Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sara
Noiva Master Setembro 2017 Espinho

Pagamento cpm

Sara, a 22 de Março de 2017 às 18:51 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 34
Olá noivinhas! Gostava que me esclarecessem uma coisa, pagaram o CPM, ou a declaração em como o fizeram? Questiono pois acabei de assistir a algo ridículo na paróquia... Uma catequista em tom de voz muito alto a reclamar que uns noivos nunca apareceram aos encontros (somos nós), sem querer saber quem são nem quais os motivos. Enfim... Todo um discurso que não vou escrever aqui, mas tudo isto porque "assim não vem cá pagar"! Ou seja, o único interesse é o dinheiro Smiley angry

34 respostas

Última atividade por Raquel, a 3 de Abril de 2017 às 22:34
  • Raquel
    Super Noiva Julho 2017 Viana do Castelo (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós tivemos de pagar 15€... Mas deve ser por causa de um lanche de despedida e dos manuais
    • Responder
  • Vera
    Noivo Master Outubro 2017 Lisboa (Concelho)
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, onde vamos fazer é gratuito, mas noutra paróquia onde pedi informações tinha o valor de 50€ por casal referente aos almoços. Onde vamos fazer o nosso não apanha refeições nenhumas, são duas 6as feiras ao fim do dia e um sábado à tarde que acaba com missa e de seguida um lanche partilhado em que cada um leva uma coisa. Foi isto que me informaram, mas cada paróquia deve fazer a sua maneira. Beijinhos
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Dezembro 2017 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Terminamos o CPM ontem e nunca tivemos que pagar nada. Nem manual, nem refeições. Também nunca nos pediram nenhuma contribuição. Parece que fizemos o CPM no sítio certo e por bons motivos Smiley winking

• Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Janeiro 2017 Porto (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós já viscos juntos a 3 ano quando fizemos o com e eu fui para lá a pensar ei que grande seca que vou apanhar ..vou voltar às aulas . Mas a verdade é que gostei foi fixe . Aprendemos coisas que achávamos que éramos só nos . Mas afinal é toda a gente quem diria. Se me pedissem um donativo para os lanches até dava porque foram os formadores que puseram do seu próprio bolso para nós . Mais que isso não . Até porque ,ficou mais caro casar pela Igreija do que os papéis do civil . Acho que é um roubo pedirem assim dinheiro, até porque eles recebem de outras formas .. houve Igreija que nos pediram 200€ a 500€ para alugar a Igreija , depois tínhamos que pagar ao padre , fora coro, passadeira vermelha, é claro os papéis.. estamos a brincar .. depôs querem que As pessoas casem mais pela igreja como é possível ??
    • Responder
  • Ana Gomes
    Noiva Ativa Agosto 2017 Abrantes
    Ana Gomes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda vou fazer, mas tanto quanto me informaram não se paga. O que se paga é o processo propriamente dito porque têm de pedir certidões, no caso de não residires na paróquia onde dás inicio ao processo.

• Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós já fizemos, mas não o fizemos na paróquia. Se fosse na par´quia, não pagaríamos nada! Mas, como optámos por fazê-lo numa comunidade Franciscada (espectacular, e que recomendamos a 200%), tivemos um custo de 80€, mas incluiu os pequenos-almoços, dois lanches por dia, dois almoços e um jantar (pois foi um Curso Intensivo, dum fim-de-semana inteiro). Se formos a fazer as contas, não é assim tanto dinheiro...

Mas, repito, se o tivessemos feito na paróquia, não teria qualquer custo; apenas poderíamos optar por fazer uma doação, como outras noivinhas, aqui, já disseram.

Beijinho*

• Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se tivesse que pagar ate poderia pagar mas era antes desta atitude, agora recuso-me inclusive a fazer o cpm... Com pessoas assim nao tenho nada a aprender Smiley amazing ate porque ja vivemos juntos, nao faz muito sentido...
    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Janeiro 2017 Porto (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pagar ???? Nos não pagamos . Nem pagava .. era o que me havia de faltar . Eu recusei -me a pagar aluger da Igreija... Só tivemos de adquirir um livro com o custo de 3€ ...
    • Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Junho 2017 Vila Nova de Famalicão
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A nós o Páraco nem nos disse para fazer o CPM Smiley smile

• Responder
  • Flávia
    Noiva Experiente Julho 2017 Trofa
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estou a fazer o CPM e até agora ainda ninguém nos falou em nada disso...

• Responder
  • Sílvia
    Noiva Ativa Setembro 2017 Tomar
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá já fiz o meu CPM e apenas pagamos 10€ por causa dos livros que nos foram fornecidos..mas achamos muito pouco,pois foi sábado e domingo e ainda nos deram uns 4lanches..não deve ter dado para pagar nem metade do que gastaram..
    • Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós fizemos o CPM e não nos cobraram nada. Pediram-nos uma pequena doação (num envelope em branco sem qualquer indicação de quem era para que dessemos o que entendessemos sem qualquer tipo de pressão) para ajudas de custo com os manuais! Cada casal deu o que quis!

• Responder
  • Mary Berry
    Noiva VIP Setembro 2017 São Miguel
    Mary Berry ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não pagamos o CPM, apenas o manual...
    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Abril 2017 Beja (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós já fizemos o CPM e não pagámos nada, apenas irei pagar o processo do casamento e do batismo
    • Responder
  • Nadia
    Super Noiva Agosto 2017 Santarém (Concelho)
    Nadia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O CPM é um curso k pode ser feito em qualquer paróquia não podendo ter custos associados.
    • Responder
  • Cláudia
    Cascais
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não pagamos o cpm, mas sim o livro de apoio.
    • Responder
  • Susana
    Noiva Master Março 2018 Setúbal (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hoje em dia e infelizmente o que mais se vê são pessoas assim, mas acho que não se paga, pelo menos o padre não nos falou em nada disso

• Responder
  • Genifer
    Noiva Master Junho 2017 Sintra
    Genifer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós não vamos pagar nada e vamos começar na sexta-feira a fazer o CPM, apenas iremos pagar o processo do Casamento Smiley smile

• Responder
  • Lígia
    Noiva Experiente Agosto 2017 Gondomar
    Lígia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pagar o CPM ???? 😣
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2017 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sara. Eu estou a fazer o CPM e não vou pagar nada! Mas sou-te sincera que não me importava de pagar uma quantia simbolica, afinal as pessoas dispensam, dias e horas da sua vida para nos falar de assuntos muito pertinentes e que nos fazem pensar bem antes deste passo importante!

Eu sou completamente a favor do CPM! Agora sei que cobram é para dar seguimento ao processo. e dependo do valor de paroquia pra paroquia.

• Responder
  • Helena
    Noiva Experiente Maio 2017 Lisboa (Concelho)
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós pagámos 50 euros e pagámos 80 euros para a celebração do casamento

• Responder
  • Bride **
    Noiva VIP Julho 2017 Vila do Conde
    Bride ** ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu estou a fazer o cpm e não nos foi dito que teriamos de pagar algo que fosse querida.

• Responder
  • M
    Noiva Principiante Maio 2017 Coimbra (Concelho)
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já fiz e não tive de pagar nada.
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Agosto 2017 Sesimbra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cerca de 100 euros...
    • Responder
  • Carina
    Super Noiva Setembro 2017 Porto (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós já fizemos pagamos 15€ e num sabado tivemos que levar lanche para todos (nós e os restantes elementos do nosso grupo).
    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Podes crer querida, infelizmente é a triste realidade.Que pessoa mais indecente, enfim...

Já percebi que há paróquias em que o CPM é mais tempo. O nosso é só um fim de semana, até pensei que era assim em todo o lado.

Ainda bem que é pouco tempo, pois como o meu noivo trabalha longe, por turnos e aos fins de semana, fica difícil.

Ele até pôs férias para vir fazer o curso.

• Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Enfim, pessoas sem consciência nenhuma da vida dos outros. No minimo perguntava e alguem lhe diria que estava doente logo nao fui. Isto so me prova que a igreja gira a volta de dinheiro Smiley amazing
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo... Quem é ela para controlar e ainda por cima sem saber os motivos. Houve encontros 2 fins de semana seguidos, eu estive um mês fechada em casa com uma pneumonia, se não podia sair para trabalhar muito menos ia sair para o cpm. Enfim, o pior foi eu perceber que não era pela presença mas apenas pelo dinheiro Smiley amazing
    • Responder
  • Sara
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se não for indiscrição quanto te pediram?
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Ativa Agosto 2017 Sesimbra
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na nossa paróquia sao 15e. Mas ja esta incluído no valor que o padre nos apresentou para nos casar...
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Master Abril 2017 Tavira
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha experiência é igual à da Vanessa 😕
    • Responder
  • Noivinha-Feliz
    Noiva Master Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Noivinha-Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida, nós vamos começar na 6f à noite, e depois é sábado e domingo. O que nos foi dito por email foi que não pagaremos nada para nos increvermos, mas que no final, os noivos costumam dar uma contribuição, de acordo com as suas posses, para ajudas de custo.

Não dizem quanto é, mas na 6f acho que nos vão esclarecer sobre isso.

Não sei como vai funcionar, vamos ver.

Aquilo que vos fizeram foi de muito mau gosto, sinceramente.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração