinha cerca de 30 pessoas em minha casa, deu bem. No entanto, quase ninguém tocou na comida 😐 foi tudo muito rápido. Se fosse hoje não teria feito está recepção assim tão grande
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita.
    Excelente debate. mesmo.
    Na minha família é tradição, raízes transmontanas, mas nós não vamos fazer.Acima de tudo quero os meus pais descansados e descontraídos e a preparem-se. E n preocupados em despacharem-se cedo. E qd lhes disse, concordaram 😊E vai ser por volta do almoço, na quinta, e logo a seguir é servida comida, portanto não vai haver falta de comida!!E eu vou estar sozinha na minha casa c a minha irmã e a fotógrafa e maquilhadora e cabeleireira (q ainda n tnh)😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita! Antes de mais é um excelente debate, parabéns.

    Por cá, vamos ter um pequeno catering no átrio da igreja, por várias razões: cerca de 65% dos nossos convidados vêm de longe (o noivo é de longe e temos muitos amigos de fora também), pelo que achamos por bem dar algo para que possam petiscar; outra das razões prende-se com o horário, casamos às 12:30 h (no convite colocamos 12 h, para que os convidados cheguem e possam comer Smiley laugh ); a terceira razão é que não queremos dar trabalho às nossas mães nem queremos confusões em casa, assim é mais prático para todos, não se suja nada em casa, cumprem-se os timings, as mães também podem desfrutar e os convidados não têm de estar a fazer mais viagens.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ritinha, debate fantástico 😍 obrigada. Por mim não fazia, mas o noivo faz questão e a mãe também e eu entendo porque é filho único. Assim sendo se faz um, fazemos os dois. Vamos fazer cada um na casa da sua mãe. A minha sogra oferece o dela, na casa da minha mãe pagaremos nos. Como a minha mãe é muito boa na cozinha, sempre teve que trabalhar nos petiscos em todos os casamentos, mas eu não quero que ela trabalhe no meu. Quero só que aproveite e se divirta, assim tenciono comprar tudo feito. Basicamente terei que comprar apenas os salgadinhos, o meu pai é pasteleiro e disse que oferecia a pastelaria do dia para colocar na casa da minha mãe, as bebidas e aperitivos (amendoins, cajus, batata frita) comprarei com um prémio que ganhei no trabalho em cartão Da (posso usar no continente), assim quase que nem sintp a falta a esse dinheiro porque foi um extra Smiley smile penso que os convidados gostarão de ir lá a casa. A casa da minha mãe não é grande e nem sei onde enfiar tanta gente, mas com vontade tudo se resolve 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tens aqui belas dicas. Eu nunca tinha ouvido falar em tal coisa antes de pertencer à comunidade, para ser sincera. Não vou fazer definitivamente. Acho que acaba sempre por ser uma confusão e stressante e o que eu preciso na manhã desse dia é de tomar o pequeno almoço com o noivinho e depois tratar das coisinhas com calma😁
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou reformular a minha resposta, até porque por rapidez abri no telemóvel vi só a pergunta de forma parcial e nem li a descrição.
    Nós não iremos ter grande coisa até porque não faremos a receção aos convidados todos das nossas casas, vem apenas a família mais próxima.
    Não nos podemos esquecer que tal como a Rita referiu é preciso espaço para receber as pessoas e sobretudo esta opção é composta por snacks mas que bao deixa de dar trabalho, sinceramente não ne apetece ter as mulheres da família na véspera a fritar rissois (que convinhamos que a família nestes dias não quer que falte nada e para 30 pessoas acabam o stock dos supermercados, por isso estão de roda do fogão como se não houvesse amanhã) e no dia preocupadas em não deixar a comida em cima da mesa porque se não a nossa gatinha comemora o casório em casa. Como também temos muita família de longe que dorme por cá não me parece boa ideia deixar grandes mesas montadas porque é msis trabalho para os nossos convidados que quando se vierem deitar ainda têem de ter a trabalheira de arrumar tudo. Não quero que ninguém esteja preocupado com coisas extra para além das preocupações que não se podem evitar. Terei umas sandes para a criançada e pouco mais.
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma pessoa tem de tomar um bom pequeno almoço ❤️
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Sim nós iremos ter, é ainda muito tradição na nossa zona e os nosso pais também fazem questão Smiley smile


    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vamos fazer
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui teremos uns snacks na igreja 😊😊 Foi uma indecisão, mas esta pareceu-nos a melhor opção para nós! 😊
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha 😜 nós casámos às 12h e como tinha convidados de longe fiz o pequeno almoço em casa da minha mãe. Tivemos desse doces (miniaturas, croissants...) a salgados (rissóis e afins) e como bebidas tivemos as minis personalizadas, sumos e águas. 😘
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho /o meu casamento é as 10h30 acho que tao certo não vale a pena..
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No Norte é muito tradicional. Apesar do nosso casamento ser na Madeira, vamos cumprir a tradição! Bjs
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por cá não vamos ter, o casamento será às 16h e uma vez que vamos sair da mesma casa (não ao mesmo tempo, nem nos vamos ver) acho que não se justifica. Irei fazer um mini buffet só com algumas coisas com a minha família pois como vivem longe dormem cá no dia anterior, seremos no máximo umas 12 pessoas.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Olha, a minha mãe fez umas coisinhas para por na mesa em caso de alguém ir lá a casa mas ninguém foi. Como viram que ninguém apareceu, a minha mãe e irmãs conseguiram guardar as coisas para não se perderem. Nós não divulgamos que teria algo em casa mas as pessoas normalmente preveem isso. Pelo menos na minha zona, as pessoas já começam a deixar de ir a casa dos noivos e vão directamente para a igreja.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Por cá vamos ter, principalmente porque o casamento é só às 14h30 😍😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração