Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cátia
Noiva Ativa Julho 2023 Seixal

Pagar vs Pedir 🤯

Cátia, a 2 de Novembro de 2022 às 23:21 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 40
Guardado
Maltinha linda . Pagar um casamento ainda mais nos dias de hoje da vontade de chorar e não é de emoção de certeza .
Existem opções sim e uma delas será pedir aos convidados o valor por pessoa das ementas … 😬
Não sei se acho esta, uma boa ideia mas na realidade seria uma ajuda … mas então estou a convidar para pagarem uma festa que sou eu que quero dar e ter .. soa estranho! Opinem comigo please 🫣

Pagar vs Pedir 🤯

68%

75 votos

Pagar vs Pedir

32%

35 votos

40 respostas

Última atividade por Ana, a 24 de Novembro de 2022 às 18:45
  • Ana
    Noiva Ativa Maio 2023 Odivelas
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Conheço muitas pessoas que pediram o valor aos convidados.. na minha opinião acho que não faz muito sentido.. ate mesmo porque nos dias que correm para um agregado pagar seria muito!
    A não ser como casou uma amiga minha.. ela pediu o valor..mas era 25€ por pessoa.. algo simples numa sala de restaurante só para eles.
    O nosso orçamento não é grande por isso pensamos nas pessoas mais importantes para nós.. após uma grande escolha sensata estamos com 50 convidados. Familia chegada.. e os amigos que nos acompanham na vida.Mas lá está.. o dia é seu.. e o que importa é que se sinta tranquila com a decisão que tomar.. quem gosta gosta! Quem nao gosta.. não vai!!!
    • Responder
  • Celeste
    Super Noiva Setembro 2023 Viseu (Concelho)
    Celeste ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não vou pedir nada aos convidados, até porque a festa é nossa. Mas também seria hipócrita se dissesse que não dava jeito.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Julho 2023 Seixal
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom diaaa Smiley smile


    Eu não optei por pagarem o catering , só coloquei a questão para saber das opiniões atuais sobre este assunto 😃
    Beijinhos
    • Responder
  • Elvira
    Noiva Ativa Agosto 2023 Sernancelhe
    Elvira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente consigo, consegui também filtrar muitas amizades com esse método.
    Eu tambem optei por algo mais simples e mais economico para os convidados.
    • Responder
  • Marta
    Noiva Principiante Outubro 2023 Alcochete
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabéns pela opção.
    • Responder
  • Elvira
    Noiva Ativa Agosto 2023 Sernancelhe
    Elvira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida, vou dar a minha opinião...
    A festa por mais que seja nossa as pessoas/ convidados vão fazer parte dela. eu sim.vou mencionar no convite cada um paga o seu ..
    Não vou pedir um valor a cada convidado, so ira ao casamento quem realmente importa. Mas vou mencionar cada um paga o seu . ( Ps: na minha família e na do meu marido são pessoas que só custumam aparecer se for de graça) então decidimos ter o prazer de mencionar isso nos convites . Fiz isso agora a pouco tempo com o aniversário do meu filho pois eu ja tinha a certeza de quem iriam e de quem não iria . Fiz isso também para testar as pessoas .. pois quando somos importantes não importa se vamos pagar ou não. Eu descobri que quando e para comer e beber a pala dos outros de graça toda a gente vai ...Mas visto que mencionei que era a pagar algumas pessoas disseram logo que nao pudiam ...
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Junho 2023 Alcobaça
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quando casamos claro que queremos uma festa com todas as pessoas de quem gostamos mas, no meu entender, não se pode contar com o valor que os convidados vão dar, até porque, tendo em consideração a actual conjuntura económica, muitos podem vir a passar necessidades para nos darem algo. O que estou a fazer com o meu noivo é convidar apenas pessoas essenciais (e mesmo assim já ultrapassamos a barreira dos 200 convidados) e jogar de acordo com as nossas possibilidades financeiras...

    Não teria coragem de pedir um valor a cada convidado...

    • Responder
  • S
    Noiva Constante Dezembro 2023 Marco de Canaveses
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já ouvi falar desta opção, mas não era capaz de a fazer, uma vez que sou eu que estou a convidar, logo quero ser eu a pagar e a garantir que todos fiquem felizes no grande dia.
    • Responder
  • Eduardo
    Noivo Curioso Setembro 2022 Setúbal (Concelho)
    Eduardo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sou capaz de pedir uma valor.

    entre o que uns dão a mais, o que outros dão a menos, a coisa resolve-se.

    Tambem não me caso para obter um rendimento!

    • Responder
  • Marta
    Noiva Principiante Outubro 2023 Alcochete
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Parabéns pela opção.

    • Responder
  • Marta
    Noiva Principiante Outubro 2023 Alcochete
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá bom dia,

    Em primeiro lugar, digo-te,

    Avança sem medos, ainda estas mais que a tempo de avançares com essa opção do casamento por adesão, pensa só em algumas coisas:

    1º - escolhe um local e ementa acessível, até 65€ não é nada de outro mundo.

    2º- revê a lista de participantes, fala com as pessoas abertamente e sem rodeios. quem realmente gostar de vocês e puder claro com certeza que não dirá que não.

    3º- A festa ser á imagem dos noivos é irrelevante para a questão, aqui a questão principal, é apenas o catering.

    Desmistifica a questão,

    Muitas pessoas ainda vivem no século 19, em que por uma questão de honra familiar, os pais é que bancavam, esquece isso , os tempos mudaram.

    Para os mais sépticos, este tipo de casamento é cada vez mais comum e ao invés de como é hábito os convidados darem prenda, assim apenas pagam o catering, Sim apenas pagam o catering e não o casamento.

    Como te disse inicialmente, avança sem medos, quem realmente gostar de vocês, vai entender e até achar uma boa ideia.

    • Responder
  • Mary
    Noiva Curiosa Dezembro 2024 Madeira
    Mary ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente eu quero uma cerimónia gira e com pessoas que eu goste! Vou fazer uma cerimónia pequena mas mesmo assim é cara! Não acho bem pedir esse valor a ninguém! Entretanto e por outro lado em relação as prendas de casamento vou ter uma caixinha para pôrem dinheiro… visto que nós não precisamos de nada para casa… assim poderá ajudar
    • Responder
  • Sara
    Noiva Principiante Agosto 2023 Vila Real (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho que qando realizar a cerimonia devemos ter em conta o qe vamos gastar e ninguem deve pagar por isso
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Sinceramente, não gosto nada dessa política. Acho de mau tom quando os noivos põem os NIBs nos convites de casamento e pedem dinheiro como prenda. Mas, cada cabeça, sua sentença.

    Para nós, sempre foi claro que só casaríamos quando tivéssemos o dinheiro para pagar o casamento.
    • Responder
  • Monica
    Noiva Constante Julho 2023 Setúbal (Concelho)
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpem mas eu nunca seria capaz de cobrar o valor a ninguém, quem quiser dar prenda dá e quem não quiser não dá. Se não tenho dinheiro para um casamento enorme, faço um mais pequenino... Pelo menos eu penso assim, não convido ninguém a pensar nas prendas que irei receber
    • Responder
  • Cláudia Silva
    Noiva Master Julho 2023 Vila Franca de Xira
    Cláudia Silva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É verdade, não está nada fácil... Uma pessoa tem vontade claro, mas cada vez que pedimos orçamentos até arrepia... Não é nada fácil, está tudo muito acima das bolsas... No meu caso, ainda por cima ambos temos família grande... Não vou mencionar valor a oferecer... Dá vontade kkkk mas não o vou fazer, vou só esperar que sejam generosos 😬😂😂😂
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Abril 2023 Setúbal (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Somos nós que vamos pagar a nossa festa, e para mais a nossa festa vai ser 3 em 1, pois teremos 3 celebrações diferentes. Teremos o nosso casamento, o batizado da nossa filha e o seu aniversário, por isso, já que decidimos fazer tudo numa só festa, nós é que temos de pagar e não os convidados.
    • Responder
  • Inês F.
    Noiva Novata Julho 2024 Aveiro (Concelho)
    Inês F. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu, pessoalmente, não concordo em pedir ou sequer dar indiretas quanto ao assunto.

    O casamento é meu e do meu noivo, nós vamos prepará-lo de acordo com o nosso gosto e possibilidades, e vamos convidar pessoas que são importantes para nós, porque queremos que estejam presentes e não à espera que nos paguem o casamento.

    Vamos convidar uma pessoa para ela ter que pagar o seu prato? No final de contas, a pessoa pagou por uma coisa que não pôde escolher e que, se calhar, nem é do seu agrado. Para além disso, nem todas as pessoas têm as mesmas possibilidades e isso poderá ser sempre um fator que condiciona a sua presença.

    Do que tenho ouvido, por parte de amigas já casadas, é que, por norma, as prendas recebidas acabam por cobrir praticamente o valor gasto e, em alguns casos, até ultrapassam. Umas pessoas dão mais, outras dão menos, e vão-se compensando umas às outras, sem ninguém ter que se sentir constrangido ou “obrigado” a faltar por não ter possibilidades.

    Enquanto convidada, também dou aquilo que está dentro das minhas possibilidades (nunca ando a ver preços de pratos - às vezes calha ser a mais, outras vezes calha ser a menos), e o que é dado, é dado com carinho. Se a pessoa me convidou é porque quer a minha presença e não o meu presente. E é isso que quero que os meus convidados sintam também.

    • Responder
  • S
    Noiva Principiante Agosto 2024 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    No meu anterior casamento cada convidado pagou a sua parte e todos aceitaram sem problemas. procurei algo mais simples e consegui por 30 euros com bar aberto e o buffet fiz em casa. No entanto nao foi um bom casamento e cada um seguiu a sua vida. n tinha intenções de voltar a casar mas a verdade é que a vida troca nos a volta e cá estou eu de novo... desta vez farei diferente. Toda a noiva tem a ideia do casamento dos seus sonhos no entanto não é a festa em si que torna o dia memorável mas sim com quem partilhamos esse dia. Desta vez com filhos tudo se torna um pouco mais complicado e por isso vamos optar apenas por um lanche. algo dentro do nosso orçamento sem ter que fazer grandes esforços financeiros.

    se os vossos convidados realmente querem fazer parte do vosso dia eles vão aceitar pagar pela parte deles a não ser que realmente não tenham condições financeiras para o fazer.

    tentem encontro uma ementar que seja possivel cada um pagar o seu, o segredo é realmente a comida ser boa, nao é preciso ter em abundancia mas sim ser boa com um espaço agradavel e o resto da festa os vossos convidados tratam disso porque nada como partilhar com quem realmente importa.

    • Responder
  • Lídia
    Noiva Master Outubro 2023 Lisboa (Concelho)
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pessoalmente, não seria capaz de pedir um preço , até porque sei que alguns famaliares nao tem posses para pagar, vou fazer um casamento mais pequeno com as pessoas mais importantes para nos ao nosso lado, somos nos que convidamos quem queremos ter ao nosso lado nesse dia, è o nosso dia, so faço conta com aquilo que podemos pagar.

    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida noiva,

    acho que já tens boas respostas sobre a tua questão Smiley smile

    Não acredito que vá acrescentar nada de novo, mas podes sempre sugerir uma "vaquinha" para a vossa lua de mel!

    No nosso caso, não vamos pedir nada e na verdade, sabemos que algumas pessoas vão dar, mas não estamos mesmo a contar com isso, daí termos um orçamento muito bem definido e nunca o passamos!

    Bons preparativos!

    • Responder
  • Carla
    Noiva Experiente Maio 2023 Sintra
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não me.parece ser o mais acertado, efetivamente o valor das prendas monetarias acaba por perfazer quase o valor do.menu ...
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô alô, falas de casamento por adesão não é? Bem eu entendo os tempos ditos modernos, mas eu acho que a festa é a imagem dos noivos... E são os noivos que escolhem o menu e é difícil agradar a todos..
    Podes sempre casar e organizar 1 grande festa num sitio simpático com vista e cada 1 paga o seu por exemplo... Mas escolhe o que quer...
    Nunca fui convidada para esse tipo de casamento, e não contes que as prendas da malta cobre o valor, o que nem sem sempre cobre... Há sempre ajudas ao longo do percurso... Pensa... Ja foste algum casamento de adesão? Cm te sentirias? Os teus convidados alinhava? Ha casamentos para todos os gostos e carteiras a palavra chave na minha opinião é cedência 😊... E há tanto drama, e opiniões não solicitadas na preparação de um casório, imagina dar o "poder" aos convidados para opinar tudo 🙄😝😜Faz o que o teu coração mandar é o vosso dia beijinhos
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Curiosa Julho 2024 Alcobaça
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cátia.
    Pondo todas as outras questões de parte , se parece bem ou não, acho que ao pedir o montante vais ter pessoas (algumas que provavelmente gostarias que estivessem) a dizerem que não podem ir. Pelo que as minhas amigas casadas me comentaram, a festa, com os presentes/ dinheiro que os convidados dão, paga-se a si própria. Mesmo que alguns convidados ofereçam menos, vai haver convidados que oferecem sempre mais. Deste modo, uns cobrem os outros.

    Uma sugestão que te dou é, talvez, comentares ou fazeres o pedido que, caso os convidados queiram oferecer algum tipo de prenda, agradecerías que fosse monetária (caso seja essa a tua principal dificuldade). Acho que, como foi dito acima, se pedires o valor do menú, irás ter convidados que não possam ir, outros que levem a mal e não vão (não digo que esteja errado ou certo, apenas acho que no nosso país, culturalmente,não seria bem visto) e os que forem, a maioria, pagará esse justo e nada mais.Mas o o importante é que faças o que site a tua consciência 😊
    • Responder
  • Isabel
    Noiva Ativa Junho 2024 Gondomar
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá

    Nada contra quem o faz, mas eu pessoalmente não conseguia pedir aos meus convidados para pagarem o convite deles, por isso marcamos o casamento com 2 anos e meio de antecedência já para poupar para a toda a gente que podemos levar. Agora claro que temos que selecionar algumas pessoas, os casamentos não são baratos e nem todos dão o valor em € q vais gastar. Mas mesmo assim essas pessoas são especiais, daí serem selecionadas. Não conseguia mas são opiniões xD

    • Responder
  • P
    Noiva Constante Outubro 2025 Pombal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Cátia 😊
    Muito sinceramente acho uma ótima ideia, mas partilho da tua opinião, não acho correto pedir dinheiro para uma festa que sou eu que quero dar (é mais o noivo, mas pronto). Eu não vou estipular valor para ninguém, mas vou dar indiretas sobre o valor por pessoa à família do noivo, pois infelizmente há pessoal que não dá nada. Todas as pessoas deveriam ter o bom senso de ir ver o valor por pessoa (eu quando tenho um casamento/batizado pesquiso e ligo à quinta/restaurante para saber mais ou menos o preço para pelo menos cobrir o meu gasto).
    • Responder
  • Sara
    Noiva VIP Maio 2023 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu fui a um casamento que até fui madrinha da noiva e cada um pagou o seu menu, mas prendas foram poucas as que os noivos receberam e depois muita gente a queixar se que por aquilo que pagaram a comida não era nada de especial.
    Modernices que comigo não encaixam nas cada um lá sabe. Um bjinho
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Julho 2023 Seixal
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, quando há pessoas que gostamos que fazem algo que precisamos para o grande dia , tem sempre mais significado Smiley smile
    Também não me parece ser de bom tom pedir os valores . A maneira tradicional é sempre melhor ! Bons preparativos 😍😘
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Julho 2023 Seixal
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carla Smiley smile
    Sim também já fui a um casamento com o valor a pagar por pessoa. Não levei a mal mas também não sou de julgar cada um sabe de si, também me disseram que muita gente faz assim hoje em dia . Cada um com a sua forma. Mtas felicidades e bons preparativos 😍😘
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Julho 2023 Seixal
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia é, o que parece é haver mtas opções e cada um tem a sua maneira de fazer as coisas. O importante é sentirmo-nos bem Smiley smile
    Espero que esteja tudo a correr bem para o vosso grande dia 😍😘
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Julho 2023 Seixal
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim parece que algumas pessoas até fazem dessa forma e vai realmente quem quer ou gosta dos noivos mas mesmo assim no meu ver continuo achar que não consigo fazer esse pedido. Mas lá está cada um com a sua maneira de fazer as coisas e ainda bem que há muitas opções para todos termos um dia mt feliz 🙂
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Julho 2023 Seixal
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo 🙂
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração