Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)

Padrinhos: quem e porquê?

Alexandra, a 1 de Abril de 2021 às 21:37 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 33
Hello!

Bem, a destoar um pouco da onda de cor da comunidade mas aproveitando o espírito pascal que se vive neste fim de semana prolongado, venho falar-vos sobre a escolha dos padrinhos!


Pois bem, a associação dos padrinhos a esta época festiva tem que ver com uma tradição já muito antiga, a do folar. Lembro-me de ser pequena e dos meus padrinhos de batismo me darem um presente na Páscoa e dizerem "está aqui o teu folar". 😊
Mas voltando a temática para o casamento, o que vos levou a escolher os vossos padrinhos e que papel têm eles na vossa vida? Tenho uma relação muito próxima e quase diária (antes da pandemia) com os meus padrinhos de batismo. Pelo papel tão importante que sempre desempenharam na minha vida, ponderei convidá-los para padrinhos de casamento. Mas depois pensei "bem, eles já são meus padrinhos por isso vou escolher a minha irmã e o meu cunhado como forma de agradecer terem acompanhado sempre o meu percurso e pelo exemplo de família que para mim representam". Assim foi. Eles adoraram o convite e sentiram-se lisonjeados. 😍O noivo convidou um casal amigo que são praticamente família. Estamos sempre juntos e temos uma relação de amizade muito especial. No fundo não fazemos distinção de quem é de quem. São os quatro padrinhos dos dois e têm sido um enorme apoio em todo o processo. ❤️
E vocês? Quem escolheram para padrinhos? Quais os motivos? O que gostavam de lhes agradecer ao longo desta aventura? 😘

33 respostas

Última atividade por Alexandra, a 5 de Abril de 2021 às 11:13
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Óptimas escolhas querida Telma! 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Alexandra 😍

    Por cá decidi que os meus padrinhos de baptismo seriam os meus de casamento e o noivo escolheu a madrinha de baptismo (o padrinho anda desaparecido algures no mundo) e o irmão dele 😘

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando as escolhas são feitas com o coração, nem sempre se conseguem explicar, Catarina. 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Julho 2023 Porto (Concelho)
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra 🙂


    Sempre disse que os meus irmãos (tenho 1 irmã e 1 irmão mais velhos) seriam os meus padrinhos.
    Nunca pensei no porquê de querer assim, apenas faz sentido. Somos muito chegados, sou madrinha de 2 das minhas sobrinhas e...simplesmente faz sentido, daí a minha escolha 🙂
    Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo...! Smiley love Beijinhos

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Rita! Senti um misto de emoções ao ler o teu comentário. A questão de não ter tão presente a tua madrinha de quem gostas mas ao mesmo tempo terem padrinhos que vos dizem tanto e que são especiais para vocês! Os vossos amigos devem ter ficado radiantes. 😍
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Devemos convidar quem nos faz sentido, independentemente de ser a tradição ou não Jorge. 😊 Os padrinhos de batismo devem ser segundos pais e é pena quando assim não é. Sou madrinha e tenho uma ligação muito especial com a minha afilhada. 😍 O importante é que o marido da tua madrinha acabou por cumprir o papel e devem ter ficado radiantes com o convite. 😍 Da parte do noivinho escolher a pessoa que vos juntou é muito bonito. ❤️
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que giro Joana! O teu noivo seguiu o que lhe ia no coração ao escolher quem lhe fazia sentido e tu com o teu irmão e a tua amiga vão partilhar momentos muito bonitos. 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Alexandra! Este debate vem mesmo em boa altura, na Páscoa! Olha, o tema dos padrinhos de batismo dá-me alguma pena, porque não estou próxima da minha madrinha (somos ambas emigrantes, quase nunca nos vemos) mas adoro-a; e tenho a relação contrária com o padrinho, nunca consegui sentir aproximação com ele... Eles são irmãos um do outro, e meus primos. E infelizmente, por querermos ter um casamento pequeno, não os vamos incluir na nossa lista de convidados (para mim não faz sentido convidar só um, ou convidando e este não poder trazer a sua família). Ambos são casados e têm filhos, e não conseguimos ter toda a gente no nosso dia... Então é um tem que me entristece de alguma forma. Mas a vida é assim!
    Quanto à nossa escolha para o casamento, decidimos escolher apenas um casal para seguir a tradição dos nossos pais (antigamente não havia isto de um casal por noivo), e escolhemos ambos os nossos melhores amigos! Eu escolhi a minha soul sister, amiga desde a adolescência e partner in crime, e estava desejosa para tê-la oficialmente na família 🙂 O noivo não tem os padrinhos de batismo entre nós, infelizmente. E também decidiu escolher o melhor amigo dele! Acho que ficam um casal super mimoso e vão trazer jovialidade ao nosso casamento 😉 Beijinhos 😘
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Alexandra,

    Isto dos padrinhos tem muito que se lhe diga! Smiley xd

    Por exemplo, hoje em dia não me dou nem falo com o meu padrinho de baptismo, deste modo, como é obvio, não o iria escolher para meu padrinho de Casamento.

    Já a minha Madrinha de Baptismo tem uma ligação única comigo e eu sempre lhe disse que quando me cassasse era ela que seria a madrinha e assim foi. . . Irei casar e a minha madrinha de baptismo será a minha madrinha de casamento. E como é obvio ficou radiante com o convite! Para a acompanhar convidei para meu padrinho de casamento o marido dela, que sempre me recebeu de bracos abertos e, senti, que fazia todo o sentido.

    Já o noivinho Ruben escolheu para Padrinhos o melhore amigo e a melhor amiga dele. Cujo padrinho dele de casamento foi a pessoa responsável por estarmos juntos hoje em dia Smiley laugh

    Beijinhos

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu padrinho de casamento é o meu irmão, que amo mais do que tudo na vida, e a madrinha é uma grande amiga minha que também se vai casar em 2022 😍 o meu noivinho decidiu escolher 2 padrinhos e nenhuma madrinha porque era o que lhe fazia sentido,e por isso convidou 2 dos melhores amigos dele 👌
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom que o teu irmão e a tua ex-cunhada podem ser teus padrinhos e que ambos e os respectivos companheiros têm maturidade para o aceitar com normalidade e felicidade. 😊 Acredito que para os quatro tenha sido um convite maravilhoso e cheio de significado. 😘
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra, nos por cá não escolhemos os padrinhos de batismo, porque tal e qual como tu queríamos alguém que fizesse parte da nossa história. E os nossos padrinhos, com o tempo acabaram por se distanciar um pouco 😢
    Então os meus padrinhos irão ser o meu irmão e a minha ex-cunhada, que continuou a ser minha melhor amiga e a presenciar toda a nossa história. Ambos tem vidas separadas e com outros companheiros mas continuam amigos e por isso não haverá problemas no dia ☺️
    E os padrinhos do noivo são amigos chegados, de longa data que já fazem parte da família e que também acompanham todos os grandes momentos da nossa história, e por isso faz todo o sentido serem os padrinhos.Ambos ficaram em êxtase quando os convidamos porque não estavam a espera.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Heloísa! Acho incrível escolhermos pessoas que nos acompanham e que nem nos lembramos da nossa história sem elas. Essas amizades de uma vida são preciosas. ❤️
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Alexandra!
    Tema muito adequado à época Pascal!
    Escolhemos para padrinhos e madrinhas pessoas da nossa infância e que ainda hoje estão connosco! Smiley heart
    O noivo quis escolher os 6 melhores amigos (todos já com casamentos longos e filhos e só por isso um exemplo a seguir) e eu escolhi as minhas melhores amigas (a mais importante - a mana)! Também serão 6, mas as 2 amigas "mais recentes" conheci aos 18 anos na Faculdade, pelo que este ano já comemoramos 20 anos de amizade! As restantes são amizades ainda mais antigas!!!
    Beijinho!

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aiii adorei a foto! São esses momentos que tornam as cerimónias inesquecíveis. 😍 Obrigada pela partilha Milhinha! 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Alexandra! Debate super pertinente! Nos escolhemos 2 casais para padrinhos: a amiga que nos apresentou e o namorado e o irmão do meu noivo e a sua mulher. Foi um momento muito giro na nossa cerimónia tê-los a dar o seu testemunho da sua convivência connosco. Padrinhos: quem e porquê? 1
    Costuma-se dizer que casais namoram casais 😍
    Mais dicas sobre padrinhos em Padrinhos e Madrinhas de Casamento: direitos e deveres https://comunidade.casamentos.pt/forum/padrinhos-e-madrinhas-de-casamento-direitos-e-deveres--t236743 Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também sou mas ela não! É durona mesmo por isso é que ela é uma inspiração para mim!
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem sempre conseguimos ter muito contacto mas desde que exista amor, não é preciso mais nada. 😍 Ah que giro! Tem direito a bolinho então. 😊
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra!
    No meu caso os meus padrinhos serão os meus de batismo, como manda a tradição. Apesar de nem sempre termos tanto contacto (não vejo o meu padrinho há alguns anos, desencontramo-nos sempre em Portugal 😭) e confesso que tenho tanta vontade de o abraçar (e nem posso). Nunca me ocorreria ter outras pessoas no casamento porque acho que os desapontaria... e o meu padrinho faz anos no dia do casamento, uhuh dupla festa 😍😍
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oooh que bonito. ❤️ A minha também mas é de choro fácil como eu. 😂
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tão bonito! Além de pessoas que marcam a vossa vida são também pessoas ligadas à vossa relação. E adorei o contexto do convite ao teu primo. É uma dupla homenagem. ❤️
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha irmã emocionou-se tanto quando a convidei, ela é uma super mulher durona e desmanchou-se em lágrimas foi lindo! 😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate para fazer uma pausa na onda de cor.
    Os nossos padrinhos também são pessoas importantes para nós, no meu caso convidei o meu primo, que é como um irmão para mim e porque ele é filho do meu padrinho de batismo (que já não está cá) e era a minha segunda figura paterna, e quero dar continuidade desse papel de padrinho e por saber que ele tem a mesma personalidade e valores que o pai. Para madrinha convidei a minha melhor amiga desde o 10° ano 😍
    O noivo convidou o irmão (nunca vi dois irmãos com uma ligação tão forte como eles) e uma amiga em comum, que é minha colega de trabalho, que quando começamos a namorar foi a primeira pessoa que soube de nós (o noivo também era colega de trabalho, agora ele está noutra empresa) e na altura foi apelidada de madrinha. 😊
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tão bom Martinha! De facto muitas vezes não temos noção mas para quem está sempre ao nosso lado, estes gestos de agradecimento valem ouro. 😘
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade e pra mim família nem sempre é sangue 🤷 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os meus Padrinhos vão ser a minha linda irmã e o meu cunhado, o noivinho vai levar os Padrinhos de Batismo 😊
    Eu amo a minha irmã e ela ajuda-me muito merece sem dúvida essa homenagem ❤
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tão bom Sofii! Sentir que são aquelas pessoas que fazem sentido e que queremos ao nosso lado no dia é muito especial. Sejam família de sangue ou não. 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu só fui batizada em adulta porque os meus padrinhos de batismo não são casados e o padre recusou-se a batizar-me quando era pequena. Vivemos tempos de proximidade e há exigências que não fazem sentido. Se no teu coração deviam ser os teus irmãos, acho que fizeste uma óptima escolha! E ainda bem que eles agora já estão a acompanhar mais. Que se preparem para os momentos de maior stress. Todas os temos. 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que giro Laura! Exactamente como nós! Que coincidência boa. ❤️
    • Responder
  • Sofii
    Noiva Master Agosto 2021 Torres Vedras
    Sofii ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra,
    Eu tenho uma óptima relação com a minha madrinha de baptismo, mas o mesmo não posso dizer do padrinho 🙄 é padrinho mas só no papel.
    Quanto aos padrinhos de casamento, eu vou ter madrinha e o noivo padrinho. A minha madrinha é a minha melhor amiga da faculdade e foi ela que acompanhou a nossa história de amor desde o início, portanto é o que faz mais sentido. O padrinho do noivo vai ser o irmão dele, porque sempre esteve lá pra ele 🥰😘
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello Alexandra 😊, bem. Estas coisas de padrinhos.... Reza a lenda que deveria ser os padrinhos de batismo... Isso se uma pessoa casa se logo cedo.... Como antigamente 😂🙄... Depois supostamente como fizeste e bem, homenagear um casal, pelo o seu percurso... Infelizmente na minha vida não tenho ninguém com esse exemplo... Casam e descasam muito rapido sem chatices... Eu escolhi 2 pessoas naturalmente próximas, os meus irmãos, que se calhar aos olhos da igreja não seriam as melhores escolhas... Mas who cares hoje em dia. 😂
    Escolhi pois não fazia sentido serem outras pessoas, há dias em k já me arrependi com esta decisão... Mas agora estão mais "on bord" com o casório e lá vão eles aturar a minha atitude bridezilla... Ou plo menos é isso que imagino
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração