Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Joana
Noiva Curiosa Agosto 2020 Santarém (Concelho)

Padrinhos

Joana, a 29 de Janeiro de 2020 às 19:43 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 13
Ando aqui com uma dúvida desd manhã desd que fui reservar a data a conservatória eu perguntei a senhora d precisava de testemunhas, ela referiu que como o casamento civil vai ser numa quinta podia escolher 2 dos convidados para ser testemunha. Mas eu e o meu noivo queríamos padrinho e madrinha. Como é que que isso funciona???preciso documentos deles? Não há padrinhos no civil???

13 respostas

Última atividade por Ana, a 30 de Janeiro de 2020 às 15:39
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso que sim. 😊 se forem como os da nossa conservatória, podes enviar um e-mail a perguntar para confirmar e eles dão-te a confirmação.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá querida Smiley heart

Neste artigo explicamos tudo direitinho:

Padrinhos de casamento: tudo o que precisam de saber sobre as suas funções

Quantos padrinhos podem ter e como escolhê-los?

Beijinhos e espero que ajude!

• Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olha eu fui abrir e não me disse nada!

Pior, ia com ideia de perguntar e esqueci-me completamente :o

Podem ser 3 testemunhas?

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana. Padrinhos é o nome para o casamento na igreja, pelo civil vhamam-se testemunhas. Actualmente não é mais obrigatório ter -se testemunhas no casamento civil contrariamente ao religioso. Caso queiram ter o mínimo é 1/2 Até 4 ou 6 e o seu papel é puramente simbólico, ou seja, eles não têm que assinar nada de oficial( é só para fazer bonito nas fotos e como símbolo para os noivos) é quanto a documento, penso que os nomes e morada ou eventualmente o cartão de cidadão seja o necessário. Nós não vamos ter.😉
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Agora eles chamam a padrinhos é testemunhas, o que acho ridiculo mas pronto estão sempre a mudar essas coisas portanto não te preocupes que as tuas testemunhas vao ser teus padrinhos na realidade Smiley smile
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Ativa Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Seja religioso ou civil eles dão os nomes de testemunhas ao padrinhos 😊
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Abril 2020 Setúbal (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando fores abrir o processo os noivos têm que levar os cc's e as fotocópias dos cc's das testemunhas.
    No dia do casamento todos (noivos e testemunhas) têm que levar os cc's.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Curiosa Agosto 2020 Santarém (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa noite.. Não entendi uma coisa nos temos que levar os cc para dar entrada no processo certo?? Não preciso dos cc no dia do casamento?!
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Abril 2020 Setúbal (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite Joana.
    No casamento pelo cívil podes ter 2, 3 ou 4 testemunhas, ou podes optar por não levar nenhuma.
    Quando fores dar entrada do processo tens que levar fotocópia dos documentos de identificação das testemunhas que quizeres levar (0, 2, 3 ou 4) e as respetivas moradas.Relativamente às assinaturas nem vale a pena preocupares-te, pois hoje em dia não há assinaturas, nem dos nubentes (noivos), nem das testemunhas (padrinhos / madrinhas), uma vez que tudo é informatizado.Estas informações são "fresquinhas"...sei tudo isto porque fomos hoje ao Registo Cívil dar entrada com o processo de casamento, mas também já tínhamos reservado a data e hora há mais tempo.Não te esqueças de que os noivos têm que se fazer acompanhar dos respetivos cartões de cidadão e se for possível leva as cópias dos cartões de cidadão das testemunhas (2, 3 ou 4) e as moradas.Aconselho-te a fazeres uma lista com todas as tuas dúvidas para que as possas colocar quando fores dar entrada do processo. Foi o que eu fiz...
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Joana. Como a Mariana referiu em baixo, na conservatória eles chamam de testemunhas. Apesar de não ser necessário, o conservador dá-vos uma folha do assento de casamento onde vocês assinam e as testemunhas (padrinhos) assinam também, como acto simbólico.

E sim, vocês irão precisar de identificar as vossas testemunhas. Mais perto do casamento terão que enviar o nome completo, número do cartão do cidadão e morada das vossas testemunhas.

No entanto, tenho a certeza de que quando forem abrir o vosso processo a senhora vos vai dar todas estas informações novamente. Se não, perguntem para não falhar nada. Smiley smile

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana 😍
    Aconselho-te a leres o debate seguinte que fiz sobre esse tema bem como os dois links que estão para outros dois debates nesse mesmo: https://comunidade.casamentos.pt/forum/padrinhos-de-casamento-quantos-podemos-ter--t222635 😘
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tanto que mesmo que tenham dois cada um ... só dois é que efectivamente ficam com os dados completos ... Os outros dois também assinam mas não é necessários os dados.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joana 😊 o nome dado é mesmo testemunha... não existe madrinha e padrinho 😉 nos é que lhe atribuímos isso !
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração